1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Que NAS comprar? Synology vs QNAP

Discussão em 'Suporte e Artigos—Internet, Redes, Segurança' iniciada por news_js, 8 de Julho de 2010. (Respostas: 2286; Visualizações: 197314)

1. ptfuzi

ptfuzi Suspenso

Diria que são muito identicos, a nível de sw creio que o synology é mais simples.. Eu compraria o que tem mais baías para futuro upgrade

2. molhopicante

molhopicante Power Member

Sempre podes pedir um disco emprestado a um amigo para guardares lá os teus dados temporariamente e depois meteres no Nas.

Quanto aos discos, eu aconselho que sejam específicos para Nas.

Eu, quando comprei o primeiro Nas (há 7 anos), cometi o erro de meter discos normais (actualmente chamados de "green"), e rapidamente morreram.

A partir daí comecei a meter os recomendados, e duram muitíssimo mais tempo...

Se puderes comprar com 4, então compra pois é uma grande diferença.

Como disse, tenho um Synology DS1512+ há sete anos, e ainda está como novo.

Só comprei outro (DS918+) pois tinha mais funcionalidades e necessitava do outro para me fazer backups.

PS:
    Aqui podes fazer a simulação de discos no Nas e saber qual o espaço útil com que ficas:
    https://www.synology.com/en-global/support/RAID_calculator

3. Boas!

Faço fotografia como hobby, tenho feito também experiências com vídeo e cheguei à conclusão de que preciso de um NAS. Pensava que tinha de gastar algumas centenas mas entretanto estive a ver preços e equipamentos e descobri que afinal não preciso de ter algo assim tão avançado :). Este modelo, por exemplo, parece-me estar muito em conta para o preço (+-250€), mesmo que lhe ponha 2 discos novos: https://www.asustor.com/pt-BR/product?p_id=58. E ainda me agrada em particular a parte da gestão multimedia e das apps.

Alguém tem experiência com esta marca/modelo?

Obrigado!

4. bloguer

bloguer Power Member

Olá! Eu não conheço a marca. Tenho um QNAP de 2 baías e estou contente. Tenho é de fazer upgrade de discos. Estou com 2 de 3 TB. Consulta aqui o canal de reviews do Roberto Jorge que ele usa diversos NAS entre os quais o asustor: https://www.youtube.com/channel/UCKla8sNVBGbS9RdEIZmA1DQ/search?query=asustor

5. Onesolo

Onesolo Power Member

asustor a par da Qnap e Synology é uma das marcas de referencia em NAS. Pessoalmente nunca mexi num.

6. ptfuzi

ptfuzi Suspenso

Não acho nada comparável com qnap e synology.. Até já usei um stardom (Das) com velocidades brutais..

7. cibernauta

cibernauta Power Member

Boas,

Vendi recentemente o meu Synology com 5 anos para agora comprar um novo mais recente. Estou a pensar no Synology 918+ que dá para 4 discos e para expandir a memoria até 16gb.

A minha duvida é em relação aos discos. Neste momento tenho 4 discos: 2x 1.5Tb que estavam em RAID1, 1 de 3TB e outro de 750Gb. Estes últimos 2 estavam em RAID 0 e serviam para filmes e series.
    O meu objectivo continua a ser o mesmo, para fotos pessoais e documentos de trabalho RAID 1, e para filmes e series RAID 0, mas gostava de saber se tem alguma sugestão melhor que esta para quem tem estes discos e não queira por agora gastar muito mais.
    Maximo podia comprar outro de 3Tb é colocava os 3Tb em RAID 1, e os de 1.5Tb em RAID 0 e mais tarde comprava 1 de 4Tb para trocar pelo de 1.5Tb.

Resumindo:
    1 - 1.5Tb RAID 1 + 3Tb+750Gb Raid 0 sem gastar dinheiro
    2- 3tb RAID 1 + 1.5TB+1.5Tb Raid 0 gastando cerca de 90€

Sugestões?

8. MEIA

MEIA Power Member

A minha primeira sugestão é não teres raid 0, monta os dois discos independentes se quiseres espaço e ganhas logo algum espaço. Para video, mesmo 4k, não vais precisar da velocidade do raid 0 e continuas com o volume intacto se um dos discos morrer. Isto se os discos não forem da idade da pedra. Tenho WD RED de 5400rpm e nunca tive problemas de reprodução 4k HDR x265 por causa deles.
    Quanto à capacidade dos discos, tu é que tens que saber, eu tenho 4 discos de 6TB num 918+ e um dos volumes em raid 1 está quase cheio (89%)
    O 918+ é uma grande máquina, e pela minha experiência a Synology faz NAS muito robustos. Nunca precisei de os reiniciar sem ser por causa de alguns updates de software ou mudança de discos. Tenho actualmente para backups um 215J a 200km de distância com um uptime de 130 dias (reiniciou por causa de um update de software) e aqui em casa um 918+ também com o mesmo uptime pela mesma razão.

9. 0xKubo

0xKubo Power Member

Isto.

Pessoalmente aconselho teres discos iguais de forma a maximizar o espaço. Nos Synology podes usar SHR para maximizar ainda mais com discos de tamanhos diferentes mas continua a existir limitações e no teu caso não vai funcionar bem. Vê isto: https://www.synology.com/en-uk/support/RAID_calculator

Deste lado tenho 2 x 3TB mais 2 x 4TB em SHR (10TB úteis e 4TB para redundância) num único volume. O que pode ser um bocado chato um dia que queira fazer um upgrade aos discos, a reconstrução deste volume vai ser muito longa...

10. cibernauta

cibernauta Power Member

Obrigado pelas respostas.

@MEIA o que dizes de não ter RAID0 com dois discos até faz sentido. É bom ter um mountpoint apenas, mas depois se um disco pifa ...

@0xKubo mesmo não precisando de proteção para filmes e series achas que vale apena o SHR para os 4 discos? A verdade é que se comprar um disco de 3Tb para RAID1 já vou ter um disco desperdiçado, e o Raid calculator diz que se adicionar os outros dois fico com todos protegidos. Quais as desvantagens do SHR ? Posso depois trocar os discos mais pequenos por maiores sem ter de desfazer o SHR ?

11. molhopicante

molhopicante Power Member

O SHR permite-te teres mais hipóteses de fazer configurações com discos diferentes.

Podes testar aqui:
    https://www.synology.com/en-global/support/RAID_calculator

A desvantagem é que teoricamente é mais difícil recuperares os dados se perderes dois discos ao mesmo tempo.

Eu tive RAID mas agora utilizo SHR.

12. cibernauta

cibernauta Power Member

Afinal os discos que tenho são de 4tb e 2tb. Já mandei vir outro de 4tb para ficar com 2 e fazer o SHR. Entretando mandei vir tambem 8gb de memoria para ficar com um total de 12gb.

13. 0xKubo

0xKubo Power Member

A diferença resume-se ao espaço disponível em comparação com outros tipos de RAID. Imagina que tens 2 x 1TB e 2 x 2TB:

Pode não ser mal pensado ter 2 volumes, um para dados que queres redundância e outro para dados que não queres (filmes e assim). Ficas com um volume mais pequeno e mais fácil de gerir, alterar, reconstruir, etc. É verdade. Eu optei por ter um único volume para maximizar o espaço que tenho disponível para tudo e não ter de andar a pensar quanto espaço preciso para um tipo de dados e para outro, está tudo no mesmo e uso à vontade. A desvantagem é que ficou com um volume grande e mais chato de gerir. Se precisar de trocar um disco, aquilo vai demorar imenso tempo a reconstruir, se forem 2 ao mesmo tempo, vai ser ainda pior. Consta que se o preço de reconstrução do RAID for interrompido (falha de luz, por exemplo) , perde-se os dados todos.

Ainda não consegui aceitar esse facto e espero que nunca me aconteça lol. Mas por isso é que tenho backup de tudo do meu NAS na cloud (com excepção dos filmes e assim).

14. peregrino

peregrino Power Member

Uma coisa que modelo da qnap recomendam para 4 baias utilização doméstica e para guardar coisas de trabalhar sobretudo PDFs e words. Orçamento até 400€-500 além dos discos e claro

15. lftg

lftg Power Member

Consigo um synology DS119j por 50€, de um familiar que fez o upgrade para Servidor Windows. Para fazer sync com um servidor externo e usar como MediaServer, irá desenrascar-se bem? Suporta ou não Plex?

Para complementar, 4tb, wd red ou Seagate ironwolf? +-130

16. [_Rafeiro_]

[_Rafeiro_] Power Member

Boas!

Quero comprar um NAS porque ter um disco 2.5" ligado ao router por USB e protocolo smb1 é muito lento.

Características necessárias:

Sync com Android / IOS (backup de fotos/docs)
    Sync com Google photos (se possível)
    Servidor ftp
    Decoder 4k
    Servidor plex/kodi para tv
    Arquivo de fotos
    2 baías no mínimo (Raid1)

A intenção é comprar 2 discos de 2TB ou 3TB. Mais do que isso foge do orçamento (500Eur).

Portanto..Que caixa NAS para 300eur e com as características acima? Opiniões?

Obrigado desde já

17. possessed

possessed Full Throttle BOINC Roller

O Synology 718+ faz isso que pretendes (só tenho dúvidas no sync com o google photos) mas é capaz de ficar fora do orçamento. O transcoding 4K é que torna problemático arranjar nessa gama de preços.

18. [_Rafeiro_]

[_Rafeiro_] Power Member

Posso sempre só comprar 1 disco já e compro o segundo mais para a frente.

Eu queria algo que desse já para o futuro.

Vou ver esse modelo.

19. Im-Ho-Tep

Im-Ho-Tep Power Member

Preciso de um NAS, para um pequeno escritório,

As necessidades são:
    Backup de 4 computadores
    Criação de uma pasta que vai conter documentos necessários para serem acedidos por qualquer computador
    Se possível que seja acessível remotamente, a ideia é através do tlm pode aceder a alguns documentos

Para já não pretendemos gastar muito dinheiro, pois não temos necessidade de grandes transferências de informação é mais para facilitar a partilha, como tal pretendemos gastar pouco dinheiro, e aproveitar alguns discos que temos de pc que foram substituídos, a ideia é um NAS de duas slots com dois discos de ~500gb, um a fazer backup de outro (Raid 1?), para algum problema que exista.

Caso funcione bem podermos com o tempo trocar para discos de 1tb, não necessitamos de mais, para terem noção o meu pc é onde está guardada a maior parte da informação, incluindo fotos/ficheiros de material promocional/etc e estamos a falar de pouco mais de 50gb.

Pretendíamos gastar a volta de 250€, poderá esticar mais se valer a pena,

Pela pesquisa inicial que fiz vi estes dois modelos:
    QNAP TS-231P
    SYNOLOGY DS218play

20. 0xKubo

0xKubo Power Member

@Im-Ho-Tep

Tens requisitos minimos e básico pelo que "qualquer um serve" parece-me que se pode aplicar a ti. Dito isto, só tenho experiência com Synology e o software é bom e permite tudo o que precisas. As apps mobile são fracas, mas fazem o seu trabalho (podes sempre usar Samba shares e usares uma app qualquer em vez das oficiais). Ou seja, a minha recomendação recai sobre Synology. Quanto ao modelo especificios, não te sei dizer qual será o mais apropriado.

Queria só destacar esta parte porque RAID NÃO É BACKUP. Se não sabes as diferenças, informa-te melhor antes de tomares uma decisão para que possas tomar uma decisão informada e gastares o necessário, dado que tens um budget apertado.