Que Linux recomendam ?

Por acaso apostava mais num Ubuntu 6.10 Edgy Eft e depois, talvez quando já houvesse mais experiência, o Debian. Mas uma vez no Ubuntu, não queres outra coisa :D

Para uma máquina como essa, o Ubuntu adapta-se muitíssimo bem.
 
Vou até ao Ubuntu ou Fedora Core

Mas digo já que fiquei com curiosidade do gentoo
lol acho melhor começares com o Ubuntu durante uns meses...tens a vantagem de poder fazer as coisas à la pata (linha comandos) ou, se não estiveres a conseguir, em ambiente gráfico.

O Gentoo....até para instalar é complicado :P se te quiseres assustar 1 pouco vê o walkthrough da instalação no site dessa distro...perdes logo a vontade xD
 
lol acho melhor começares com o Ubuntu durante uns meses...tens a vantagem de poder fazer as coisas à la pata (linha comandos) ou, se não estiveres a conseguir, em ambiente gráfico.

O Gentoo....até para instalar é complicado :P se te quiseres assustar 1 pouco vê o walkthrough da instalação no site dessa distro...perdes logo a vontade xD

u, por escolha pesosal, já aconselhei e volto a aconselhar Fedora, se queres aprender mais alguma coisa que no Ubuntu. Não estou a dizer que não se aprende no Ubuntu, e é talvez a melhor escolha para newbies, mas como quase tudo funciona, simplesmente, um gajo acaba por não aprender muita coisa, por vezes, se é que me faço entender.
No Fedora as coisas não são tão lineares, por vezes ... E então em laptops com wireles .... Mas também não é o caso. Claro que linux é linux, e na consola funciona tudo mais ou menos igual :)

E tens a vantagem de o Fedora não ser tão ... huuu ... pesado a nível de desktop como é o Ubuntu (falo pelo gnome ...)
 
Conheço muito boa gente que mesmo tendo umas nocções de Linux não conseguiram configurar o Gentoo... aliás, um amigo meu tinha na PM do mercury: "Ubuntu is an ancient word that means can't configure Gentoo" :D

Ubuntu é bom para começar de ínicio. Foi por onde comecei e deu para dar uns toques antes de experimentar distros um pouco mais complicadas de configurar (e, claro está, mais optimizadas em relação ao sistema).

Tipo... é só seguir o manual. Não é difícil, mas dá trabalho.

Ubuntu por Ubuntu mais vale meter Debian ( IMHO ). O funcionamento é igual mas Debian é mais estável e rápido. Aconselho a sacares a Testing.
 
Tipo... é só seguir o manual. Não é difícil, mas dá trabalho.

Ubuntu por Ubuntu mais vale meter Debian ( IMHO ). O funcionamento é igual mas Debian é mais estável e rápido. Aconselho a sacares a Testing.

A questão é que o Ubuntu é um cd de 700mb, um iso pronto a gravar e a instalar e é possível trabalhar-se a todos os níveis como em qualquer distro.

Em relação a quereres o gentoo, é tudo muito bonito mas acho que te vais arrepender. Não vais conseguir fazer metade das coisas e depois vais ficar com uma aversão a Linux que nem te digo nada :D.
 
Pois, mas nesse caso ele terá que instalar tudo à mão e não é bem o tipo de user para fazer isso agora acho eu. Para isso ia para Gentoo.

Mas ya, Debian e Ubuntu, vai dar tudo ao mesmo. Aliás, Ubuntu é baseado em Debian. Aquilo é tu cá tu lá, pai e filho :)
 
Pois, mas nesse caso ele terá que instalar tudo à mão e não é bem o tipo de user para fazer isso agora acho eu. Para isso ia para Gentoo.

Mas ya, Debian e Ubuntu, vai dar tudo ao mesmo. Aliás, Ubuntu é baseado em Debian. Aquilo é tu cá tu lá, pai e filho :)

Ele é que disse que queria aprender .. não queria algo que fizesse tudo sozinho.

Apesar do ubuntu ser baseado em debian, têm muitas diferenças .. nomeadamente em termos de "princípios".
 
Ele é que disse que queria aprender .. não queria algo que fizesse tudo sozinho.

Apesar do ubuntu ser baseado em debian, têm muitas diferenças .. nomeadamente em termos de "princípios".

E são esses princípios que fazem com que uma pessoa não aprenda tanto. O wireless funciona à primeira (a maioria), e tudo o mais ...

Agora acho que têm definitivamente de fazer uma distinção entre "querer aprender a mexer em linux" e "querer aprender a instalar o gentoo". Pá, não tenho nada contra, acho muito bem mesmo, a ideia da máquina optimizada, e coiso e tal, mas isso não te faz aprender a mexer em linux. Ou melhor, aprendes umas coisas, uns comandos de consola, etc, mas ficas sem saber muito bem o que aquilo é.

Porque não pegar num Ubuntu, num fedora, num opensuse ou mesmo num debian, instalar aquilo facilmente, e depois mexer nas coisas com calma? Quando se estiver mais à vontade com o sistema operativo, força com o gentoo ou lá o que quiserem ...

Mas por favor parem de indicar gentoo para pessoas que NUNCA mexeram em linux. A sério ... Depois admirem-se que ouçam dizer " eh pahh, linux? aquilo é bué complicado de instlar!!".

Será que não podem por de parte as vossas preferências pessoais durante um instante e pensar no que seria melhor para um newbie?

Vá lá, façam esse esforço ... É para o bem do Linux ...
 
E são esses princípios que fazem com que uma pessoa não aprenda tanto. O wireless funciona à primeira (a maioria), e tudo o mais ...

Agora acho que têm definitivamente de fazer uma distinção entre "querer aprender a mexer em linux" e "querer aprender a instalar o gentoo". Pá, não tenho nada contra, acho muito bem mesmo, a ideia da máquina optimizada, e coiso e tal, mas isso não te faz aprender a mexer em linux. Ou melhor, aprendes umas coisas, uns comandos de consola, etc, mas ficas sem saber muito bem o que aquilo é.

Porque não pegar num Ubuntu, num fedora, num opensuse ou mesmo num debian, instalar aquilo facilmente, e depois mexer nas coisas com calma? Quando se estiver mais à vontade com o sistema operativo, força com o gentoo ou lá o que quiserem ...

Mas por favor parem de indicar gentoo para pessoas que NUNCA mexeram em linux. A sério ... Depois admirem-se que ouçam dizer " eh pahh, linux? aquilo é bué complicado de instlar!!".

Será que não podem por de parte as vossas preferências pessoais durante um instante e pensar no que seria melhor para um newbie?

Vá lá, façam esse esforço ... É para o bem do Linux ...

Como tu tens um registo mais ou menos recente, não viste grande parte dos posts que já fiz no sub-fórum de linux, em tópicos deste estilo.

Eu NUNCA recomendo gentoo para uma pessoa que está a começar a mexer em linux. Aliás, eu desaconselho completamente ... a não ser que essa diga que não se importa de andar a martelar e a bater com a cabeça nas paredes.

Ele disse que não queria uma coisa simples ... eu avisei.

Recomendei gentoo, mas disse que se ele tentasse ia passar mal ... o aviso foi feito.

Para uma pessoa que se está a introduzir no linux e quer é ter um sistema funcional em pouco tempo, recomendo normalmente suse (porque não gosto muito de ubuntu).

Se as pessoas quiserem perder tempo a configurar um sistema de raíz e não tiverem problemas em demorarem mais tempo a ter um sistema funcional ... normalmente digo Debian, porque é a minha distro preferida.

Para quem é mm performance freak ... custe o que custar, então recomendo gentoo.

Só recomendei gentoo neste caso, pelas palavras de quem fez o post. Não é uma prática normal minha, por isso ... ;)
 
@xtreme: eu não me estava a referir a ti, nitidamente ... se pareceu isso peço desculpa. Até porque tu indicas-te claramente o debian ... Estou a falar pelas inúmeras threads por aqui (apesar de só estar registado à 2 meses e pouco) e por outros fóruns em que já vi recomendado o gentoo a newbies vezes sem conta (sempre por utilizadores de gentoo, obviamente).
 
@xtreme: eu não me estava a referir a ti, nitidamente ... se pareceu isso peço desculpa. Até porque tu indicas-te claramente o debian ... Estou a falar pelas inúmeras threads por aqui (apesar de só estar registado à 2 meses e pouco) e por outros fóruns em que já vi recomendado o gentoo a newbies vezes sem conta (sempre por utilizadores de gentoo, obviamente).

@ruimoura:

Não tens de pedir desculpa. Primeiro porque não levei a mal. Segundo porque só fiz o post para esclarecer o porquê de eu ter incluído o gentoo nas recomendações que fiz.

Não houve problema nenhum, eu é que achei que devia justificar ;)

Mais uma vez, não era preciso pedires desculpas, não só porque não me senti ofendido, mas também porque não disseste nada ofensivo :)
 
Quero desde já agradecer a voces pelas opiniões oferecidas e fico desde já muito contente por esta secção do Linux ser "mt mexida" :)

O que irei instalar irá ser o Debian ou o Fedora Core.

E ya.. o objectivo principal é aprender e nao utilizar como o windows. :)
 
@ruimoura:

Não tens de pedir desculpa. Primeiro porque não levei a mal. Segundo porque só fiz o post para esclarecer o porquê de eu ter incluído o gentoo nas recomendações que fiz.

Não houve problema nenhum, eu é que achei que devia justificar ;)

Mais uma vez, não era preciso pedires desculpas, não só porque não me senti ofendido, mas também porque não disseste nada ofensivo :)

Por vezes encontro pessoal algo "sensível" por estes lados, que não sabem entender uma opinião, e então para não aparecer um moderador qualquer com a mania que tem o rei na barriga e desate a atribuir-me "warnings" peço sempre desculpas ... Não é desculpa no sentido de que fiz algo de mal ... mas enfim ... são outras conversas ...
 
E o debian pode ser um cd com menos de 100 mb (net install) ...
Pois, mas nesse caso ele terá que instalar tudo à mão e não é bem o tipo de user para fazer isso agora acho eu. Para isso ia para Gentoo.

Isso é falso. Se sacares o de 100mb e na instalação escolhes para instalares o X (ou antes não tirares) o instalador instala-te o GNOME automaticamente, a única diferença é que te tira os pacotes da net e obviamente ficas logo com o sistema actualizado.

Se quiseres antes KDE (porque Debian mete GNOME por default) aí sim tens de tirar essa opção e escrever dois comandos após a instalação:

#apt-get install xorg
#apt-get install kde

Obviamente que se quiseres custumizar (escolher os pacotes que queres) não uses os comandos porque são meta-packages (que assim por alto é um pacote que não são nada a não ser um "atalho" que instala um conjunto definido de pacotes).
 
Também me vou aventurar com o debian, tenho usado o Ubuntu desde o Dapper e até tem sido positivo mas, como tenho tido alguns problemas, nomeadamente pelo menos uma vez por dia o sistema congela completamente e não consigo ter o beryl/xgl a 100%, decidi experimentar outra distro. Optei pelo Suse da Novell, a versão trial mas, também não me consigo entender com as rpms e problemas com dependencias...

Assim sendo, parece-me pelo que vi aqui que Debian pode ser uma boa alternativa.

Eu ja uso linux ha algum tempo e no entanto ainda sinto que estou a aprender as coisas mais básicas, alguém me sabe dizer quais são as distros que usam essa grande ferramenta, o "apt-get" ?

Cpts
 
Também me vou aventurar com o debian, tenho usado o Ubuntu desde o Dapper e até tem sido positivo mas, como tenho tido alguns problemas, nomeadamente pelo menos uma vez por dia o sistema congela completamente e não consigo ter o beryl/xgl a 100%, decidi experimentar outra distro. Optei pelo Suse da Novell, a versão trial mas, também não me consigo entender com as rpms e problemas com dependencias...

Assim sendo, parece-me pelo que vi aqui que Debian pode ser uma boa alternativa.

Eu ja uso linux ha algum tempo e no entanto ainda sinto que estou a aprender as coisas mais básicas, alguém me sabe dizer quais são as distros que usam essa grande ferramenta, o "apt-get" ?

Cpts

Todas as debian based. Ubuntu, Kubunto, Knoppix, etc.
Vê aqui: http://www.debian.org/misc/children-distros
 
Back
Topo