Que NAS comprar? Synology vs QNAP

omega

Power Member
Queria trocar os HDD que tenho no NAS, por SSD.
como o NAS não tem nada assim de muit importante, maioritariamente multimedia, e o que eu quero é performance, quais as solução tamanho vs preço melhores que por aí andam?
isto, é, preço mais baixo por giga

rjSampaio

Power Member
Queria trocar os HDD que tenho no NAS, por SSD.
como o NAS não tem nada assim de muit importante, maioritariamente multimedia, e o que eu quero é performance, quais as solução tamanho vs preço melhores que por aí andam?
isto, é, preço mais baixo por giga
e qual é o NAS que tens?
E o que entendes por "performance"?
Se for throughput e gigabit, a maioria dos discos mecanicos ja fazem chega e sobra.

fakemeta

Colaborador
Staff
Se vais à procura dos que tem preço mais baixo por GB é possível que só encontres SSD sem DRAM e com memória QLC, tipo os Crucial BX500.

Compra pelo menos um SSD com DRAM e com memória TLC (exemplo: Crucial MX500, Samsung 870 EVO).

O meu NAS já tem mais SSDs do que HDDs. Tenho optado pelos Crucial.

rjSampaio

Power Member
synology ds918+

Usas link aggregation? Ou apenas 1gbps?

Que não engasgue quando está a fazer acessos prolongados de leitura/escrita
por exmplo, descompactar um torrent grande tipo 30 ou 50 gb demora imenso tempo e ocupa muitos recursos

Diria que isso vai ser mais do lado do cpu/ram do NAS que do que dos discos.

Precisas assim tanto de descompactar internamente no NAS, vs no teu PC, que vais sacrificar espaço /custo?

Ou por exemplo teres um nvme para esses casos?

omega

Power Member
Ja encomendei dois NVME de 512 para a cache, estou a espera que cheguem para ver se isto fica mais rápido, se assim for, dispenso os ssd's, RAM ja aumentei para 12 GB
Descompacto no nas, pois é lá que faço a descarga dos torrents, as vezes acima de 40GB, e ele faz sozinho quanto conclui o download.

Já usei link agregation, quando tinha o NAS ao pe do router, agora não, tinha que ter dois cabos de rede ligados entre o router e o NAS e neste momento, não consigo

o que me chateia nisto é ter que esperar, é tipo, ora agora tenho que estar aqui a olhar para isto.
são tarefas passivas, que se não quiseres ready to use, não tem mal nenhum, mas acontece é que quando queres usar é que tens que esperar, a mim acontece-me muito disso :(

omega

Power Member
Boas
preciso de uma ajuda com um NAS synology
tenho um NAS de 4 baias, cada uma tem um disco diferente, e tenho 4 volumes criados, 1 por cada disco.
No NAS não tenho nada de importante, portanto, redundância, para mim é perda de espaço.
Ora, tenho uma duvida, como é que faço para trocar os discos a isto e enviar o conteúdo do velho para o novo?
Imaginem, tenho um disco de 1TB, e quero trocar por um de 4TB, como é que envio o que está no digo velho para o novo?
Clono o disco, há alguma ferramenta no NAS que dia para fazer isto?

tgferreira_13

Power Member
Oi malta,

Estou a reformular as coisas cá por casa e preciso de algum aconselhamento: em suma tenho uma NAS QNAP antiga (4 baías, 4tb em RAID5) e um Raspberry Pi 4 com Home Assistant. A NAS tem estado desligada (provavelmente teve perto de um ano sem uso). O pouco uso que teve no passado foi para backups.

O que quero ter é o seguinte:
  • Melhorar a performance do HomeAssistant (quero colocar processamento de vídeo);
  • Re-activar os backups dos equipamentos cá de casa + equipamentos remotos em casa dos meus pais;
  • Ter um hypervisor onde possa instalar algumas VMs para brincar/formação pessoal;
  • Media-server e talvez um password vault.

A minha dúvida não se adequa 100% a este tópico mas não creio ser necessário estar a criar outro. No fundo não sei se:
  • Adquiro uma NAS mais potente ou um microserver e passo tudo o que referi para dentro deste. Aqui a principal desvantagem é meter o alojamento de dados no mesmo equipamento que tem tudo o resto - parece-me ser mais suscetível a falhas do ponto de vista de segurança mas tem a vantagem de ser mais barato e gastar menos energia;
  • Se adquiro um microserver E uma NAS (a minha é a TS-412 que se arrasta);
  • Ou se simplesmente mantenho o HASS no Raspberry Pi e adquiro uma NAS onde possa colocar outras VMS - esta é capaz de ser a solução mais carota.

O que fariam? Obrigado desde já!

nfribeiro

Power Member
No meu caso decidir comprar uma motherboard itx e montar um pc numa caixa sff, para depois instalar proxmox e dentro podes criar VM ou LXC containers.
Consegues montar algo muito mais potente e por muito menos dinheiro do que um NAS mais potente para correr essas VMs.
Podes comprar novo (foi o que eu fiz com uma Asus Rog Z490I + i5 10400F) ou usado (no meu caso adquiri RAM 64 non ECC). Acaba por ser um pouco overkill...
A única desvantagem, para além do trabalho que dá e de algum conhecimento que terás de adquirir, é o consumo de energia ser um pouco superior, mas também é muito mais divertido.

tgferreira_13

Power Member
Cá em casa prezo muito a eficiência energética pelo que provavelmente não vou seguir esse caminho (mas ainda estou a ponderar). Depois, pelas características da casa, idealmente seria algo para ficar na sala - pelo que era porreiro que fosse silencioso e pequeno.

A minha dúvida prende-se ainda mais na questão de se devo ter dispositivos separados (p.e. NAS + servidor) ou apenas um dispositivo...

farinha82

Power Member
Não sei qual é o teu orçamento mas vais pagar bem por um NAS que corra decentemente VMs.

Alguma razão para o NAS ficar na sala? Consoante os discos que compres estes podem ser um pouco barulhentos, o que pode ser incomodativo.
Se pretendes ter media center o que te aconselho é correr o servidor Plex no NAS/Servidor e comprares uma box para a TV que corra o cliente Plex, qualquer box android faz isso. Se tiveres uma Smart TV pode ser que tenha a aplicação, a minha Samsung tem. Assim podes não precisas de te preocupar com a estética e barulho que o NAS possa fazer.

tgferreira_13

Power Member
Não sei qual é o teu orçamento mas vais pagar bem por um NAS que corra decentemente VMs.

Alguma razão para o NAS ficar na sala? Consoante os discos que compres estes podem ser um pouco barulhentos, o que pode ser incomodativo.
Se pretendes ter media center o que te aconselho é correr o servidor Plex no NAS/Servidor e comprares uma box para a TV que corra o cliente Plex, qualquer box android faz isso. Se tiveres uma Smart TV pode ser que tenha a aplicação, a minha Samsung tem. Assim podes não precisas de te preocupar com a estética e barulho que o NAS possa fazer.

O orçamento é o menor possível :biglaugh:

A única razão é que a casa não tem backbone cablado e na sala é onde entra a fibra da Meo. Assim ficava tudo ligado no único sítio onde há cabo.

Posso tentar ver como passar cabos para o escritório (p.e. através dos cabos de antena) mas mantém-se na mesma a questão do barulho porque é onde trabalho.

Com uma NAS provavelmente vou gastar muito para ter algo bom mas e se for (p.e.) um microserver da HP? Parece-me que há alguns usados a preço simpático e com boas specs. Ah, esqueci-me de dizer que pretendo adquirir material usado!

lftg

Power Member
Já por aqui falei, mas provavelmente não viste. Comecei com uns nas de 1 baía, experimentei das 2 principais marcas e avancei por um desktop (caixa atx, para poder adicionar discos com fartura se precisar, por agora, 1ssd (SO(Openmediavault) / "cache") + 1hdd 4tb (ironwolf)), g5400/4gb ram. Tudo o resto é gerido via portainer (20 a rodar). Faz médias de 20KwH mensais, com o cuidado de não usar transcode. Tenho os 2 (plex / jellyfin) mas ainda não tenho usado o jellyfin muito, mas este suporta transcode usando a gráfica (discreta ou interna) e deve ser mais eficiente. 2 VPNs : uma para aceder à rede doméstica, outra para fornecer ligação à Internet a outro Container ;)

Tenho o PC no quarto e fora o ocasional barulho de disco, é tranquilo. Consumo real será um pouco adicional, devido a ter ups, tendo a tomada inteligente entre ups/pc).

Onesolo

Power Member
Não sou o único a achar q o DS223 é um downgrade do 220+, certo???
Aquele processador vale alguma coisa?? Sera q ao menos equipara-se do 220+ ?? Pelos specs nem deve dar pra fazer upgrade da RAM, será?
Ja o 723 tb é uma beca downgrade do anterior modelo...

Cardinal_pt

Power Member
Não sou o único a achar q o DS223 é um downgrade do 220+, certo???
Aquele processador vale alguma coisa?? Sera q ao menos equipara-se do 220+ ?? Pelos specs nem deve dar pra fazer upgrade da RAM, será?
Ja o 723 tb é uma beca downgrade do anterior modelo...
DS223 é um modelo de gama diferente do DS220+, dai o + no fim do nome.
Se quiseres podes comparar com DS220J.
No entanto rumor que sairá tb um DS223+.