Que NAS comprar? Synology vs QNAP

Acho que já tens a solução bem estudada. Aceder pela net, fora da rede recomenda-se ser por vpn. Ligar a smarttv tens por exemplo o plex que dá perfeitamente para fotos e videos. Se para o dia a dia usas o MEGA, não existe vantagem nenhuma em usar SSD. Fica mais caro e não irás tirar qualquer vantagem. O mesmo para o backup externo.
 
Boa tarde a todos! Venho aproveitar este tópico para me ajudarem a perceber se depois de tudo que por aqui li estou a optar por uma solução adequada ao que pretendo:

- Organização de uma vez por todas da informação ( Ficheiros pesados de trabalho AUTOCAD de vários anos, documentos pessoais e fotografias ), espalhados por 4 ou 5 discos diferentes, num só local ( Servidor NAS ).
- Ter redundância dentro do NAS para prevenir falha de discos e fazer backup para um disco externo a guardar noutra casa.
- Tenho 3TB de informação neste momento, portanto penso montar um sistema com 8TB dísponiveis.
- Aceder à informação para trabalhar directamente no NAS, não quero ter informações espalhadas no disco dos portáteis.
- Aceder à informação pela NET para ter acesso no escritório, pontualmente, já que o trabalho do dia a dia consigo manter no MEGACLOUD e assim que está terminado movo para o servidor e passa a fazer parte da informação segura.
- Possibilidade de ligar à minha smart tv sony e visualizar as fotografias e videos pessoais ( nada de filmes, series e música porque isso acedo directamente nas plataformas )

A solução que estou a pensar é a seguinte:

-- Synology DS920+ ( quase o mesmo preço do 420+ )
-- 4 discos de 4TB Seagate IronWolf Pro a funcionarem em RAID6 ( os tais 8TB dísponiveis + 8TB para protecção em caso de falhas, podendo falhar 2 discos sem perda de informação )
-- Disco externo para backup mensal dos 8TB, WesternDigital MyBook 8TB (por 170€).

As minhas perguntas são:

1. Parece-vos que este conjunto é equilibrado para o que pretendo?
2. Tinha vantagens em optar por discos SSD para o NAS ?
3. Tinha vantagens em optar por disco SSD para o backup externo?

Depois talvez me surjam outras questões mais específicas mas para já precisava de feedback de uma forma geral para esta solução.

Agradeço toda a ajuda que me possam dar.
Muito obrigado!

1. É uma pergunta muito genérica, não sei como te responder.
2. Não. Usa discos WD Red (ou semelhante) e cuidado com os modelos SMR/CMR (queres estes)
3. Não vejo qualquer vantagem.
 
Acho que já tens a solução bem estudada. Aceder pela net, fora da rede recomenda-se ser por vpn. Ligar a smarttv tens por exemplo o plex que dá perfeitamente para fotos e videos. Se para o dia a dia usas o MEGA, não existe vantagem nenhuma em usar SSD. Fica mais caro e não irás tirar qualquer vantagem. O mesmo para o backup externo.


Vou explorar como funciona essa situação da VPN porque não estou mesmo dentro do assunto.
Quanto ao resto, obrigado!
 
Em termos de VPN, acho que os mais usados, são OpenVpn e wireguard. Cada um tem as suas vantagens.
Ssd só se tiveres muitos utilizadores a usar ao mesmo tempo (random read/write) de uma grande quantidade/volume de dados, que não parece ser o teu caso.
Synology, encontras bem o software adicional, com boas alternativas da comunidade.
Plex ou emby, para as necessidades de stream de media.
 
Relativamente à VPN, sugiro mesmo que experimentem Tailscale (como sugeri no outro post). Há um package para instalar nos Synology que torna o processo de configuração muito fácil. O Tailscale usa o WireGuard e abstrai toda a configuração das máquinas e autenticação numa Web UI bonitinha.
 
Boa tarde,

Ando aqui a ver de um NAS com duas baías, para uso doméstico, para armazenar fotos e vídeos provinientes de smartphones, além de alguns documentos.
Posto isto tenho visto por exemplo que a qnap pelo mesmo valor apresenta soluções com hardware superior em relação à synology, mas vi neste tópico que o software de synology é superior. De qualquer das formas, para o uso que pretendo dar, não me parece que fique mal servido com qnap, ou isto não é assim tão Linear ? Seria sempre para comprar algo de entrada de gama, gastar +/-300€ com os discos (2tb).

Obrigado a quem conseguir dar umas dicas.
 
A QNAP está muito próxima da Synology no que diz respeito às funcionalidades.
Tenho um QNAP TS-251D, duas baias, e estou bastante satisfeito.

Por 300€ com discos vais comprar um NAS com processador fraquito.
O que pretendes fazer com o NAS? Queres aproveitar o NAS para fazer de servidor web, proxy server, servidor multimédia, etc? Se calhar compensa gastares mais algum dinheiro e comprar com um processador melhorzito.
Se for apenas para armazenamento de fotos então é suficiente.

Verifica quantos anos de updates o modelo que vais comprar ainda vai ter. A meu ver não vale a pena poupar a comprar um modelo que só vai ter 1 ou dois anos de updates.

Convém comprares discos próprios para NAS. Eu tenho dois Seagate Ironwolf de 4TB cada.
Cuidado com os Western Digital Red pois existem umas versões em que a performance é bastante reduzida, podes ler mais aqui:
https://www.servethehome.com/wd-red-smr-vs-cmr-tested-avoid-red-smr/

Nesta página podes ver várias reviews a vários NAS e comparações entre Synology e QNAP:
https://nascompares.com/
Também tem canal no youtube com videos muito interessantes.
 
Obrigado pelas dicas @farinha82.
Estava com ideia de comprar uma QNAP TS-230 depois colocar dois discos desses que falas com 2TB.
O uso seria mesmo para gravar fotos/vídeos de smartphones via app e alguns documentos com redundância. Não digo que não possa testar como servidor multimédia, mas não seria algo que lhe fosse dar muito uso.
Mas vou dar uma vista de olhos nos links e ver essa questão das actualizações, obrigado [emoji6]
 
Estava com uma ideia errada das NAS, pensei que seria um investimento 'lifetime', se no futuro deixarem de receber atualizações acabara por perder features de segurança essenciais, suponho.
A minha ideia era uma NAS que aguentasse bem a reproduzir conteudo 4k e estaria na disposição de investir mais um pouco com essa ideia, depois era so uma questão de aumentar a ram e ir gerindo os discos ao longo do tempo
 
Pelo que pesquisei na net normalmente tanto a Synology e a QNAP mantêm as atualizações de 7 a 10 anos, nada oficial.
Um NAS é um computador, chega a uma altura em que é necessário atualizar o hardware pois o existente já não tem capacidade para acompanhar a evolução do software.
 
Os synology têm bastantes anos de updates, para todos os modelos. O meu é um DS214, de 2014 e continua a receber actualizações de segurança e versão.

Os QNAP nesse campo são (ou eram!) uma confusão. Levas melhor HW e pior SW. Não se pode ter tudo. :)
 
No trabalho tenho um qnap ts-269 pro que saiu sensivelmente em finais de 2013, início 2014 (não sei ao certo quando foi colocado efectivamente no mercado) que recebeu o último major upgrade que recebeu foi em 2018 e agora no final de 2020 saiu o último com correções de segurança, portanto está encerrado. Em casa tenho um synology de 2014 que continua a receber os updates e ainda está na calha para receber o DSM 7 e pelo menos os modelos de 2013 irão igualmente receber.

Olhando assim na diagonal dá a ideia que a qnap dá 5 anos de suporte de SO mais 2 de segurança e a synology dá pelo menos 7 de SO e mais alguns de segurança.
 
Última edição:
Conhecem algum NAS que possa ser ligado por USB ou cabo de rede diretamente a um leitor de Blu-ray para leitura directa ?
Não tenho rede por cabo em casa e uso tudo por wireless e duvido que conseguisse fazer streaming 4K por Wi-Fi...
 
Pelo que pesquisei na net normalmente tanto a Synology e a QNAP mantêm as atualizações de 7 a 10 anos, nada oficial.
Um NAS é um computador, chega a uma altura em que é necessário atualizar o hardware pois o existente já não tem capacidade para acompanhar a evolução do software.
totalmente errado pros Qnaps, pelo menos os modelos nao profissionais, ao fim de 2/3 anos ja so ficam a receber updates de seguranç. Em updates ng bate a synology, por alguma razão tb sao mais caros... e continuo a achar q o DSM é muito superior ao software da qnap.
 
Back
Topo