Que Linux recomendam ?

YuRiSsS

Power Member
Boas, estou agora a iniciar no Linux com o objectivo de aprender...

Mas vou utiliza-lo num Sistema Pentium III 800Mhz com 64/128 de RAM ( agr n me lembro ao certo), com um disco rigido de 1.200MB/1.2GB, e com uma grafica RIVA :D de 32MB.

Qual sistema aconselham eu a instalar nele ?

Isto é so temporario.. dps vou instalar o sistema num Intel Duo Core..

PS: isto de inicio é mais para aprender a funcionar com comandos, ir à internet e pouco mais...
 
Boas, estou agora a iniciar no Linux com o objectivo de aprender...

Mas vou utiliza-lo num Sistema Pentium III 800Mhz com 64/128 de RAM ( agr n me lembro ao certo), com um disco rigido de 1.200MB/1.2GB, e com uma grafica RIVA :D de 32MB.

Qual sistema aconselham eu a instalar nele ?

Isto é so temporario.. dps vou instalar o sistema num Intel Duo Core..

PS: isto de inicio é mais para aprender a funcionar com comandos, ir à internet e pouco mais...

Com esse disco imenso (cofcof) não vais conseguir instalar nada de jeito, a nível gráfico. Terias que cortar em muitas coisas e ficarias com um sistema bastante incompleto. Qualquer distro minimamente moderna ocupa 2 gigas, mínimo. Tens distro mais pequenas, tipo Damn Small Linux, Slax, etc ... Mas a ver se alguém se lembra de alguma coisa melhor ...
 
Com esse disco imenso (cofcof) não vais conseguir instalar nada de jeito, a nível gráfico. Terias que cortar em muitas coisas e ficarias com um sistema bastante incompleto. Qualquer distro minimamente moderna ocupa 2 gigas, mínimo. Tens distro mais pequenas, tipo Damn Small Linux, Slax, etc ... Mas a ver se alguém se lembra de alguma coisa melhor ...

Não peço nada de mt bom.. por isso é que vim pedir a vossa opiniao de uns mais fracos... até ter possibilidade de instalar um muito melhor no pc que uso...

É so para aprender a funcionar mais com os comandos e isso.. Não peço nada forte a nivel gráfico! e é mais para o pc tambem funcionar um pouco.
 
Com esse disco imenso (cofcof) não vais conseguir instalar nada de jeito, a nível gráfico. Terias que cortar em muitas coisas e ficarias com um sistema bastante incompleto. Qualquer distro minimamente moderna ocupa 2 gigas, mínimo. Tens distro mais pequenas, tipo Damn Small Linux, Slax, etc ... Mas a ver se alguém se lembra de alguma coisa melhor ...

Com um disco deste tamanho só estou a ver o Damn Small Linux como o RuiMoura aconselhou.
Mas tens 2 alternativas: um live cd do Ubuntu por exemplo, ou outros.
Instalas o VMWare Server que é grátis e depois metes uma máquina virtual com a distribuição ou distribuições que quiseres na tua máquina com o Core duo.
 
Pá tens o puppy linux, e podes instalar no disco (é live cd). Tem a maioria das coisas que te vão fazer falta por enquanto e só ocupa qq coisa como 80 megas ...

Depois tens o damn small linux (ja o tinha referido), o slax (slax popcorn), Beatrix. Assim de repente são os que me lembro ... Procura no google pelos links ...

Podias também experimentar livecd's de distros grandes (ubuntu, por exemplo), mas o problema que vais ter com live cds de distros mais "fortes" é que não tens RAM suficiente para aguentar com aquilo ...
 
Eu gosto desta distro e encaixa minimamente no teu sistema :)

Zenwalk (full version ~ 400MB iso download) is a complete system : out of the box, you will be able to browse, mail, chat, listen to music, program in C, Perl, Python, Ruby,.. watch videos in various formats, write documents, print, scan, burn CD and DVD, connect your camera and edit your photographs, without adding anything. Coders will like the full set of development libraries and interpreters.

Mais info: http://www.zenwalk.org/
 
Eu gosto desta distro e encaixa minimamente no teu sistema :)



Mais info: http://www.zenwalk.org/


Por acaso também conhecia, mas repara no seguinte:
Hardware requirements

These are the minimal hardware requirements to run Zenwalk in Xwindow mode, with correct performance (some lower configs work - ie : PII - , but might be slow) :
  • Pentium III class processor
  • 128 Mb RAM
  • 2Gb HDD

400 megas é o iso. Depois de instalado a historia é outra ...
 
Eu apostava no Damn Small Linux se queres uma instalação mínima, no entanto se queres algo mais fiável, estável e com maior suporte vai para Debian.
 
Esse computador é bem porreiro para correr Linux.. tirando dois aspectos.. HDD e a memoria.

O que eu te recomendava era que fosses a sites tipo o miau.pt e faças um pequeno upgrade...

Com 15~20 euros arranjas um disco de 20 a 40 GB, com alguma sorte de 7200 rpm's e tudo.. E
por uns 10 euros arranjas mais 256 MB de SDRAM 133 (embora para as distros mais pesadas 512MB na minha opinião pessoal seja o ideal)..



E ficas ai com uma maquina bem usável com qualquer distro moderna..
 
Ja arranjei um disco de 40GB pro pc...

A Ram fica ainda pelas 128MB... até arranjar melhor..

Sendo assim qual aconselham ? já que as opinioes estao mt restritas devido ao disco..

Digam tambem aqueles que voces usam..
 
Ja arranjei um disco de 40GB pro pc...

A Ram fica ainda pelas 128MB... até arranjar melhor..

Sendo assim qual aconselham ? já que as opinioes estao mt restritas devido ao disco..

Digam tambem aqueles que voces usam..

Já podes ir pelo xubuntu, por exemplo, onde tens a facilidade de instalação do Ubuntu, mas com a leveza do xfce ...
 
Eu pessoalmente recomendava-te um Debian, stripped down, para ires também aprendendo alguma coisa já com a instalação.

Se queres já uma coisa simples só para começar ... instalação quase automática, vai por algo como ubuntu ou suse.

Se queres começar a aprender já um bocadinho a escolheres o que queres instalar, mexer já em pacotes e tal ... debian.

Com o ubuntu também podes fazer isso, a diferença é com o debian TENS de fazer isso :D
 
Tive de meter aquele computador de lado, tentei mesmo com o disco de 40GB o problema está mesmo na memória RAM, e eu neste momento nao quero fazer investimentos naquele computador, metendo-o de lado e assim que a opertunidade surgir adquirir mais ram para o meter no minimo à volta dos 256MB de RAM.

Entretanto vou ligar o disco a este computador que uso (E6700 , 2GB Ram com 1disco sata2 de 320GB) Não haverá conflito instalando um IDE e um SATAII no mesmo pc ?

Em relação à distribuição, eu nao quero nada que seja como o Windows, ou seja tudo automatico, eu quero um Completo, que tenha tudo, mas que ao mesmo tempo eu tenha de me esfurçar, e aprender... Será o Fedora Core 6 uma boa escolha ? Já o tive uma vez instalado o 5 e nao consegui nem por nada de este mundo instalar o modem ADSL, e fiz de mil e uma maneiras. Mas estou disposto a mais umas lutas. O objectivo principal é aprender a trabalhar com o Linux...

Se recomendarem outro insirem ai os links para fazer o descarregamento. Tenho cá o Kurumin 6.1 tambem.
 
Tive de meter aquele computador de lado, tentei mesmo com o disco de 40GB o problema está mesmo na memória RAM, e eu neste momento nao quero fazer investimentos naquele computador, metendo-o de lado e assim que a opertunidade surgir adquirir mais ram para o meter no minimo à volta dos 256MB de RAM.

Entretanto vou ligar o disco a este computador que uso (E6700 , 2GB Ram com 1disco sata2 de 320GB) Não haverá conflito instalando um IDE e um SATAII no mesmo pc ?

Em relação à distribuição, eu nao quero nada que seja como o Windows, ou seja tudo automatico, eu quero um Completo, que tenha tudo, mas que ao mesmo tempo eu tenha de me esfurçar, e aprender... Será o Fedora Core 6 uma boa escolha ? Já o tive uma vez instalado o 5 e nao consegui nem por nada de este mundo instalar o modem ADSL, e fiz de mil e uma maneiras. Mas estou disposto a mais umas lutas. O objectivo principal é aprender a trabalhar com o Linux...

Se recomendarem outro insirem ai os links para fazer o descarregamento. Tenho cá o Kurumin 6.1 tambem.

Fedora 6 é uma boa escolha, e recomendo. É a que eu uso ;)

Quanto a conflitos de discos não percebo nada disso ...
 
Tive de meter aquele computador de lado, tentei mesmo com o disco de 40GB o problema está mesmo na memória RAM, e eu neste momento nao quero fazer investimentos naquele computador, metendo-o de lado e assim que a opertunidade surgir adquirir mais ram para o meter no minimo à volta dos 256MB de RAM.

Entretanto vou ligar o disco a este computador que uso (E6700 , 2GB Ram com 1disco sata2 de 320GB) Não haverá conflito instalando um IDE e um SATAII no mesmo pc ?

Em relação à distribuição, eu nao quero nada que seja como o Windows, ou seja tudo automatico, eu quero um Completo, que tenha tudo, mas que ao mesmo tempo eu tenha de me esfurçar, e aprender... Será o Fedora Core 6 uma boa escolha ? Já o tive uma vez instalado o 5 e nao consegui nem por nada de este mundo instalar o modem ADSL, e fiz de mil e uma maneiras. Mas estou disposto a mais umas lutas. O objectivo principal é aprender a trabalhar com o Linux...

Se recomendarem outro insirem ai os links para fazer o descarregamento. Tenho cá o
Kurumin 6.1 tambem.

Se tens mesmo vontade de aprender e fazer tudo à mão, dá-lhe com gentoo, mas aviso-te já que vais penar.

Aquilo é tudo optimizavel para o hardware que cada um tem, mas isso dá trabalho a configurar.

Se quiseres algo bom, que podes personalizar, mas não tão extremo, tens o Debian.

Podes sacar ambos a partir do http://darkstar.ist.utl.pt/
 
Tive de meter aquele computador de lado, tentei mesmo com o disco de 40GB o problema está mesmo na memória RAM, e eu neste momento nao quero fazer investimentos naquele computador, metendo-o de lado e assim que a opertunidade surgir adquirir mais ram para o meter no minimo à volta dos 256MB de RAM.

Entretanto vou ligar o disco a este computador que uso (E6700 , 2GB Ram com 1disco sata2 de 320GB) Não haverá conflito instalando um IDE e um SATAII no mesmo pc ?

Em relação à distribuição, eu nao quero nada que seja como o Windows, ou seja tudo automatico, eu quero um Completo, que tenha tudo, mas que ao mesmo tempo eu tenha de me esfurçar, e aprender... Será o Fedora Core 6 uma boa escolha ? Já o tive uma vez instalado o 5 e nao consegui nem por nada de este mundo instalar o modem ADSL, e fiz de mil e uma maneiras. Mas estou disposto a mais umas lutas. O objectivo principal é aprender a trabalhar com o Linux...

Se recomendarem outro insirem ai os links para fazer o descarregamento. Tenho cá o Kurumin 6.1 tambem.

Todos têm tudo. Se queres mesmo aprender podes tentar gentoo. Mas só se tiveres pelo menos dois dias disponíveis para instalar.

Mas aconselhava-te antes Debian.

Quanto ao modem ADSL se for usb tenta aqui: http://www.portugal-a-programar.org/forum/index.php?topic=4246.0 mas.... :\
 
Todos têm tudo. Se queres mesmo aprender podes tentar gentoo. Mas só se tiveres pelo menos dois dias disponíveis para instalar.

Mas aconselhava-te antes Debian.

Quanto ao modem ADSL se for usb tenta aqui: http://www.portugal-a-programar.org/forum/index.php?topic=4246.0 mas.... :\

Conheço muito boa gente que mesmo tendo umas nocções de Linux não conseguiram configurar o Gentoo... aliás, um amigo meu tinha na PM do mercury: "Ubuntu is an ancient word that means can't configure Gentoo" :D

Ubuntu é bom para começar de ínicio. Foi por onde comecei e deu para dar uns toques antes de experimentar distros um pouco mais complicadas de configurar (e, claro está, mais optimizadas em relação ao sistema).
 
Se tens mesmo vontade de aprender e fazer tudo à mão, dá-lhe com gentoo, mas aviso-te já que vais penar.

Aquilo é tudo optimizavel para o hardware que cada um tem, mas isso dá trabalho a configurar.

Se quiseres algo bom, que podes personalizar, mas não tão extremo, tens o Debian.

Podes sacar ambos a partir do http://darkstar.ist.utl.pt/
OMFG...mas queres que o rapaz comece a brincar com linux ou tenha um esgotamento? xD

cada vez que instalo gentoo apetece arrancar cabelos :P
 
OMFG...mas queres que o rapaz comece a brincar com linux ou tenha um esgotamento? xD

cada vez que instalo gentoo apetece arrancar cabelos :P

Eu dei duas opções :P

Ele disse que queria uma cena onde brincasse com o linux.

Eu dei uma opção "hardcore" - gentoo e outra mais soft, mas nem por isso menos boa ... Debian. :D
 
Back
Topo