Que máquina de Filmar comprar?

lucysreis

Power Member
Olá a todos,

Já li alguns tópicos e andei a pesquisar em vários foruns.. apesar de trabalhar em informática o meu negócio é mais programação e software.. Como tal, na hora de comprar a minha primeira máquina de filmar (penso que todas dão para fotografar caso necessário) continuo confusa e indecisa. Eu sei que é um topico bastante repetitivo mas espero contar com a vossa experiencia.

1) Qual o orçamento? até 500/600 euros no máximo

2) Que tipo de máquina queres? a minha ideia era HD, disco rígido para n andar com dvd,k7 ou afins atras. No entanto tb n sei quanto tempo de filme dá um dvd de 1.4Gb... Portanto n exclui ainda o dvd, espero a vossa opiniao sobre isso...Ja tnh um disco externo de 1TB, penso que chega por agr para ir armazenando...

3) Qual será a utilização?
faço viagens frequentes ao estrangeiro em trabalho e gostava de filmar algumas coisas. A minha 1ª sobrinha nasce entretanto e quero filmar a criançinha para futurament recordar. Gostava também que permitisse gravar um concerto com som de qualidade.. Obviamente também algumas fotos para o quotidiano. Utilização de noite e de dia com muita frequência.

4) Preferes alguma marca? não me faz diferença, quero é que seja mesmo boa.

5) Queres efectuar a compra numa loja fixa ou numa loja on-line? Se for loja física, em que parte do país? As mais usuais, loja on-line só se for *****. Local pode ser mesmo Lisboa que tem tudo caso contrário tb pode ser Leiria, Torres Novas, Fátima.

6) Precisas de alguma caracteristica em particular? Se sim, qual? penso que não...

7) Precisas de algum acessório (Tripé, Cartão de memória, lentes, etc...)?
Não. Por agora não vou comprar qualquer tipo de acessórios.

8) Pilhas ou bateria? bateria ou pilhas recarregaveis desde que seja por AC directamente à maquina.


desde já muito obrigado.. :002:
Luciana
 
HD com 600 euros? Not gonna happen :-)

Com 750/800 já tens imensas máquinas HD boas. As que têm disco interno têm muito menos autonomia e provocam mais interferência no som (ruídos parasitas).

Aconselho uma Canon, são as melhores, de longe, e depois tens as Sony. O resto é paisagem ...

Como sai fora do orçamento que falas, não te especifico modelos, mas se quiseres diz qq coisa :-)

Ps: uma coisa, neste momento comprar uma camera de vídeo não HD é o mesmo que comprar tecnologia com 3 ou 4 anos. HD é o negócio a fazer, mesmo que tenha que se fazer mais um esforço monetário (que não é assim tão grande).

Edit: agora que reparo ... com o HD querias dizer "Hard Drive" e não "High Definition", certo?
 
Última edição:
Por acaso quis mesmo dizer "High Definition" mas penso que o "Hard Drive" tb é importante... não vejo em que é que ter disco rigido influencia a autonomia e o som, mas como nao percebo nada do assunto...

Sem disco rigido o tempo de gravação é muito limitado ou nao? e o gravar directamente no dvd ou k7 nao torna a maquina mais pesada?
 
Por acaso quis mesmo dizer "High Definition" mas penso que o "Hard Drive" tb é importante... não vejo em que é que ter disco rigido influencia a autonomia e o som, mas como nao percebo nada do assunto...

Sem disco rigido o tempo de gravação é muito limitado ou nao? e o gravar directamente no dvd ou k7 nao torna a maquina mais pesada?

Disco rígido gasta muita energia, é esse o inconveniente, e provoca alguns ruídos, se a máquina não estiver bem construída. De resto, só tem vantagens, mas a autonomia é importante, e nesse campo as indicadas são as que usam memórias flash (cartões SD, por exemplo). O dvd é porreiro, e ainda é bastante usado, ams tem alguns inconvenientes óbvios, e cassete já não se usa :-)

Agora com 600 euros não arranjas HD (high def), ou o que arranjas é muito fraco. Não dá para esticar o orçamento mais 150 euros? :-)
 
isto tá complicado... esticar aos 600 já um bocado grande para mim.. mas vou ver o que se arranja...

Com 750€ o que aconselhas então?

Ja agr um cartao sd de 4gb da para qto tempo de video, claro depende da compressao etc.., mas mais +- qto?
 
isto tá complicado... esticar aos 600 já um bocado grande para mim.. mas vou ver o que se arranja...

Com 750€ o que aconselhas então?

Ja agr um cartao sd de 4gb da para qto tempo de video, claro depende da compressao etc.., mas mais +- qto?

É assim, tens esta Canon -- http://www.*****.com/pt/pt/1158222/art/canon/camara-de-video-de-alta-d.html

É muito boa, tem alta qualidade, e está nos 660 euros. É com cartões Flash. Só compensa comprar esta se se adquirir um cartão SD de alta velocidade (na pixamnia já fazem os packs promocionais) de no mínimo 8GB, e classe 6. Podes reparar nos packs promocionais, onde te arranjam a máquina, mais bolsa e mais o cartão de 8GB, por exemplo, por 718 euros. Fica muito mais barato do que depois comprar o cartão à parte.

Atenção que está máquina é infinitamente superior às duas que simpaticamente foram sugeridas anteriormente :-), nem tem comparação, e eu sou da opinião de que se é para gastar, gasta-se em coisa boa. Portanto com 718 euros já ficas com o pack todo, ou se quiseres o cartão de 16GB fica a 748 euros (ainda mais vantajoso).

Quanto à pergunta do espaço ocupado pelo vídeo, na qualidade suprema, com tudo ao máximo (e estamos a falar de qualidade digital de topo) ocupa 17MB por segundo, ou seja, em 100 segundos de gravação ocupa 1,7GB. Com um cartão de 16GB consegues gravar cerca de 940 segundos, que é como quem diz 15 minutos, assim por alto.

Pode parecer pouco, mas isto é com uma qualidade extrema, que não é necessária para o dia a dia e mesmo para filmagens mais a sério, porque é fullHD e um framerate descomunal. Com settings mais baixas o tempo de gravação aumenta imenso :-)

Com disco rígido tens esta Sony -- http://www.*****.com/pt/pt/744785/art/sony/camara-de-video-alta-defi.html
Também é muito boa, não está ao nível da Canon, mas sempre fica um pouco mais barata e com mais capacidade. Tem é menos autonomia, como já referi.

Espero ter ajudado.
 
Obrigado a todos :)

Ajuda imenso quem não 'pesca' nada do assunto... Vou ver se arranjo qq coisa como 750€... Se calhar só arranjo daqui a um ou dois meses, e então se calhar já há novas máquinas, novas promoçoes e outras gama de preços :lol: e esta deixa de ser a mais aconselhavel.. quando arranjar o guito voltaremos a falar. Obrigada mais uma vez :)
 
Talvez vá ser criticado já a seguir, mas, pessoalmente, há muito mais numa camera que alta definição... Depois k7 já não se usam? Havia de ser lindo estar a gravar um filme e de 15 em 15m andar a trocar de cartão lol. Bem, isto para dizer que k7 usam-se e para quem procura tempo de gravação em qualidade "suprema" ente muitas outras vantagens, continua a usar k7.

Eu acho que há muitos mais pontos em ter em conta numa camera e sendo que é uma coisa que capta luz comecemos por olhar para a objectiva: mais que tudo, é sempre bom uma lente com muita luz e de preferência de abertura fixa (menos grão com e sem zoom; depois também é de considerar o zoom optico e as distancias focais propriamente ditas (lentes pequenas têm distancias focais pequenas: além das prespectiva dos objectos ser menos real ficamos com um campo de profundidade pequenissimo); por fim, quantos mais modos manuais houverem melhor, no então acabo por considerar importantes relativamente poucos: prioridade à abertura e focus manual.
Claro que só estas 3 coisas são mais importantes quando pensamos em fazer qualquer coisa mais "séria". Tenho uma velhinha

Sony que hoje a qualidade não é nada por aí além. Na altura não fui que a escolhi, mas quem escolheu tinha aquela ideia que, na altura, dava jeito "que marca? sony...!". A caracteristica que me faz gostar mais dela é o facto de ter de abertura 1.4. Nela nao faz grande sentido porque o CCD tem muito grão, mas hoje em dia isso está mais que melhorado. E tem 20X de zoom optico coisa que não é tão facil como isso encontrar a bons preços. Na altura a máquina não chegou ao que são hoje 1000€, mas eram outros tempos... E também tem estabilizador optico, mas isso, hoje, é raro não ter.


E antes de falar muito mais do assunto fico à espera de comentários porque embora hajam coisas importantes em ter em conta podem não interessar.

Mas, para mim, há uma grande vantagem nas k7: 90m sem qualquer compressão e a um preço relativamente barato, já que no caso dos DVDs, não é muito pratico nem barato andar a comprar muitos de 8cm e no caso dos discos talvez seja ainda menos prático trocar de disco quando chega ao fim. A grande desvantagem é o ruido que fica no som, ouve-se bem o barulho do mutor. Mas comprar um microphone, além de ser sempre uma boa escolha, não fica caro.
E aí está mais uma caracteristica importante: entrada de microfone. Coisa que há pouco tempo, quando também andei a ver, não eram muitas as que traziam.
 
Ruimoura, continuas a recomendar a Canon Vixia HV30 como a melhor camara de baixo custo do mercado?

esta a chegar a hora de decidir e tenho mesmo q comprar uma ...
 
Ruimoura, continuas a recomendar a Canon Vixia HV30 como a melhor camara de baixo custo do mercado?

esta a chegar a hora de decidir e tenho mesmo q comprar uma ...

Nitidamente :). Não é muito diferente desta que recomendei aqui, a HF100, mas tem mais modos manuais, e suporta as cassetes minidv. Tem uma qualidade suprema. Agora começam a aparecer umas panasonic boas, e há umas sony tb porreiras, mas tudo para combater esta Canon, e não lhe chegam ao lado, tendo em conta tudo o que a canon oferece.
 
Tou bastante desiludida, nunca tinha feito nenhuma encomenda pela Pix e e parece me que não correu muito bem.

Fiz a minha encomenda no site. Liguei a dizer que queria ir buscar à loja de lisboa e que fazia o pagamento na hora. O pack custava 725€ + compra tranquila dava 800€. Isto tudo na segunda feira.

Ontem a minha encomenda desapareceu misteriosamente. Quando fui ver a máquina e o pakc custa agora 851 € + compra tranquila...
já liguei para lá, as primeiras 2 vezes n atenderam. Há 3 vez atendeu-me um espanhol que nem sabe falar português e desligou me o telefone na cara, e ja tentei novamente e nada. nao sei o que fazer agora. Será a ***** d confiança?

E pior que isso fiquei sem máquina e sem saber o que comprar agora. :mad:
Lucy
 
Na minha opinião ***** só é boa no preço. Se tiveres problemas com a maquina a garantia é em frança, tem da maquina passear milhares de kilometros... Eu nunca mais lá compro nada.
 
a mim fizeram o favor de cancelar a 1ª encomenda e ficarem mal vistos.. dificilmente la vou comprar alguma coisa.
Nao atendem ao telefone. Nao respondem aos emails.

Bem vou ter de arranjar uma máquina entre as lojas mais usuais *****, worten, *****..

Alguma sugestao até aos tais 700€/750€ ??
 
Ao fim de vários e-mails consegui uma resposta:

" Exma sra

Esta encomenda foi de facto anulada; e dado não ter sido debitado dinheiro da sua conta, o mais sensato é fazer novo pedido no site

Lamentamos o transtorno

Atentamente

Seu Serviço de Atendimento ao Cliente"

Independentement disso o pack agr custa + de 900€ em vez dos 750€ anteriores. Suponho que anularam por esse motivo. Enfim..
 
Back
Topo