Que maquina comprar - para fotos caseiras e videos HD

Sanyo Xacti HD1000

Viva,

Também estive para comprar uma Sony SR10, acabei por ir para uma Sanyo Xacti HD1000.

A Sony tem boa qualidade de video - a julgar pelas samples que encontrei na net - a Sanyo idem, no fim acabei por ir para a Sanyo por outras questões que não o video, mais precisamente a ergonomia e o peso.

Não sei se a Sony teria sido melhor, posso dizer que no geral, a Sanyo surpreendeu a vários níveis.

Só na caixa vinham alguns 10 cabos, entre USB, HDMI, RGB, componentes, tomada do transformador para usar no estrangeiro (ainda por confirmar em que países) redutores de interferência para prender nos cabos (coisa que nunca tinha visto) - basicamente não faltava nada.

Para alguém que estava mais habituado ao estilo da Sony "queres mais? compra à parte" a perspectiva da Sanyo foi agradável.

Quanto à máquina - e aqui serve para tudo o que vem com etiquetas "FullHD":

- Dá 1080i de máximo, portanto não é "FullHD" - mas também a Sony não é;
- 1080i e penso não estar a exagerar quando digo isto para qualquer câmara de agora, na gama destas duas, é de evitar - o interlace dá cabo dos filmes, simplesmente;
- Ir às settings e deixar o modo abaixo - 720p a 60fps, superou as minhas expectativas. Consegue-se video fluido e de muito boa qualidade, Se a Sony tiver o mesmo modo, é de optar por esse;
- Zoom óptico: 10x de zoom, a Xacti de facto não tem um estabilizador tão bom com o zoom de 10 a andar mas também dá para confirmar o que li - com algum jeito e abusando da ergonomia, a forma de pegar na câmara dá para compensar os tremores se quisermos andar a filmar com zoom óptico "activado";
- menus são intuitivos, ainda nem explorei todas as configurações que estão disponíveis;
- Fotografia não sendo espectacular (pelo que li, não é suposto ser em praticamente nenhuma câmara de filmar) consegue ter bons resultados;
- edição de video:
esta serve também para as duas e se calhar para mais umas quantas câmaras da mesma gama: pode suceder que não seja simples editar h.264/AVCHD mas faz-se, no meu caso não é importante para já.

Estive também para comprar a Xacti 700HD na gama abaixo, não sei se teria feito o mesmo para o que pretendo, todavia acabei por ir para a 1000 e acho que valeu bem a pena.

Acabei por mandar vir pela ***** já que nas lojas cá em Portugal o preço mesmo da 700 era demasiado em comparação.

Logo que possa coloco videos não-editados para que se possa ver a principal questão dos 1080i e como ajuda na tomada de decisão para quem quiser.

P.S. - esqueci-me de referir, a Sony não foi a escolhida no meu caso mais por achar (se calhar erradamente, mas do que pude apurar) que entre o peso por trazer o disco já e com isso, a forma de segurar na máquina e aceder às funções, talvez fosse mais complicado de utilizar do que a Xacti que usa cartões de memória SDHC.

Mandei vir com a Xacti um cartão de 16GB e acabei por optar numa funcionalidade adicional da Xacti: ligar um disco externo via USB e descarregar o conteúdo do SD para lá.
Neste caso a Sony obviamente é mais prática - com a Xacti vou ter de chegar ao final do dia, ligar o HDD à base da máquina (um pequeno suporte com várias entradas e saídas de conectividade) e transferir os ficheiros da máquina para o disco.
Não é necessário PC para esta função, mas o USB-HDD tem de ter alimentação própria.
O real teste a esta câmara será dentro em breve numa viagem em férias, na qual terei de levar:

- máquina
- base
- usb hdd (2.5pol, disco de portátil)
- transformador p/ hdd

E no final do dia ao chegar ao hotel encaixar a máquina na base e transferir os ficheiros todos para esvaziar o cartão.
 
Última edição:
boa

vai contando as tuas experiencias

ate agora por aqui tudo bem

comprei um cartão baratuxo de 8gb e funciona bem

qualidade indoors é que é fraquita e ai fixo sempre o ISO a 100 senão tem-se grão a mais

outdoors é bastante superior e consegue-se videos engraçados,
isto sempre de um ponto de vista totalmente amador
 
Back
Topo