1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Que Modem/Router escolher?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por pamaro, 26 de Dezembro de 2004. (Respostas: 10; Visualizações: 1424)

1. pamaro

pamaro Power Member

Estou a precisar de montar uma rede cá em casa, com algumas condicionantes. Tenho andado a ponderar várias soluções e, após pesquisar, cheguei a uma situação em que reduzi a solução para 4 hipóteses. A principal dúvida é: qual escolher? Todos parecem-me ter bons argumentos, mas também algumas desvantagens.

Eis as condições para a rede:
    * terá geralmente 2 a 3 computadores ligados, podendo chegar a 4
    * orçamento provável anda pelos 80 euros para um wired, embora muito esticado possa chegar aos 120/130 para um wireless
    * se for wireless, teria que dar para usar numa casa de dois andares (ter o router no primeiro e utilizar a rede no rés-do-chão)
    * tem que funcionar com uma linha analógica
    * tem que ser uma solução "tudo em um"

Com isto em mente, cheguei às 3 seguintes opções para wireless:
    * Conceptronic Wireless 54Mbps ADSL Router C54APRA - 96 euros
    * Matrixx ADSL Analogico - 130 euros
    * Linksys WAG54G-EU - 130 euros

Ou devo simplesmente esquecer o wireless e ir para um Surecom, que até na ***** posso encontrar? Sempre teria menos trabalho a comprá-lo (não encontro nenhuma loja em Coimbra que tenha qualquer um dos outros no catálogo).

* Surecom AR41A - 69 euros

Algumas pesquisas em fóruns deram para ver que o Surecom é barato e dá um ou outro problema, mas safa-se bem "para um modem desse preço" (e esta expressão tem sempre um som bastante negativo). Mas um wireless seria útil devido à questão dos dois andares (porque para estar a passar cabo para todo o lado com um wired, prefiro restringir-me a usar os PCs com net no andar de cima).

2. DoberMan

DoberMan Power Member

Recentemente tive a mesma situação. Optei por wired, por várias razões: mais rápido 100Mbps, não tive que comprar placas wireless para todos os pc´s, não ando com tantas "ondas" pela casa toda, mais estabilidade. Ainda à poucas horas li por aqui neste forum, salvo erro, alguém a queixar-se da instabilidade das redes wireless com 54Mbps e que para solucionar meteu a 11Mbps.

Então comprei um Zoom X5, apróximadamente 100€, uns cabos e tá tudo sem problemas. O cabo é barato, comprei 41 metros de cabo já com as fichas por 16€.

3. FELiYCORA

FELiYCORA 1st Folding then Sex

tenho ha 2 dias um U.S. Robotics SureConnect ADSL Wireless Gateway (USR9106).

fiquei surpreendido pk pensei k n fosse tao bom pois estranhei a marca. tem ja predefinidas todas as config de todos os isps, é facil de configurar. só é muito caro. o linksys WAG54G pelas reviews é melhor e + barato, no entanto n consegui encontrar por aki em stock :(

por incrivel k pareça, a net funciona-me bem mais rapido do k no antigo router k tinha (speedtouch ?530?, akele da telepac, wired)

e 2 pcs a jogar CS:S a partir da net (512/128) disponibilizada pelo router, em servers portugueses os pings rondam os 50/60 em cada PC, menos do k num unico PC, (70/80)

4. pamaro

pamaro Power Member

Hmmm... não tinha que comprar placas para todos, os router têm 4 entradas RJ-45. Basicamente, o objectivo era poder ter dois PCs ligados por fios, mais o portátil do meu irmão pela placa (que ele já comprou para usar na universidade). Entretanto, como eu também estou a pensar em comprar um portátil com placa wireless, ficava com 2 PCs que pudessem ser usados em qualquer ponto da casa, o que pode ser útil. Ou estou enganado e não suportam ligações com fios? Se for esse o caso, vou para um wired e pronto. Quanto à questão 54 vs 11, por mim vai dar ao mesmo... eu tenho ADSL a 512 kb, portanto 11 ou 54 não faz grande diferença :).

Eu encontrei alguns ao ver uns quantos sites (na *****, por exemplo), mas provavelmente ia tentar encontrar numa loja em Coimbra... não sou grande fã de compras à distância, só se tiver mesmo que ser (ou se os custos compensarem muito :) ).

5. Cabalo

Cabalo Power Member

para não abrir outro tópico acerca do mesmo:
    alguns desses routers wireless permite fazer a distribuição de largura de banda atribuída a cada IP? não sei o termo técnico para esta caracteristica, mas queria meter aqui em casa um desses, mas que desse para distribuir a largura de banda equitativamente por cada computador.
    Obrigado desde já.

6. pamaro

pamaro Power Member

E junto mais um à competição...

D-Link DI 624+

Estava inicialmente a apontar para o Linksys, mas todas as pesquisas que faço apontam para ser um bom router com péssimo firmware, o que o torna um mau router... depois pensei em virar-me para o D-Link, mas vejo uma situação similar... ou seja, estou cada vez mais indeciso.

7. Slider

Slider Colaborador
    Staff Member

Esse não tem modem adsl....

Se estás a pensar em D-Link, para o teu caso, será o DSL-G604T isto se fores para wireless.

Se não fores para o wireless, tens o DSL-504T.

8. pamaro

pamaro Power Member

Oooooops, my mistake. Vi que estava ao preço do Linksys e na mesma categoria, por isso nem li bem... parece que ficamos mesmo reduzidos aos iniciais.

9. pamaro

pamaro Power Member

Ok, afinal encontrei uma loja aqui em Coimbra que tem o D-Link G604T dentro do meu preço limite. O que me está a colocar cada vez mais confuso em termos de escolhas. O mais provável é ir para o Linksys ou D-Link... mas qual?

10. mordachai

mordachai Power Member

Eu tenho esse D-Link G604T e aparte de alguns bugs não corrigidos pelo último firmware deles até funciona bastante bem.

O sinal é bastante estável (de um modo geral) e não é pelo router ou pela ligação wireless que vais notar qq problema na tua ligação.

Alguns aspectos negativos são por exemplo a data no router estar sistematicamente fixada em 1970, podes alterar e salvaguardar mas quando fazes restart ao router volta á mesma história. Tem outro problema tb relacionado com o uso de programas de p2p e as NAT sessions (perda de conectividade) mas já existe um fix para isso.

11. pamaro

pamaro Power Member

Que género de fix?

Partilhar esta Página