1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Que ficheiro é este?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por pedrosimoes, 15 de Maio de 2009. (Respostas: 13; Visualizações: 1110)

1. pedrosimoes

pedrosimoes 1st Folding then Sex

Boas, desta vez tenho um ficheiro com o seguinte nome: ".DS_Store" que está em quase todas as pastas. (desktop, pasta pessoal, documentos, musica, imagens, downloads, etc..).
    Isto pode ser perigoso?

Cumps

EDIT: Peço desculpa por ter aberto este tópico sem ter feito uma grande pesquisa. Para quem tiver a mesma dúvida que eu aqui fica informaçao necessária: http://en.wikipedia.org/wiki/.DS_Store

Última edição: 15 de Maio de 2009
  2. pedrosimoes

Já agora, como faço para ocultar este ficheiro, visto que quando iniciei o mac a primeira vez n tinha esse ficheiro visivel?

Cumps

3. saluski

saluski Power Member

Se é perigoso ou não não sei.

Instala o mainmenu e lá tem uma opção para remover esses ficheiros. É assim que o faço

4. dragon_men

dragon_men Power Member

são ficheiros temporarios do osx....

5. pedrosimoes

Boa, mas eu queria oculta-los. Ninguem sabe sem esta a usar um programa?

Cumps

6. ruimoura

ruimoura Power Member

Abre o terminal

Cola isto lá - "defaults write com.Apple.Finder AppleShowAllFiles NO" (sem as aspas)

De seguida, escreve "killall Finder" (sem as aspas)

Feito :cool:

ps: basicamente é a opção para não mostrar ficheiros de sistema, tal como existe no windows. No OS X só pode ser activada/desactivada pelo terminal.

Última edição: 15 de Maio de 2009
  7. s e 7 e n

s e 7 e n Power Member

Basicamente é igual ao ficheiro Thumbs.db do windows.
    Guarda a informação sobre essa pasta. Tamanho dos icons, espaçamento e localização deles... E mais uma carrada de tretas...

Ao apagarem esses ficheiros volta tudo ao default nessa pasta.

8. pedrosimoes

Obrigado pela ajuda! :D Provavelmente o que aconteceu foi que me pus a explorar e exprimentar as coisas e acabei por fazer isso! lol

Cumps

9. pedrosimoes

Exacto, foi exactamente o que pus no primeiro post quando o editei! Mas thanks anyway! ;)

Cumps

10. dudley

dudley Power Member

Como é que se impede que estes apareçam nas pens que uma pessoa insere no mac? É mesmo chato andar com pens cheias de ficheiros e de pastas ocultos.

11. ruimoura

ruimoura Power Member

12. s e 7 e n

s e 7 e n Power Member

Tenho que testar esse programa...
    A uns tempos desactivei esses ficheiros através do Terminal, com um comando dado mesmo Apple, que supostamente não voltava a escrever esses ficheiros em "discos externos", mas nunca resultou...

13. Jota.Ce

Jota.Ce Power Member

Cheguei a usar esse programa.
    No Tiger funcionava +/-. Às vezes ficava a "moer" por tempo indeterminado e tinha que fazer Force Quit. No entanto isto só me acontecia com algumas pens.
    Quando mudei para Leopard o funcionamento estava igual só que como o Leopard cria mais 1/2 pastas na raiz da unidade (se não estou em erro) o programa não as removia.

14. ruimoura

ruimoura Power Member

Há um comando para descativar a criação dos .ds mas em partilhas de rede, em discos externos não tem efeito.

Partilhar esta Página