Que linguagem devo usar para via página web aceder a dados de uma base de dados?

jluisfer

Power Member
Vou precisar de desenvolver uma aplicação para a web em que o cliente depois de se autenticar tem acesso aos seus dados que estão numa base de dados que em principio será em SQL Server. O Cliente poderá ver os dados em formato tabela ou em formato gráfico como acontece no Excel.É só consulta que o cliente pode fazer

Há uns anos atrás andei a investigar isto e na altura fiz qualquer coisa usando ASP juntamente com VB6. Hoje estive a ver livros técnicos numa loja e pareceu-me que o PHP também poderá servir para o que quero.Se for preciso usar alguma linguagem de programação "desktop" será o C#

Com base nisto gostaria de saber a vossa opinião sobre o que devo usar para conseguir fazer o projecto que descrevi
 
Pode usar o php ou o asp.net. Não precisa de nenhuma linguagem de desktop, porque os programa web correm via browser. O que vai precisar é de um programa de servidor. Para o php pode ser o apache e para o asp.net o ISS. Além disso como vai utilizar uma base de dados, um SGDB como o sql server ou o mysql.
Se usar o php, e para criar o programa pode utilizar um bundlle ex. o xampp, que instala no computador tudo o que precisa, o apache, o mysql e o php. Depois é so meter mãos à obra e programar.
 
Obrigado pela ajuda. O que aconselham das duas? Qual é a mais fácil para conseguir fazer graficos de barras tipo excel com base em dados guardados numa base de dados?
 
O php tem uma comunidade enorme, e muitos tutoriais pela internet. O asp.net é a linguagem da Microsoft, tem também muitos tutoriais pela net, e pode usar o Visual Studio como IDE para programar, ou pode utilizar o Microsoft Web Plataform, que contém já o servidor, base de dados, e ferramentas de desenvolvimento. Ter em atenção o licenciamento, porque se for utilizado em empresas, não sei até ponto será possível, desconheço os termos do llicenciamento. O php é de uso livre, assim como o apache e o mysql.
Para fazer os gráficos é simples em ambas, tem é de utilizar recursos externos, em php pode utilizar algumas livrarias tais como o pchart.
 
No caso de seguires pelo .net tens a eterna problemática dos licenciamentos e dos custos associados às tecnologias microsoft... se decidires seguir pelo caminho do open source tens o php. Relativamente à dificuldade não creio que seja uma questão importante, tanto uma linguagem como outra tem a sua curva de aprendizagem... é preciso é querer saber
 
Penso que o .NET pode ajudar a abrir outras portas mais para a frente, por exemplo a própria ligação á BD em ambiente web pode ficar facilitada caso optes por abordagens simplificadas na construção das páginas, etc.
 
Em termos de custos, se asp.net requer um servidor com OS Microsoft Windows, PHP requer igualmente um servidor podendo ser Linux or Windows, ou seja, há sempre um custo associado seja qual for a linguagem escolhida.

Usar MS SQL Server Express pode ser usado em ambientes empresariais sem quaisquer problemas em termos de licencas/custos, e o mesmo se aplica 'a instalacao de um IDE como o Visual Studio 2015 Community Edition. O facto de SQL ser Express nao quer dizer nada, para o que é pretendido, é mais que suficiente. O mesmo se aplica ao Visual Studio Community Edition, as features existentes mais que servem para o que é necessário, a maior parte das vezes.

Seja qual for a tecnologia que escolhas, podes ainda optar por AWS (Amazon) ou Azure (Microsoft) e provavelmente poupar algum dos custos.
 
Back
Topo