Que NAS comprar? Synology vs QNAP

Boas

Estou a pensar numa solução de disco externo/NAS

Objectivo
Conseguir aceder aos dados em qualquer lugar
Guardar grandes vídeos da gopro
E futuramente conseguir ler os vídeos/filmes 4K a partir de uma lg oled.

Andei a pesquisar e o que se inseria no orçamento é o WD my cloud home 3TB a 145€.

Acham que serve o propósito ?
Não queria gastar mais de 200€.
 
Boas

Estou a pensar numa solução de disco externo/NAS

Objectivo
Conseguir aceder aos dados em qualquer lugar
Guardar grandes vídeos da gopro
E futuramente conseguir ler os vídeos/filmes 4K a partir de uma lg oled.

Andei a pesquisar e o que se inseria no orçamento é o WD my cloud home 3TB a 145€.

Acham que serve o propósito ?
Não queria gastar mais de 200€.


Tenho uma LG 4K 55UH7770V (se não me falha a memória) e também comprei esse WD, pelo mesmo motivo, mas por qualquer razão não consigo ver o conteúdo da minha nas/disco, na tv, mesmo com DLNA activo e servidor multimédia e afins ou é da tv ou do disco ou do router, não consigo por aquilo a dar, se ligar uma pen ou disco na USB do router já dá, por rede é que chapéu.

Próximo passo, passar a usar a WD como armazenamento de dados menos "importantes" e adquirir um Synology para fazer o que deveria conseguir com este.
 
Última edição:
Boas

Estou a pensar numa solução de disco externo/NAS

Objectivo
Conseguir aceder aos dados em qualquer lugar
Guardar grandes vídeos da gopro
E futuramente conseguir ler os vídeos/filmes 4K a partir de uma lg oled.

Andei a pesquisar e o que se inseria no orçamento é o WD my cloud home 3TB a 145€.

Acham que serve o propósito ?
Não queria gastar mais de 200€.
O wd é muito limitado, com esse orçamento deves conseguir um qnap ou synology nem que seja em segunda mão..
 
Tenho uma LG 4K 55UH7770V (se não me falha a memória) e também comprei esse WD, pelo mesmo motivo, mas por qualquer razão não consigo ver o conteúdo da minha nas/disco, na tv, mesmo com DLNA activo e servidor multimédia e afins, ou é da tv ou do disco ou do router, não consigo por aquilo a dar, se ligar uma pen ou disco na USB do router já dá por rede é que chapéu.

Próximo passo, passar a usar a WD como armazenamento de dados menos "importantes" e adquirir um Synology para fazer o que deveria conseguir com este.

Também tenho uma lg e parece que não gosta do dlna do meu synology. É visível no chrome cast e numa Sony. E ao contrário é igual, por exemplo a partir do da vídeo também não me aparece a tv LG.
 
Estive a ver melhor e acho que vou avançar para uma synology.

O valor fica a volta do valor da my cloud home e acho que é melhor.

Estava a pensar numa synology ds120j mais 1 disco de 1tb.
O que acham ?
A nas fica a volta de 110€ e o disco a volta de 60€

Com isso já é possível fazer o que quero?
 
Disco de 1tb não vai dar para muito.. E o facto de ser uma baía não ajuda no upgrade se necessitares de mais espaço no futuro.

O facto de ser só 1 baia acho que chega e se for de 2 baias já passa o plafond.

Tenho o disco de 2tb a 80€ que era o que estava a pensar.
Acho que já me dá para os próximos anos e quando tiver de trocar logo se vê.
 
O facto de ser só 1 baia acho que chega e se for de 2 baias já passa o plafond.

Tenho o disco de 2tb a 80€ que era o que estava a pensar.
Acho que já me dá para os próximos anos e quando tiver de trocar logo se vê.

Duvido que dê para muita coisa a minha já só tem 800MB disponíveis, mas a minha ideia foi retirar tudo dos pcs, ficam só com o SO e os programas e todos os documentos/fotos/filmes/etc, foram para a NAS depois trabalho a partir da NAS.

Há colegas que têm SYnology na secção de vendas por pouco mais com mais opções para futuro, dá uma olhadela.
 
Andei a pesquisar mais e acho que é fraca para reproduzir vídeos 4K.
Para isso já ficam mais caras por serem de 2 baias e quad core

reproduzir videos 4k numa coisa dessas acho muito lento até ao mais recente que tenha suporte 4k, 2 baias e melhor para possivel RAID 1 tens um pra backup e outro para espelho. Melhor usar uma TV e abrir o ficheiro no próprio player da tv ela acho eu que fica melhor... eu neste caso ainda vou pesquisar melhor essas caixas NAS, gostaria de ver era o seguinte:

Marca do Disco:
Espaço do Disco:
Ano da compra:

se durou ou tiveram que substituir, acho que isto também tem que ser discutido, porque anda ai discos malandros que morrem com poucos meses
 
Última edição:
Pois agora irá ser decidir entre comprar uma nas melhor por exemplo 200€ pela NAS mais 80€ por cada disco 2 TB que deve ficar a volta de 360€.

Ou então comprar um disco externo normal de 2 TB por 70€ e usar como backup e quando quiser ver filme 4K ligar a box android e reproduzir para a tv.
 
São soluções diferentes para usos diferentes. A solução NAS fica mais caro porque tens mais funcionalidades. Depende é se precisas delas
 
Isso é comparar alhos com bugalhos e são coisas bem diferentes.

Para teres um disco na rede basta-te um disco externo e um raspberrypi por ex, onde até podes ter uma VPN a correr para te ligares fora de casa, ficas com o disco partilhado na rede e até na BoxAndroid para veres os filmes.
 
Pois agora irá ser decidir entre comprar uma nas melhor por exemplo 200€ pela NAS mais 80€ por cada disco 2 TB que deve ficar a volta de 360€.

Ou então comprar um disco externo normal de 2 TB por 70€ e usar como backup e quando quiser ver filme 4K ligar a box android e reproduzir para a tv.

Dezembro foi uma boa altura para comprar discos. Comprei para o meu Synology um WD Red de 4TB por 92€ na Amazon.es. Actualmente o mesmo disco custa 131€.

Não sei que router tens, mas normalmente os routers das operadoras permitem ligar um disco por USB e partilhá-lo na rede. Assim tinhas o disco sempre disponível na rede para os teus backups e para a box android aceder aos filmes, sem teres que andar a desligá-lo de um sítio para depois o voltar a ligar noutro sítio.

Aqui tens o tutorial para o caso do Smart Router da Vodafone por exemplo: https://pplware.sapo.pt/tutoriais/vodafone-smart-router-ligue-um-disco-partilhe-na-rede/
 
Back
Topo