Que é feito do Ugo Volt e da Move Interactive?

Sim, dar de comida aos pobres e ajudarem-te a comprar o BMW.

Enganaste-te na marca do meu carro e comprei-o com o meu dinheiro.
Enquanto cidadão português gostava que me dessem 500.000€ para financiar o meu projecto de comprar uma moradia em Portimão ou que me pagassem 100.000€ para fazer um website baseado no Drupal.
Afinal o que são 500.000€ no bolso do estado?
 
Enganaste-te na marca do meu carro e comprei-o com o meu dinheiro.
Enquanto cidadão português gostava que me dessem 500.000€ para financiar o meu projecto de comprar uma moradia em Portimão ou que me pagassem 100.000€ para fazer um website baseado no Drupal.
Afinal o que são 500.000€ no bolso do estado?

Enquanto cidadão português tens direito às regalias que todos os outros têm se as pedires e respeitares as condições para isso. Se tiveres algum projecto que contribua com alguma coisa de positivo para o país, quer resulte ou não, apresenta proposta. Claro que esse exemplo que dás não é nada que não fosse de esperar já. O Zé só chora quando tem de pagar seja lá por que motivo for, mas quando é para receber não se queixa. A filosofia neste país é "como pode correr mal se dermos muito, mais vale darmos o menos possível e assim salvaguadar o prejuízo ao mesmo tempo que contribuimos para que seja efectivamente um fracasso".

Mas para financiar equipas de futebol já ninguém se queixa de gastar 25 ou mais euros por bilhete num jogo. Mesmo que a equipa perca vários jogos de rajada. Se o Ugo Volt tivesse sido lançado e fosse um jogo excelente já ninguém se queixava. Mas mesmo que tivesse sido lançado, inventariam motivos paa reclamar. E quem diz jogos, diz quase tudo um pouco do resto que mexa com dinheiros públicos.

Tendo em conta que 1 km de uma rua/estrada decente custa até 10 vezes mais do que esse valor, e que uma autoestrada custa N vezes isso fora o dinheiro que é desviado nas obras públicas, 500 mil euros é pouco já ao nível de um Concelho, quanto mais ao nível de um país.

Ter ambições e projectos em Portugal é proibido porque senão gasta-se dinheiro e o povo fica a chorar, mais vale reduzirem-se à insignificância enquanto estão cá e apostar na emigração como as massas o fazem, porque lá no estrangeiro já corre tudo bem (errado).

E antes que estejam a acusar-me de ser riquinho, eu para ganhar esses 500 mil euros teria de trabalhar e juntar a totalidade do que ganho por quase 60 anos
 
Última edição:
Enquanto cidadão português tens direito às regalias que todos os outros têm se as pedires e respeitares as condições para isso. Se tiveres algum projecto que contribua com alguma coisa de positivo para o país, quer resulte ou não, apresenta proposta. Claro que esse exemplo que dás não é nada que não fosse de esperar já. O Zé só chora quando tem de pagar seja lá por que motivo for, mas quando é para receber não se queixa. A filosofia neste país é "como pode correr mal se dermos muito, mais vale darmos o menos possível e assim salvaguadar o prejuízo ao mesmo tempo que contribuimos para que seja efectivamente um fracasso".

Mas para financiar equipas de futebol já ninguém se queixa de gastar 25 ou mais euros por bilhete num jogo. Mesmo que a equipa perca vários jogos de rajada. Se o Ugo Volt tivesse sido lançado e fosse um jogo excelente já ninguém se queixava. Mas mesmo que tivesse sido lançado, inventariam motivos paa reclamar. E quem diz jogos, diz quase tudo um pouco do resto que mexa com dinheiros públicos.

Tendo em conta que 1 km de uma rua/estrada decente custa até 10 vezes mais do que esse valor, e que uma autoestrada custa N vezes isso fora o dinheiro que é desviado nas obras públicas, 500 mil euros é pouco já ao nível de um Concelho, quanto mais ao nível de um país.

Ter ambições e projectos em Portugal é proibido porque senão gasta-se dinheiro e o povo fica a chorar, mais vale reduzirem-se à insignificância enquanto estão cá e apostar na emigração como as massas o fazem, porque lá no estrangeiro já corre tudo bem (errado).

E antes que estejam a acusar-me de ser riquinho, eu para ganhar esses 500 mil euros teria de trabalhar e juntar a totalidade do que ganho por quase 60 anos

Tantas letras e só vejo palha. O problema aqui é que o projecto não passou disso, não existe um produto final. O financiamento deve ser feito de forma faseada para evitar situações destas... 200.000€ para a licença do Unreal Engine (para se dizer que se gastou o dinheiro em alguma coisa) e 300.000€ para uma moradia em Portimão. Projectos destes com o dinheiro dos outros também eu...
Vocês comparam Portugal ao Canadá, a Move Interactive à EA, o Crysis ao Ugo Volt, em que mundo é que vivem? :-D
 
Última edição:
Tantas letras e só vejo palha. O problema aqui é que o projecto não passou disso, não existe um produto final. O financiamento deve ser feito de forma faseada para evitar situações destas... 200.000€ para a licença do Unreal Engine (para se dizer que se gastou o dinheiro em alguma coisa) e 300.000€ para uma moradia em Portimão. Projectos destes com o dinheiro dos outros também eu...
Vocês comparam Portugal ao Canadá, a Move Interactive à EA, o Crysis ao Ugo Volt, em que mundo é que vivem? :-D

És apenas mais um dos que fala da boca para fora e deita abaixo só porque sim, e ainda invoca a conversa dos desgraçados e da fome e dos impostos. Quem é que vem para aqui dizer palha então? Se estás assim tão revoltado, escreve uma carta de reclamação. Ou então faz melhor do que a Move. Nessa altura eu calo-me e dou-te razão.

E essa do faseado é mais um perfeito disparate. Dizem que tanto tempo para fazer um jogo é um disparate, depois vêm dizer que o financiamento deve ser faseado em quê, 100 euros por mês? Ninguém faz nada cá em Portugal sem financiamento, nada, especialmente se saires de um curso superior com os teus próprios meios.
 
Última edição:
Tantas letras e só vejo palha. O problema aqui é que o projecto não passou disso, não existe um produto final. O financiamento deve ser feito de forma faseada para evitar situações destas... 200.000€ para a licença do Unreal Engine (para se dizer que se gastou o dinheiro em alguma coisa) e 300.000€ para uma moradia em Portimão. Projectos destes com o dinheiro dos outros também eu...
Vocês comparam Portugal ao Canadá, a Move Interactive à EA, o Crysis ao Ugo Volt, em que mundo é que vivem? :-D

Ganda posta de pescada.
 
Não é bem a mesma coisa, de qualquer maneira acho que isso do investimento ser faseado é um perfeito disparate pois se existe coisa que não ajudaria o projecto seria isso, o que deveria ter sido feito era se ter visto se o projecto era viável e só depois se emprestava, o projecto obviamente que não era viável. No entanto o empréstimo do dinheiro em si é uma atitude de louvar, pois se o produto fosse bem sucedido teria provavelmente criado uma nova industria em Portugal dando postos de trabalho a centenas se não milhares de pessoas.
 
Mais ou menos. Como disse, acho perfeitamente razoavel ter sido um projecto financiado.

Mas normalmente os financiamentos de projectos estão ligados a milestones - cumpres a milestone que deve ter X features (o que tiver acordado, seja o que for), recebes a proxima parcela, assim sucessivamente. Entregar o dinheiro todo duma vez é um pouco... arriscado, pra não dizer quase impossivel se trabalhas com um publisher (que não era o caso aqui).

Se bem que provavelmente não se aplica nesta situação, pois dá-me ideia, sem saber mais sobre o caso concreto, que foi este financiamento que lhes permitiu começar, fazer um prototipo ou algo do genero, e depois angariar fundos privados (visto que supostamente já iam nos 5 milhoes de euros).

O que não teria feito sentido seria terem os 5 milhões duma vez.
 
Boas tardes

Especulando sobre todas estas noticias, penso que encontrei algo que poderá trazer alguma luz ao que se está a passar com o projecto do Volt e com a empresa, http://www.net-empregos.com/970362/...ara-projecto-aliciante-em-conjunto-com-o-ist/ , ao que parece deste link, ou acabou o dinheiro, ou realmente alguma coisa se passou com a equipa original. Provavelmente, um desmembramento da equipa, seja a opção mais correcta... digo eu. Mas com esta pequena pista que data de 5-5-2010, ou seja hoje, talvez nos dê algumas pistas sobre o que estará a vir para o futuro deste projecto. Investimento em novas animações e texturas para o já datado motor de jogo, e o provável lançamento em níveis faseados é bem capaz de ser uma aposta acertada de mercado, como podemos ver com outros lançamentos de jogos no panorama internacional.
 
Boas, ainda me lembro de ter visto o hype deste jogo em revistas tais como a Mega Score em 2006/2007. Existem novidades sobre o que se passou com este jogo ou com esta equipa?
 
Penso que vão aparecer aí posts contendo pás de ouro e retro-escavadoras....

O que um amigo meu me disse na altura era que os gajos tinham comprado o equipamento de captura de movimentos mas depois não o souberam usar. Não sei ele estava a brincar ou a falar a sério. ;)
 
a sério? grande lol. enfim mesmo à tuga. Quando vi o jogo nas revistas fiquei mesmo curioso e gostaria de o jogar, mesmo sendo de um género que não aprecio muito que é os FPS.
 
Acho que já foi tudo dito. Eles apesar de terem tido acesso a um orçamento consideravel, não conseguiram gerir e produzir bem o projecto, e acabou-se o dinheiro.
 
Pessoalmente, como developer, acho ridiculo demorar-se mais de 2 ou 3 anos a fazer um jogo. Aí das duas uma, ou se é incompetente, ou no caso duma Blizz/Valve, o facto de terem rios de dinheiro está a fazer com que o proprio processo de game dev se altere.

Ao certo és developer de que?

Eu acho perfeitamente normal um pequeno estúdio estar 4 ou 5 anos a fazer um jogo. No caso das consolas o hardware não muda no curto prazo, pelo que não há que ter pressa. Normalmente os estúdios pequenos tem baixo orçamentos, e como tal não podem ter equipas monstruosas, até porque quanto mais gente no projecto menos é a produtividade.
 
Ao certo és developer de que?

Eu acho perfeitamente normal um pequeno estúdio estar 4 ou 5 anos a fazer um jogo. No caso das consolas o hardware não muda no curto prazo, pelo que não há que ter pressa. Normalmente os estúdios pequenos tem baixo orçamentos, e como tal não podem ter equipas monstruosas, até porque quanto mais gente no projecto menos é a produtividade.

Já foi dito por diferentes "developers" que um jogo terá que ter um tempo de produção ideal de 3 anos, ou seja, demorar esses 4 ou 5 ou já tens nome na industria e podes encostar as editoras à parede ou vais a valência como o caso da produtora do Ugo Volt.
Penso que se procurares no youtube o game designer do COD black ops disse isso mesmo numa entrevista a machinima.

Cumps
 
Ao certo és developer de que?

Eu acho perfeitamente normal um pequeno estúdio estar 4 ou 5 anos a fazer um jogo. No caso das consolas o hardware não muda no curto prazo, pelo que não há que ter pressa. Normalmente os estúdios pequenos tem baixo orçamentos, e como tal não podem ter equipas monstruosas, até porque quanto mais gente no projecto menos é a produtividade.
Sou artista freelance, tendo trabalhado em multiplos titulos PC/360/PS3, e tenho a minha empresa, tou a trabalhar num jogo iOS.

1º Um estudio pequeno a trabalhar 4 ou 5 anos num titulo passa fome, ou têm um emprego e trabalham no projecto nos seus tempos livres. Com baixo orçamento, com a economia como está, estás a pedir pra falires se não tens um producto no mercado o mais depressa possível. Obvio que podes fazer isso... se quiseres morrer à fome, viver com imensos sacrificos, não ter dinheiro pra nada, etc.

2º Quanto mais gente num projecto menos productividade? Só se for em Portugal, vai dizer isso às MS, Sonys, Capcoms, EAs e afins que têm equipas de 100, 200, 400 pessoas a trabalhar em productos, entre in-house dev, bizdev, marketing, legal, outsourcing, etc. Um projecto falha com 5 ou 100 pessoas, depende se houve bom management e productores competentes.

As pessoas vêm as Valves e Blizzards e acham que esse é o modelo, quanto isso é completamente errado. Eles têm dinheiro "infinito" pra fazerem os seus jogos por iteration pura (no caso da Blizzard) ou de qualquer maneira que quiserem. Nenhum indie, nem mesmo nenhum estudio "normal", se podem dar a esse luxo.
 
Última edição:
Eu acho perfeitamente normal um pequeno estúdio estar 4 ou 5 anos a fazer um jogo. No caso das consolas o hardware não muda no curto prazo, pelo que não há que ter pressa. Normalmente os estúdios pequenos tem baixo orçamentos, e como tal não podem ter equipas monstruosas, até porque quanto mais gente no projecto menos é a produtividade.

Essa ficou-te mesmo mal tripas.
 
Essa ficou-te mesmo mal tripas.

O que fica mal é atirar farpas com o único objectivo de incendiar o fórum.
A relação entre o tamanho de equipa e a produtividade é mais que conhecida...

recorendo ao artigo The Effect of Team Size on Team Productivity and Project Cost
Unfortunately, we know that team members need to interact and that this impacts both productivity and cost.
Summary
The models developed here clearly show the impact of team size on team productivity and project cost. While these models were based on some simplifying assumptions, none of the assumptions should invalidate the general conclusions drawn from the models.
The models were also used to validate “tribal knowledge” as well as to derive some other interesting and useful new facts about the effect of team size, namely:
* The best productivity occurs in teams of 3 to 4 members
* Adding members to a team can actually reduce team productivity
* The best possible schedule compression, even with a minimal loss factor of 1%, is down to a factor of about 37% from the time taken by a single person. Further reductions in time to deliver appear to be impossible
* The least-cost team has only one member


Sou artista freelance, tendo trabalhado em multiplos titulos PC/360/PS3, e tenho a minha empresa, tou a trabalhar num jogo iOS.

1º Um estudio pequeno a trabalhar 4 ou 5 anos num titulo passa fome, ou têm um emprego e trabalham no projecto nos seus tempos livres. Com baixo orçamento, com a economia como está, estás a pedir pra falires se não tens um producto no mercado o mais depressa possível. Obvio que podes fazer isso... se quiseres morrer à fome, viver com imensos sacrificos, não ter dinheiro pra nada, etc.

2º Quanto mais gente num projecto menos productividade? Só se for em Portugal, vai dizer isso às MS, Sonys, Capcoms, EAs e afins que têm equipas de 100, 200, 400 pessoas a trabalhar em productos, entre in-house dev, bizdev, marketing, legal, outsourcing, etc. Um projecto falha com 5 ou 100 pessoas, depende se houve bom management e productores competentes.

As pessoas vêm as Valves e Blizzards e acham que esse é o modelo, quanto isso é completamente errado. Eles têm dinheiro "infinito" pra fazerem os seus jogos por iteration pura (no caso da Blizzard) ou de qualquer maneira que quiserem. Nenhum indie, nem mesmo nenhum estudio "normal", se podem dar a esse luxo.

A tua experiência é enormemente enriquecedora para este fórum, no entanto esqueces-te de algumas coisa:
i) As pequenas software houses tem um orçamento limitado
ii) As pequenas software houses em consequência do seu limitado orçamento vão "tentar" aplica-lo da maneira mais eficiente
iii) O projecto estar muito tempo na forja não é sinonimo de dinheiro ilimitado, pode ser apenas ser sinonimo de uma boa gestão dos fundos. Se o projecto é para demorar 5 anos é porque durante o planeamento estava contemplado que a software house não ia falir (ficar sem guita).
iv) Acabar o projecto o mais rápido possível pode ser sinónimo de mandar lixo cá para fora, o que é sinonimo de falência pela certa.

Tal como tu disse-te, e bem, as Valves, as Blizards, as Sonys, Eletronic Arts, RockStars e as Capcoms não são exemplos, uma pequena software house nunca na vida tem orçamento para poder competir contra essa gente. E depois não vai ter a máquina da logística e do markting por detrás a impulsionar as vendar.


Já foi dito por diferentes "developers" que um jogo terá que ter um tempo de produção ideal de 3 anos, ou seja, demorar esses 4 ou 5 ou já tens nome na industria e podes encostar as editoras à parede ou vais a valência como o caso da produtora do Ugo Volt.
Penso que se procurares no youtube o game designer do COD black ops disse isso mesmo numa entrevista a machinima.

Cumps

Acho que já foram expostas neste post as reais razões da falência da Ugo Volt.
 
Sou artista freelance, tendo trabalhado em multiplos titulos PC/360/PS3, e tenho a minha empresa, tou a trabalhar num jogo iOS.

1º Um estudio pequeno a trabalhar 4 ou 5 anos num titulo passa fome, ou têm um emprego e trabalham no projecto nos seus tempos livres. Com baixo orçamento, com a economia como está, estás a pedir pra falires se não tens um producto no mercado o mais depressa possível. Obvio que podes fazer isso... se quiseres morrer à fome, viver com imensos sacrificos, não ter dinheiro pra nada, etc.

2º Quanto mais gente num projecto menos productividade? Só se for em Portugal, vai dizer isso às MS, Sonys, Capcoms, EAs e afins que têm equipas de 100, 200, 400 pessoas a trabalhar em productos, entre in-house dev, bizdev, marketing, legal, outsourcing, etc. Um projecto falha com 5 ou 100 pessoas, depende se houve bom management e productores competentes.

As pessoas vêm as Valves e Blizzards e acham que esse é o modelo, quanto isso é completamente errado. Eles têm dinheiro "infinito" pra fazerem os seus jogos por iteration pura (no caso da Blizzard) ou de qualquer maneira que quiserem. Nenhum indie, nem mesmo nenhum estudio "normal", se podem dar a esse luxo.

Quais foram os inúmeros títulos em que trabalhaste só por curiosidade?
 
Back
Topo