Que formato áudio preferem/consideram o melhor?

Qual consideram ser o melhor formato de áudio?


  • Total voters
    29

Tiago.Pereira

Power Member
Pessoalmente, apesar de ter andado muitos anos com o MP3, prefiro OGG Vorbis a tudo o resto.

É que o som que sai é bem diferente. Em q0,00 (64 Kbps), o som é semelhante ao de um MP3 normal a 96 Kbps, enquanto que basta subir a parada para q4,00 (128 Kbps) e o som, pelo que ouço, fica parecido/ligeiramente superior a 192 Kbps. Em q6,00 é absolutamente espetacular - transparência total ou pertíssimo do total, mantém o estéreo tal como ele é... E o mais incrível é que ele faz isto com um espaço utilizado inferior ao do próprio MP3! :o Além disso, é open-source.

Reparem na conservação de áudio que o Vorbis faz versus o MP3, o FLAC em: http://blowfish.be/eac/Spectral/spectral.html

E vocês, qual o formato que consideram melhor? E/ou qual o que preferem? Vou colocar uma poll para primeira pergunta, porque se colocasse para a segunda claro que a maioria seria MP3.

EDIT: Outro link mais elucidativo. Reparem nas waveforms que são formadas.
Por exemplo, 192 Kbps, o OGG Vorbis é semelhante ao WAV, com vezes e vezes menos espaço! http://www.iaudiophile.net/forums/showthread.php?t=7084
 
Última edição:
Em termos de relação compressão/qualidade OGG Vorbis sem sombra de dúvida. Um OGG de 48kbps já dá um som bem aceitável, enquanto que um mp3 de 48kbps o som transforma-se em algo que parece ruído metálico.

Eu praticamente não consigo distinguir um OGG de 128kbps da gravação original...
 
Um formato é um meio para chegar a um fim, não o fim em si. O objectivo é ouvir música, as limitações são dadas pelo equipamento, e como tal é este que determina o formato a utilizar. Vorbis é muito bonito mas a maior parte dos leitores portáteis não o suporta. No PC uso sempre FLAC porque uso Windows. Se usasse MacOS provavelmente teria de usar ALAC.

Mais: em formatos lossy o que interessa é o codificador e não o formato. Nunca se esqueçam disto. O formato só define a "linguagem", quem escreve o "texto" é o codificador.
 
Back
Topo