Que linguagens de programação costumam utilizar

Que linguagens de programação costumam utilizar

  • Assembly

    Votes: 323 9,9%
  • C#

    Votes: 590 18,2%
  • C

    Votes: 1.202 37,0%
  • C++

    Votes: 877 27,0%
  • Cobol

    Votes: 33 1,0%
  • Delphi (pascal)

    Votes: 141 4,3%
  • Haskell

    Votes: 108 3,3%
  • Java

    Votes: 1.112 34,2%
  • Pascal

    Votes: 392 12,1%
  • Perl

    Votes: 85 2,6%
  • PHP

    Votes: 779 24,0%
  • Python

    Votes: 323 9,9%
  • VB6

    Votes: 449 13,8%
  • VB.NET

    Votes: 415 12,8%
  • Shell Script (qualquer tipo, c shell, bourne shell, etc...)

    Votes: 186 5,7%
  • SQL (no caso de trabalharem com sql directamente)

    Votes: 713 22,0%
  • Action Script

    Votes: 135 4,2%
  • Matlab

    Votes: 117 3,6%
  • Ruby

    Votes: 41 1,3%
  • Fortran

    Votes: 15 0,5%
  • Javascript

    Votes: 364 11,2%
  • Objective C

    Votes: 34 1,0%
  • VBScript/asp clássico

    Votes: 36 1,1%

  • Total voters
    3.248
A plataforma .NET veio revolucionar/evoluir um bocado as linguagens, o C#, na onda do melhor do java e do melhor do c++. E claro, as ASP.NET, as ASP era uma carga de trabalho... script de servidor misturado com script de cliente mais HTML para a cena da visualização... era uma barafunda.

Mas como muita gente diz, o C++ é a mais potente.
 
BraBo disse:
Mas não te esqueças que ASP.NET apesar de ser muito diferente de ASP, continua a ser a evolução,
Qual evolução? apenas o nome é igual (ou quase igual), parece-me mais um truque de marketing do que qualquer especie de evolução. Evolução é da framework 1.1 pra a 2.0.

BraBo disse:
e olha que o aparecimento quer do Php quer do ASP não deve estar assim tão longe um do outro.
Estavamos a comparar PHP com ASP.NET. Deixa lá esse "tropeção no caminho", que foi o ASP, de fora da discução.

BraBo disse:
Acho :P , mais parecia um daqueles argumentos de que a MS é sempre incapaz de inovar seja o que fôr. Bem sei que "copia" muita coisa, ainda assim ....

BraBo disse:
... Olha por exemplo Perl. "Dizem por aí" que o sintaxe do Php é muito similar à do Perl
(para web)
Perl é Perl, não há Perl para web e Perl para não-web. O que existem são modulos de Perl , para Apache por exemplo, especificos para um ambiente web, como por exemplo o mod_perl, assim como existem modulos de Perl para acesso a base de dados, etc ...

BraBo disse:
... e que até era uma versão reduzida do Perl exactamente para esse ambiente. Quer isto dizer que pode tirar ideias de muitas outras...
versão reduzida do Perl?? queres dizer, uma versão com menos módulos de perl ou com apenas os modulos especificos para web?? já agora mostra lá essa versão reduizida que eu não sei nada disso, já que falas nisso gostava de conhece-lo.
 
NoMercy disse:
Qual evolução? apenas o nome é igual (ou quase igual), parece-me mais um truque de marketing do que qualquer especie de evolução. Evolução é da framework 1.1 pra a 2.0.


Nao concordo, de ASP para ASP.NET notou-se uma grande evolução e muito mais organização.
 
Boas,

Tive em Lisboa a ver a apresentaçaõ do ASP.net, e as diferenças eram muitas!!!! o ASP.net esta mt a frente do ASP...

Cumprimentos
 
NoMercy disse:
Qual evolução? apenas o nome é igual (ou quase igual), parece-me mais um truque de marketing do que qualquer especie de evolução. Evolução é da framework 1.1 pra a 2.0.
Mesmo assim ...

NoMercy disse:
Perl é Perl, não há Perl para web e Perl para não-web. O que existem são modulos de Perl , para Apache por exemplo, especificos para um ambiente web, como por exemplo o mod_perl, assim como existem modulos de Perl para acesso a base de dados, etc ...


versão reduzida do Perl?? queres dizer, uma versão com menos módulos de perl ou com apenas os modulos especificos para web?? já agora mostra lá essa versão reduizida que eu não sei nada disso, já que falas nisso gostava de conhece-lo.
Não, o que quero dizer foi que Php "apareceu inicialmente como apenas vocacionado para a Web mas com fortes influências de Perl. Pelos (poucos) exemplos de Perl que já vi, a sintaxe é muito semelhante.

Pelo que ouço, Perl é muito versátil, e não falei em "Perl para Web" ou para "não-Web"...
 
BraBo disse:
Mesmo assim ...


Não, o que quero dizer foi que Php "apareceu inicialmente como apenas vocacionado para a Web mas com fortes influências de Perl. Pelos (poucos) exemplos de Perl que já vi, a sintaxe é muito semelhante.

Pelo que ouço, Perl é muito versátil, e não falei em "Perl para Web" ou para "não-Web"...
ok.
 
Olá, colegas de Portugal,

Vejo que, dentre os que postaram neste tópico, sou o único (ou apenas o primeiro) a marcar a opção "Cobol".
Ainda existe um mercado muito ativo por aqui para esta linguagem, principalmente em empresas que mantém seus mainframes à toda carga. Eu trabalho em empresa do mercado financeiro, que é o maior consumidor desta tecnologia aqui no Brasil.

E como está o Cobol aí em Portugal ?

Um grande abraço.
 
PStavares disse:
...

E como está o Cobol aí em Portugal ?

Um grande abraço.
Acho que ainda é usado em alguns bancos (empresas onde se deposita dinheiro e não "banco de dados" :P ) e talvez em companhias de seguros ou outras que necessitem de mainframes.
Não me parece que cobol seja usado ou ensinado nas universidades hoje em dia.
 
Eu dia a dia uso mt o SQL 2000 e VB.NET ou seja ASP.NET :P
Trabalho e tal, tendo em conta que muitos dos controlos que uso sao feitos posteriormente aos da microsoft , dá mais jeito :P

delphi , c tb ja programei
 
dElpH! disse:
Eu dia a dia uso mt o SQL 2000 e VB.NET ou seja ASP.NET :P
Trabalho e tal, tendo em conta que muitos dos controlos que uso sao feitos posteriormente aos da microsoft , dá mais jeito :P

delphi , c tb ja programei


VB.NET ou seja ASP.NET ???!??! Essa nao percebi.....
 
dElpH! disse:
desculpa erro meu ,

Uso ASP.NET , que pode ter VB.NET ou C#.NET

no meu caso uso o VB.NET


Ahhh....ok, ja percebi ;)
Experimenta o codigo da ASP.NET com o C#, mto bom mm, embora o VB.NET ja n tenha nada a ver com a confusão q era o VB.
 
Eu fico-me pelo Basic, e uns bocado de Java, C e C# que fui obrigado a aprender no faculdade. (Assembly tb mexi mas foi tão rápido ke não aprendi praticamente nada)
Aprendi a mexer com Basic no (muito) antigo Spectrum, dps saltei pra QuickBasic no DOS, a seguir comecei a programar no VB6, e agora estou com Visual Basic .NET.

Pró ano espero começar a ver Visual Basic Express (assim ke o Novo Visual Studio sair...)

Basic 4 Ever!! :)
 
Pela 1ª vez

Olá a todos. Tenho conhecimentos apenas da tecnologia .NET e SQL.
Programo em VB.NET e ASP.NET com acesso a base de dados SQL.
Estou a pensar entrar também na linguagem C#.NET porque me parece bastante intuitiva(mais do que VB.NET, penso eu)
 
Back
Topo