Que lentes comprar? Fuji/Canon

andreramalho

Power Member
Tenho uma 600D+18-55 IS II antiga (Lente lenta e barulhenta), e uma Fujifilm X-T20+XF 18-55mm F2.8-4 R, que acho simplesmente fantástica, qualidade de construção e imagem, design, controlos manuais físicos, etc. Mantive a Canon porque continuo a gostar dela e a namorada usa-a as vezes.

Uso a Fuji com a lente kit para tudo um pouco, viagens, retratos etc. Tenho uma Samyang 12mm F2 que uso para urbex (fotografia de lugares abandonados), ou seja muitos interiores.

E agora gostava de comprar mais lentes... mas uma XF 55-200m F3.5-4.8 e uma XF 50mm F2, ficam no mínimo por uns 860€. E uma Canon 50mm F1.8 STM e uma 55-250mm f/4-5.6 STM, ficam por 200€ e pouco. A diferença é enorme.

O que me leva a pensar senão seria melhor usar a Fuji como tenho usado, e comprar as lentes para a canon e dar-lhe uso também... ou será dinheiro mal gasto em investir em lentes para a velhinha 600D? Também ouvi dizer que os adaptadores Fringer, para usar as lentes canon nas fuji é muito bom, com AF e IS.

Eu usei a 700D+55-250 de um amigo e gostei bastante, não sei se a performance da 600D será pior, ou igual. O que acham?

Eu sei que manter dois sistemas diferentes não é muito lógico, mas vejo vantagens nos dois. Opiniões?
 
Boas

Se estivesse no teu lugar, uma vez que as duas câmaras produzem uma qualidade de imagem aproximada (ambas crop), escolhia ficar apenas com um dos sistemas (se tivesses uma FF e uma crop, poderia ter outra leitura).

Como utilizador Canon, até poderia recomendar Canon, mas neste momento, não creio que seja a melhor opção. A XT20 tem um sensor mais recente, provavelmente melhor qualidade de imagem e é mais portátil mas, sobretudo, tem um sistema que floresce a cada ano que passa, com a introdução de novas objectivas e lançamento de corpos cada vez mais capazes. Na Canon, vamos passar um período de indefinição (não se sabe o que vai acontecer com o sistema crop DSLR da Canon com a mudança para mirrorless).

Se fosse a ti, pensava em vender o material Canon e investir esse dinheiro em objectivas/material Fuji.
Se um dia necessitares de um corpo mais capaz, fazes upgrade ou acrescentas ao que já tens.

Por outro lado, na Canon, podes vir a ter um momento de "saldos", com as pessoas gradualmente a migrar para o mount RF e desfazer-se dos seus equipamentos por um bom preço.

Só os meus dois cêntimos OK?
Cumprimentos
 
Boas

Se estivesse no teu lugar, uma vez que as duas câmaras produzem uma qualidade de imagem aproximada (ambas crop)
Cumprimentos

Say waaaaaaaaaaaaaat?

Tenho uma 600D+18-55 IS II antiga (Lente lenta e barulhenta), e uma Fujifilm X-T20+XF 18-55mm F2.8-4 R, que acho simplesmente fantástica, qualidade de construção e imagem, design, controlos manuais físicos, etc. Mantive a Canon porque continuo a gostar dela e a namorada usa-a as vezes.

Uso a Fuji com a lente kit para tudo um pouco, viagens, retratos etc. Tenho uma Samyang 12mm F2 que uso para urbex (fotografia de lugares abandonados), ou seja muitos interiores.

E agora gostava de comprar mais lentes... mas uma XF 55-200m F3.5-4.8 e uma XF 50mm F2, ficam no mínimo por uns 860€. E uma Canon 50mm F1.8 STM e uma 55-250mm f/4-5.6 STM, ficam por 200€ e pouco. A diferença é enorme.

O que me leva a pensar senão seria melhor usar a Fuji como tenho usado, e comprar as lentes para a canon e dar-lhe uso também... ou será dinheiro mal gasto em investir em lentes para a velhinha 600D? Também ouvi dizer que os adaptadores Fringer, para usar as lentes canon nas fuji é muito bom, com AF e IS.

Eu usei a 700D+55-250 de um amigo e gostei bastante, não sei se a performance da 600D será pior, ou igual. O que acham?

Eu sei que manter dois sistemas diferentes não é muito lógico, mas vejo vantagens nos dois. Opiniões?

A qualidade da X-T20 é muito superior à da 600D. Eu fui de uma 650D para a X-T20 e não tem absolutamente nada a ver.

Se fosse a ti, pensava em vender o material Canon e investir esse dinheiro em objectivas/material Fuji.
Se um dia necessitares de um corpo mais capaz, fazes upgrade ou acrescentas ao que já tens.

Também seria o que eu faria. Provavelmente compraria em grey market ou usada algo como 27mm F2.8, 35mm F2, 50mm F2. E tens sempre a 50-230mm que fica mais em conta.
Tens outra opção que é vender a canon e a lente de kit fuji também e comprar uma 16-55 f2.8, mas vais perder muito em portabilidade (a lente é bué pesada).

Como o @jguilhas disse, também tens a opção de só ter Canon com um corpo mais actual. Há mais opções de lentes a bons preços.
 
Última edição:
Pois, é a velha questão das mirrorless, o preço das lentes.

Com menos dinheiro se calhar compravas um corpo mais atual e as lentes que querias.

Eu tenho 2 sistemas também, embora julgue que com desempenhos mais próximos e o que tenho feito é ter lentes mais em conta para a mirrorless, apesar de serem boas lentes, e que são lentes mais para usar genericamente (nada de UGA, Zoom ou macro, neste momento apenas primes) e quando quero algo mais específico que é muito caro para a mirrorless, compro antes para a Nikon por muito menos dinheiro. Canon e Nikon crop têm a vantagem de ter muitas opções de lentes boas e baratas.

Achas que andarás com a tua 600D deixando a Fuji em casa? Esta é uma pergunta muito importante que tens de responder. Parece-me que a 600D é o corpo que ficou e não estás cheio de vontade de o usar pois não?
 
@Finkel estava só a querer dizer que são ambas crop sensor. Claro que o sensor de 18MP da Canon está datado, mas para a maior parte das pessoas pode não ser uma diferença significativa (como creio que é de FF para Crop ou MFT).

Acho que ter estes dois sistemas em concreto se torna redundante. Optar por Fuji neste momento poderá ser mais future-proof, mas na Canon consegues construir um sistema de lentes bastante mais em conta (e eventualmente variado).

Cumprimentos
 
Boas

Se estivesse no teu lugar, uma vez que as duas câmaras produzem uma qualidade de imagem aproximada (ambas crop), escolhia ficar apenas com um dos sistemas (se tivesses uma FF e uma crop, poderia ter outra leitura).

Vender a Fuji está fora de questão porque eu adoro a camera e para o que faço mais (fotos de viagem com a lente kit e urbex com a samyang 12mm), estou totalmente satisfeito. Vender a 600D também esta fora de questão porque a namorada usa a camera... embora ela não perceba patavina do assunto e esteja sempre em modo automatico, ela usa, e eu gosto que ela use porque enquanto está ocupada a fotografar também me dá mais tempo a mim para fazer o mesmo xD

Provavelmente compraria em grey market ou usada algo como 27mm F2.8, 35mm F2, 50mm F2. E tens sempre a 50-230mm que fica mais em conta.

Tens outra opção que é vender a canon e a lente de kit fuji também e comprar uma 16-55 f2.8, mas vais perder muito em portabilidade (a lente é bué pesada).

Os preços que eu falava para a XF 55-200m F3.5-4.8 e uma XF 50mm F2, eram grey market. A 50-230 é sem duvida uma opção mais barata, 165€ arranja-se nova grey market, e isso já é um preço que me agrada, mas a lente não será lenta?

Achas que andarás com a tua 600D deixando a Fuji em casa? Esta é uma pergunta muito importante que tens de responder. Parece-me que a 600D é o corpo que ficou e não estás cheio de vontade de o usar pois não?

É assim eu quando vou fotografar levo sempre as duas, vai sempre na mochila com a fuji, porque a namorada como disse usa a camera, e quando vou sozinho fotografar (que é raro), não vai porque não justifica, mas se tivesse mais lentes para ela já levava.

A ideia de comprar as lentes para a Canon tive porque... a canon vou manter para a namorada, mas podia dar-lhe algum uso também, e efectivamente as lentes são muito mais baratas, por 200€ comprava a 50mm 1.8 e a 55-250 e podia brincar sem gastar muito e perceber se são lentes que ia usar muito ou não (eu nunca tive uma prime, e nunca tive uma zoom destas, só experimentei de um amigo), e pronto, basicamente queria mais lentes para brincar, experimentar e aprender mas sem gastar 800€ em duas lentes fuji podendo gastar 200€... por outro lado ia estar a dividir a minha atenção em dois sistemas diferentes... portanto estou confuso.

Secalhar o melhor mesmo é poupar e esperar, e depois comprar uma prime tipo a XF 50mm F2, e depois uma XF 55-200m F3.5-4.8 ou a XC 50-230mm e pronto... e deixar a canon quieta só para a namorada ir usando com a lente kit.
 
Os preços que eu falava para a XF 55-200m F3.5-4.8 e uma XF 50mm F2, eram grey market. A 50-230 é sem duvida uma opção mais barata, 165€ arranja-se nova grey market, e isso já é um preço que me agrada, mas a lente não será lenta?

É mais lenta que a XF mas tem as suas vantagens, como ser muito mais leve e ter uma muito melhor relação qualidade preço. O que não falta aí são comparativos entre as duas. Eu escolhi conscientemente a XC 16-50 vs a XF 18-55. E, sendo que a qualidade é também muito boa, a portabilidade foi um factor decisivo.

Já pensaste em trocar a 600D por uma outra fuji em 2a mão? Assim sempre tinhas maior poder de argumentação. Ambos podiam usar as lentes novas. Uma de geração anterior, tipo a X-T10 ou a X-T100. Ambas são relativamente em conta. Ou então fazer tu o movimento contrário. Passar para um corpo Canon superior e aproveitarem a maior oferta de vidro de qualidade.
 
Epah...o rapaz está a falar de gastar uns 200€ em duas lentes. Nem é 200 numa, é 200 em duas.

Considerando que se tratam de dois utilizadores, acho que isto é uma não-questão...precisamente porque são dois utilizadores. Um não tem as necessidades ou preferências do outro.

Se estivéssemos a falar de um utilizador a manter os dois sistemas só para si é que a coisa não tinha qualquer razão de ser, visto serem dois sistemas directamente concorrentes um ao outro. Optavas pelo que gostasses mais e pronto.

Mas assim...acho que, se ela quiser lentes, e elas forem assim baratitas...não há motivos para não comprar. E também não têm que ser as duas ao mesmo tempo.

Lentes caras...é que só tendo bem a certeza que é para subir o patamar.
 
Back
Topo