que focais mais usas?

que focais mais usas

  • 10-20mm

    Votes: 3 5,4%
  • 18-70mm

    Votes: 44 78,6%
  • 70-300mm

    Votes: 9 16,1%
  • 200-500mm

    Votes: 0 0,0%

  • Total voters
    56

adolfo dias

Power Member
baseando-me nas lentes mais convencionais deixo aqui uma selecção de ranges focais para mais uma estatistica.

pessoalmente e derivado do tipo de fotografia que mais faço/gosto de fazer (spotting/desporto) raramente tiro a 70-300 da máquina
 
Sendo que para já só tenho uma 18-55, é esse range que uso. Mas estou mesmo a precisar de comprar uma nova objectiva, sendo que penso precisar até ~130, para fazer fotografia de rua e assim. Vejamos o que irei comprar. :p
 
Mesmo tendo apenas uma 18-55, votei 10-20. Porque para ai 90% das vezes devo usar os 18mm e só nao uso uma focal mais baixa porque a lente nao da :( (e o dinheiro nao da para outra :p )
 
atenção que n é para votar de acordo com a objectiva, mas sim com as focais
as opções são apenas baseadas nas lentes mais comuns. podem ter uma 17-70 e se usarem mais os 17mm votam no range 10-20
 
Uso mais a minha prime de 35mm do que todas as outras a lentes...

Com o crop factor da Pentax (1.5) fico com o equivalente a uma 50mm nas maquinas de rolo, talvez inconscientemente tenha a ver com isso a razao pela qual a uso mais...
 
Votei 18-70 porque as focais que mais uso sao claramente entre os 35 e 70mm.

Não sou grande amigo de andar a trocar regularmente as lentes, por isso a 70-300 IS USM é montada apenas em situações que sei que vou precisar dessas distancias focais, sendo a 17-85mm f4-5.6 IS USM a lente usada mais vezes porque cobre a maioria das necessidades.
A prime 50mm f1.4 USM tambem uso com grande frequência tambem porque a maioria das fotos que tiro são retratos ou "corpo inteiro", e para isso esta focal dá muito jeito, é muito rápida, não me limita em termos de luz e é espectacularmente leve.
Não seria por isso de estranhar que a grande maioria das minhas fotos tenham distancias focais de 50mm ;)
Não tenho UGA pois não tenho sentido grande falta dessas focais já que os 17mm da 17-85mm cobrem a maioria das paisagens que me apetece guardar.
 
Gosto particularmente de focais longas porque posso capturar coisas ao longe, coisas perto com detalhe (sort of macro dos chineses) e fazer bokehs porreiros
 
voto 18-70 apesar o meu estilo ser do lado "wide".

acabo geralmente por andar a passear com a 18-55 no corpo e apenas troco pela 10-22 ou 55-250 em situacoes especificas.

ando de olho numa 24-105, pode ser k assim saia de casa so com 2 lentes :)
 
deve ser qualquer coisa, entre os 40 e os 100, por isso, votei 18-70.
geralmente com o lado wide da lente (24mm), não consigo reduzir tanto o DOF (mesmo a F2.8), como a partir dos 30~40 (mesmo com aberturas menores), e como habitualmente gosto de desfocar fundos, é o que costumo usar mais.
Depois, wide para fotografar paisagens, e edificios.. Por acaso, quando comprei a maquina, até ia mais interessado no wide angle... mas por acaso tenho acabado por aproveitar outras capacidades da lente...
Também não sinto falta de mais que os 120mm que tenho.
 
Ando entre os 18 e os ... 90mm. Na 18-105 raramente passo dos 60mm, por volta disso, e depois tenho os 90mm da minha paixão, a Tamron, a melhor lente do mundo (para mim :D).

Se tivesse uma 10-24 (a nova Nikon) vendia tudo e só anda com essa :D, tenho um fetiche por grandes angulares (vá, pronto, nunca venderia a 90mm, admito, é mesmo a melhor lente do mundo ... a sério :-))
 
rui, e adoro a minha 10-22, mas nao e lente que conseguisse andar sempre com ela...

mas claro, depende do estilo de fotografia de cada um ;)
 
Back
Topo