Basicamente tem o melhor story line que faz um RPG (offline) lamber asfalto!
E um espetacular pve baseado em partyes/raids...
Ummm, acho que não conheces o suficiente do DDO... Embora o DDO tenha de facto e melhor sistema de party que ja' vi em mmorpgs, ja' no que toca 'a storyline e raids pve nao posso dizer o mesmo.
Em termos de storyline diria ate' que o DDO 'e fraquito, pois nao tem nenhuma storyline realmente interessante que acompanhemos do primeiro ao ultimo dia de jogo. Tem sim o melhor storyteling que ja' vi em qualquer rpg (mmo ou nao) mas isso 'e diferente de storyline.
Em termos de storyline para mim os melhores mmos que ja' joguei foram o LotrO e o AoC.
O storyteling 'e fabuloso porque cada quest 'e uma instancia em que temos um narrador (narrativa totalmente audio) que vai desvendando a historia passo a passo, tal e qual o papel do Gamemaster num rpg pen'n'paper para quem sabe o que isso 'e. Isto confere um nivel de imersao enorme e permite que as quests sejam realmente elaboradas e nao o vulgar kill X, collect X, goto X, escort X, etc...
A questline Vault of Night (VoN) do DDO 'e sem qualquer sombra de duvida das melhores ja' criada em videojogos, senao mesmo a melhor
A nivel de raids pve, embora o DDO tenha uma grande variedade de raids pve e sigam exactamente a mesma metodologia das restantes quests (instanciados, com narrador e desenrolar de objectivos/historia) a verdade 'e que ficam aquem do EQ2, e mesmo do WoW, no que toca a "sensacao 'epica" que 'e a base deste tipo de conteudo.
Outras 2 coisas que o DDO tem de topo 'e o sistema de combate (o melhor da actualidade em termos de mmorpgs) e o sistema de classes (que para mim tambem 'e o melhor da actualidade mas reconheco que possa ser complexo demais para a grande maioria dos jogadores).
Os pontos negativos do DDO sao relativamente obvios:
- Heavy instancing. Quase todo o conteudo onde ha' combate 'e instanciado e fechado ao grupo/raid.
- pvp quase inexistente (so' duelos e umas arenas sem grande significado. Balance impossivel devido 'a complexidade do sistema de classes).
- crafting quase inexistente.
- embora tenha vindo a ser muito simplificado 'e um mmorpg que continua a ter um grau de complexidade bastante mais elevado que a maioria, o que lhe confere naturalmente um estilo menos mainstream.
No entanto compreendo e partilho da felicidade do demonyakkiller ao saber que o DDO se tornara' free. Este 'e de facto um mmorpg fabuloso e muito completo. Muito acima do nivel de tudo o que ha' no mercado free-to-play, e so' nao o posso recomendar a todos porque os pontos negativos que salientei atras tem um peso muito importante para muitos jogadores. Mas para os restantes o DDO f2p 'e sem duvida um presente de luxo