Que NAS comprar? Synology vs QNAP

É procurar pelas referências, tens até um site com a listagem dos que são SMR e CMR.
Relativamente à Amazon também podes tentar ver pelas reviews..
 
As referências eu sei, o problema é mesmo a WD e a Amazon, pedes modelo X e tanto recebes X como Y.
Pior, pelas reviews é lixado porque quando se vende vários modelos no mesmo seller/grupo, as reviews são agregadas.

Estive a ver agora ironwolf, parecem bem e muito mais barato, ao preço dos WD SMR
 
As referências eu sei, o problema é mesmo a WD e a Amazon, pedes modelo X e tanto recebes X como Y.
Pior, pelas reviews é lixado porque quando se vende vários modelos no mesmo seller/grupo, as reviews são agregadas.

Estive a ver agora ironwolf, parecem bem e muito mais barato, ao preço dos WD SMR

Esses ironwolf também são bons.
Mas porque compras na Amazon e não em Portugal?
Já comprei em Portugal e Espanha, e os WD sempre vieram os modelos certos, nunca tive esse problema que falas na Amazon.

Eu só uso WD e estou super satisfeito
 
Prefiro na Amazon por ser mais prático para mim, e normalmente o suporte e devoluções é sem espinhas.

Quanto a WD, eu também era assim, mas parece que estes últimos dois anos a WD andou armada em parva e o que não falta são relatos disso, não é exclusivo da Amazon.
 
Na WD tens os wd red que são SMR e os wd red plus que são CMR…eles começaram a diferenciar os 2 há coisa de um 1 ano ou 2. Eu tenho um wd red plus de 4tb dentro de uma synology
 
Prefiro na Amazon por ser mais prático para mim, e normalmente o suporte e devoluções é sem espinhas.

Quanto a WD, eu também era assim, mas parece que estes últimos dois anos a WD andou armada em parva e o que não falta são relatos disso, não é exclusivo da Amazon.

São preferências :)
Eu o que mandei vir da WD (já com esses dois modelos no mercado, CMR e SMR), escolhi o modelo que queria e não falhou.

Já comprei 3 discos assim, e tenho 5 a trabalhar
 
Atenção que Amazon vendia discos WD Red Plus com caixa (Retail) e sem caixa (OEM). Já não me lembro bem se a designação era Retail e OEM, mas era parecido. Havia pessoal que se queixava que a WD recusava dar garantia aos OEM.
 
É por essas e por outras :p

Avancei com os ironwolf só comprei foi dois, espero não me arrepender mais tarde quando tentar passar para raid5, estive a ver uns vídeos da plataforma e efectivamente a muito a aprender.
 
Já cá esta o NAS e os 3 IronWolf (encomendei no dia anterior depois do almoco e ainda chegou primeiro que o NAS e outros discos)

Fiz uns quantos benchmarks e todos os testes sequenciais batiam nos 200MB escrita e leitura, muito satisfeito.
Já no NAS em RAID5 ainda não pude testar porque apesar da minha rede estar cablada a cat7a, o meu pc ainda é gigabit e o NAS é estrangulado por isso.

QNAP realmente tem muito que se lhe diga, estou a seguir estes videos, alguem tem outros que recomendem? especialmente a volta dos do/donts tanto basicos como avançados.
 
Boas,

Já cá esta o NAS e os 3 IronWolf (encomendei no dia anterior depois do almoco e ainda chegou primeiro que o NAS e outros discos)

Fiz uns quantos benchmarks e todos os testes sequenciais batiam nos 200MB escrita e leitura, muito satisfeito.
Já no NAS em RAID5 ainda não pude testar porque apesar da minha rede estar cablada a cat7a, o meu pc ainda é gigabit e o NAS é estrangulado por isso.
Não sei em que baías colocaste os discos, mas se só tens dois aconselho a colocar nas baías 2 e 4.

QNAP realmente tem muito que se lhe diga, estou a seguir estes videos, alguem tem outros que recomendem? especialmente a volta dos do/donts tanto basicos como avançados.
Videos são aos pontapés, acho que deves procurar conforme a utilização que lhe vais dar.

Aconselho é a seguires os conselhos que te devem ter aparecido e desactivar a conta admin, criar novas contas, colocar autenticação 2FA, etc.
Depois vê se há software que não te faça falta e desinstala, tipo central de ajuda e iSCSi, container station, etc...

Acho estranho teres optado por um NAS com CPU ARM de 32 bits.... Há NASes 32 bits que já não tem recebido updates.
Eu não compro ARMs, muito menos 32 bits apenas. Porque não deste mais 20e e não foste para um QNAP NAS TS-451D2-4G? Está uma ***** a vendê-los por 405€...
Se foi por esse ter uma porta 2,5Gbe, já viste pelo que ele debita (200MB), as duas de 1Gbit são mais do que suficientes.
Ambos só suportam discos de 3,5 ou 2,5 (Sata) portanto duvido que alguma vez precises de débito por Lan muito maior.

Cumps.
 
Não sei em que baías colocaste os discos, mas se só tens dois aconselho a colocar nas baías 2 e 4.

como disse, comprei 3 discos e esta em raid4, e um 4º para storage temporario depois vai ser adicionado, principalmente downloads temporarios.

Acho estranho teres optado por um NAS com CPU ARM de 32 bits.... Há NASes 32 bits que já não tem recebido updates.
Comprei este por ser modelo recente, pelo menos tem o ultimo OS da qnap, ou estas a falar no geral (qualquer marca)

Eu não compro ARMs, muito menos 32 bits apenas. Porque não deste mais 20e e não foste para um QNAP NAS TS-451D2-4G? Está uma ***** a vendê-los por 405€...
Se foi por esse ter uma porta 2,5Gbe, já viste pelo que ele debita (200MB), as duas de 1Gbit são mais do que suficientes.

Bom, comprei este porque ninguem sugeriu outro na altura :P
Efectivamente era uma opcao, penso que a diferença de performance nao me faça mossa, apesar de ontem ja ter testado e ficar triste nao poder fazer preview dos ficheiros de video pelo browser.
Mas consomem bem mais e como disseste não tem 2.5Gbps

Quanto ao link aggregation, isso implicava comprar switchs muito mais caros não?
E teriam de ser >2.5 com agregation, para poder continuar a ter um unico cabo a ligar as varias pontas da casa.

Actualmente tenho tudo cablado com um unico cabo 7a, mas os switchs continuam a ser 1gbps, ha que trocar.
 
Boas,

como disse, comprei 3 discos e esta em raid4, e um 4º para storage temporario depois vai ser adicionado, principalmente downloads temporarios.
Sorry, não reparei :P

Comprei este por ser modelo recente, pelo menos tem o ultimo OS da qnap, ou estas a falar no geral (qualquer marca)
Sim, falo no geral e não só em termos de NAS, há tec-specs que agora procuro ao prever utilização a curto prazo.
Como os Nas costumam durar muito sme problemas, penso sempre num horizonte superior a 5 anos.

Bom, comprei este porque ninguem sugeriu outro na altura :P
Efectivamente era uma opcao, penso que a diferença de performance nao me faça mossa, apesar de ontem ja ter testado e ficar triste nao poder fazer preview dos ficheiros de video pelo browser.
Mas consomem bem mais e como disseste não tem 2.5Gbps
A questão não é a performance de leitura/escrita, é mais a longevidade tecnológica.

Quanto ao link aggregation, isso implicava comprar switchs muito mais caros não?
E teriam de ser >2.5 com agregation, para poder continuar a ter um unico cabo a ligar as varias pontas da casa.
Não necessáriamente, podes optar por um dos modos que não requere switchs gerenciados com suporte IEEE 802.3ad:

http://qnapsupport.net/load-balance-setup-which-is-the-best-port-trunking-option/
Aconselho o ALB.

Não sei que configuração tens, mas há routers que suportam esta função ou podes colocar um firmware alternativo que suporte isto.
Depende dos switches... Se tens um router a fazer a gestão, então verifica se não podes fazer via router. O switch é um "middle-man"

Actualmente tenho tudo cablado com um unico cabo 7a, mas os switchs continuam a ser 1gbps, ha que trocar.
Também ando a ver preços e acho-os caros, para já, para já prefiro ir optando por switches com throughput alto capazes de full-duplex.
Não adianta de nada dizer 24 Portas x 2,5Gbe se depois o throughput é baixo ao ponto de só permitir que X portas atinjam esse valor.

Cumps.
 
Pelo facto da minha NAS continuar com problemas desde que a comprei, e não ser detectado problema de discos ou memórias, contactei a amazon e vão me trocar por outra.
Neste caso da que ainda tenho basta fazer um backup da configuração, retirar os discos, e colocar na que vier?
Obrigado
 
Falando no topico dos NAS + RAID5 + powerloss.

estava a transferir as coisas do meu DLINK para o QNAP quando descobri duas coisas:
  1. o difererncial quadro eletrico da minha oficina/laboratorio nao esta como deve de ser
  2. Nenhum dos NAS ficou com problemas, apenas a escrita do ficheiro no momento é que obviamente falhou.

Já agora outra duvida para quem tem QNAP, eu nao consigo calar a treta dos beeps no boot, alguem já passou por isso?
Tenho tanto a opcao do boot como dos outros alertas desligados, nunca consigo prevenir no boot.
 
poder posso, mas queia manter os avisos importantes.

Alguem me ajuda aqui com uma coisa... porque raio nao consigo ter mais ficheiros no meu volume?

A pool tem 7.26TB
O volume 6.73 (supostamete o resto é para snapshots)

Porque raio me aparece oversubscrive com 3.45TB, Free 3.46 mas já nao posso escrever mais nada?
Parece que tem a haver com o Allocated (3.32TB) mas nao sei onde terei isso defenido ou porque raio assim nasceu.

Inicialmente tinha como thick volume, mas por causa do mesmo "erro" o painel recomendou trocar para thin, e agora se tentar voltar para tick o limite indica:
Pool capacity 7.26
Current: 6.79
Allocated: 3.32

New capacity(ao converter) 3402GB



Capture.png
 
Back
Topo