Que livro de fotografia comprar?

supercar1

What is folding?
Boas!
Ao andar pela internet costumo ver comentários a realçar a importância de comprar livros da área da fotografia (como quando sugerem que em vez da compra de um corpo novo, que se compre umas lentes e uns livros).

Estava a pensar na ideia de adquirir algum livro, pois até agora tudo o que fiz da fotografia vem do "instinto" e de alguma inspiração que encontro na internet, como youtube e afins.
Sinceramente nem sei do que estou à procura, mas pensei que talvez me pudessem ajudar! A compra também não é urgente, mas assim um dia quando fôr a alguma livraria já sei mais ou menos o que procurar. E quanto ao budget, não sei quanto custará um livro destes, mas claro que se não fôr muito caro, melhor.
 
Tenho alguns do Joel Santos e aconselho.
Depende também sobre que assunto da fotografia queiras.

Os que falei tenho por exemplo um de Fotografia (Luz, Exposição, Composição e Equipamento) e um sobre Foto Composição.
 
Tenho alguns do Joel Santos e aconselho.
Depende também sobre que assunto da fotografia queiras.

Os que falei tenho por exemplo um de Fotografia (Luz, Exposição, Composição e Equipamento) e um sobre Foto Composição.
Não conhecia esses livros, muito obrigado!!
Sobre o assunto da fotografia, ando mais virado para retratos ultimamente, mas não sei se existirá algum livro desse género
 
Bem, "toda a gente" costuma referir o Fotografia, do Joel Santos

https://static.*****-static.com/multimedia/PT/images_produits/PT/ZoomPE/0/9/9/9789896150990/tsp20101022201911/Fotografia.jpg
 
A mim ofereceram-me o 'Leia Isto Se Quer Tirar Fotos Incríveis' do Henry Carrol.
Explica e dá exemplos com fotografias e infogramas sobre o funcionamento da máquina, objectivas, exposição, enquadramentos, luz, etc.
Tem uma linguagem acessivel porque não é muito técnico e dá bastantes conselhos sobre a utilização de diferentes tipos de objectivas, enquadramentos e aborda alguns aspectos de retrato.
Se fizeres uma procura rápida no google encontras numa grande superficie a 15,90€.
 
Bem, "toda a gente" costuma referir o Fotografia, do Joel Santos

https://static.*****-static.com/multimedia/PT/images_produits/PT/ZoomPE/0/9/9/9789896150990/tsp20101022201911/Fotografia.jpg
Esse tinha sido um dos livros referidos pelo user anterior, se "toda a gente" recomenda é porque é capaz de ser bom não é?
A mim ofereceram-me o 'Leia Isto Se Quer Tirar Fotos Incríveis' do Henry Carrol.
Explica e dá exemplos com fotografias e infogramas sobre o funcionamento da máquina, objectivas, exposição, enquadramentos, luz, etc.
Tem uma linguagem acessivel porque não é muito técnico e dá bastantes conselhos sobre a utilização de diferentes tipos de objectivas, enquadramentos e aborda alguns aspectos de retrato.
Se fizeres uma procura rápida no google encontras numa grande superficie a 15,90€.
Tenho que ver também, ainda por cima não acho o preço muito caro!
 
É um livro mais para quem se está a iniciar, não sei se será bem o que procuras.
Ahhh então talvez não seja isso que esteja à procura, porque já sei alguns conceitos básicos de fotografia (relativamente à abertura, tempo de exposição, iso), e uso praticamente o modo manual para fotografar, por isso não me considero como iniciante na fotografia
 
@supercar1 é uma questão de ires a uma ***** e dares uma vista de olhos nos livros. Esse do Joel é bastante completo e não é só para iniciantes. Tem de tudo.
 
O livro do Joel Santos é muito bom. Mesmo que já tenhas conhecimentos parece uma boa aposta.
Eu entretanto comprei do FotoComposição. E está dentro do mesmo nível do Fotografia, mas orientado para a composição fotográfica.

Isto se for livros "educacionais". Depois tens outros tipos... Eu tenho andado a fazer a colecção do Sebastião Salgado. Também se aprende muito a ver fotografias.
 
Se costumas ir pelo instinto recomendava os Digital Photography Books do Scott Kelby (são 5 partes, cada uma por 15-20€). Em vez de partir da teoria, ele tipicamente mostra imagens e explica como as conseguiu, porque é que usou esta ou aquela lente, porque é que usou o flash nesta foto ao ar livre, etc. Acho que é uma forma muito boa de melhorar "depressa", e quando fores para livros mais teóricos já não te parecem tão abstratos, principalmente aqueles que se focam muito na história da fotografia.

Já agora, se tiveres o hábito de fazer fotografia de rua, sempre podes dedicar uma ou duas horas para passar por uma biblioteca em vez de comprares tudo o que te recomendarem.
 
The Photographer's Eye é muito interessante.

http://www.revistaestante.*****.pt/joel-santos-ler-fotografar-mundo/

Nem por acaso... Algumas recomendações do próprio Joel Santos.
 
Muito obrigado a todos pelas recomendações, provavelmente irei comprar algum dos livros nos próximos dias, talvez o do Joel Santos! (Mas também irei ver os outros livros que recomendaram!)
Além disso, passar pela biblioteca também é uma excelente ideia, nunca tinha pensado nisso!
 
Back
Topo