Que NAS comprar? Synology vs QNAP

Viva malta,
Eu adquiri há uns mesitos o Qnap TS-451D2, fiz upgrade para 8GB RAM e tinha comprado na altura juntamente dois discos Seagate Barracuda 8TB 5400rpm 256MB SATA III (ST8000DM004) em promoção a 114,95€ cada disco
Uso como media center, assistir na TV e em dispositivos móveis

Acham que valia a pena substituir os discos para alguns destes?
Seagate IronWolf 8TB 7200rpm 256MB (ST8000VN004) 185,88€
Seagate IronWolf Pro 6TB 7200rpm 256MB (ST6000NE000) 174,90€
Seagate IronWolf Pro 8TB 7200rpm 256MB (ST8000NT001) 207,97€

Há muita diferença dos IronWolf para os IronWolf Pro? Velocidade escrita, garantia, durabilidade??

Aguardo a vossa resposta, obrigado

Alô malta, para um novato como eu será que me conseguiriam ajudar?

Queria criar em casa um storage onde pudesse colocar lá filmes, fotos e que pudesse aceder aos mesmos para conteúdo multimédia em rede, que ainda pudesse fazer upgrade caso necessário e tivesse a opção de aceder via telemóvel, pois uma das soluções seria fazer backup das fotos e filmes que vou tirando ao longo do dia a dia. Obrigado desde já!

Tudo depende do orçamento, sugestão seria um NAS Arm.

Acesso externo via vpn. Cheguei a usar muito tempo a vpn da qnap com tudo o resto fechado, neste momento estou a usar vpn num raspberry (wireguard) e a vpn liga em menos de 2 segundos quando preciso.

Para hardware, tens 3 opções.
A mais barata (ou já foi) e "simples", raspberry pi com uma distro virada para o nas. Assim como num desktop, configurações ao início podem assustar um pouco mais.
Depois tens dispositivos especializados, variando muito no valor. Qnap e Synology são as marcas mais faladas. Qnap oferece melhor hardware pelo preço, Synology oferece software mais robusto e variado.
Última opção é construir um PC desktop, mini PC, ou usar um portátil sem uso, e usar uma das muitas opções de OS (OpenMediaVault, TrueNas).

Em relação a software, para media, dentro da rede ou via internet tens Plex Media Server, gratuito, excepto a APP mobile. Se só quiseres na rede, ou usar via VPN, JellyFin.

Também tens software para cloud (nexcloud por ex).

VPN, como referiram, WireGuard.

Normalmente usa-se este software via Docker Container, que são uma espécie de OS a correr dentro do OS principal, fazendo que tenha acesso apenas as pastas que defines (Shared Folder). Por exemplo, tudo o que colocas no serviço de Cloud, apenas esse processo tem acesso a ele, e no Windows/smartphone, aparece uma pasta com loguins específico, partindo do princípio que usas Users para coisas diferentes.

Tenho um synology 220+ que comprei com esse objetivo que queres e tudo funciona como deve ser, seja em server media player como backup das fotos e videos.
Super intuitivo o sistema para quem não percebe nada disto, permissões para familiares verem só aquilo que queres.
Recomendo foi o melhor dinheiro que gastei na minha vida, tenho dois discos mas em raide 0 para caso aconteça algo com um o outro tenho guardado.
Também recomendo um ups boa da apc com ligação ao server para salvaguardar.

Muito obrigado a todos, assim já tenho algo para pesquisar e tentar ver a melhor opção. Tenho uma box android que não uso da minix e uns discos parados, sendo Android, também existia essa possibilidade?

Box android não sei, a não ser que uses ftp, mas do que usei quando tinha um server alugado, a velocidade por esse protocolo era lenta.

Se não quiseres gastar dinheiro e não te importares de fazer as cópias manualmente, podes usar esses disco (externos suponho), ligados ao router e partilhares. Podes verificar se também suporta VPN server.
Eu tenho um "router de viagem" GL.inet com openwrt e apesar de a velocidade ser baixa deu para aceder a minha rede de casa quando o desktop server esteve desligado (semana de trevoada) usando WireGuard.

E da Western Digital não recomendam? Vejo que têm alguns modelos a preços acessíveis My Cloud Home de 2TB a 160€. Alguém tem algum feedback da WD?

Eu adoro WD para discos externos. Aliás...é a marca que mais comprei...desde que preciso de armazenamento externo :) Mas no meu caso, ainda são só discos normais USB.

Relativamente a discos internos, a fiabilidade prende-se (ou prendia-se) entre WD e Samsung (esta última deixou de disponibilizar discos nas lojas do costume.. (penso que deixou mesmo de os ter...)

Aqui no escritório, a nova NAS que montei, de backup...foi com discos WD :) (Synology + 2x WD 4tb)

Em relação a esses dispositivos (WD my cloud home), não tenho experiência, mas numa breve pesquisa, são bastantes simples de operar, mas também muito limitados. Parece suportar plex, agora como se porta, só experimentando. Se depois não for suficiente para o teu uso, sempre podes tirar o HDD (costuma ser WD Red) para meter no substituto e não perdes grande dinheiro, ou mandas para traz.

Para NAS ( seja dispositivos próprio ou desktop), faz o esforço por optar por discos da categoria de NAS. WD Red ou Desgaste IronWolf são os mais usados.

Para o Synology DS220+ a diferença entre um disco de 5400RPM e 7200RPM justifica? E em relação a cache, entre 128MB e 256MB? Queria ter dois discos para fazer RAID 1, ou seja se calhar dois discos de 4TB, recomendam algum modelo em especifico?

Para o Synology DS220+ a diferença entre um disco de 5400RPM e 7200RPM justifica? E em relação a cache, entre 128MB e 256MB? Queria ter dois discos para fazer RAID 1, ou seja se calhar dois discos de 4TB, recomendam algum modelo em especifico?

Os optimizados para NAS

Seagate IronWolf e Exos (enterprise)
WesternDigital WD Red e Gold (enterprise)

boas
estou a comecar a "brincar" com TrueNas (TrueNAS SCALE “Bluefin” 22.12) num pczito. por agora estou procurar descobrir como funciona as coisas com objectivo de no futuro colocar a correr 24/7 pelo menos pihole, nextcloud, plex/jellyfin (acesso fora LAN podera ser algo a pensar mas nao relevante por agora)
estou obter erro ao tentar instalar nextcloud (versao truecharts)
Icba2Xq.png

alguem consegue ajudar?

Tenho um QNAP e queria criar um sistema de partilha de ficheiros tipo Dropbox para acesso interno e externo. Tinha de ter capacidade de definir a que ficheiros casa utilizador tem acesso. Alguém sabe uma boa aplicação ? Experimentei o Qsync mas não consegui perceber como funcionar…

Back