Que Linux recomendam ?

Também me vou aventurar com o debian, tenho usado o Ubuntu desde o Dapper e até tem sido positivo mas, como tenho tido alguns problemas, nomeadamente pelo menos uma vez por dia o sistema congela completamente e não consigo ter o beryl/xgl a 100%, decidi experimentar outra distro. Optei pelo Suse da Novell, a versão trial mas, também não me consigo entender com as rpms e problemas com dependencias...

Assim sendo, parece-me pelo que vi aqui que Debian pode ser uma boa alternativa.

Eu ja uso linux ha algum tempo e no entanto ainda sinto que estou a aprender as coisas mais básicas, alguém me sabe dizer quais são as distros que usam essa grande ferramenta, o "apt-get" ?

Cpts

O apt vem do Debian, logo todos os derivados de debian têm apt. Mas não é exclusivo, e podes ter o apt em qualquer distro (até tenho no fedora, só para experimentar).
 
O apt vem do Debian, logo todos os derivados de debian têm apt. Mas não é exclusivo, e podes ter o apt em qualquer distro (até tenho no fedora, só para experimentar).

É um gestor de pacotes.

De raíz vem em todas as debian-based, mas desde que arranjes os packages para o instalar ...

No entanto não sei até que ponto instalar um gestor de pacotes não rpm-based é bom para distros que usam rpms como pacotes.

Sinceramente nunca experimentei.
 
Quero desde já agradecer a voces pelas opiniões oferecidas e fico desde já muito contente por esta secção do Linux ser "mt mexida" :)

O que irei instalar irá ser o Debian ou o Fedora Core.

E ya.. o objectivo principal é aprender e nao utilizar como o windows. :)

Debian é porreiro e bastante flexível. Foi a distro que mais curti até encontrar o Gentoo :)

Eu não gosto muito de "recomendar" distros, o melhor mesmo é experimentar várias e escolher uma que se goste mesmo :P

Não recomendar Gentoo a um newbie não é nenhuma regra universal, eu diria que depende do newbie e da vontade ou tempo que tenha para investir. Eu consegui instalar á 2ª tentativa e hoje não uso outra coisa, nem me assustei quando vi as páginas do handbook...Aquilo até tem corezinhas engraçadas e tudo :D
 
Última edição:
Ah pronto, se tem corzinhas vou já sacar gentoo e instalar :D .. just kidding.

Bem, eu até agora só instalei Mandrake há 5 anos e ubuntu há 2 e pouco. Confesso que gostei muito do Ubuntu, mas ainda não tive oportunidade de instalar outra distro porque me dou perfeitamente com Ubuntu. Talvez venha a instalar Debian para ver melhor as diferenças que o "pai" tem. No IST a distro de Linux que está nos PCs é Debian mas nunca usei muito porque levo portátil por isso fiquei na mesma quando experimentei.

Se quiseres aventurar-te no linux é mesmo tentares instalar o gentoo mas o mais óbvio era ires para o Debian que ainda é uma aventura softcore! E ficas com uma noção bem clara do que é mexer no darkside do Linux. Uma vez lá dentro é para meninos :).

Boa sorte com isso.

PS: Os rpm também tenho instalado [RedHat Package Manager]. É o rival, por assim dizer, mas dão algum jeito porque há muita coisa empacotada por rpm.
 
Se querem aprender sinceramente optem pelo Ubuntu...

Lá porque é uma distro relativamente simples para iniciar, não quer dizer que não tenha todo o poder de qualquer outra distro por debaixo do grafismo..

E depois o Ubuntu tem uma grande vantagem.. Actualmente, é uma das distribuições mais documentadas, com mais howtos e tutoriais que podem encontrar.. E acreditem que um tutorial no inicio pode fazer a diferença entre desistir e aprender um pouco mais...

Mais documentada do que o Ubuntu, se calhar, actualmente só mesmo o Gentoo.. Mas o Gentoo tem uma filosofia muito própria, e sinceramente, não recomendo a ninguém que se inicie. Quem já sabe desenrascar-se no Linux, saiba perfeitamente as diferenças entre o Gentoo e as distros baseadas em binários, as vantagene e desvantagems, se quiser o Gentoo, tudo bem.. Agora para quem não sabe nada disto, meter-se logo em Gentoo, é mais provável desmoralizar e nunca mais querer saber de Linux do que chegar sequer ao fim da instalação.


Por isso... Actualmente, para iniciar eu só recomendo (K)Ubuntu porque permite aprender muito e facilita esse processo... Depois de as pessoas saberem andar por si, no Linux, então que usem a distro com a filosofia mais adequada ao que pretendem..
 
Depois de perder algum tempo na instalação do Debian (Minimal CD), que é exactamente igual ao que era no Dapper, surgiram os primeiros problemas. No final da instalação, pensando que seria a melhor solução, escolhi a opção de instalar os pacotes manualmente... grande erro... voltei atrás e troquei para a hipotese que instala os pacotes para Desktop automaticamente. Terminada a instalação apercebo-me que não há ambiente gráfico... tive cerca de 2 duas horas a fazer downloads de gnomes, xserver-xrog's, etc... para no final não conseguir iniciar o X >( .

Depois da má experiencia que tive com o Suse da Novell, não queria voltar a instala-lo, em vez disso instalei o OpenSuse 10.2 e esse sim... muito simples de instalar... e até agora estou a gostar e desta vez resolvi experimentar o Kde que me parece muito mais leve que o Gnome, ou seja... das distros que já experimentei esta foi a que deu menos problemas na instalação e configuração de hardware, parece-me ser uma boa distro para começar a "mexerE no linux.

cpts
 
Não recomendar Gentoo a um newbie não é nenhuma regra universal, eu diria que depende do newbie e da vontade ou tempo que tenha para investir. Eu consegui instalar á 2ª tentativa e hoje não uso outra coisa, nem me assustei quando vi as páginas do handbook...Aquilo até tem corezinhas engraçadas e tudo :D
LOL xD

Em relação à recomendação...eu não vejo gentoo como uma distro para começar...porque a não ser que um gajo tenha alguma experiencia a brincar com código e/ou MUITA paciência...vai desanimar pela certa :P

E eu assustei-me qd vi o handbook....mesmo aquilo sendo td maricas xD
 
Depois de perder algum tempo na instalação do Debian (Minimal CD), que é exactamente igual ao que era no Dapper, surgiram os primeiros problemas. No final da instalação, pensando que seria a melhor solução, escolhi a opção de instalar os pacotes manualmente... grande erro... voltei atrás e troquei para a hipotese que instala os pacotes para Desktop automaticamente. Terminada a instalação apercebo-me que não há ambiente gráfico... tive cerca de 2 duas horas a fazer downloads de gnomes, xserver-xrog's, etc... para no final não conseguir iniciar o X >( .

Eu avisei que depois tinha de se instalar tudo à mão! :)
 
loool, estava a ler a thread e pensei Mais uma thread sobre qual a melhor distro para um iniciante quando vou ver o primeiro tópico...

Boas, estou agora a iniciar no Linux com o objectivo de aprender...

Mas vou utiliza-lo num Sistema Pentium III 800Mhz com 64/128 de RAM ( agr n me lembro ao certo), com um disco rigido de 1.200MB/1.2GB, e com uma grafica RIVA :D de 32MB.

Qual sistema aconselham eu a instalar nele ?

Isto é so temporario.. dps vou instalar o sistema num Intel Duo Core..

PS: isto de inicio é mais para aprender a funcionar com comandos, ir à internet e pouco mais...

Vejo aqui sugestões de Ubuntu..., discussão do mais friendly..., e terem em conta os dados inciais da thread?

A meu ver a melhor sugestão passa mesmo pela do ruimoura, pois nem vejo como ele iria instalar outras distros..., gentoo, ubuntu, fedora e afins não servem nestes requisitos!

abraços, HecKel
 
Depois de perder algum tempo na instalação do Debian (Minimal CD), que é exactamente igual ao que era no Dapper, surgiram os primeiros problemas. No final da instalação, pensando que seria a melhor solução, escolhi a opção de instalar os pacotes manualmente... grande erro... voltei atrás e troquei para a hipotese que instala os pacotes para Desktop automaticamente. Terminada a instalação apercebo-me que não há ambiente gráfico... tive cerca de 2 duas horas a fazer downloads de gnomes, xserver-xrog's, etc... para no final não conseguir iniciar o X >( .
Eu avisei que depois tinha de se instalar tudo à mão! :)

Não insistas. Em Debian NÃO SE TEM DE INSTALAR Á MÃO. É COMO O UBUNTU ALTERNATE INSTALL.

"para no final não conseguir iniciar o X" é diferente de no final não instalar nada. Provavelmente teve um problema com os drivers da placa (vai a thread do ubuntu e vê se não aconteceu também já a alguns) e não o quis resolver, simplesmente passou para outra distro.

Eu já instalei das duas maneiras até. Automaticamente na instalação e instalando os pacotes posteriormente. E sempre com o net install. Agora não digam coisas que da maneira de que eles não são.

PS: Lamento se pareço ofensivo mas convém ficar vincado o que é e o que não é.
 
Não insistas. Em Debian NÃO SE TEM DE INSTALAR Á MÃO. É COMO O UBUNTU ALTERNATE INSTALL.

"para no final não conseguir iniciar o X" é diferente de no final não instalar nada. Provavelmente teve um problema com os drivers da placa (vai a thread do ubuntu e vê se não aconteceu também já a alguns) e não o quis resolver, simplesmente passou para outra distro.

Eu já instalei das duas maneiras até. Automaticamente na instalação e instalando os pacotes posteriormente. E sempre com o net install. Agora não digam coisas que da maneira de que eles não são.

PS: Lamento se pareço ofensivo mas convém ficar vincado o que é e o que não é.


Hmm ok. Então quer dizer que ele tem o xorg.conf instalado? Só falta mesmo arrancar bem?
Pensava que a versão net install era mais fraca ainda.

Nesse caso o que tens a fazer agora é editar o xorg.conf e na device, em vez da gráfica que lá está entre aspas meteres "vesa" e ver se corre.
 
Boas pesoal, este último sábado, um colega mostrou-me o big linux, fiquei espantado com todas as opções de configuração, actualizações, aspecto gráfico etc., resumindo, fui para casa com o bichinho e como adquiri recentemente um portátil e já não necessito tanto do meu desktop, lá comecei a instalar o dito (depois de algum tempo perdido a ver as comptibilidades com ele a correr a partir do cd).
Bom, uma desilusão, não sei se é mesmo do linux ou talvez derivado d algum erro de instalação, o que é certo é que ele denora cerca de 3 a 4 minutos até arrancar.
De resto fiquei espantado, pois detectou todo o hardware que tenho no pc, desde a pláca gráfia (nvidea) passando pela placa de som que é uma qualquer embutida na board e até a minha impressora multifunções velhinha.
Para quem não percebe muito disto, sinceramente recomendo.
Como é a primeira vez que entrei para o mundo do linux, sinceramente fiquei maravilhado e só não instalo no meu portátil (LG P346) porque infelizmente necessito de alguns programas que só funcionam nuns certos OS que não são gratuitos, já para não falar na cena do finguerprint reader, pois a omnipass não tem drivers para linux.
 
Boas pesoal, este último sábado, um colega mostrou-me o big linux, fiquei espantado com todas as opções de configuração, actualizações, aspecto gráfico etc., resumindo, fui para casa com o bichinho e como adquiri recentemente um portátil e já não necessito tanto do meu desktop, lá comecei a instalar o dito (depois de algum tempo perdido a ver as comptibilidades com ele a correr a partir do cd).
Bom, uma desilusão, não sei se é mesmo do linux ou talvez derivado d algum erro de instalação, o que é certo é que ele denora cerca de 3 a 4 minutos até arrancar.
De resto fiquei espantado, pois detectou todo o hardware que tenho no pc, desde a pláca gráfia (nvidea) passando pela placa de som que é uma qualquer embutida na board e até a minha impressora multifunções velhinha.
Para quem não percebe muito disto, sinceramente recomendo.
Como é a primeira vez que entrei para o mundo do linux, sinceramente fiquei maravilhado e só não instalo no meu portátil (LG P346) porque infelizmente necessito de alguns programas que só funcionam nuns certos OS que não são gratuitos, já para não falar na cena do finguerprint reader, pois a omnipass não tem drivers para linux.

Primeiro diz as spces da máquina e que distro instalas-te ...
 
Bom, o meu computador é um AMD 3300+, a gráfica é uma gforce mx400 64mb e apenas tenho 256mb de ram ddr.
Quanto á distro, se não estou em erro penso que é Debian, se estiver errado peçodesculma mas sou um principiante pelo linux.
 
Se tiver por exemplo um simbolo bonito como este:

Debian.png


Muito provavelmente tens Debian.

Se por exemplo vier com um Desktop horrivel e com um simbolo pareceido com este:

ubuntu.png


Muito provavelmente tens Ubuntu.

Quanto ao tempo de arranque, se for Debian acho estranho. Vê por exemplo se tens o DMA do disco activado:

#hdparm -d 1 /dev/hda
Deve dar mais ou menosi isto:
setting using_dma to 1 (on)
using_dma = 1 (on

(atenção que o teu disco pode não ser hda) Precisas do pacote hdparm:

#apt-get install hdparm
 
Back
Topo