Que NAS comprar? Synology vs QNAP

Boa Noite.

Ando a algum tempo a pensar em tratar de fazer back ups cá em casa. 1 PC, tablets e telemóveis.

A minha primeira pergunta é se vale a pena uma NAS ou um My cloud chega.
A segunda questão é, avançando para um NAS, basta de uma baía ou será oreferível duas.
A terceira questão é quais são as recomenações?
Obrigado desde já...
 
Malta, estava a pensar adquirir uma NAS no range dos 200 EUR, mas estou algo indeciso. Por volta desse valor já vi a Synology DS 218J e a QNAP 231P. A QNAP parece ser interessante, ainda mais quando permite correr uns containers.

De momento tenho um udoo x86 ligado a uma caixa com 2 discos 2tb em raid 1. Aí tenho alguns filmes e séries e ainda nextcloud, plex, etc.

O meu objetivo seria simplificar o setup com um nas e acrescentar backup para backblaze B2. Outro motivo é que a caixa raid não faz boot quando volta a ligar após uma falha da rede elétrica. Se arranjar uma nas, o objetivo para simplificar a migração no udoo seria montar um volume via iSCSI.

Acham que vale a pena a aposta na QNAP? Alguma recomendação, mesmo que um bocado mais cara?
 
Última edição:
Boa Noite.

Ando a algum tempo a pensar em tratar de fazer back ups cá em casa. 1 PC, tablets e telemóveis.

A minha primeira pergunta é se vale a pena uma NAS ou um My cloud chega.
A segunda questão é, avançando para um NAS, basta de uma baía ou será oreferível duas.
A terceira questão é quais são as recomenações?
Obrigado desde já...

É apenas para backup? Muito gigas? Eu por exemplo tenho o meu arquivo fotográfico (350gb) num synology de duas baías e com backup para a Backblaze B2. Memórias não têm preço...
Faço stream de filmes para chromecast e uso também para torrents.
 
É apenas para backup? Muito gigas? Eu por exemplo tenho o meu arquivo fotográfico (350gb) num synology de duas baías e com backup para a Backblaze B2. Memórias não têm preço...
Faço stream de filmes para chromecast e uso também para torrents.

É apenas para backup. 500Gb + filmes + música
 
Podes querer o NAS apenas para partilhar info e backup dos vários dispositivos inteligentes ligados à rede de casa, de forma muito mais cómoda que um disco externo, dispositivos esses que são cada vez mais (TVs, telemóveis, desktop/portáteis).

Eu no meu caso, deixo o NAS ligar-se à net, mas não me ligo ao NAS de fora, só com vpn. E aqui (NAS -> NET) até poderá fazer sentido para backups off-site. Mas não me chocava de também não existisse, e a opção NAS poderia continuar a ser valida
 
Sim, mas nesse caso estás a tirar partido da conectividade, mas mais interna que externa.
Para quem procura apenas armazenamento é que poderá não fazer sentido
 
Eu comprei este recentemente:

258_1473760219_TS-231P_Front.png

https://www.qnap.com/pt-pt/product/ts-231p
 
O único conselho que te posso dar é que se estás satisfeito com o teu NAS, compra Synology.

Se não estás satisfeito, então muda para Qnap.

Em 2013 comprei o DS1512+, e como estou satisfeito, no início do ano, comprei o DS918+ para substituir o primeiro.

A única diferença é que não vendi o velho e agora utilizo-o como backup do novo.
 
Fui utilizador de synology e vendi o meu antigo NAS.
Agora quero comprar um mais recente.

O que recomendam em 2019? Synology ou Qnap?
se queres updates durante mais tempo, Synology, se queres poupar uns cobres talvez Qnap (pode existir outras alternativas). Eu n trocaria os poucos cobres q se poupam pelo tempo de updates
 
se queres updates durante mais tempo, Synology, se queres poupar uns cobres talvez Qnap (pode existir outras alternativas). Eu n trocaria os poucos cobres q se poupam pelo tempo de updates
Já tive um Synology e agora tenho um qnap, penso que o Synology tenha mais apps e talvez seja mais optimizado. Mas o meu qnap já tem uns anos e continua a actualizar. Não é por aí.... Apenas troquei pois queria um com 4 bays e o Synology ficava caro para o que pretendia.
Ficas bem servido com qualquer um dos 2.
 
Já tive um Synology e agora tenho um qnap, penso que o Synology tenha mais apps e talvez seja mais optimizado. Mas o meu qnap já tem uns anos e continua a actualizar. Não é por aí.... Apenas troquei pois queria um com 4 bays e o Synology ficava caro para o que pretendia.
Ficas bem servido com qualquer um dos 2.
tb depende do modelo da qnap. Os de baixa gama n levam com muitos updates, mas estou a falar de updates grandes de versao, não os updates com security fixes. Tenho um 212P ja deixou de receber os grandes mas ainda continua a receber updates de segurança.
 
Quando comprei o meu foi uma coisa q nunca pensei, updates. Como costuma ser em média o tempo de suporte por marca a nível de novas versões? E updates de segurança ?
 
Olá.
Já foi perguntado atrás, mas com bem mais opções:

Entre Synology Ds119j e QNAP TS-128A, qual aconselham? Eu não vou utilizar interfaces, mas vou dar bastante uso à utilização pela rede, seja pela Apple TV, PS4, iPhones. Pretendo também fazer upload das minhas fotos/videos fora da rede doméstica.

Tenho no carrinho as duas opções:
Synology Ds119j + Toshiba N300 NAS 4TB/WD Red NAS 4TB
QNAP TS-128A + Toshiba N300 NAS 4TB/WD Red NAS 4TB
A opção QNAP fica 30€ mais cara.

Obrigado.

EDIT: Quando me refiro a interface, digo a parte de Media Center.
 
Última edição:
Olá.
Já foi perguntado atrás, mas com bem mais opções:

Entre Synology Ds119j e QNAP TS-128A, qual aconselham? Eu não vou utilizar interfaces, mas vou dar bastante uso à utilização pela rede, seja pela Apple TV, PS4, iPhones. Pretendo também fazer upload das minhas fotos/videos fora da rede doméstica.

Tenho no carrinho as duas opções:
Synology Ds119j + Toshiba N300 NAS 4TB/WD Red NAS 4TB
QNAP TS-128A + Toshiba N300 NAS 4TB/WD Red NAS 4TB
A opção QNAP fica 30€ mais cara.

Obrigado.

EDIT: Quando me refiro a interface, digo a parte de Media Center.

Boas,
Eu acho o Qnap melhor, seja em cpu em ram

link: https://www.span.com/compare/DS119J-vs-TS-128A/68115-62946

mas porque não poupar um pouco mais e comprar um NAS com 2 baias? mesmo que compres agora um disco apenas, daqui a uns meses compras outro e ao menos já ficas com redundância num raid 1 , caso um dos discos avarie.
 
Back
Topo