Que NAS comprar? Synology vs QNAP

@Alba
Em principio não terás problemas, desde que toda a ligação tenha conexão Gigabit. Se so usares o Router da operadora, alguns apenas têm 1 porta gigabit, embora já não deva haver muitos em uso.

Poderás usar dnla ou apenas partilha de pastas. Se preferires algo mais dedicado, mas com algum setup tens: Plex, emby ou jellyfil

@infor69

Cada marca tem apps para esse efeito, e podes usar 3rd party apps também. Ou então, VPN (lê acima) e simples partilha de pastas (samba por ex). As apps do fabricante permite adicionares utilizadores, e acredito que seja possível fazer log das modificações e coisas assim.
 
Boas a todas
ainda compensar comprar um synology DS1513+?
A ideia era criar, num grupo de escoteiros, forma de haver backup dos ficheiros (word, excel, fotos, etc) dos ficheiros existentes no pc e ao mesmo tempo que fossem acessíveis remotamente pelas pessoas "administrativas" pra se poder aceder e editar remotamente.
Simplesmente uma pasta partilhada na "nuvem" não era melhor? googledrive?
 
Boa Tarde. Eu uso plex mas tenho que ter o pc ligado sempre que tenha alguma coisa para ver, mas agora quero deixar de fazer isso, comorando um Nas ou de outra maneira se alguém me souber dizer,gostaria de saber se os Nas são caros, onde se arranja baratos,ou seja informações sobre Nas.Agradeço ajuda.Cumps.
 
@JL2021
Podes usar um raspberry pi, se tiveres algum por aí encostado. Se não tiveres, sim, um nas qualquer serve para direct play. Para fazer transcode já tem de ser um com uma boa capacidade de processamento. Andes de avançares verefica se o modelo que tens em vista tem acesso a App (pode variar devido a plataforma, p/ex arm, x86).

Por aqui um desktop com um g5400, com mais uns serviços, tem um consumo de 15/20kWh mensais (2,30/3e), sem transcode, claro...
Um nas consome menos, principalmente se for arm.
 
Viva pessoal,
Estou a ponderar comprar um NAS para armazenar filmes e fazer backups do tele para o NAS
Encomendei 2 discos que estão muito baratos na black friday da Seagate de 8TB, o modelo ST8000DM004, sei que não são destinados para NAS, não será para uso intensivo, alguém possui estes discos a trabalhar num NAS?

Estou em olho nos seguintes modelos:
Qnap TS-431K (usado)
Qnap TS-469 Pro (usado)
Qnap TS-569 Pro (usado-mas mais caro podero talvez descartar)
Qnap TS-451D2 (novo promoção)

Tenho um Netgear RN-102 encostado, qual é o vosso feedback sobre este NAS? Dei pouco uso...

Obrigado
 
Aqui podes ler sobre as vantagens dos discos especificos para NAS comparativamente com os discos para Desktop. Eu tenho investido em discos próprios para NAS.

Consultando o site da QNAP verifico que os modelos TS-469 Pro e TS-569 Pro estão descontinuados, pelo que os excluia da lista de hipóteses.

Em relação aos outros dois modelos, estando ambos dentro do teu budget, comprava o TS-451D2 sem margem para dúvidas, hardware é muito mais melhor em relação ao TS-431K.

Se optares pelo TS-451D2 compra a versão com 2GB de RAM e depois faz um upgrade à RAM. Eu comprei um TS-251D, que é igual ao TS-451D2 mas com duas baias, com 4GB de RAM e fiz upgrade para 16GB RAM e faz toda a diferença na performance do NAS.
 
Viva,
Agradeço imenso pela tua ajuda, ora o 451D2 tem 2 modelos na loja a de 2GB RAM e de 4GB RAM por mais 25€.
O TS-469 Pro usado o vendedor deixa por 200€ e se calhar fazia a festa, qual é a tua sincera opinião? Sei que é um NAS de 2013...
 
A minha opinião é que não vale a pena, de todo. Estás a comprar um NAS que já não tem atualizações de segurança. Para além disso foi lançado há 9 anos e provavelmente com um processador com mais de 10 anos, normalmente os NAS não utilizam processadores do ano em que saem.
Numa loja nacional tens o TS-431K por 279€, em promoção, com tudo melhor que o TS-469 Pro.

Um sistema NAS faz muito mais do que armazenar ficheiros. Neste momento utilizo o meu para armazenar os meus ficheiros pessoais, servidor DNS Pi-Hole, servidor multimédia Plex, podes utilizar como sistema de vigilância com licença para 8 câmeras, tem programa de fotos com alguma AI reconhecendo pessoas, locais e objetos.

Quanto ao TS-451D2 e às 2 versões, eu optaria por comprar a versão 2 GB e fazia upgrade para 2x4GB, diferença de 4€ para versão de 4GB, ou para 2x8GB, diferença de 39€ para a versão de 4GB.
 
Pois realmente tens razão, como pretendia usar online para conseguir fazer upload de fotos e vídeos do telemóvel fora de casa, w segurança é muito importante, mas mesmo assim falam muito das falhas nos Qnap devido ao elevado número de ataques, sinceramente ainda não me decidi de todo
Mas limitei-me para o TS-431K ou o TS-451D2
Também falam bem do Synology DS420J, mas pelos vistos fica mais caro
Também consigo o TS-431K por menos de 200€ em segunda mão, penso eu de que não tem garantia...


Será que as memórias RAM são compatíveis? Há limite de frequências?
 
Não te aconselho a expores o NAS à internet, ou seja, se quiseres aceder ao NAS fora de casa aconselho-te a criares um servidor VPN numa máquina para poderes aceder à tua rede.

Quanto às RAM que mencionas não sei se funcionam. No site da Crucial têm vários modelos que dizem ser compativeis com o TS-451D2, o TS-251D é igual só muda o nº de slots.
 
Não te aconselho a expores o NAS à internet, ou seja, se quiseres aceder ao NAS fora de casa aconselho-te a criares um servidor VPN numa máquina para poderes aceder à tua rede.

Quanto às RAM que mencionas não sei se funcionam. No site da Crucial têm vários modelos que dizem ser compativeis com o TS-451D2, o TS-251D é igual só muda o nº de slots.
Eu encomendei o router TP-Link Archer AX53 Router Wi-Fi 6 AX3000 pelo preço 65€, pareceu-me porreiro e penso que consigo configurar vpn por lá, vê aqui .
 
Bem, encomendei o TS-451D2 de 2GB e mandei vir 2x4GB 2666Mhz compatíveis na loja oficial da Crucial, ficou por 34,43€
Espero ficar bem servido, enquanto aos discos fico por enquanto com os 2 discos de 8TB Barracuda e mais tarde faço upgrade pelos IronWolf ou WD Red
 
Bom dia,

Qualquer câmara de segurança com wifi consegue gravar as imagens num NAS ou não basta ter wifi para que isso aconteça ? Queria instalar uma câmara e gravar as imagens via WiFi para o NAS mas todas as câmaras que vi não são explícitas em relação a isto.
 
Bom dia,

Qualquer câmara de segurança com wifi consegue gravar as imagens num NAS ou não basta ter wifi para que isso aconteça ? Queria instalar uma câmara e gravar as imagens via WiFi para o NAS mas todas as câmaras que vi não são explícitas em relação a isto.

Não, não é qualquer camera.
A maioria tem apps proprietarias e so podes por ai, algumas como alguns modelos das xiaomi permitem o backup dos videos para um folder num NAS, mas não é nada ideal.

O que deves procurar são cameras que suportem protocolos de stream tipo ONVIF ou RTSP onde depois o NAS tem algum programa para a gravacao.

edit, RSTP apenas transmite video/audio, ja o protocolo ONVIF permtie controlo da camera, settings, PTZ, etc.
 
Não, não é qualquer camera.
A maioria tem apps proprietarias e so podes por ai, algumas como alguns modelos das xiaomi permitem o backup dos videos para um folder num NAS, mas não é nada ideal.

O que deves procurar são cameras que suportem protocolos de stream tipo ONVIF ou RTSP onde depois o NAS tem algum programa para a gravacao.

edit, RSTP apenas transmite video/audio, ja o protocolo ONVIF permtie controlo da camera, settings, PTZ, etc.
Obrigado pelos inputs.

Vou procurar por esses protocolos então de qualquer forma acho que essas xiaomi que falas seriam o suficiente. Mas vou ver melhor, já me deste o ponto de partida.
A minha NAS é Qnap e já tinha visto que tem um software mesmo para camaras, tinha a ideia de usar essa funcionalidade, se ficar muito caro para o que quero, essas xiaomis são outra opção.
 
Obrigado pelos inputs.

Vou procurar por esses protocolos então de qualquer forma acho que essas xiaomi que falas seriam o suficiente. Mas vou ver melhor, já me deste o ponto de partida.
A minha NAS é Qnap e já tinha visto que tem um software mesmo para camaras, tinha a ideia de usar essa funcionalidade, se ficar muito caro para o que quero, essas xiaomis são outra opção.
eu tenho umas da xiaomi e aquilo tem duas "funcionalidades" pessimas
  • mesmo com cartao de memoria, so consegues gravar 8 segundos de um evento, mais e tens de pagar...
  • a camera dispara sempre o alarme de movimento sempre que liga/desliga o modo noturno (isto é por acaso recorente em muitas cameras, mas como programador, é estupido).
 
Bom dia,

Qualquer câmara de segurança com wifi consegue gravar as imagens num NAS ou não basta ter wifi para que isso aconteça ? Queria instalar uma câmara e gravar as imagens via WiFi para o NAS mas todas as câmaras que vi não são explícitas em relação a isto.

Tenho câmeras Tappo e funcionam bem com o meu QNAP, utilizando o protocolo ONVID, tanto o surveillance station como o QVR Pro. São as interiores mas as exteriores também devem funcionar. Consegue-se controlar a posição da câmera, áreas de deteção, etc.
 
eu tenho uma xiaomi e aquilo grava até encher o cartão. 8gb dá-me para uns 3 dias e apenas grava quando há movimento. Depois na app existe uma opção que permite guardar igualmente no NAS os arquivos, e ai podes definir um limite que queres para manter as gravações ( 1 mês.....)
 
Malta,

Um WD ex2 ultra 8 TB por 190 euros é bom negócio?

https://www.*****.pt/p/291683/western-digital-8tb-my-cloud-ex2-ultra-nas-wdbvbz0080jch-eesn

O meu budget máximo são os 200 euros e pretendo um sitio para fazer backup do telemovel e do pc sem me preocupar
 
Bem, encomendei o TS-451D2 de 2GB e mandei vir 2x4GB 2666Mhz compatíveis na loja oficial da Crucial, ficou por 34,43€
Espero ficar bem servido, enquanto aos discos fico por enquanto com os 2 discos de 8TB Barracuda e mais tarde faço upgrade pelos IronWolf ou WD Red
Depois dá feedback. Também ando a ponderar fazer um update ao meu TS-231P, que com um Cortex-A15 1,70 Ghz e 1Gb de RAM me começa a parecer lento.
 
Back
Topo