Que linguagens de programação costumam utilizar

Que linguagens de programação costumam utilizar

  • Assembly

    Votes: 323 9,9%
  • C#

    Votes: 590 18,2%
  • C

    Votes: 1.202 37,0%
  • C++

    Votes: 877 27,0%
  • Cobol

    Votes: 33 1,0%
  • Delphi (pascal)

    Votes: 141 4,3%
  • Haskell

    Votes: 108 3,3%
  • Java

    Votes: 1.112 34,2%
  • Pascal

    Votes: 392 12,1%
  • Perl

    Votes: 85 2,6%
  • PHP

    Votes: 779 24,0%
  • Python

    Votes: 323 9,9%
  • VB6

    Votes: 449 13,8%
  • VB.NET

    Votes: 415 12,8%
  • Shell Script (qualquer tipo, c shell, bourne shell, etc...)

    Votes: 186 5,7%
  • SQL (no caso de trabalharem com sql directamente)

    Votes: 713 22,0%
  • Action Script

    Votes: 135 4,2%
  • Matlab

    Votes: 117 3,6%
  • Ruby

    Votes: 41 1,3%
  • Fortran

    Votes: 15 0,5%
  • Javascript

    Votes: 364 11,2%
  • Objective C

    Votes: 34 1,0%
  • VBScript/asp clássico

    Votes: 36 1,1%

  • Total voters
    3.248
Quando falas em problemas mais complexos estas a falar de que?O que é scripting?Se fizer um programa em C++ não o posso instalar noutro pc?Desculpa isto mas o noob esta a começar lol
 
OK, vamos lá então tentar colocar os pontos nos I's.

Numa linguagem de programação dita "Normal", tu escreves o programa e no fim "Compilas", ou seja geras um executável a partir do código que escreveste. Este Executável está pronto a correr noutro PC, embora possam existir limitações quanto à arquitectura ou quanto ao S.O. em que corre. É o caso do C e do C++, onde o mesmo código pode ter de ser compilado com compiladores diferentes para executar em processadores diferentes (PC ou arm) ou em S.O. diferentes (Windows vs Linux). Caso utilizes bibliotecas que sejam específicas de um SO, nesse caso não podes compilar para o outro.
O Java elimina este problema por correr em cima da Máquina Virtual de Java, logo o mesmo exe corre em qualquer S.O. No entanto pagas um preço por isso, que é a performance, já que em vez de correres apenas o teu programa tens de correr a máquina virtual também.
Com uma Linguagem scripting, tu não geras um exe. Em vez disso o teu código é executado directamente por um interpretador. Isto também elimina a diferença entre S.O.'s, mas obriga a que tenhas um interpretador da linguagem instalado na máquina onde queres correr o código.
Além destas diferenças, tens outras ainda. Como o diutsu te disse, algumas linguagens usam paradigmas diferentes, isto é, formas diferentes de resolver os problemas. Isto faz com que algumas linguagens permitam resolver alguns problemas de uma forma mais simples que outras, embora possam ser mais complicadas de aprender.
Depois tens algumas linguagens que são orientadas para a Web, enquanto outra são para desenvolvimento para PC.

Se existem tantas linguagens, é porque cada uma oferece algo diferente das outras, nem que por vezes sejam coisas pequenas que agradam mais a uns programadores e menos a outros.
 
C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C

:fart:

assembly de x em kando tb rula :009:

[[]]

Consegues-me dar umas dicas em como aprender essas linguagens? manuais ou assim que aconselhas. estou a estudar engenharia informática e até agora a unica linguagem em que me dou mais ou menos é java ( e mesmo assim heranças, overloads, visitors e assim ainda fazem moça )

cumpz
 
aprende C com o livro do Damas (ou o K&R se te deres bem com o inglês), se já sabes java, só vais ter dificuldade com os ponteiros, mas pode ser que acabes por percebas a parte dos visitors quando voltares a java (a herança e overload é que não existem mesmo em C).
Assembly aconselho-te a procurares um processador "simplificado", eu aprendi com um in house, ainda andei a brincar com o da TI84, já não sei qual é o processador, e depois nunca mais peguei em assembly, e não faço intenções de no futuro próximo de lhe ir mexer, apesar de ser capaz de o fazer.
 
Há muitas que permitem fazer o mesmo, mas isso não quer dizer que façam exactamente o mesmo.

Por exemplo: C é "simples", fácil de programar e extremamente rápida, mas assim que começares a fazer programas mais complexos vais sentir várias dificuldades em resolver os problemas de uma maneira eficiente.
C++ é C com objectos, o que só por si é uma grande ajuda ao problema do C, usando o make ficas com uma solução para projectos mais complexos, mas C++ tem de ser compilada para a máquina em que queres correr o programa.
Java, pode ser corrida em qualquer máquina mas corre numa máquina virtual,o que reduz a velocidade do programa.
Depois tens linguagens boas para scripting, como lua, perl e python, são mais lentas que C/C++ mas são mais fáceis de programar.

E para outros paradigmas de programação tens também lisp/scheme ou o prolog.

Para web tens PHP (ou python) (server) e javascript (client-side), que facilitam a criação de páginas web, o que não impede de usar Java ou outra linguagem que gostes.

E claro há muitas outras linguagens meio "perdidas" para resolver problemas mais específicos, retirando bastante complexidade à programação em si, permitindo ao programador abstrair-se do programa e focar-se no problema (p.e. matlab).

As linguagens podem fazer todas QUASE a mesma coisa, mas fazem-no de maneiras diferentes, umas mais alto nível (mais fácil, menos controlo) e outras mais baixo nível (mais controlo, mais esforço).


desculpa discordar aí com algumas coisitas mas tens aí um grande erro, que é dizeres que a linguagem lua é m ais lenta de c/c++ o que não é de todo verdade até porque lua é uma linguagem interpretada como javascript, e ainda por cima só é uma das linguagens de programação orientada a objectos e semantica, mais rápidas, aparte disto lua é bem mais rapida que c/c++

ha já agora eu programo a maior parte do tempo em java, sql, javascript/jquery
 
Para C já te deram o essencial. Quanto a Assembly, o mais provavel é dares alguma coisa em Arquitectura de Computadores. De qualquer forma convém aprender C antes, já que o C é muito usado para brincar com assembly. De toda a forma tens aqui vários manuais para IA32: http://www.plantation-productions.com/Webster/

Nem mais, o que o user Flinger disse é 100% verdade,em AC os projectos sao na maioria em assembly, pelo menos na Universidade da Madeira...
 
depende do propósito. não acredito num "um-faz-tudo".

C# ou python obriga a que o target tenha a compact framework ou python instalado. Java obriga a que haja um JRE. Javascript só corre na sandbox do browser e não acede ao filesystem. PHP exige um web server.

depende do propósito da aplicação. para scripts pequenos, Python é o melhor pois a rapidez para o fazer é incomparável, há bibliotecas para tudo. Java ou C#também, mas é mais "pesado" de construir, mais rígido, podem ser carne para canhão para coisas pequenas. C é mesmo para coisas mais elaboradas.

Pode-se fazer o mesmo com todas, é mais questão de gosto e conhecimento pelas linguagens.

Eu pessoalmente o que faço para mim são sempre coisas pequenas e então uso Python.
 
Boas,

Neste momento já tenho bases a C, JAVA. (e algumas baśicas de web development).

Agora procuro iniciar-me a uma nova linguagem ligada à web development...

Qual a que irá ter mais procura no futuro? já ouvi falar bem de .NET..
 
Javascript só corre na sandbox do browser e não acede ao filesystem.

http://www.commonjs.org/

http://nodejs.org/

Agora procuro iniciar-me a uma nova linguagem ligada à web development...

Qual a que irá ter mais procura no futuro? já ouvi falar bem de .NET..

A que irá ter mais procura ninguém te saberá dizer com certeza. O que não parece provável num futuro relativamente curto de tempo é que seja possível construir aplicações web decentes sem dominar javascript.
 
Focando-me mais na web que é a minha área, diria que neste momento basicamente eu optaria ou por .Net ou por Java.

Há que separar duas coisas no mundo do desenvolvimento web - uma coisa é fazer sites, outra coisa é executar projectos (a primeira não é obrigatoriamente a segunda). Quando fazemos algo que se liga à BD para fazer as operações básicas não é preciso nada de especial, mas quando começa a ser preciso segmentar as coisas por camadas, automatizar testes, ter processos de ALM montados, configurados e funcionais, ter robustez e fiabilidade, na minha opinião estas duas tecnologias dão cartas. Não que as alternativas sejam más, mas ao que tenho visto, se estivesse a começar a programar era por uma das duas que ia. Java é melhor pago.

Em termos de mobile não há hipótese, iOS ou Android.
 
Back
Topo