1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Que leitor blu-ray?

Discussão em 'Home Cinema' iniciada por xantia, 26 de Novembro de 2008. (Respostas: 13; Visualizações: 1144)

1. xantia

xantia Power Member

Bom dia
    Tenho um televisor de plasma hd-ready (Panasonic 37PX80) e estou a pensar comprar um leitor Blu-ray para, por um lado ver discos nesse formato e, por outro, para rever discos DVD "upscaled". Já experimentei ligar o portátil, que tem um drive BD, ao plasma, mas embora tenha gostado da imagem, a verdade é que dá muito trabalho estar a ligar o portátil, abrir o software e fazer as ligações hdmi (para a TV)/coaxial (para o "receiver" 5.1) sempre que precise de ver um filme. Assim, estou a pensar seriamente aproveitar o dia aderente da FNAC e comprar um leitor de blu-ray. As hipóteses e as opiniões que reuni sobre esses aparelhos (caso não concordem, digam pf) são:

1- Sony BDP-S350
    - Em termos de imagem é idêntica à PS3 mas inferior ao Panasonic.
    - Quanto à qualidade do som, é superior à PS3 mas inferior à Panasonic.
    - Pelo que percebi ainda não foi disponibilizado o "firmware" para a norma "profile 2". É o mais barato de todos (~300€).

2- Panasonic DMP-BD35
    - Em termos de imagem é superior às sonys.
    - Quanto à qualidade do som, é também superior às sonys.
    - Tem profile 2.
    - É a mais cara (~400 euros), mas ainda não a vi à venda.

3- PS3
    - Em termos de imagem é idêntica ao S350 mas inferior ao Panasonic.
    - Na qualidade do som é talvez a pior.
    - Suponho que deve ter "profile 2", até porque parece-me que este deve ser o aparelho mais actualizável.
    - Custa ~400€ (já com um jogo ou um filme).
    - Dá para jogar. Já tenho a PS2 e jogo muito pouco. Sou do tipo: acho muita piada à qualidade dos gráficos, jogo 30 minutos e depois farto-me logo.
    - Ouvi dizer que a PS3 é muito ruidosa com as ventoínhas. Será que a 2.5 m, junto à TV, se ouve em cenas mais calmas dos filmes?

As ligações que farei são HDMI do leitor para a TV, para o vídeo, e óptico/coaxial do leitor para o receiver onkyo (com desc. DD e DTS 5.1).

Há algo que me esteja a escapar nesta comparação? O que é que aconselham?
    Obrigado e um abraço.

2. vacalouca

vacalouca Muuuuderador
    Staff Member

Qual o teu receiver e qual o teu interesse nos novos formatos de som HD?

O Panasonic está a 300€ na supersonido.es salvo erro...

PS: O dia de aderente da Fnac é muito giro em teoria, até que se vai comparar os preços, e se descobre que a Fnac, mesmo com 10% de desconto, consegue ser bem careira...

3. xantia

xantia Power Member

O meu receiver é um onkyo 595 já com uns bons anos. Descodifica DPLII, DD e DTS 5.1. Não pretendo (não me deixam:D) pôr mais colunas do que as que já tenho, pelo que devo manter o sistema 5.1.
    Confesso que não sei nada sobre os novos formatos de som HD, mas suponho que devem ser todos 7.1. Se assim for, o meu interesse por esses formatos é nulo, mas tenho interesse em que, a haver alguma conversão 7.1 --> 5.1, esta se faça com a melhro qualidade possível.
    Obrigado pelas dicas sobre preços.

Última edição: 26 de Novembro de 2008
  4. vacalouca

vacalouca Muuuuderador
    Staff Member

Os novos formatos tanto existem em 5.1 como 7.1, e quando existem em 7.1, é feito o downmix para 5.1 sem perda de qualidade.

A minha questão prende-se com o facto de alguns Blu-Ray com faixa sonora em Dolby True HD, apenas terem uma faixa DD5.1 numa língua que não a inglesa (normalmente espanhol). Nesse caso quem não tem um receiver capaz de aceitar som por HDMI como o teu, apenas consegue 2.0 pela ligação óptica/coaxial digital.

Caso a faixa seja em DTS Master Audio o problema não se põe, pois todos os players conseguem extrair o "core" DTS dessa faixa e enviá-lo pela óptica/coaxial digital.

Isto pode resolver-se com um receiver que tenha entradas analógicas 5.1 e um player que descodifique ambos os formatos e tenha saídas analógicas 5.1/7.1, tal como o Sony S550 ou o Panasonic BD55. Dá é uma bela confusão de cabos e mais trabalho pois as configs do som (delays, etc) tem de ser feita no player.

Cumps

5. Juanita_1982

Juanita_1982 Power Member

O meu leitor é s350 n tenho qq problema com ele

6. xantia

xantia Power Member

Muito bem. O problema que referes seria ultrapassado se comprasse o pana 55/sony 550, em vez do pana 35/sony 350, uma vez que os primeiros têm saídas 7.1 analógicas (depois de feitas a descodificações). Neste caso, ligaria as saídas 5.1 do leitor (2 ficariam de fora) para o meu receiver. Estou correcto?
    O pana 55 está com um preço muito bom no tal supersonido.es.

7. bathombre

bathombre Power Member

O teu receiver tem entradas analógicas 5.1. Sendo assim nenhum dos aparelhos que mencionas é o ideal recomendado, a não ser que a ligação por coaxial / óptica e Dolby Digital e DTS seja suficiente na tua perspectiva.
    Se quiseres tirar partido dos novos formatos Dolby True HD e DTS HD MA, tens de ir para o Panasonic DMP-BD55 ou o Sony BDP-S550 e comprar ainda 3 cabos de som analógico.

8. bathombre

bathombre Power Member

Já pusestes tu próprio as tuas conclusões :cool:. Já agora, há lojas físicas em Portugal onde arranjas o Sony 550 a 355 euros. A vantagem do Panasonic vindo da Supersonido é o filme de oferta.

9. vacalouca

vacalouca Muuuuderador
    Staff Member

Sim, seria. Apenas não verias o símbolo da Dolby e do DTS no ecrã, mas receberias a faixa descomprimida em PCM em toda a sua qualidade sonora.

Um player que me anda a "fazer olhinhos" é o Pioneer BDP-51FD a 420€ na supersonido, mas esse por enquanto não tem as mesmas features do Sony ou do Panasonic. Estão prometidas para um update de firmware futuro por parte da Pioneer salvo erro.

Cumps

10. Kiltak

Kiltak Power Member

Não percebi a questão do som... depois de estar convertido em LPCM não depende do reciever???

11. xantia

xantia Power Member

Bathombre: Onde, em Lisboa?

Já agora, parece-me que é consensual que um leitor dedicado será melhor do que a hipótese PS3, não é?
    obrigado a todos pelos esclarecimentos.

12. DarkXor

DarkXor Power Member

viva,

na perspectiva apenas de AV, neste momento um BOM leitor dedicado é melhor do q a PS3. Mas, convém distinguir um bocado a parte video da parte de audio. Assim, neste momento e segundo as reviews, as opções da panasonic são ligeiramente melhores q a PS3. Em termos de audio, convém ver as tuas necessidades a nivel de receiver. Se tiveres um receiver c hdmi e q tenha bons dacs para o lpcm tás à vontade c qq leitor. Se tiveres um como o meu q é antigo, convém ires p um sony550 ou o pana 55 c saidas analogicas, ficando a ps3 fora do baralho. Aliás, convém dizer q eu estou nestas condições de adquirir um leitor destes e, tal como tu, tive e tenho as mesmas duvidas.

Relativamente à ps3, é um centro de entretenimento completo e não me espantaria nada q um qq dia desses com um novo firmware a imagem passase a ser melhor q todos os leitores q aí andam, pois é apenas uma questão de melhorar o software de descodificação de imagem, já q hardware tem mais de sobra. Para mim e como já referi, não é uma hipotese pois obrigava-me a comprar um novo receiver p ter todos os formatos de audio e depois tem uma outra questão q é o barulho...

13. jart

jart Power Member

Tenho uma PS3 40Gb e não noto barulho nenhum.

Eu estou do lado oposto. Tenho TV Full HD e PS3 e não tenho receiver AV. Quando comprar basta-me um com entradas HDMI e com bons DACs para PCM...

14. vacalouca

vacalouca Muuuuderador
    Staff Member

Exacto, depois de estar em LPCM qualquer receiver o consegue transformar em sinal analógico e com isso amplificar as colunas.

Cumps

Partilhar esta Página