Que NAS comprar? Synology vs QNAP

Boas pessoal, preciso de uma ajudinha, sff.

A minha Maria é fotógrafa e, como tal, mexe muito em ficheiros, tem necessidades vastas de armazenamento, etc. Actualmente guarda tudo em discos externos e é tudo backed up automaticamente para o Backblaze, mas queria facilitar-lhe a vida na parte dos discos.

Como tal, a solução lógica parece-me ser um NAS, mas na verdade não percebo muito do assunto. Sei que, em teoria, aquilo fica no mesmo sítio e, desde que haja ligação à net, é possível ler e escrever até de forma remota. Mas não faço ideia de como configurar, nem de qual NAS nem tipo de discos comprar.

Se ajudar, ela tem neste momento uns 5 discos, totalizando cerca de 20TB de armazenamento, dos quais 14-15 estarão ocupados, diria. A ideia não é armazenar tudo nos discos para sempre, mas sim fazer uma reciclagem, talvez tirando coisas de há 2 anos, por exemplo. Se por algum motivo for preciso ir buscar algo anterior, em teoria estará no Backblaze, porque o backup é teoricamente eterno.

Comprando um NAS ela deve continuar a fazer os backups para os discos externos e para o Backblaze.

Quanto ao NAS deves escolher um com 4 ou mais slots para discos, deves comprar discos próprios para NAS e tendo em conta a quantidade de ficheiros que ela tem é bom apontar para discos de grande capacidade.

No vosso caso eu recomendaria um NAS da Synology pois é bastante simples de configurar e faz backup automático para o backblaze. Podes ver aqui.

Qual o teu orçamento?

Comprando um NAS ela deve continuar a fazer os backups para os discos externos e para o Backblaze.

Quanto ao NAS deves escolher um com 4 ou mais slots para discos, deves comprar discos próprios para NAS e tendo em conta a quantidade de ficheiros que ela tem é bom apontar para discos de grande capacidade.

No vosso caso eu recomendaria um NAS da Synology pois é bastante simples de configurar e faz backup automático para o backblaze. Podes ver aqui.

Qual o teu orçamento?
Obrigado desde já!

Diria que o tecto será nos 750€, a não ser que haja alguma razão forte para subir. Do que vi, alguns NAS da Synology andam na casa dos 400-500€, mas não tenho grande noção da qualidade relativa.

Quantos TB querem ter disponiveis à partida?
Como disse, ela tem actualmente uns 15TB divididos por uns 5 HDD externos, portanto diria que uns 15-20TB é suficiente para começar. Se o NAS tiver umas 4 baías onde cada uma aceite um disco de 15TB, por exemplo, parece-me ok.

Mas também ainda não pensei muito bem sobre como ela deva gerir os ficheiros tendo o NAS. Não sei se valerá a pena ter 3 cópias (Backblaze, NAS e HDD), ou só cloud e NAS serão suficientes, estou tentando a dizer que sim.

Informação relevante para os discos a comprar:
- no NAS vai ficar todos os projetos ou os mais antigos podem migrar para discos externos, com backup no backblaze?
- que armazenamento é utilizado por ano. Faz 1 TB de fotos e filmes? Mais? Menos?

Deves comprar pelo menos 2 discos para ficarem em RAID1, um disco é a cópia do outro. Se um dos discos avariar não perdes a informação. Depois vais acrescentando mais discos e passas para RAID5, em que 1 disco faz redundância de 2 ou 3 discos. Em sistemas RAID deves utilizar discos com a mesma capacidade.

Por exemplo no NAS vão ficar os projetos dos últimos 5 anos que em média ocupam 10TB, então se calhar discos de 8TB são suficientes, começas com 3 discos de 8TB ficando com 16Tb disponiveis com um disco de redundância e com a opção de colocar mais um disco de 8TB no futuro.

Se quiseres ter todos os ficheiros disponiveis no NAS então prepara-te para abrir os cordões à bolsa.
Neste momentos os discos da Toshiba N300 para NAS estão em promoção na Amazon alemã sendo que um disco de 8 TB são 184€, 10TB são 239€ e um disco de 12TB são 274€. Para armazenares os 15TB e teres redundância de disco tens sempre que comprar 3 discos, quer seja de 8, 10 ou 12.

Numa loja nacional tens um QNAP TS-451D2 que custa 370€, que também permite efetuar backups automáticos para o backblaze e é quase tão bom como um Synology. Como só tem 2GB de RAM considera mais 15€ por um módulo de 4GB.

Se o NAS tiver umas 4 baías onde cada uma aceite um disco de 15TB, por exemplo, parece-me ok.
Um NAS de 4 baías com 4 discos de 16TB (não existem de 15) fica acima do teu budget. Podes dizer que não precisas de comprar 4 discos logo à cabeça, e é verdade, mas nesse caso também não ias poder usar RAID (redundância de discos), o que recomendo que o faças. Se não o fizeres, e se um disco pifar (e o outro não), arriscas a perder os dados de ambos os discos, quer dizer, depende da configuração:
  • 2 ou mais discos configurados como 1 volume JBOD, um disco pifa, perdeste os dados de TODOS os discos
  • 2 ou mais discos e cada disco configurado como um volume individual, um disco pifa, os dados dos outros continuam seguros
Isto dos volumes, caso não saibas, é a forma como o Synology organiza os dados no sistema de ficheiros. Se tiveres múltiplos volumes, vais ser obrigado a ter múltiplos "shared folders" para aceder aos dados no NAS. É a diferença entre ver no Explorer/Finder "um disco" e tens lá tudo, ou veres vários e teres de manualmente separar os dados.

Não sei se valerá a pena ter 3 cópias (Backblaze, NAS e HDD), ou só cloud e NAS serão suficientes, estou tentando a dizer que sim.
Por norma é recomendado seguir a estratégia de backups 3-2-1. Eu faço isto parcialmente (para algumas coisas, sim, para outras não), mas isto deve ser uma decisão pessoal.

Para armazenares os 15TB e teres redundância de disco tens sempre que comprar 3 discos, quer seja de 8, 10 ou 12.
Só para clarificar, com RAID1/SHR só precisas de 2 discos para redundância, mas com 2 discos de 16TB só ficarias com acesso a 16TB, se precisares de mais, então, sim, precisavas de 3 discos iguais pelo menos.

Não falei nos discos de 16TB porque se os de 12TB já têm um preço proibitivo para o orçamento dele, os de 16 pior ainda. E mesmo que só compre 2 de 16TB fica com 1TB vazio, pelo que no espaço de 1 ano ou 2 terá que comprar o 3º disco.

Só para clarificar, com RAID1/SHR só precisas de 2 discos para redundância, mas com 2 discos de 16TB só ficarias com acesso a 16TB, se precisares de mais, então, sim, precisavas de 3 discos iguais pelo menos.
Não falei nos discos de 16TB porque se os de 12TB já têm um preço proibitivo para o orçamento dele, os de 16 pior ainda. E mesmo que só compre 2 de 16TB fica com 1TB vazio, pelo que no espaço de 1 ano ou 2 terá que comprar o 3º disco.
Ou seja, com 2 discos (assumindo discos iguais) teria apenas a capacidade de 1, porque há espelhamento.

Com 3 discos já teria a capacidade de 2 discos, porque RAID5 já funciona de maneira diferente? Tentei pesquisar um bocado sobre isso mas é um bocado técnico, mesmo sendo programador é complexo de entender.

Sim, basicamente, podes usar esta calculadora para perceber melhor. SHR e SHR-2 são métodos de RAID proprietários da Synology que te permitem misturar discos de diferentes tamanhos. Após começares a usar um desses métodos não há forma de converter para outro formato (terias de copiar os dados todos para outros discos e formatar os originais).

Sim, basicamente, podes usar esta calculadora para perceber melhor. SHR e SHR-2 são métodos de RAID proprietários da Synology que te permitem misturar discos de diferentes tamanhos. Após começares a usar um desses métodos não há forma de converter para outro formato (terias de copiar os dados todos para outros discos e formatar os originais).
Certo, entendo.

Mais umas questões que me surgem:
  • na utilização normal do NAS (nunca usei nenhum sequer, mas imagino que haja uma interface qualquer) só vês o ficheiro uma vez, ainda que haja espelhamento?
  • imaginando que meto 2 discos de 10TB, e depois acrescento um terceiro para ter capacidade de RAID5 - o "upgrade" é gerido pelo software, ou tenho de fazer algo?

O RAID é transparente para o utilizador, por exemplo se tiveres 3 discos de 4TB em RAID5 o que o sistema te mostra é um "disco" de 8TB.

Para passares de RAID1 para RAID5 tens que dizer ao NAS que o disco novo inserido passa a fazer parte do array RAID e para converter para RAID5. Nunca fiz mas pelo que li é um processo relativamente simples de fazer.

Penso que esta página explica bem os vários tipos de RAID.

Nunca fiz mas pelo que li é um processo relativamente simples de fazer.
É simples, mas quanto maiores forem os discos, mais tempo demora a fazer a reconstrução do array. É ainda importante mencionar que isto é um processo delicado, se a luz for abaixo durante a reconstrução do array, é bem possível que todos os dados sejam perdidos, daí a importância em ter backups.

O RAID é transparente para o utilizador, por exemplo se tiveres 3 discos de 4TB em RAID5 o que o sistema te mostra é um "disco" de 8TB.

Para passares de RAID1 para RAID5 tens que dizer ao NAS que o disco novo inserido passa a fazer parte do array RAID e para converter para RAID5. Nunca fiz mas pelo que li é um processo relativamente simples de fazer.

Penso que esta página explica bem os vários tipos de RAID.
É simples, mas quanto maiores forem os discos, mais tempo demora a fazer a reconstrução do array. É ainda importante mencionar que isto é um processo delicado, se a luz for abaixo durante a reconstrução do array, é bem possível que todos os dados sejam perdidos, daí a importância em ter backups.
Obrigado a ambos.

Última questão, pelo menos por agora - alguma dica em termos de modelos? Talvez da Synology, visto que aparenta estar no top-2 das marcas. O DS418 parece servir para o gasto, com 4 baías até 14TB cada, mas gostava de saber a vossa opinião.

Na minha opinião, Synology, mas por norma são mais caros. Quanto aos discos, depende do orçamento e do que queres fazer em termos de RAID, já é uma opção tua. Com base no que dissemos acima, puxa da calculadora e faz as contas.

O DS418 saiu em 2017, ou seja, já tem 5 anos.

Eu apostava num NAS com processador x86 pois acaba por ter mais músculo e consequentemente ter um tempo de vida útil maior.

Sendo para uso profissional pensem bem no que vão adquirir porque por vezes o barato sai caro. Compras hoje o DS418 e possivelmente daqui a 3 ou 4 anos chegas à conclusão que tens que comprar outro NAS pois esse é mais limitado, tem processador fraquinho, pouca RAM, etc.

O DS418 saiu em 2017, ou seja, já tem 5 anos.

Eu apostava num NAS com processador x86 pois acaba por ter mais músculo e consequentemente ter um tempo de vida útil maior.

Sendo para uso profissional pensem bem no que vão adquirir porque por vezes o barato sai caro. Compras hoje o DS418 e possivelmente daqui a 3 ou 4 anos chegas à conclusão que tens que comprar outro NAS pois esse é mais limitado, tem processador fraquinho, pouca RAM, etc.
Certo, então para o uso que descrevi, qual sugeririas?

Para mim optava por QNAP, pois é mais barato com hardware melhor e o software é quase tão bom como o Synology.
NAS: TS-462-2G. Comprava dois módulos de 4GB à parte. Até era capaz de esticar mais um pouco e comprar o TS-464-4G8 pois já tem 4G de RAM e é um QuadCore
Discos: 2 x Toshiba N300 12TB. Não consegues colocar os 15TB que já tens neste momento mas manténs os projetos que usas menos nos discos externos para teres espaço livre no NAS para trabalhares nos projetos atuais.

Total: TS-462-2G - 1056€
TS-464-4G - 1113€ (Na Blackfriday este NAS estava a 499€)

Ultrapassa bastante o teu orçamento mas ficas com um sistema que te durará bastantes anos.

Numa loja nacional tens o TS-451-2G a 370€. Já tem 3 anos mas é uma máquina que também dá para o que queres.

Eu continuava a usar os discos externos durante mais algum tempo e poupava mais um pouco.

Última edição:
Para mim optava por QNAP, pois é mais barato com hardware melhor e o software é quase tão bom como o Synology.
NAS: TS-462-2G. Comprava dois módulos de 4GB à parte. Até era capaz de esticar mais um pouco e comprar o TS-464-4G8 pois já tem 4G de RAM e é um QuadCore
Discos: 2 x Toshiba N300 12TB. Não consegues colocar os 15TB que já tens neste momento mas manténs os projetos que usas menos nos discos externos para teres espaço livre no NAS para trabalhares nos projetos atuais.

Total: TS-462-2G - 1056€
TS-464-4G - 1113€ (Na Blackfriday este NAS estava a 499€)

Ultrapassa bastante o teu orçamento mas ficas com um sistema que te durará bastantes anos.

Numa loja nacional tens o TS-451-2G a 370€. Já tem 3 anos mas é uma máquina que também dá para o que queres.

Eu continuava a usar os discos externos durante mais algum tempo e poupava mais um pouco.
Consegues dizer-me a capacidade máxima por baía do TS-451-2G? Parece estar a um bom preço, mas não consegui encontrar essa info.

Back