1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Fiquem em casa.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Que NAS comprar? Synology vs QNAP

Discussão em 'Suporte e Artigos—Internet, Redes, Segurança' iniciada por news_js, 8 de Julho de 2010. (Respostas: 2271; Visualizações: 192512)

1. nerds

nerds Power Member

Não é barulhento. Tenho o meu no quarto e durmo sem o ouvir. Tens também sempre a opcao de standby automático quando não o usas ao fim de x período.Discos tenho um wd red e um normal de desktop.

2. skribble

skribble Power Member

Tinha visto o seagate ironwolf de 2tb na Amazon espanhola a 66€, não comprei logo, agora está a 84€...:blubomte:

3. Barracuda Seafood

Barracuda Seafood Power Member

Oh não, que azar! É por isso que você precisa aproveitar as ofertas no momento, no entanto, as ofertas aparecem o ano todo e, se reduzirem o preço, é provável que preço caia novamente a qualquer momento.

4. afbarroso

afbarroso Power Member

Consegue se arranjar um wd mycloud 4tb a volta de 100€.
    O que acham melhor do que isso ?

O único problema é já estar descontinuado e não ter mais suporte.

Por volta desse valor o que acham melhor investimento ?
    Wd my cloud
    Wd my cloud home (novo)
    Ou outra marca qualquer que tenha produto semelhante?

O uso irá ser para guardar vídeos, documentos etc e estarem acessíveis pela cloud devido a estar muito tempo fora do país, da me jeito aceder aos ficheiros
    E se possível servir de leitor multimedia para a televisão

5. ptfuzi

ptfuzi Power Member

Por esse valor não arranjas melhor, mas esse my cloud por si é mau... O que tem de bom é mesmo o HDD

6. afbarroso

afbarroso Power Member

Porque diz que é mau?
    Em relação as funcionalidades etc?

Para dar 70€ por um hdd externo que tenho de andar com ele atrás ou 100€ por um my cloud que fica em casa e tanto eu como a mulher podemos aceder aos ficheiros parece melhor.

7. ptfuzi

ptfuzi Power Member

É mau porque já tive um e simplesmente tinha bugs que não dava para explicar, interface muito limitada... É pior é mesmo o suporte da marca, mas lá está tendo em conta o preço não arranjas melhor.

Acabei por retirar o disco e colocar num NAS mais a sério.

8. afbarroso

afbarroso Power Member

Pois eu percebo, o suporte da marca já vi que é zero

Mas é mesmo isso por 100€ não arranjo nada com 4tb e que possa aceder fora de casa.

Se alguém tiver outra alternativa diga

9. skribble

skribble Power Member

Isso é uma verdade!

Eu optei por comprar um Qnap TS-128A mais um disco, mas o valor acabou por ficar perto dos 200€.

É uma diferença grande, mas tens imensas funcionalidades que esse mycloud não tem.

10. afbarroso

afbarroso Power Member

Aí o valor começa a escalar, ainda pensei numa synology a 110€ mais os discos ficava a 180€ mais ou menos. Mas depois comecei a ler e era a gama mais fraca da synology e para gastar quase 200€ mais valia dar pela synology 215 play se não me engano que já me 4K ou seja já custava 200€ a NAS mais 2 discos a 70€ cada um ficava a 340€.

A verdade é que vai servir para guardar vídeos da gopro e ficheiros e para a minha mulher e para guardar os documentos de trabalho e faculdade.

E não me apetecia gastar 200/300€ só para isso.

Ou gasto 70€ num disco com 2tb mas aí tenho de andar com ele e estando eu fora do país não consigo aceder porque o disco estaria com a minha mulher.

Ou então vi este my cloud usados a volta de 100/120€

11. salvador66

salvador66 Power Member

Pessoal tendo já um disco com 1 TB, o que devo comprar de novo modo de aceder via ftp ao mesmo, ou aceder como se estivesse ao pé dele estando fora de casa, e pudesse dar uma acesso a quem eu quisesse de modo a transferirem, apagar eliminar só as pastas que eu desse acesso, ah e que tivesse acesso quer através de Apple, Android, tablet, PC, qualquer dispositivo? Obrigado.

12. 0xKubo

0xKubo Power Member

Idealmente configuras uma VPN no Synology para permitir de forma segura o acesso ao NAS a partir do exterior sem teres que expor o NAS publicamente. Isto pode exigir alguma conhecimento sobre como configurar correctamente uma VPN, criar um perfil para cada utilizador (por dispositivo) de forma que possas revogar a chave de algum utilizador/dispositivo que tenha comprometido o sistema (por exemplo, se o telemóvel de alguém com uma chave de acesso ao teu NAS for roubado). Precisas ainda de no teu router abrir um porto de acesso onde está a correr o servidor VPN e apontar para o IP do NAS.

Não havendo esta possibilidade ou não tendo o tempo/disponibilidade/conhecimento para o fazer, a segunda melhor hipótese é configurares o Synology QuickConnect e criares utilizadores definindo correctamente as permissões para cada um deles (a que Shared Folders ou serviços estes podem aceder, por exemplo). Fazes tudo isto no DiskStation Manager do NAS.

13. ptfuzi

ptfuzi Power Member

um QNAP ou Synology.. Low cost podes comprar um Raspberry e instalas owncloud por exemplo

14. djm

djm Power Member

Num QNAP o procedimento é semelhante? Tenho uma VPN mas não tenho conhecimentos suficientes para criar acessos com esta segurança (mas queria).

15. 0xKubo

0xKubo Power Member

Não conheço o software do QNAP para responder a esse pergunta, sorry.

16. maxim

maxim Power Member

Sim, no Qnap é um pouco diferente mas igualmente funcional.
    https://www.qnap.com/pt-pt/how-to/tutorial/article/como-configurar-e-usar-o-qvpn-2-0/

Uma das diferenças entre a Synology e Qnap passa por uma ter website em português e a outra não, apesar de para mim isso não ter sido um ponto decisivo, é sempre uma mais valia.

Tinha um Synology Ds214se e este mês decidi reformar-lo, e comprei um Qnap Ts-473.

17. news_js

news_js Power Member

Olá!

O meu Synology DS210+ funciona muito bem há mais de 9 anos. Tenho-o apenas ligado à LAN, não há diretamente comunicação com o exterior. Acontece que, como o processador é de 32bit, o software ficou parado na versão DSM 5.2-5967 Update 9. Corro riscos de segurança? Tenho especial receio do Ramsonware, embora faça backups regulares do NAS para discos externos, que depois ficam desligados. Além disso, os utilizadores mais "perigosos" estão sem previlégios de escrita no NAS. Obrigado.

18. Olá a todos!!

Estou a pensar em comprar a minha primeira NAS!
    Irei utilizá-lo para:
    Profissional
    Pessoal

Pessoal:
    Backup de ficheiros pessoais
    Torrents
    Plex / Kodi

Profissional:
    Backup the ficheiros RAW (fotos)
    Alguns videos
    Edição fotos
    Apache / loja online pessoal / acesso esporádico
    Backup ficheiros pessoais

Estou de olho em 2 modelos de 2 marcas diferentes, a saber:
    Synology DS218+
    QNAP TS-351 - 2G

O ideal era poder utilizar o meu disco de 1TB que já tem data no mesmo, e acrescentar + 2 discos de 2Tb / cada!

Sei que o Synology dá para fazer Hybrid Raid (mas só tem 2 baias)
    O Qnap não dá para fazer Hybrid Raid mas tem 3 baías.

Qual dos 2 escolher já que são quase ao mesmo preço.
    Entre QNAP E Synology, quais as principais diferenças e qual a melhor marca / assistência?

Obrigado a todos antecipadamente.

19. molhopicante

molhopicante Power Member

Eu já tenho dois Synologys e estou bastante satisfeito (um já o tenho há 7 anos).

Quanto ao Qnap, não posso falar pois nunca tive nenhum mas devem ser tão bons quanto os Synology.

O ideal seria tu testares a demonstração do sistema e depois ver aquele que te agrada mais.

No Synology dá para fazer e suponho que no Qnap também dê.

Quanto ao teu disco com dados, o NAS, irá apagar tudo o que lá tenhas.

20. Pequena correcção:
    Não tenho HDD de 1TB mas sim de 6 TB!
    Assim teria que comprar 2 de 6 TB, muito provavelmente teria que deixar o disco actual como backup externo e usar 2 de 6TB como RAID - Mais tarde comprari +1 Disco para armazenamento.

Estou indeciso se compre 2 baías ou 4 baías e entre as 2 marcas qual delas e o modelo!

Já experimentei tanto o sistema da synology como da QNAP e como sou leigo, para mim vai dar ao mesmo.
    Quero é algo bom, duradouro, que me sirva para o que eu quero, dentro do preço do synology 2 baías DS218+.

Obrigado pela resposta @molhopicante