Que máquina SLR escolher: CAnon eos 450d ou Nikon D80

1000D: 367€
450D: 502€
D80: 571€
40D: 719€
D90: 914€

precos da digiwowo (body only), ainda sao 200€ de diferenca entre cada makina 450D<->40D<->D90

Yah, mas olha por exemplo aquela malta que dá mais 150/200€ pelo grip da 450D, só por causa da ergonomia, mais vale comprarem logo a 40D, que não só ganham em ergonomia como em muitas outras coisas.
Na altura que comprei nem valia a pena pensar muito, a diferença rondava os 100€, mas mesmo agora olha que vale a pena pensar nisso. Mas claro que se estivermos apertados de dinheiro, 200€ é o preço da tele.
 
o grip nao melhora so a ergonomia, fica mt mais facil tirar fotos na vertical e duplicas a autonomia da makina... nao era por comprar uma 40D k deixava de comprar o grip... mas sim, concordo com o teu raciocinio.

no meu caso comprei o grip e duas baterias por 1/3 do preco do grip original, e o k recomendo, axo o preco do grip original um roubo, mais vale comprar uma lente :P
 
Quem tem menos dinheiro vai melhor servido com a 1000D. Assim já começa a poupar dinheiro para uma máquina "de jeito" tipo a 40D :) Ou então, fica-se com a 1000D que dá perfeitamente para o gasto.

Continuo a achar triste ter de comprar um grip para remediar a má ergonomia do corpo. Não tenho esse tipo de problemas nem com nenhuma Nikon nem com as Canon "de jeito". Já agora, como é que vocês seguram a camara em retrato? Com botão de shutter para a vossa esquerda ou para a vossa direita?
 
o grip nao melhora so a ergonomia, fica mt mais facil tirar fotos na vertical e duplicas a autonomia da makina... nao era por comprar uma 40D k deixava de comprar o grip... mas sim, concordo com o teu raciocinio.

Sou da mesma opinião que tu, mas muita gente acredita nessa teoria de que a ergonomia melhora com o grip, daí a sugestão de uma 40D em vez da 450D+grip.

E já agora, também há essa. Se for pela autonomia, a bateria da 40D dura quase o dobro da bateria da 450D.

Quem tem menos dinheiro vai melhor servido com a 1000D. Assim já começa a poupar dinheiro para uma máquina "de jeito" tipo a 40D :) Ou então, fica-se com a 1000D que dá perfeitamente para o gasto.

Continuo a achar triste ter de comprar um grip para remediar a má ergonomia do corpo. Não tenho esse tipo de problemas nem com nenhuma Nikon nem com as Canon "de jeito". Já agora, como é que vocês seguram a camara em retrato? Com botão de shutter para a vossa esquerda ou para a vossa direita?

O problema ergonómico que supostamente o grip corrige também existe na Nikon, que é a máquina ser demasiado baixa e ficares com uma parte da mão de fora e sem sítio para apoiar o mindinho.
Claro que depois o pessoal alarga e diz logo que o grip é o milagre da ergonomia.

Para retrato, convém ser com o shutter para a esquerda, por causa de conseguires apoiar a lente na mão e fazeres zoom/focagem como deve ser. Além disso, a 40D é demasiado pesada para fazer o contrário e ficar com todo o peso na mão direita. Na realidade, se passarmos muito tempo a tirar fotos na vertical, ela acaba por ser demasiado pesada para tirar fotos sem grip vertical (daí o ter comprado, visto que passo a vida a fazer retratos).
 
Última edição:
Para retrato, convém ser com o shutter para a esquerda, por causa de conseguires apoiar a lente na mão e fazeres zoom/focagem como deve ser. Além disso, a 40D é demasiado pesada para fazer o contrário e ficar com todo o peso na mão direita. Na realidade, se passarmos muito tempo a tirar fotos na vertical, ela acaba por ser demasiado pesada para tirar fotos sem grip vertical (daí o ter comprado, visto que passo a vida a fazer retratos).

Hum... interessante. Eu acabo por usar as duas técnicas (sem grip): shutter para esquerda se usar flash, shutter para a direita para velocidades baixas e assim fazer "tripé de cotovelo" (com ou sem apoio do corpo).

Não percebo é porque dizes que precisas do shutter para esquerda para conseguir apoiar a lente na mão.
 
Hum... interessante. Eu acabo por usar as duas técnicas (sem grip): shutter para esquerda se usar flash, shutter para a direita para velocidades baixas e assim fazer "tripé de cotovelo" (com ou sem apoio do corpo).

Não percebo é porque dizes que precisas do shutter para esquerda para conseguir apoiar a lente na mão.

Preciso para apoiar como deve ser, claro que também consigo o contrário.

A mão esquerda deve ficar por baixo da máquina, com a lente bem apoiada na palma da mão, de forma a dar um maior apoio e a ter uma posição mais natural, com os dedos polegar e indicador no anel de focagem, que por norma é fino e está mais à frente. Com a máquina para esse lado, ficas obrigatoriamente com a mão direita por baixo e a esquerda tem que passar pelo lado, acabando por ficar todo encolhido numa posição estranha.

Aliás, se reparares, a maioria das pessoas quando usa a máquina com o shutter para a direita, acaba por apoiar a lente só no polegar e o anel de focagem por baixo do mindinho.

Para o lado contrário (shutter para a esquerda), tens o corpo pendurado na mão direita, que está numa posição relativamente natural e confortável, e a lente apoiada na mão esquerda (na palma e não no polegar), que está correctamente posicionada por baixo da lente/corpo, tal como estaria com o corpo na horizontal.

Eu sei que é um pouco mesquinho, mas quando se usa muito uma máquina de quilo e meio, na vertical e sem grip, começa-se a pensar nestas coisas. lol
 
Última edição:
Ah já te percebi ;)
É que já ia dizer que estava a achar estranho.

Não tenho grip mas usaria com o shutter grip à minha direita, para apoiar a lente a com a mão esquerda (como faço sem grip).
Isto porque se precisar faço hold de cotovelo com a mão que está no shutter. Em situações em que estou agachado, mantenho a direita/ esquerda mas passo a fazer hold de cotovelo com a esquerda (neste caso no joelho).
Mas vou experimentar o inverso para ver no que dá ;)
 
Sim, se precisar de estabilidade também faço isso. lol Mas por questões de conforto, a posição habitual é o contrário (que por acaso é a mesma posição de quando se usa o grip vertical).
 
Como segurar uma SLR?

Já agora, isto é OFF-TOPIC, mas adiante...

Com a máquina para esse lado, ficas obrigatoriamente com a mão direita por baixo e a esquerda tem que passar pelo lado, acabando por ficar todo encolhido numa posição estranha.

Estamos a falar _sem grip_ e com shutter pra direita, certo? Como grip a questão não se coloca: só há uma pustura corporal que é equivalente sempre à posição sem grip em landcape. Só roda a máquina.

A mão esquerda fica à frente da direita, a segurar a lente por baixo. Nesta posição o problema é não poder apertar no grip com a mão direita. Mas também não é preciso, pois o próprio peso da máquina mantém a firme sobre a mão direita, sem ser preciso apertar o grip.

Aliás, se reparares, a maioria das pessoas quando usa a máquina com o shutter para a direita, acaba por apoiar a lente só no polegar e o anel de focagem por baixo do mindinho.

A maioria das pessoas não sabe segurar numa máquina, por isso não servem de referencia :D. E depois há aqueles que para fazer portrait inclinam a cabeça :D :D

Para o lado contrário (shutter para a esquerda), tens o corpo pendurado na mão direita, que está numa posição relativamente natural e confortável

O problema dessa postura é que o braço direito cansa-se muito (é preciso mantê-o no ar e a segurar uma boa parte do peso da máquina) e fica instável porque o cotovelo fica totalmente solto. O ponto positivo é que é muito rápido e seguro trocar entre "portrait" e "landscape".

Em contrapartida, na outra postura, o peso é transmitido ao corpo através dos cotovelos. Parece que estamos todos encolhidos, mas tem a vantagem que não estamos a fazer esforço físico. Mudar entre portrait e landcape dá mais trabajo, pois a mão direita muda muito a sua posição (então se usar foco por AF-ON ainda mais complicado fica).
 
Última edição:
Aqui sou da opinião precisamente contrária. lol

O problema dessa postura é que o braço direito cansa-se muito (é preciso mantê-o no ar e a segurar uma boa parte do peso da máquina) e fica instável porque o cotovelo fica totalmente solto. O ponto positivo é que é muito rápido e seguro trocar entre "portrait" e "landscape".

Nesta posição é muito fácil transferir peso. Tanto podes ter a máquina totalmente pendurada na mão direita e a esquerda só a rodar os anéis da lente (até mesmo pendurada na lente), assim como o contrário, a máquina totalmente apoiada na mão esquerda, com a direita só a fazer o equilibrio da máquina, e ainda consegues encostar o cotovelo ao corpo.

Em contrapartida, na outra postura, o peso é transmitido ao corpo através dos cotovelos. Parece que estamos todos encolhidos, mas tem a vantagem que não estamos a fazer esforço físico. Mudar entre portrait e landcape dá mais trabajo, pois a mão direita muda muito a sua posição (então se usar foco por AF-ON ainda mais complicado fica).

Sim, para estabilidade é muito vantajosa, mas por norma não fotografo todo encolhido. Pelo contrário, até costumo "abrir as asas todas", tipo este gajo:

2219366127_cf03460d56.jpg

Foto de "mingthein"
 
Última edição:
Essa foto representa uma situação em que a postura é muito pouco importante. É práticamente meio dia e com ceu limpo. Pelo que há luz a rodos. Provavelmente está nessa posição há menos de dois minutos, e não vai estar muito mais do que isso. Caso contrário, aposto que teria de apoiar pelo menos um joelho no chao ou então começaria a baloiçar e a ter dificuldade em controlar o enquadramento (o "levantar as asas" ajuda momentaneamente a controlar o equilibrio, mas depois de certo tempo cansa).

Finalmente, está a pegar na máquina em landscape... queria ver era em portrait e sem grip.

EDIT: Já agora, muito boa foto ;-)

EDIT2: Bem me parecia que tinha visto uma foto parecida algures:

handhold-0_no.jpg


:D :D :D

Este site realmente mostra uma técnica exactamente igual à que eu uso. Deve ser coisa de Nikonistas...
 
Última edição:
Quem tem menos dinheiro vai melhor servido com a 1000D. Assim já começa a poupar dinheiro para uma máquina "de jeito" tipo a 40D :) Ou então, fica-se com a 1000D que dá perfeitamente para o gasto.

Continuo a achar triste ter de comprar um grip para remediar a má ergonomia do corpo. Não tenho esse tipo de problemas nem com nenhuma Nikon nem com as Canon "de jeito". Já agora, como é que vocês seguram a camara em retrato? Com botão de shutter para a vossa esquerda ou para a vossa direita?
A 1000D perde alguns features em relacao a irma mais velha, sem spot meter, lcd mais pekeno, viewfinder mais pekeno, sem IR, menos mp, menos pontos de focagem, menos buffer, pouco fps em raw, sem highlight tone priority, raw 12b, sem sensor para desligar lcd, etc. na altura k comprei a minha a 1000D nao existia, mas se fosse hoje voltava a comprar a 450D, ou melhor entretanto ate comprava a 40D :P

sem grip para retrato uso a mao eskerda na lente, mao direita no shutter k ao ficar virado pra cima fica do lado eskerdo, o braco eskerdo apoia no peito, o direito fica aberto...

certo dia depois de uma horas a tirar fotos dessa maneira, cheguei a casa e encomendei o grip no ebay, para alem de ser incomodativo para as pessoas a volta (estava num espaco apertado), fikei ao fim de pouco tempo com o braco cansado, e mais a 450D e "levezinha"...

com grip coloco a makina exactamente da mesma maneira, mas tenho o botao extra do lado direito, no mesmo sitio onde estaria se tivesse a makina na horizontal, isto permite ficar com ambos os bracos junto ao peito.
 
Última edição:
Essa foto representa uma situação em que a postura é muito pouco importante. É práticamente meio dia e com ceu limpo. Pelo que há luz a rodos. Provavelmente está nessa posição há menos de dois minutos, e não vai estar muito mais do que isso. Caso contrário, aposto que teria de apoiar pelo menos um joelho no chao ou então começaria a baloiçar e a ter dificuldade em controlar o enquadramento (o "levantar as asas" ajuda momentaneamente a controlar o equilibrio, mas depois de certo tempo cansa).

Finalmente, está a pegar na máquina em landscape... queria ver era em portrait e sem grip.

Ele está em Portrait com grip vertical. lol Mas a ideia era só mostrar a posição dos braços: O esquerdo para baixo, sem tocar no corpo, e o direito para o lado.

Como eu disse, esta não é a minha postura quando quero estabilidade, mas sim quando quero conforto, funcionalidade e rapidez. Se me encolher todo, não me sinto tão solto e com tanta liberdade de movimentos (também é um bocado essa a lógica: liberdade de movimentos != estabilidade).

PS: A foto foi "roubada" do Flickr. lol
 
Este site realmente mostra uma técnica exactamente igual à que eu uso. Deve ser coisa de Nikonistas...

eu também sou Nikonista e trabalho como o Marto, em portrait tenho sempre o shutter "para cima", dá-me mais jeito quer em conforto quer em estabilidade, no entanto não ponho os dois braços para fora, apenas o do disparo, o braço esquerdo fica junto ao corpo
 
eu também sou Nikonista e trabalho como o Marto, em portrait tenho sempre o shutter "para cima", dá-me mais jeito quer em conforto quer em estabilidade, no entanto não ponho os dois braços para fora, apenas o do disparo, o braço esquerdo fica junto ao corpo

O esquerdo também não meto, fica para baixo, mas se não precisar de estabilidade, está um pouco afastado do corpo.

PS: E será que o facto do zoom andar ao contrário não tem influência nisto? :p
 
Boa tarde,

Andei a ver, e pelo preço que encontrei neste site vou comprar uma CANON EOS 50D. É brutal!!

https://www.cendicestore.com/items.php?id=88861736

Acham que o site de confiança?, é um link da dpreview.com

Quanto a mandar vir, tenho pessoas lá em Inglaterra que me a trazem.

Obrigado,

Rogério_boss


Pah eu sinceramente não confio lol. Tem que ter alguma tramoia. Já viste bem os preços? Se for assim mando vir uma Nikon D3 lol. É que nem no ebay, pela malta chinesa lol.
 
Boa tarde,

Andei a ver, e pelo preço que encontrei neste site vou comprar uma CANON EOS 50D. É brutal!!

https://www.cendicestore.com/items.php?id=88861736

Acham que o site de confiança?, é um link da dpreview.com

Quanto a mandar vir, tenho pessoas lá em Inglaterra que me a trazem.

Obrigado,

Rogério_boss

Os preços são um pouco suspeitos, especialmente uma compacta da Olympus ao preço de um BMW 320d.
Se tiveres alguém que possa ir lá pessoalmente era o ideal.
 
Back
Topo