Que NAS comprar? Synology vs QNAP

Na outra baia tenho um HGST de 4TB também que fazia parte de um disco externo que comprei numa promoção. Nem sequer é um disco próprio para NAS, mas a verdade é que já vai com 50000 horas em cima (ou seja, quase 6 anos de funcionamento continuo) e nem um único problema.

Começo a desconfiar cada vez mais que os supostos discos para NAS são um barrete para nos "xular" mais uns trocos.Assim que voltar o WD do RMA, vou é colocá-lo à venda e comprar outro HGST :004:

Era isso que queria saber feedback dos Users sobre o uso dos discos, podes dizer qual é o modelo desse hgst? Acho que também parece é mesmo barrete um disco NAS só durar 1 ano que estranho??
por acaso eu vi na worten um disco da seagate de 6tb por 120€ em promoção. Não comprei pois estava a pesquisar sobre este assunto.
 
É o HDS5C4040ALE630

O único caso de discos não recomendados que cheguei a ter conhecimento eram os WD Green. Tinha a ver com facto de que entravam em modo de baixo consumo e o NAS estava sempre a acordá-los, aumentando o LCC (Load Cycle Count) de forma quase exponencial, podendo levar a problemas. Mas mesmo nestes, existia um software que permitia desligar isso.
 
Eu tive dois WD RED 3TB que não duraram 3 meses num NAS. Tiverem de ser trocados pela WD, que nisso é irrepreensivel.
Agora se valem o preço ... nao sei, pouco tempo duraram até ter de activar a garantia.
 
Boas
Os WD já andam a dar problemas há algum tempo. Quando acrescentei um disco a uma NAS e coloquei novos numa outra que estava guardada, na empresa onde fiz o trabalho desaconselharam os WD.
Cumps
 
Tive montes de problemas de ditos REDs no NAS.

Nos últimos anos troquei pelos IronWolf e desde aí nunca mais tive problemas.

Não quer dizer que não os venha a ter no futuro ou que tenha sido azar meu, mas neste momento WD só compro se for para PC porque para NAS já não...
 
Curiosamente até agora o único disco no nas em que acusou para substituir foi um wd red, que ainda está em garantia. Só não enviei para rma porque como tinha alguns dados bancários lá e não consegui formatar o mesmo
 
Bem, já agora o meu contributo : uso WD RED desde sempre e nunca tive um problema com nenhum. Aliás, tenho um NAS com discos com quase 7 anos a funcionar .
 
Bem, já agora o meu contributo : uso WD RED desde sempre e nunca tive um problema com nenhum. Aliás, tenho um NAS com discos com quase 7 anos a funcionar .
Também os que tenho e já têm algum tempo, até ao momento nada tenho a dizer (a bater na madeira...). Só posteriormente terão começaram os problemas.
Cumps
 
Eu tive dois WD RED 3TB que não duraram 3 meses num NAS. Tiverem de ser trocados pela WD, que nisso é irrepreensivel.
Agora se valem o preço ... nao sei, pouco tempo duraram até ter de activar a garantia.

pois é o que o pessoal diz por ai que red tem problemas... e os green de 3tb é o que foi a vida que tinha. pode ser os discos antigos porque estes recentes estou desconfiado.
 
Tive montes de problemas de ditos REDs no NAS.

Nos últimos anos troquei pelos IronWolf e desde aí nunca mais tive problemas.

Não quer dizer que não os venha a ter no futuro ou que tenha sido azar meu, mas neste momento WD só compro se for para PC porque para NAS já não...

tens ironwof, estava virado pelo ironwolf pro por ter aquele programa de recuperação de dados. Acho que vou esperar que baixem os preços dos discos? alguém sabe uma forma de saber o preço que baixou de um tal produto e enviar-me notificação? Pois eu acho que vou arriscar nos discos HGST.

Em alternativa porque não usar o google drive mas no GSuite?
 
Eu tive problemas com 2 WD RED 3TB, neste momento continuo a apostar nesta marca e nunca mais tive problemas desde à uns bons anos com WD RED 6TB.
O que eu costumo fazer com os discos é comprar com pelo menos 6 meses de diferença e sempre com s/n bem espaçados ou completamente diferentes(em lojas físicas é fácil). Se acontecer algum percalço com os discos, o rebuild é sempre mais seguro.

Quanto a marcas de NAS, eu estou rendido à Synology. Tenho um DS215j em casa dos meus pais a 200km de distância para backups e um DS918+ em casa para basicamente tudo. Nunca me deram problemas, nunca tive de reiniciar a não ser por causa de actualizações. Estão semanas e semanas sem reiniciar e sempre impecáveis.
Nunca experimentei Qnap, mas falam muito bem e dizem que tem mais opções, mas como tenho uma equipa que se porta bem, não mexo.
 
Eu também não deixei de comprar da WD até porque como referi o processo de troca é óptimo.
Além do mais tenho 4x3gb e 4x8tb no meu servidor.
 
Eu também não deixei de comprar da WD até porque como referi o processo de troca é óptimo.
Além do mais tenho 4x3gb e 4x8tb no meu servidor.

que servidor é esse um PC que faz de servidor? Pois já ouvi que o processo de troca é bom da WD, mas se passar da garantia? Já não há nada a fazer?
 
Neste blog dá uma boa referência de durabilidade de vários hdds: https://www.backblaze.com/blog/backblaze-hard-drive-stats-q1-2019/
Na minha opinião, Seagate sempre me foi + problemático e dps WD, especialmente qdo começaram com as novas gamas Green e afins, em particular por causa do parking.

É nisso que comentei em algumas mensagens vou basear nesses resultados. e ver os preços a descer para investir. recebi 2 propostas de NAS um por 120€ um DS411 e outro ds214play por 200 que acham? vale a pena mesmo sendo modelos antigos?
 
Última edição:
que servidor é esse um PC que faz de servidor? Pois já ouvi que o processo de troca é bom da WD, mas se passar da garantia? Já não há nada a fazer?
Com uma garantia de 3 anos, se não morrem no início devem-se aguentar se mantidos a temperaturas decentes. Pelo menos os problemas que tive até à data foi com discos novos.
Fora de garantia é lixo..
 
IronWolf pro com a cena de recuperação de dados é um must...
5 Anos garantia e Serviço Rescue disponível: Incluído
Felizmente nunca precisei de utilizar a recuperação de dados, mas a diferença de preço de + 2 anos garantia + recuperação de dados compensa...
 
Eu tou quase a avançar para um NAS, só ainda não avancei porque não se consigo configurar o bicho para o aceder fora de casa (que é o verdadeiro uso que ele vai ter). Neste caso seria um Synology DS718+.

É muito complicado?
 
Back
Topo