Que NAS comprar? Synology vs QNAP

Sim tem,
já andei procura e pelo que vejo em tutoriais eu tinha que fazer IP routing table no meu router para o redirecionar gampa IP da openvpn para a synology

Por exemplo na openvpn tenho gama ips 10.8.0.0 atribuidos, mas a NAS está com ip 192.168.1.50. Mas no router operadora não tenho essa opção disponivel
 
Sim tem,
já andei procura e pelo que vejo em tutoriais eu tinha que fazer IP routing table no meu router para o redirecionar gampa IP da openvpn para a synology

Por exemplo na openvpn tenho gama ips 10.8.0.0 atribuidos, mas a NAS está com ip 192.168.1.50. Mas no router operadora não tenho essa opção disponivel
Tenho OpenVPN na minha synology e não tenho qualquer configuração no router... E tenho outro colega meu que tem a mesma configuração e funciona tal e qual a minha...
 
No controle panel, acesso externo. Existe opção de testar router para ver se synology está com acesso ok. No ambiente rede tenho ícone laranja. Resto está tudo com visto ok.

Não sei se isso pode influenciar
 
Boas malta, queria reformar o d'link 340l, entre outros motivos ainda está preso ao smb1 e pela primeira vez que queria testar o dnla para o oculus quest, recebo sempre um erro que a porta possa estar errada (outros aparelhos em casa funciona).


Vi na Amazon ts-431k a um preço aceitável mas dizem que é fraco, gostava de recomendações.

Aa partida iria ter dois discos em raid 1 e outros single.

Tenho uns quantos rpis para algumas coisas, será que consiga usar as funções docker para o que corro neles? (pihole por exemplo)

Outra coisa que fazia sentido era ter rede superior a Gigabit, já tenho a casa a cat7a, ainda não tenho PCs mas era para já estar preparado.

No máximo teria 2 pcs a aceder à ele nada de especial seria só storage e dlna para o quest se possível.
 
Boas malta, queria reformar o d'link 340l, entre outros motivos ainda está preso ao smb1 e pela primeira vez que queria testar o dnla para o oculus quest, recebo sempre um erro que a porta possa estar errada (outros aparelhos em casa funciona).


Vi na Amazon ts-431k a um preço aceitável mas dizem que é fraco, gostava de recomendações.

Aa partida iria ter dois discos em raid 1 e outros single.

Tenho uns quantos rpis para algumas coisas, será que consiga usar as funções docker para o que corro neles? (pihole por exemplo)

Outra coisa que fazia sentido era ter rede superior a Gigabit, já tenho a casa a cat7a, ainda não tenho PCs mas era para já estar preparado.

No máximo teria 2 pcs a aceder à ele nada de especial seria só storage e dlna para o quest se possível.

Eu diria que deves aguardar mais uns meses, principalmente porque queres aproveitar a intranet com velocidades superiores a 1 gigabit.

Por exemplo maior parte dos Nas da Synology já vão fazer 2 anos, e as novas versões de 2022 devem estar a sair.

Diria que as novas versões de entrada podem ter evoluções no que toca à velocidade das portas de rede [emoji106]
 
É bem possível que já tragam 2.5GbE .
Também me estou a aguentar em fazer upgrade ao meu por isso (se bem que com o link aggregate não me está a fazer grande diferença, mas quero prevenir para o futuro, até que não estou a pensar em mudar de switch tão cedo).
 
Estou na iminência de substituir a DS218 por uma DS220+.

É expectável que venham a sair novas Synology DS com CPU Intel nos primeiros meses de 2022?

Obrigado

Edit: Ok, parece já estar respondido.
 
Boas,

Já há "Nases" da QNAP com portas 2,5Gb.
O software recente da QNAP agrada mais a alguns utilizadores domésticos e incluíram algum software de segurança que eu considerava essencial.
Felizmente também ouviram a malta e removeram algum bloatware, tornando-o opcional.
Cuidado com o novo software de video-vigilância, aquilo consome recursos graças às funções extra.

Cumps.
 
Boas,

Já há "Nases" da QNAP com portas 2,5Gb.
O software recente da QNAP agrada mais a alguns utilizadores domésticos e incluíram algum software de segurança que eu considerava essencial.
Felizmente também ouviram a malta e removeram algum bloatware, tornando-o opcional.
Cuidado com o novo software de video-vigilância, aquilo consome recursos graças às funções extra.

Cumps.
Qual é a versão do software?
 
Que solução aconselham com menos gasto de consumo para utilizar unicamente para partilha de torrents? Estava a ver uma solução por com Raspberry + open media vault más não tenho conhecimentos para fazer o Build do sistema. Que soluções existem para utilizar apenas um SSD pequeno em conjunto com um HDD? Que me recomendam?
 
O rpi deve ser o mais eficiente (4/5w), seguido de Nas com cpu arm (5/10w) e depois cpus x86/64 (>20w)

Depois um hdd 3,5 gasta mais que um 2,5.

No meu caso, um Pentium Gold G5400, em "idle" (processos em funcionamento, hdd sempre ligado, sem spin down), consome 30w, o máximo que vi foi 55w, devido a transcode do Plex.
 
Boas,

Estou aqui a pensar se um NAS dá para o que quero.
Tendo vários dispositivos na casa (PC, portátil, telemóveis Android e iOS), o que pretendo é ter um HDD na rede, onde guardo vídeos, músicas, etc, e através de qualquer dispositivo, abrir o disco e fazer duplo clique e ver o vídeo ou ouvir a música. Um NAS serve para fazer isto, tendo em conta que gostava que fosse possível 3 dispositivos acederem ao HDD e todos verem vídeos ao mesmo tempo sem problemas. Um NAS tipo Synology 218 dá para fazer isto na boa?
 
Boas,

Estou aqui a pensar se um NAS dá para o que quero.
Tendo vários dispositivos na casa (PC, portátil, telemóveis Android e iOS), o que pretendo é ter um HDD na rede, onde guardo vídeos, músicas, etc, e através de qualquer dispositivo, abrir o disco e fazer duplo clique e ver o vídeo ou ouvir a música. Um NAS serve para fazer isto, tendo em conta que gostava que fosse possível 3 dispositivos acederem ao HDD e todos verem vídeos ao mesmo tempo sem problemas. Um NAS tipo Synology 218 dá para fazer isto na boa?

Um Nas faz o que pretendes e o software da Synology é bom para o teu objectivo.

No entanto, o Synology DS 218 é um Nas com quase 4 anos, mesmo o DS220 já tem dois anos.

Se não tiveres pressa aconselhava-te a esperar, as versões de 2022 devem estar próximas de ser lançada…. ainda agora foram lancados alguns produtos deles da linha de 2022.
 
Back
Topo