Boa tarde a todos! Venho aproveitar este tópico para me ajudarem a perceber se depois de tudo que por aqui li estou a optar por uma solução adequada ao que pretendo:
- Organização de uma vez por todas da informação ( Ficheiros pesados de trabalho AUTOCAD de vários anos, documentos pessoais e fotografias ), espalhados por 4 ou 5 discos diferentes, num só local ( Servidor NAS ).
- Ter redundância dentro do NAS para prevenir falha de discos e fazer backup para um disco externo a guardar noutra casa.
- Tenho 3TB de informação neste momento, portanto penso montar um sistema com 8TB dísponiveis.
- Aceder à informação para trabalhar directamente no NAS, não quero ter informações espalhadas no disco dos portáteis.
- Aceder à informação pela NET para ter acesso no escritório, pontualmente, já que o trabalho do dia a dia consigo manter no MEGACLOUD e assim que está terminado movo para o servidor e passa a fazer parte da informação segura.
- Possibilidade de ligar à minha smart tv sony e visualizar as fotografias e videos pessoais ( nada de filmes, series e música porque isso acedo directamente nas plataformas )
A solução que estou a pensar é a seguinte:
-- Synology DS920+ ( quase o mesmo preço do 420+ )
-- 4 discos de 4TB Seagate IronWolf Pro a funcionarem em RAID6 ( os tais 8TB dísponiveis + 8TB para protecção em caso de falhas, podendo falhar 2 discos sem perda de informação )
-- Disco externo para backup mensal dos 8TB, WesternDigital MyBook 8TB (por 170€).
As minhas perguntas são:
1. Parece-vos que este conjunto é equilibrado para o que pretendo?
2. Tinha vantagens em optar por discos SSD para o NAS ?
3. Tinha vantagens em optar por disco SSD para o backup externo?
Depois talvez me surjam outras questões mais específicas mas para já precisava de feedback de uma forma geral para esta solução.
Agradeço toda a ajuda que me possam dar.
Muito obrigado!