Que exaustor escolher?

Marcocdi

Power Member
Ola a todos.
Comprei casa para remodular, criei cozinha openspace com sala de jantar e de estar.
A cozinha (13m2) terá uma ilha onde pretendemos colocar um exaustor acima da ilha que ira existir.

A esposa gosta bastante daqueles que ficam embutidos no pladur contudo sao bastante caros.
Este tipo de exaustores justificam o elevado valor de compra face a sua eficácia de aspiração?

Eu prefiria gastar menos e partir para daquelas estilo campânula em inox.

Em frente a ilha vai ser a sala de jantar (12m2) , e para o lado sera a sala de estar (13m2).

Como poderei saber o valor de aspiração adequado à area onde vai ficar instalado o exaustor?
 
Aproveita que estas em obras para o tubo do exaustor ser largo o suficiente, 15cm?, e com o mínimo de curvas possíveis. Se soubesse o que sei hoje, na altura da minha remodelação tinha feito direito para a rua e não a ligar ao sistema antigo do prédio. Um bom tubo vai garantir um trabalhar silencioso e eficaz.
 
Sim sm0k. As 3 ficaram como uma so.
Então tens que ter um exaustor/chaminé que apanhe a área toda.

Existe uma fórmula que uso no meu trabalho. Têm de se saber a área total da divisão, multiplica-se por 2.5 que é o pé direito da casa e depois multiplica-se por 10 que são os ciclos de ar.

13+13+12=38m2 (Área total)

38*2.5*10= 950m3 (Capacidade de extracção que o equipamento têm de ter)
 
Alem das contas do sm0ke, tens de ter em conta a entrada e saída do ar. É tão importante como o próprio exaustor.

Não sei fazer as contas, mas as entradas e saídas de ar teem de ser porporcionais ao debito de ar do exaustor. E quanto mais "a direito" melhor para não fazer resistência á passagem.
 
Boa noite. Aproveitando o post do Marcocdi, peço a opinião dos senhores. Tenho uma churrasqueira (gás) que possuía o ventisilva E18CD, porém parou de funcionar. Qual modelo me recomendariam para vencer um percurso de 3,5m com flexível de 100mm com 2 curvas de 90 graus no trajeto (vertical 1,00m + 2,50m horizontal). Estou com um problema onde a fumaça está escapando para o vizinho (não tem shaft, é direcionado para a fachada no predio - mesma do exaustor do fogão). E imagino que possa ser a potência do aparelho. Tem dias que vaza muita fumaça pro vizinho. Oq recomendam?
 
O OP que me desculpe mas para não abrir novo tópico aproveito este!

Cozinha de 19m2, montagem com saída de ar para exterior, e a ideia é comprar este exaustor/chaminé Bosch DWB97IM50. 320€.
Máx de extracção de 739m3/h.

Boa opção ou arranjava melhor sem passar um preço similar?
 
Back
Topo