Que NAS comprar? Synology vs QNAP

o santo

Power Member
Ola amigos,

Tenho uma DS910, com a ultima atualização deixei de conseguir ligar ao meu media player (oppo).

Na busca das redes aparece o nas, clico , aparecem as pastas e depois pede a pass e user q coloco mas da a mensagem de erro, e tenho a certeza de q esta bem uma vez q acedo do pc e tv diretamente.

O q me lixa é q so deixou de funcionar depois da atualização.

O oppo esta ligado por cabo de rede ao nas diretamente no lan2.

Tavarini

Power Member
Boas,
Preciso de comprar um NAS para substituir um WD My Cloud que ficou inutilizado.
Pretendo um de 2 baías, que sirva para backup de fotos e videos dos tlms e maquinas fotográficas, servidor de DLNA para filmes e musicas ou para ver filmes e fotos em qq TV de casa (sem ser DLNA?), backup de outros documentos a partir do PC.

Estou indeciso entre os seguintes modelos:
TERRAMASTER F2-423
ASUSTOR AS6602T
QNAP TS-251+-2G
Synology DS220+
Tenho visto por aqui que basicamente aconselham apenas QNAP e Synology, mas tanto o Terramaster como o Asustor têm melhor Hardware do que os outros 2.
O SW do Terramaster/Asustor é muito mau? Para o que pretendo, ficaria mal servido?
Cumprimentos,

farinha82

Power Member
My 2 cents...
Compra um NAS de pelo menos 4 baias. Um NAS serve para muitas coisas, servidor multimedia, download de torrents, pi-hole,etc, e teres mais slots permite-te expandir a capacidade de armazenamento à medida que precisares.
Eu comprei um NAS de 2 slots, porque arranjei uma boa promoção, com 2 discos de 4TB, e já estou a pensar comprar um NAS de 4 slots, pois tenho isto configurado
Para servidor multimédia dá uma vista de olhos no Plex.
Também aconselho a investir num NAS com processador x86.

O QNAP equivalente ao Synology DS220+ é o QNAP TS-251D, que por acaso foi o que adquiri.

Os QNAP ultimamente têm sido atacados com ransomware mas se não expuseres o NAS à internet não à partida terás problemas.

Quando tive a pesquisar qual comprar, à 3,5 anos atrás cheguei à conclusão que a escolha recaia entre a Synology e a QNAP ficando a concorrencia bastante atrás.
Entre a QNAP e a Synology a QNAP entrega melhor hardware por preço igual/inferior mas em termos de software a Synology será mais intuitivo de configurar mas no entanto é também menos configuravel, havia quem fizesse a analogia com iOS vs Android.

Passa pela nascompares.com, têm lá várias reviews de vários modelos de várias marcas. Também têm canal no youtube.

ptfuzi

Power Member
Ola amigos,

Tenho uma DS910, com a ultima atualização deixei de conseguir ligar ao meu media player (oppo).

Na busca das redes aparece o nas, clico , aparecem as pastas e depois pede a pass e user q coloco mas da a mensagem de erro, e tenho a certeza de q esta bem uma vez q acedo do pc e tv diretamente.

O q me lixa é q so deixou de funcionar depois da atualização.

O oppo esta ligado por cabo de rede ao nas diretamente no lan2.

Podes sempre tentar meter o smb v1 e confirmar que funciona, no entanto não é nada aconselhável.

Em relação à comparação entre qnap e synology, é difícil dizer qual o melhor, até porque depende muito do tipo de utilização

A nível de performance em si, na mesma gama de preços a performance é tão idêntica que é difícil escolher um synology com características inferiores ou um qnap com melhor hardware.

Também acho que convém escolher bem o nr de baías porque pode ser uma vantagem enorme ao fim de algum tempo ter a possibilidade de se acrescentarem discos, verificar também se a memória é passível de levar upgrade.

Apesar de não andar a fazer hotswap, o facto de ter as baías acessíveis sem ter que andar a tirar parafusos acho bem mais simpático.

Pessoalmente uso qnap, profissionalmente trabalho com synology.

No geral o synology é mais simples, em algumas situações mais específicas acho a simplicidade limitadora.

Configurar como servidor vpn, seja openvpn ou o protocolo próprio da qnap, achei mais fácil configurar no qnap.

Outra opção que usava no qnap e quando tentei usar no synology fiquei desiludido porque não dava para fazer, que é: activar sync de algumas pastas, mas algumas delas apenas ficarem no servidor, sem ocupa espaço no laptop (ou seja só acessíveis se ligado a net).
No synology deixa fazer sync mas obriga a descarregar o conteúdo todo da pasta para o laptop.

Última edição:

farinha82

Power Member
Pelo que estive a ver das specs na gama média baixa, que é a que o Tavarini está a ponderar no seu post, a Synology limita uma das slots à memória que vem instalada de origem, não dá para trocar, enquanto que a QNAP para além de deixar fazer upgrade nas duas slots normalmente consegue-se fazer upgrade para além do que eles especificam. Por exemplo, tenho 16GB RAM instalados no meu TS-251D, e sei que consegue-se fazer upgrade para 32GB RAM. No entanto isto não é válido em todos os modelos por isso convém ver bem as specs.

Outra vantagem da QNAP é se quiseres por o NAS a servir de DVR, a QNAP vem com licença para 8 cameras, só pagas a partir a 9ª enquanto que a Synology vem com licença para 2 cameras.

Não aconselho correr o servidor de VPN no próprio NAS, um dos ransomwares que atacou os modelos da QNAP aproveitou-se precisamente de uma falha de segurança do servidor de VPN da QNAP. Idealmente não se devem encaminhar portas para o NAS, neste caso deve-se correr o servidor VPN no próprio router ou noutra máquina, por exemplo um raspberry.

Aconselho a pesquisar bem as funcionalidades que um NAS pode ter pois começa-se com a ideia que servirá apenas para armazenar e partilhar dados e depois chega-se à conclusão que tem inumeras funcionalidades e que se calhar devia-se ter investido um pouco mais e adquirir um modelo melhor, que é o meu caso.

o santo

Power Member
Podes sempre tentar meter o smb v1 e confirmar que funciona, no entanto não é nada aconselhável.

Em relação à comparação entre qnap e synology, é difícil dizer qual o melhor, até porque depende muito do tipo de utilização

A nível de performance em si, na mesma gama de preços a performance é tão idêntica que é difícil escolher um synology com características inferiores ou um qnap com melhor hardware.

Também acho que convém escolher bem o nr de baías porque pode ser uma vantagem enorme ao fim de algum tempo ter a possibilidade de se acrescentarem discos, verificar também se a memória é passível de levar upgrade.

Apesar de não andar a fazer hotswap, o facto de ter as baías acessíveis sem ter que andar a tirar parafusos acho bem mais simpático.

Pessoalmente uso qnap, profissionalmente trabalho com synology.

No geral o synology é mais simples, em algumas situações mais específicas acho a simplicidade limitadora.

Configurar como servidor vpn, seja openvpn ou o protocolo próprio da qnap, achei mais fácil configurar no qnap.

Outra opção que usava no qnap e quando tentei usar no synology fiquei desiludido porque não dava para fazer, que é: activar sync de algumas pastas, mas algumas delas apenas ficarem no servidor, sem ocupa espaço no laptop (ou seja só acessíveis se ligado a net).
No synology deixa fazer sync mas obriga a descarregar o conteúdo todo da pasta para o laptop.
Obg, fui agora ver o log e tenho a seguinte mensagem: failed to login via [smb] due to [NTLMv1 not permited]

Eu so atualizei o firmware do ds918, acho estranho ter dado sempre e agora nao, o que posso fazer?

Obg

EDIT: depois fui a net pesquisar e encontrei varios relatos com o mesmo problema, acho q é mesmo um bug desta ultima atualização, tive que ir ativar a v1, mas aparece a recomendação de nao o fazer... filme...

Última edição:

Tavarini

Power Member
Boas,
Preciso de comprar um NAS para substituir um WD My Cloud que ficou inutilizado.
Pretendo um de 2 baías, que sirva para backup de fotos e videos dos tlms e maquinas fotográficas, servidor de DLNA para filmes e musicas ou para ver filmes e fotos em qq TV de casa (sem ser DLNA?), backup de outros documentos a partir do PC.

Estou indeciso entre os seguintes modelos:
TERRAMASTER F2-423
ASUSTOR AS6602T
QNAP TS-251+-2G
Synology DS220+
Tenho visto por aqui que basicamente aconselham apenas QNAP e Synology, mas tanto o Terramaster como o Asustor têm melhor Hardware do que os outros 2.
O SW do Terramaster/Asustor é muito mau? Para o que pretendo, ficaria mal servido?
Cumprimentos,

Um QNAP TS-253D abaixo de 380 é boa compra?

KuRg_JD

Power Member
Com a fama da QNAP relativamente à segurança e os últimos ataques de malware e ransomware não consigo considerar a Qnap como alternativa viável à Synology para guardar e proteger os meus dados pessoais.

No meu caso, estava indeciso entre o Synology DS-920+ e o QNAP TS-464. Apesar de o QNAP TS-464 ter melhor hardware do que o DS920+, muito melhor preparado para o futuro no que toca à velocidade de portas por exemplo, o software e principalmente a segurança levam-me sempre a optar pelo DS920+.

Tavarini

Power Member
Com a fama da QNAP relativamente à segurança e os últimos ataques de malware e ransomware não consigo considerar a Qnap como alternativa viável à Synology para guardar e proteger os meus dados pessoais.

No meu caso, estava indeciso entre o Synology DS-920+ e o QNAP TS-464. Apesar de o QNAP TS-464 ter melhor hardware do que o DS920+, muito melhor preparado para o futuro no que toca à velocidade de portas por exemplo, o software e principalmente a segurança levam-me sempre a optar pelo DS920+.

Pois, entretanto estive a ler umas coisas e parece que continuam com problemas, é pena, realmente pelas specs e o preço, ate estava apetecivel.
Vou voltar a olhar pros asustor (apesar de terem tido problemas tb, parece estar estabilizado) e para os synology, mas synology tem specs fracas para o preço (alto) :(

KuRg_JD

Power Member
Pois, entretanto estive a ler umas coisas e parece que continuam com problemas, é pena, realmente pelas specs e o preço, ate estava apetecivel.
Vou voltar a olhar pros asustor (apesar de terem tido problemas tb, parece estar estabilizado) e para os synology, mas synology tem specs fracas para o preço (alto) :(

Sim concordo contigo, por exemplo a maior limitação que irei ter com o DS920+ será a data speed transfer visto que as portas RJ45 do mesmo são apenas 1GbE o que irá sempre limitar as data transfers a 125mbps.

Alguém consegue confirmar esta limitação de velocidade? Penso que com o DSM7 a Synology já não permite adaptadores usb para aumentar a velocidade das portas RJ45.

farinha82

Power Member
Como disse anteriormente, senão expuserem os NAS diretamente à internet, não fazer port forwarding e desligar o UPnP, e acederem ao NAS remotamente através de VPN não deverão ter problemas.
Se expuderem o NAS diretamente à internet então terão problemas mais cedo ou mais tarde, independentemente do fabricante que escolherem.

Estou a pensar fazer o upgrade do meu TS-251D para um TS-453D. Preciso de aumentar o espaço disponivel em disco.

Tavarini

Power Member
Como disse anteriormente, senão expuserem os NAS diretamente à internet, não fazer port forwarding e desligar o UPnP, e acederem ao NAS remotamente através de VPN não deverão ter problemas.
Se expuderem o NAS diretamente à internet então terão problemas mais cedo ou mais tarde, independentemente do fabricante que escolherem.

Estou a pensar fazer o upgrade do meu TS-251D para um TS-453D. Preciso de aumentar o espaço disponivel em disco.
Por exemplo, se estiver de férias, ausente de casa, e quiser fazer backup de fotos do telemovel para o NAS, qual a forma mais segura? Não utilizar a aplicação automática do NAS?

farinha82

Power Member
Eu comprei um router com servidor de VPN incorporado. Quando quero aceder à rede de casa ligo a VPN e funciona como se estivesse em casa. A partir do momento que estou ligado à rede de casa consegue-se fazer tudo o que se pretende, fazer backups, aceder a ficheiros, etc.
Se não quiserem comprar um router podem por uma máquina a servir de servidor de VPN e encaminhar uma porta para essa máquina, antes de comprar o router utilizava um raspberry. Não aconselho utilizar o NAS como servidor de VPN.

Tavarini

Power Member
Eu comprei um router com servidor de VPN incorporado. Quando quero aceder à rede de casa ligo a VPN e funciona como se estivesse em casa. A partir do momento que estou ligado à rede de casa consegue-se fazer tudo o que se pretende, fazer backups, aceder a ficheiros, etc.
Se não quiserem comprar um router podem por uma máquina a servir de servidor de VPN e encaminhar uma porta para essa máquina, antes de comprar o router utilizava um raspberry. Não aconselho utilizar o NAS como servidor de VPN.
Mas dessa forma não conseguias utilizar a app de backup de fotos do NAS no tlm, tinhas de copiar manualmente, certo?

farinha82

Power Member
Uma VPN é, simplificando, um tunel que é feito entre o teu equipamento e a rede da tua casa, ficando a julgar que está ligado à rede da tua casa.
Ao abrires a aplicação de backup, com a VPN ligada, ela vai funcionar da mesma forma como se estivesses ligado ao wifi da tua casa.

infor69

Power Member
Boas a todas
ainda compensar comprar um synology DS1513+?
A ideia era criar, num grupo de escoteiros, forma de haver backup dos ficheiros (word, excel, fotos, etc) dos ficheiros existentes no pc e ao mesmo tempo que fossem acessíveis remotamente pelas pessoas "administrativas" pra se poder aceder e editar remotamente.