Sou artista freelance, tendo trabalhado em multiplos titulos PC/360/PS3, e tenho a minha empresa, tou a trabalhar num jogo iOS.
1º Um estudio pequeno a trabalhar 4 ou 5 anos num titulo passa fome, ou têm um emprego e trabalham no projecto nos seus tempos livres. Com baixo orçamento, com a economia como está, estás a pedir pra falires se não tens um producto no mercado o mais depressa possível. Obvio que podes fazer isso... se quiseres morrer à fome, viver com imensos sacrificos, não ter dinheiro pra nada, etc.
2º Quanto mais gente num projecto menos productividade? Só se for em Portugal, vai dizer isso às MS, Sonys, Capcoms, EAs e afins que têm equipas de 100, 200, 400 pessoas a trabalhar em productos, entre in-house dev, bizdev, marketing, legal, outsourcing, etc. Um projecto falha com 5 ou 100 pessoas, depende se houve bom management e productores competentes.
As pessoas vêm as Valves e Blizzards e acham que esse é o modelo, quanto isso é completamente errado. Eles têm dinheiro "infinito" pra fazerem os seus jogos por iteration pura (no caso da Blizzard) ou de qualquer maneira que quiserem. Nenhum indie, nem mesmo nenhum estudio "normal", se podem dar a esse luxo.