Que GPS escolher? [TELEATLAS ou NAVTEQ] - descubra as diferenças

Quais os melhores mapas?

  • Navteq

    Votes: 126 72,8%
  • Teleatlas

    Votes: 47 27,2%

  • Total voters
    173

Ze-dos-Trukes

Power Member
Vamos tentar dar um pouco de luz sobre coisas que acho claras como águas mas que ainda existe muita gente sem saber e sempre a fazer as mesmas perguntas.
Como por exemplo, que GPS escolher??

Vamos neste tópico falar principalmente dos mapas pois são o que mais interessa na escolha de um GPS.
Os mapas podem ter até alguns Gb's de informação dentro do GPS.
Possuem não só o traçado das estradas com distancias, percursos rigorosos, tipo da estrada como tambem sentido de trânsito e limites de velocidade. Contêm igualmente milhões de pontos de interesse permitindo assim a pesquisa e navegação para restaurantes, centros comerciais, hoteis, estações de serviço, aeroportos, estações de comboio, pontos turisticos, etc, etc
É tambem o mapa que permite ao GPS calcular tempos (totais ou parciais) para o destino ou hora de chegada.

Levando ao extremo, a única coisa que interessa num GPS é o Mapa que vêm equipado.
Nomeadamente:
-Tipo de mapa (Europeu, Ibérico, Françês, etc)
-Número de POI's (pontos de interesse)
-Rigor do mapa, se tem erros ou informações enganosas.
-Actualizações do mapa (são a pagar, são de borla e quantas actualizações são fornecidas por ano)
-Detalhes geográficos do mapa.

Impressiona-me o facto de algumas pessoas perguntarem:
- Devo escolher o modelo de GPS "touánora1" ou o modelo "touánora2" sabendo que existe uma diferença de 100€ entre os dois??
é que 1 diz mapa ibérico e outro diz mapa ibérico tambem!..
SIMPLESMENTE: o que fornecer acualizações mais baratas para o mapa!!!
É que as actualizações custam muito dinheiro, vai-se pelo preço inicial de alguma promo maluca, mas depois quando for para actualizar começam a roer as unhas, ou a tentar grandes manobras de pirataria só porque o fabricante lhe está a pedir 80€ por uma actualização. Á pois é bébé!


Quem já utilizou sistemas GPS sabe o que é inserir o nome de uma rua e ela simplesmente não existe!
E agora que fazer?!!
Opção A: Ir comprar um mapa em papel ao quiosque mais próximo??
Opção B: Tentar ir á sorte para o destino??
Opção C: Procurar apenas pelo código postal??
Opção D: Atirar o GPS janela fora enquanto vamos a conduzir a 220Kms/h??
Opção E: Perguntar ao padre da freguesia de destino??
Opção F: Jurar a si mesmo que quando voltar a casa parte a loja toda onde comprou o GPS?
Opção G: Aproveitar que o GPS até é todo XPTO e meter uns MP3 a correr e umas fotos a passar, aproveitamos e ligamos Bluetooth só para impressionar a miuda enquanto ela diz: "Já estás perdido novamente!!! sabes para onde estas a ir??!! já deviamos ter chegado!!".
Opção H: Congratular-se por ter comprado um magnifico GPS apesar de não nos levar para onde queremos. Falar bem dele só porque o amigo tem um e diz que é bom. Ir para o forum da Zwame dizer que tem um GPS show de bola pois tem varias funções avançadas como por ex. busca rápida de satélites, vistas em 3D magnificas, Apanha 503453 satélites ao mesmo tempo em apenas 2 segundos e complementa bem o visual do tablier do nosso carro.


Para que nada falhe e tenha sempre tudo o que quer debaixo dos dedos tem que se saber escolher um GPS pelo mapa.
Como escolher o mapa? simples, normalmente cada fabricante de aparelhos, ou mesmo em diferentes aparelhos da mesma marca, informa qual o fabricante do mapa, que pode ser Navteq ou Teleatlas.



Navteq:

Becker
Dell
Airis
Falk
Garmin
IGN
Magellan
Medion
Packard Bell
Navigon
Nokia
Route 66
JVC
Mondialcom
Panasonic
Pioneer
Sony
VDO Dayton


Teleatlas:

Blaupunkt TravelPilot,
VDO Dayton,
Tomtom,
Mio,
Navman
Ndrive possui mapas Teleatlas / Infoportugal (para o mapa português)


Então e como escolher entre Teleatlas ou Navteq???
Uns dizem que é bom um outros dizem que é bom outro.
Simples!!! vejam voçes mesmo com os próprios olhos!! entertam-se a navegar pelas últimas versões dos fabricantes nos sites deles, tentem explorar como se estivessem á procura de endereços ou como se estivessem vces para inserir informação com as ferramentas de feedback de mapa que vos são fornecidos:

Mapa Teleatlas:
http://mapinsight.teleatlas.com/mapfeedback/index.php

Mapa Navteq:
http://mapreporter.navteq.com/dur-web-external/secured/submitDur.do

Podem também navegar nos respectivos mapas usando:
Navteq:
Yahoo Maps - http://maps.yahoo.com/

Teleatlas:
Google Maps - http://maps.google.com/

(Mais tarde posto eu mesmo as minhas conclusões sobre os mapas)
 
Última edição:
Parabéns pela explicação! raramente vi uma tão boa e que de facto refere o problema principal, a capacidade da geringonça nos levar onde queremos....só uma achega extra e o Zé-dos-Trukes vai com certeza perdoar-me, um outro ponto funmantal é a capacidade da geringonça captar os satélites, especialmente com os vidros que alguns carrinhos agora têm.

Adiante, como faço uso de sistemas de mapeamento muitas vezes (acho que é assim que se podem chamar) ou seja localizar o geocoding de determinada rua ou localidade, trabalhei muitos anos com uma empresa chamada Multimap que usava Teleatlas. Aqui à pouco tempo pensei em mudar para a Google Maps e o que aconteceu foi curioso. Ambas Google e Multimap usam Teleatlas, mas os que a Multimap dava eram de 2007/8 enquanto a Google já dava mapas de 2008 ou mesmo de 2009. O que acontecia era que em determinadas zonas ex cidades vs serra da estrela um era melhor que o outro. Acabei por ficar com a Google maps e hoje estou muito mais satisfeito que o que estava antes. Já agora poderão verificar que a Teleatlas é a escolha da própria Michellin no seu site de mapas e "best ways" oficial.... Portanto 1º Teleatlas sim, 2º facilidade de actualização e pouco custo no processo.
 
So para dar o exemplo, na Teleatlas a minha rua não existe, na Navteq bastou apenas o nome da rua e ele encontrou logo a morada completa.
Tenho de fazer mais uns testes e tirar umas conclusões.

Obrigado ze-dos-truques pelas informações. Agora começo a ver porque tanto detestas o tomtom:D
 
A entrada da Cril em alfornelos ja não existe há anos!!! Nos Navteq há + de 2 anos que já retiraram. Nos teleatlas ainda está aberta.... De vez em quando vão lá ter uns quantos por causa do GPS e dão com o nariz na Porta. O parque de estacionamento da pontinha ao pé do metro tb não existe nos Teleatlas e nos Navteq está lá tudo
 
As diferenças são enormes..
Muito maiores do que á primeira vista possa parecer.

Decidi tirar uma amostra de estrada bem perto da minha morada, pois é uma região que conheço como a palma da mão, mas mesmo que tirem outras amostras de outras zonas as coisas vao dar mais ou menos á mesma coisa.
As diferenças como poderão ver não é só a Navteq ter muito mais nomes de ruas (o que significa navegar pelo nome de rua para onde quero), chega mesmo a ter até os acessos para ruas privadas ou serventias assinalados com "Gate (Keyed access)"
As diferenças passam tambem pela não existencia completa ou o corte a meio de estradas por parte da Teleatlas, o que se eu estiver a tentar traçar um percurso, me faz fazer kms a mais por percursos principais quando ali mesmo ao lado a rua continua e vai dar onde quero.

Enfim.. os erros por parte da Teleatlas são tantos que não dá para enumerar... basta pedir emprestado um GPS com teleatlas, ou até mesmo comprar nas lojas onde eles permitem depois a possibilidade de troca, e mesmo sem traçar percursos, ligar o GPS e andar com o carro aleatoriamente para notar logo que faltam ruas inteiras e estradas cortadas ou inexistentes!!! :confused:

Dêem uma olhada:
A zona é esta:
location.gif


Abram os ficheiros e pasmem, mal dá para acreditar que é a mesma porção de mapa:
TELEATLAS
http://www.portrisa.com/erbud/Teleatlas_detail.GIF

NAVTEQ
http://www.portrisa.com/erbud/Navteq_detail.GIF

O que mais me impressiona em tantos erros e omissões por parte da Teleatlas é que eu não tirei a amostra de nenhum canto perdido no meio do monte! trata-se da zona urbana de Leiria!!!! As estradas que estão aí não são caminhos de cabras, são estradas nacionais de relevancia!!
E mais do que isso.. é que isto é uma amostra com cerca de 36kms^2, agora imagine-se a diferença de conteudo num mapa de dimensão Europeu! :O

E para pior ainda só falta dizer que estas amostras foram tiradas dos sites e estão completamente actualizadas!!! ou seja, será que a Teleatlas parou no tempo? ou simplesmente se está a borrifar para os clientes que pagam as actualizações a peso de ouro???!!! lol
 
Última edição:
Eu uso Navteq no carro e mesmo com um mapa bastante desactualizado (segunda metade de 2005) aquilo tem praticamente tudo o que é rua.

Só é tramado por AEs novas e obras estilo viaduto do eixo Norte Sul.

Se calhar um dia destes compro uma actualização para resolver isso.
 
Boa noite!

Alguém sabe dizer-me quais os mapas existentes no Nokia 500 Navigator?

Este GPS é alguma coisa de jeito?

Também gostei do Navigon.

Tenciono viajar para o centro da Europa - Rep. Checa e Hungria - no Verão e pensei num GPS.
O Navigon 1210 que se encontra na Worten terá estes países, embora seja básico.

Algum conselho?

Obrigado
 
Atenção que o grande problema da Teleatlas está no nosso País. Se forem para a vizinha Espanha, já a Teleatlas está bastante completo e sem problemas.
Para usar em Portugal é que é preferivel o Navteq mesmo antigo que o Teleatlas novo.
 
Atenção que o grande problema da Teleatlas está no nosso País. Se forem para a vizinha Espanha, já a Teleatlas está bastante completo e sem problemas.
Para usar em Portugal é que é preferivel o Navteq mesmo antigo que o Teleatlas novo.

Mas se fores a outros países a Teleatlas está novamente em desvantagem.
 
Pela minha experiencia posso dizer que não sei como há marcas que equipam Teleatlas, qualquer que seja o país!!!
Com já disse anteriormente, abram os links e vejam por vós mesmos as diferenças.
Eu coloquei aí um scrshot da zona de Leiria, mas podem muito bem testar com outros países e outras zonas.
 
O mapa Teleatlas é muito pior e a cada nova actualização os erros permanecem, ano após ano...

Mantenho no meu GPS o último navteq feito para TT (já há alguns anos) porque é ele que muitas vezes me desenrasca dos disparates da última versão Teleatlas.

Ainda há pouco tempo o Teleatlas fez-me ficar completamente perdido numa zona perto de Sintra, o acesso ao IC19 que ele queria que eu usasse simplesmente não existe. Lá passei para o velho navteq que, em segurança, me fez alcançar esse "caminho escondido" que é o IC 19.

A zona é esta: http://maps.google.com/?ie=UTF8&ll=38.763755,-9.293211&spn=0.012649,0.027809&z=16

O verdadeiro acesso (que o Teleatlas não tem) ao ic19 é feito na continuação da Av. dos Bons Amigos. Em vez disso ele fez-me ir por aquele caminho mais abaixo que simplesmente não existe. Aliás, desloquem-se no mapa com a vista satélite e irão ver a quantidade de estradas que o Teleatlas inventa só naquela zona. É brutal!
 
Última edição:
O mapa Teleatlas é muito pior e a cada nova actualização os erros permanecem, ano após ano...
É precisamente isso que não entendo....
Será que os clientes Teleatlas não se revoltam???? é que a comunidade contribui para corrigir erros etc.. e as novas versões vêm ainda piores!!! como é possível?
 
Estas comparações já são tão velhinhas, mas tão velhinhas!!!


Bora lá dar uns trunfos à Teleatlas :D




Para mim, a Teleatlas é melhor nuns sítios e Navteq noutros.



Vejam este exemplo:




MAPA Teleatlas

teleatlasqk9.jpg





Mapa Navteq

navteqhp3.jpg





A imagem do Navteq fica, neste exemplo, a anos luz da imagem da Teleatlas.











abraço
 
Boa a malta dos confins de Évora não se perde... Entre caminhos de cabras e acessos a autoestradas realmente não sei quais serão mais importantes. Deve ser dificil para eles decidir.
 
kraliv,

Isso são caminhos em terra batida, pessoalmente até agradeço que o navteq não os tenha. É que a mim o teleatlas já me traçou várias vezes trajectos por esse tipo de caminhos o que não é nada agradável para quem não tenha um todo o terreno. E mais uma vez nessas situações tive de recorrer ao navteq para obter um trajecto com estradas por onde o meu carro pudesse andar. Já me aconteceu ser levado a caminhos por onde só um 4x4 passa nas zonas de Palmela, Tancos, Óbidos, etc...

Ter esses caminhos de terra até pode ser muito agradável para adúzia de pessoas que lá mora, e não seria mau se a teleatlas nunca falhasse na identificação do tipo de piso, mas, como isso não acontece, mais uma vez prefiro navteq.
 
Última edição:
Back
Topo