Que NAS comprar? Synology vs QNAP

totalmente errado pros Qnaps, pelo menos os modelos nao profissionais, ao fim de 2/3 anos ja so ficam a receber updates de seguranç. Em updates ng bate a synology, por alguma razão tb sao mais caros... e continuo a achar q o DSM é muito superior ao software da qnap.
Também não está correto o que dizes... Por exemplo o TS-251, que foi lançado em 2014, este ano ainda leva a QTS 4.5 que será lançado em Abril, e upgrades de segurança até 2023. 7 anos de upgrades de software e 9 de patchs de segurança não me parece nada mau.
 
Também não está correto o que dizes... Por exemplo o TS-251, que foi lançado em 2014, este ano ainda leva a QTS 4.5 que será lançado em Abril, e upgrades de segurança até 2023. 7 anos de upgrades de software e 9 de patchs de segurança não me parece nada mau.
Então fui eu q devo ter tido muito azar, o meu qnap 212p ao fim de 3 anos, sim 3 anos, foi ao ar... Já só recebo de segurança. Já antes tinha comprado anteriormente um 209 a mesma coisa... Foi azar...
 
Não estou a defender a QNAP, apenas estou a dar um exemplo em que o suporte não foram 3 anos. Deverá depender do modelo...
E sim, a Synology parece ser mais consistente nesse aspeto.
 
A questão é que a synology não é lotaria. É igual para todos.

Na QNAP, como já tinha dito, é uma salganhada. Uns modelos ao fim de 2 anos estão descontinuados. Outros pelos vistos aguentam 7 anos.

Agora cada um saberá ao que dá mais importância.
 
Aproveitando a deixa, quais são os riscos quando um nas deixa de ter atualizações, tendo em conta que a única forma de aceder ao mesmo pelo exterior é via vpn?
 
Aproveitando a deixa, quais são os riscos quando um nas deixa de ter atualizações, tendo em conta que a única forma de aceder ao mesmo pelo exterior é via vpn?
Se o NAS em si apenas está na tua LAN e o único acesso externo é por VPN, diria que muito poucos. Apenas tens de manter o acesso do exterior ao interior seguro, ou seja, manter a firewall do router e a VPN actualizada.
 
A Synology deixou de suportar processadores de 32 bit no seu sistema operativo. Já só suporta 64bit. O meu DS210+ está nessas condições, pois tem processador de 32bit.
 
A Synology deixou de suportar processadores de 32 bit no seu sistema operativo. Já só suporta 64bit. O meu DS210+ está nessas condições, pois tem processador de 32bit.
Não. terá a ver mais com a idade, esse modelo é de 2010, não? O meu é o DS216J e o CPU é de 32 bits tem 5 anos e ainda é suportado, já existe a versão 7 beta para este modelo se quisesse instalar.
 
A Synology deixou de suportar processadores de 32 bit no seu sistema operativo. Já só suporta 64bit. O meu DS210+ está nessas condições, pois tem processador de 32bit.

Onde é que leste isso @news_js ?
O DS210+ deve ser de 2010. Ficou no DSM5.2, não recebeu o DSM6 que saiu em 2016.

o Meu DS214 de 2014 tem cpu de 32-bits, arm71 e tem a beta do 7 disponível.

cat /proc/cpuinfo
Processor : Marvell PJ4Bv7 Processor rev 2 (v7l)
processor : 0
BogoMIPS : 1064.96

processor : 1
BogoMIPS : 1064.96

Features : swp half thumb fastmult vfp edsp vfpv3 tls
CPU implementer : 0x56
CPU architecture: 7
CPU variant : 0x2
CPU part : 0x584
CPU revision : 2

Hardware : Marvell Armada XP Development Board
Revision : 0000
Serial : 0000000000000000

uname -m
armv7l

Beta program com os modelos compatíveis: https://www.synology.com/en-global/beta/2020_DSM_7_0/release_note
Lista dos modelos e do estado: https://www.synology.com/en-global/products/status
 
Já não me lembro onde li isso, mas foi isso que li na altura, talvez em algum fórum. Como a Apple tinha feito isso em relação ao IOS, tomei como certo. De qualquer forma, comprei um DS 720+.

PS: Devo ter feito confusão. Consultei agora as características do DS210+ e diz que o processador é de 64 bit...
 
Última edição:
Gostaria que me esclarecessem uma dúvida.
No meu NAS uso discos WD RED em RAID1. Tive um problema com um disco e já o substitui, mas agora tenho novo erro no disco novo que coloquei.

Quando tive o primeiro erro, troquei os discos de posição, e voltei a ter o erro no mesmo disco, assumi então que o disco estava mesmo com defeito.
Coloquei um novo há cerca de 2 meses, e hoje deu erro!

Apesar dos discos serem WDRED EFRX, estava capaz de comprar SEAGATE IronWolf.
A minha dúvida é nas velocidades, um é 5600rpm e outro 5900rpm.

Há algum problema os discos em RAID, terem velocidades diferentes?
 
À partida não existe problemas. A única limitação é que o sistema vai funcionar à velocidade do disco mais lento pois em RAID1 a informação é escrita em simultâneo nos dois discos.
 
Já agora digam-me se são estes os discos que se falam aqui.

Estava a pensar comprar este para fazer raid com o meu WD RED

https://www.*****.com/armazenamento...ronwolf-3tb-5900rpm-64mb-sata-iii-st3000vn007
 
O meu synology ds411+ (recomendado pelo meu amigo Amazing_Randy :clap:) tem 10 anos!! e só agora não vai receber o dsm7. Está com 4 discos de 2TB desde o início em RAID 5 e nunca deu problemas

Só tenho um grande problema... arranjar fans para o cpu. Cheguei a dar 25 euros por uma fanzita... e agora nem vê-las

A próxima NAS será com quase toda a certeza outra Syno
 
@max-men Tenho ideia que não se deve misturar discos quando em raid. Se as performance forem diferentes, o pior irá mandar. Aguarda por quem saiba mais.

Eu fui via PC. Tenho espaço para escondê-lo... Apesar de um consumo um pouco superior, tem uma maior flexibilidade (1disco apenas, para já).
 
Acabei por comprar uma qnap ts 230. Isto porque além de querer uma alternativa com redundância ao Google, também fiquei com erros num dos discos que usava para gravar informação. Do que estive a ler mesmo perdendo em software, por 140€, foi a meu ver e para o que pretendo a melhor opção. Na synology na gama de entrada, comprar uma NAS com 512 de ram não era opção por muito bom que seja o software.
 
Última edição:
Back
Topo