Que GPS escolher? [TELEATLAS ou NAVTEQ] - descubra as diferenças

Quais os melhores mapas?

  • Navteq

    Votes: 126 72,8%
  • Teleatlas

    Votes: 47 27,2%

  • Total voters
    173
Já reparei em algumas ruas com os nomes em errados em Lisboa, coisa que no da Telealtas está correcto.
(Tipo não existe a avenida carlos paredes no navteq mas existe no teleatlas)

... e mais ou menos na mesma zona existem umas ruas que há mais de um ano que não existem, mas esse problema tambem existe no da teleatlas. Só o da infoportugal é que tem a zona mais próxima da realidade
 
Já reparei em algumas ruas com os nomes em errados em Lisboa, coisa que no da Telealtas está correcto.
(Tipo não existe a avenida carlos paredes no navteq mas existe no teleatlas)

... e mais ou menos na mesma zona existem umas ruas que há mais de um ano que não existem, mas esse problema tambem existe no da teleatlas. Só o da infoportugal é que tem a zona mais próxima da realidade

Vê bem qual a versão dos mapas em cada um deles. Já aconteceu um caso de tar mal no Navteq e depois concluiu-se que faltavam updates.
 
Já reparei em algumas ruas com os nomes em errados em Lisboa, coisa que no da Telealtas está correcto.
(Tipo não existe a avenida carlos paredes no navteq mas existe no teleatlas)

... e mais ou menos na mesma zona existem umas ruas que há mais de um ano que não existem, mas esse problema tambem existe no da teleatlas. Só o da infoportugal é que tem a zona mais próxima da realidade

Existe sim:
http://maps.yahoo.com/;_ylc=X3oDMTE...48804&zoom=16&q1=carlos%20paredes%2C%20Lisboa
 
Então o mapa da Navteq está desactualizado, porque aqui não...
... e a Azinhaga de entre muros passou a ser Rua General Vasco Gonçalves
 
Última edição:
Sim, de facto essa zona em geral está mais actualizada no Teleatlas. Outro exemplo de uma zona em que o Teleatlas está melhor é Cascais. Exemplos de zonas em que o Navteq está melhor também se arranjam, por exemplo Sintra e Cartaxo estão uma desgraça no Teleatlas.

A vantagem de ter desde 2007 um GPS que usa Teleatlas e outro que usa Navteq é que consigo arranjar exemplos a favor e contra qualquer um deles. :D

No geral da Península Ibérica o Teleatlas tem melhorado bastante mas parece-me que o Navteq ainda é o mapa que tem menos erros e/ou os que tem são de menor gravidade.
 
Sim, de facto essa zona em geral está mais actualizada no Teleatlas. Outro exemplo de uma zona em que o Teleatlas está melhor é Cascais. Exemplos de zonas em que o Navteq está melhor também se arranjam, por exemplo Sintra e Cartaxo estão uma desgraça no Teleatlas.

A vantagem de ter desde 2007 um GPS que usa Teleatlas e outro que usa Navteq é que consigo arranjar exemplos a favor e contra qualquer um deles. :D

No geral da Península Ibérica o Teleatlas tem melhorado bastante mas parece-me que o Navteq ainda é o mapa que tem menos erros e/ou os que tem são de menor gravidade.


Engraçado, andei à um mês, ou mês e meio passeando uns 4 dias por sintra, mas daqueles passeios em que se vai a todos os cantos mesmo, e andei com o meu igo8 com mapa teleatlas de 2009.
Nem uma falha e ate caminhos pelo meio da serra, que mais parecia de cabras la estavam.. 5 estrelas mesmo.. tambem foi a cascais um dia, e 5 estrelas tambem..
 
Engraçado, andei à um mês, ou mês e meio passeando uns 4 dias por sintra, mas daqueles passeios em que se vai a todos os cantos mesmo, e andei com o meu igo8 com mapa teleatlas de 2009.
Nem uma falha e ate caminhos pelo meio da serra, que mais parecia de cabras la estavam.. 5 estrelas mesmo.. tambem foi a cascais um dia, e 5 estrelas tambem..
Não sei o que é engraçado...

Em relação a Cascais estamos de acordo, no meu post eu disse que o Teleatlas está melhor que o Navteq na zona de Cascais. :)

Em relação a Sintra certamente ocorreu um mal entendido pelo qual peço desde já desculpa, por Sintra eu referia-me ao Concelho de Sintra o que abrange por exemplo Massamá, Cacém, etc... É uma área enorme, muito maior do que a Vila de Sintra. Na eventualidade de teres conseguido percorrer toda essa área em apenas 4 dias então só te posso dar os parabéns porque não é fácil, eu moro e trabalho na zona há várias dezenas de anos e ainda há locais que não conheço. ;)

Nesta zona é impressionante a quantidade de acessos ao IC19 que estão no mapa e que na realidade não existem, para compensar alguns acessos que efectivamente existem há vários anos não estão lá. Quem seguir os trajectos do Teleatlas vai acabar a lavrar terreno, observem o seguinte link: http://maps.google.com/?ie=UTF8&ll=38.761981,-9.300957&spn=0.025298,0.055618&t=h&z=15

Outra exemplo (Belas) de estradas construídas há 10 anos e ainda hoje erradamente representadas no Teleatlas: http://maps.google.com/?ie=UTF8&ll=38.775591,-9.27951&spn=0.006323,0.013905&t=h&z=17

E podia dar muito outros exemplos, os erros em Sintra são tantos que é frequente ir dar a becos sem saída (estradas intransitáveis ou inexistentes), sendo que depois voltar a encontrar a saída desses locais nem sempre é uma tarefa fácil (especialmente à noite). Não quero com isto dizer que o Navteq não tem erros, é óbvio que também os tem, apenas os acho de menor gravidade porque em geral fazem-me perder menos tempo.

Outra situação grave (porque fazia o utilizador ficar perdido no meio do campo) que aconteceu na zona de Ericeira foi a seguinte: Muito antes da AE estar construída já o Teleatlas a tinha o que resultava em constantes "assim que puder faça uma inversão de marcha" que tinham como único objectivo levar-nos de volta a uma auto-estrada que só alguns anos mais tarde viria a existir! Detesto este tipo de erro, prefiro um mapa em que faltem algumas estradas a um que me leve por estradas que não existem.
 
Última edição:
Viva,

Não sei é o sítio correcto, como não encontrei outro tópico a falar de GPS's, gostava de saber a vossa opinião para o GPS que está na "moda" nesta altura?!:002:


Obg
 
Na moda é o Ndrive que sinceramente não gosto nem acho que seja tão bom quanto pintam. Mas lá está, é o que está na moda. Agora se queres um GPS bom tens os Garmin ou Navigon.
 
Agora com a V9 até que o NDrive melhorou bastante, apesar de existirem alguns erros infantis.
Mas é como o outro diz, vai pelo mapa e não pelo software
 
acho que foi bem explicado, apernas faço 1 reparo...
podiam dizer em que marcas se paga as actualizações e em que marcas, essas mesmas actualizações sao grátis (se é que há)...
 
Como utilizador frequente de GPS, uso navteq no carro e tenho usado o google maps no iphone durante o último ano.

As diferenças para as zonas onde ando são muito grandes, embora o google maps esteja muito mais actualizado do que os mapas navteq que tenho no carro, é muito, mas muito pior. Estamos a falar de ruas inteiras que simplesmente não estão cartografadas.

(Zona centro, Coimbra e Leiria e Alentejo, Central e Baixo)

Há de facto casos pontuais em que se passa o contrário, mas por cada 1 ou 2 erros da navteq, encontro uma dúzia da teleatlas.
 
eu tenho um tomtom e estou satisfeito
mas nunca utilizei um de outra marca

o maior problema com que já me deparei nos mapas
é que em certos locais certamente foi um software
que identificou as estradas de imagens de satélite

então aparecem estradas de terra batida e corta fogos
o pior é em Espanha onde os mapas são mais completos

mas isso deve de acontecer nos dois tipos de mapas
 
o maior problema com que já me deparei nos mapas
é que em certos locais certamente foi um software
que identificou as estradas de imagens de satélite

Sim tambem já notei isso no Teleatlas.
O mais engraçado é que quando a estrada passa por baixo de umas árvores a estrada desaparece!!! LOL
E não estou a falar de terra batida.
Outras vezes é um trilho e passa a ser considerado estrada principal no mapa..

Isso não me acontece no Navteq. Pode haver ali um ou outro detalhe. mas leva-me sempre onde quero.
 
Um bocado off topic mas impressiona me como e que voces tem tempo para dar tanta atençao ao GPS e conseguir guiar ao mesmo tempo...So tenho olhos pa estrada sinceramente mas se calhar sou so eu....Que q interessa se o mapa mostra o detalhe x ou y?? LOL
O que interessa e que nos leve ao destino, ate tem uma voz que nos guia e tudo! acho que o problema dos gps actuais e terem coisas a mais , se calhar se fossem mais simples talvez houvesse menos acidentes rodoviarios.....
 
Um bocado off topic mas impressiona me como e que voces tem tempo para dar tanta atençao ao GPS e conseguir guiar ao mesmo tempo...So tenho olhos pa estrada sinceramente mas se calhar sou so eu....Que q interessa se o mapa mostra o detalhe x ou y?? LOL
Quando vires alguem na estrada quase parado, já sabes, é alguem a olhar para o GPS

O que interessa e que nos leve ao destino, ate tem uma voz que nos guia e tudo! acho que o problema dos gps actuais e terem coisas a mais , se calhar se fossem mais simples talvez houvesse menos acidentes rodoviarios.....

Sim, mas tambem interessa que o precurso seja fazivel e que o destino exista nos mapas.
 
Um bocado off topic mas impressiona me como e que voces tem tempo para dar tanta atençao ao GPS e conseguir guiar ao mesmo tempo...So tenho olhos pa estrada sinceramente mas se calhar sou so eu....Que q interessa se o mapa mostra o detalhe x ou y?? LOL
O que interessa e que nos leve ao destino, ate tem uma voz que nos guia e tudo! acho que o problema dos gps actuais e terem coisas a mais , se calhar se fossem mais simples talvez houvesse menos acidentes rodoviarios.....
Olho para o GPS da mesma forma que olho para o velocímetro para controlar a velocidade.

A qualidade do mapa é importante no sentido de se conseguir encontar as moradas pretendidas e dos percursos elaborados serem possíveis de serem seguidos. Quando o Teleatlas me manda por estradas que não existem ou por caminhos de terra por onde não consigo passar, então fico chateado.

É que um tipo ficar perdido no meio do campo com o GPS a insistir que se deve transitar pelos campos lavrados é... como dizer?... é chato! Não há outra expressão melhor. :-D
 
Última edição:
Back
Topo