Que NAS comprar? Synology vs QNAP

Olá.

Eu posso falar da experiência que tive/tenho:

Comecei com 1 Synology 207 e 1 firmware que apenas permitia cópias de segurança e ligação por ftp (não me recordo de muito mais).
Posteriormente evoluiram para a versão 2 onde já pudemos fazer algumas coisas giras como partilha de fotos, estação de video-vigilância e uma estação de download. Tudo ainda muito rudimentar comparando com o que é hoje. Nessa altura adquiri um 209+ pois o 207 já se tornava lento com a firmware 2.0

No final do ano passado lançaram a versão 3: foi uma evolução interessante, não houve muitas novidades, mas as que houve foram muito boas (na interface mexeram muito, no resto veio mais estabilidade).

Recentemente adquiri o 1511+ onde já coloquei 3 máquinas virtuais em vmware com server2008r2 e porta-se às mil maravilhas.

Foi sem dúvida a minha melhor compra informática de sempre!

No inicio (DS207) tive problemas com o disco que escolhi (um samsung que estava no site como compatível) mas que estava sempre a crashar, por isso substituí por um 2 seagates Enterprise edition (24/7). Acho que é preciso ter cuidado na escolha dos discos dependendo se é para ter a máquina sempre ligada ou não.

Como foi referido pelo Amazing_Randy é preciso ter algum cuidado nos WD (Fazendo o Widdle) resolve-se esse problema do LCC.

Já precisei de ajuda da equipa de assistência e sempre me resolveram o problema, chegando mesmo a entrar por ssh no meu NAS. Sempre foram impecáveis. (No inicio fiz uns mods que não correram muito bem :'()

A estação de download tem um utilitário fantástico: o download redirector que é uma pequena caixa que fica no desktop onde tendo um link para download de determinado software etc.. basta arrastar o link para dentro dessa cx e este começa automaticamente no NAS.

Tb tenho video-vigilância onde consigo ver as câmaras na aplicação que eles têm para o iphone. Sei que têm para música e photos no iphone mas nunca utilizei.

Resumindo, não conheço a QNAP em termos práticos para puder comparar, embora também tenha ouvido dizer que é muito boa. No entanto não tenho nenhuma razão para mudar!
 
Eu tive que efectuar a mesma escolha, e escolhi o QNAP TS219p+, já o tenho se tiveres alguma questão avisa.

O que levou a escolher o QNAP em detrimento do Synology DS211+, foi o facto do QNAP ter WOL (Wake on Lan), uma construcção mais sólida, praticamente todo em aluminio. O software do QNAP também tem mais algumas funções que o Synology, como por exemplo, o controlo da velocidade/comportamento da FAN.

Em termos de hardware são iguais, CPU Marvell ARM a 1.6GHz, com 512MB DDRIII. O QNAP tem mais uma porta eSata, mas no entanto o Synology lê cartões SD.

Em termos de sofware, o da Synology é mais bonito, no entanto perde por não ter algumas funcionalidades que o QNAP tem.
 
Em relação ao software, digo-te desde já que o da Synology é mais estável e actualizado com frequência (que o da QNAP).
Quanto as funcionalidades e no caso do wake on lan, o modelo de 2 discos da Synology não tem, mas não é uma função desconhecida nos equipamentos da marca, dado que outros modelos suportam.
Em relação a outras funcionalidades que o da qnap tem e o da synology não, não estou assim a ver , mas se puderes dizer, ficavamos todos a conhecer.
Uma delas referiste, o controlo das fans.
 
Entre estes 4, qual escolheriam?


SYNOLOGY 211 - 263
SYNOLOGY 211+ - 359
QNAP TS-219P - 256
QNAP TS-219P+ - 347


boas,
tambem andei muito indeciso com estas modelos. Acabei por escolher o primeiro SYNOLOGY 211 e recebi-o faz agora duas semanas.

Optei por este porque a synology tem uma comunidade muito boa e realmente actualizam o software com muita frequência,

mas ja pedi suporte tecnico porque as minhas taxas de transferencia são muito baixas. Tenho-a ligada a um router gigabit e um portatil com wireless N e não consigo mais de 8.5 Mb/s em ficheiros grandes e uns míseros 100 ou 150 kb com ficheiros ou pastas pequenas.

Já tive na mesma rede outras NAS e conseguia velocidades muito superiores, não sei que se passa :s

já agora, dos que têm este modelo ou semelhantes, conseguem performances muito diferentes?

abraço
 
boas,
tambem andei muito indeciso com estas modelos. Acabei por escolher o primeiro SYNOLOGY 211 e recebi-o faz agora duas semanas.

Optei por este porque a synology tem uma comunidade muito boa e realmente actualizam o software com muita frequência,

mas ja pedi suporte tecnico porque as minhas taxas de transferencia são muito baixas. Tenho-a ligada a um router gigabit e um portatil com wireless N e não consigo mais de 8.5 Mb/s em ficheiros grandes e uns míseros 100 ou 150 kb com ficheiros ou pastas pequenas.

Já tive na mesma rede outras NAS e conseguia velocidades muito superiores, não sei que se passa :s

já agora, dos que têm este modelo ou semelhantes, conseguem performances muito diferentes?

abraço

Olá BMachina.
Eu estou a espera que a loja me diga que já chegou o meu DS211j.

Agora a questão... que discos colocas-te no aparelho? E como estão as "correr" as coisas?!

É que esta está a ser a minha questão de momento.

Abraço.
 
Olá BMachina.
Eu estou a espera que a loja me diga que já chegou o meu DS211j.

Agora a questão... que discos colocas-te no aparelho? E como estão as "correr" as coisas?!

É que esta está a ser a minha questão de momento.

Abraço.

boas ostres,
está com 2 samsungs de 1Tb (HD103SI) apesar de no site da synology terem apenas testado um modelo muito parecido a estes, o HD103SJ.

Tambem passei algum tempo de volta disto e confesso que estava um pouco reticente, não sabia se iria funcionar, depois não sabia se devia optar por 5400 ou 7200 rpm, depois decidi-me pelos de 5400 e ponderei muito os green da western digital, mas assim que dei uma vista de olhos no forum da synology reparei que havia imensa gente a queixar-se que não hibernavam e estavam sempre a "mastigar" etc e arrisquei com os samsungs pq havia muitos users a dizer bem deles. E pelo menos até agora impecavel.

Deixam-se logo dormir, gastam pouco e espero eu que durem muito :)

Neste momento o meu problema é outro, liguei a NAS directamente ao PC e só consigo 10.9 MB/s, e apesar de ter uma placa 10/100 e pelo que tenho lido parece-me um valor muito baixo.

tirando isso, e diga-se de passagem que tenho passado o pouco tempo que tenho sempre de volta do mesmo, a NAS é optima, cheia de recursos e funções.

abraço
 
Última edição:
Boas

Para Usufruir de toda a velocidade do NAS terás que instalar uma placa de rede gigabit, porque neste momento com a placa de rede 10/100 só poderás atingir (teoricamente) 100/8= 12,5MB/s!

Cumps

Bikerboy
 
Boas

Para Usufruir de toda a velocidade do NAS terás que instalar uma placa de rede gigabit, porque neste momento com a placa de rede 10/100 só poderás atingir (teoricamente) 100/8= 12,5MB/s!

Cumps

Bikerboy


pois... sou um pouco verdinho em redes... já me disseram que era normal mas tambem já houve muita gente a dizer que é uma velocidade muito baixa, e quando reportei para o departamento tecnico da Synology com todas as indicações de hardware eles mandaram-me fazer uns testes mas ainda n tive feedback.

sei que não é bem o post certo mas só a titulo de curiosidade

Eu:

" i made some tests with the pc directly to the DS211 and I have exactly the same speeds that i have over the router wireless N.
i have tested with and without the enable "Stations" (web, audio, itunes, photo and ftp) and the result is exactly the same:

10.9 MB/s no more no less...


I now that my PC card 10/100 but is this normal?"

Uma das respostas:

That is very slow for a direct connection. Make sure you NIC settings are set to default, and turn off Jumbo Frames as these units do not support jumbo frames or at least that is what i have tested until Engineers at Synology say otherwise.

I would even go as far as flashing your disks from scratch and putting DSM 3.0 back on there fresh. Set the static IP, direct connect with known good cable and turn on SMB and test.

Do you have another computer or laptop you can do a direct connect with and test? B/c i would try that as well before you restore everything and start over if possible.


abraço
 
Boas

Daquilo que eu vi, ao utilizares uma rede 802.11N esta é capaz de suportar (teoricamente) os 300 mbps, mas o "normal" é teres uma ligação entre os 80 e 90 mbps, ou seja 90/8= 11,25MB/s, mas estas velocidades podem estar condicionadas por varias situações... O mais comum é teres vizinhos que tenham a rede no mesmo Canal (frequencia) que o teu e é a largura de banda será partilhada pelos dois.
Aconselho-te primeiro a ires comprar um placa gigabit e depois verificares se o cabo de rede que utilizas suporta gigabit (Cabo cat5e ou cat6)

No geral e analisando as velocidades do NAS e o tipo de conexões utilizadas, tu estas a atingir o limite da tua rede e não a do NAS!

Bikerboy
 
sim faz sentido, apesar de que estava convencido que conseguiria chegar pelo menos a 20 ou 30 Mbs.
de qq forma ja enviei os meus valores, vamos ver o que a equipa técnica tem a dizer...

em relação a comprar uma placa gigabit pra um portatil deve ser mais complicado :( porque o router até é 10/100/1000
 
Última edição:
Boas

Não é dificil! :D Se o teu portatil tiver uma porta PCMCIA ou express card, existem no mercado produtos que te permitem resolver o problema
este ou este

Depois quando tiveres mais noticias do suporte técnico coloca aqui :D

bikerboy
 
Boas Pessoal,

Ando a pensar adquirir um servidor NAS cá para casa, mas no meu caso, vou usá-lo apenas para guardar filmes, séries e algumas fotos.
O Objectivo é com dois leitores multimedia ligados às TV's (um no quarto e outro na Sala) ligados por wireless à rede domestica poder ver os filmes que lá estão guardados.
Estive a ler aqui os vossos comentários acerca de alguns NAS que possuem ou que acham bons, mas vão muito além do meu orçamento. Acham que para o objectivo que pretendo me chegaria este, ou devo ponderar aumentar o orçamento? http://www.*****.com/pt/pt/6530401/art/netgear/servidor-de-rede-nas-stor.html

Desde já muito obrigado,
 
Não sei como é esse modelo particular, mas digo-te já que os Netgear precisavam de ligação à internet, caso contrário não podes configurar o teu NAS. Mesmo coisas como alterações de parametros, que é feito via site deles.
Muito bom.... NOT!

No forum da netgear...
"correct wolfe99, although note that the internet is not *only* required for setup. We recommend an internet connection at all times as many of the Stora's features and administartion require the internet. This includes creating local user accounts, etc.

Cheers,
Roby!"

Portanto, para usufruires em condições da bela treta do equipamento, tens de ter ligação à internet (entenda-se, ao site e gestão deles).
 
boas!

seria possível esclarecer algumas dúvidas e ajudar na escolha?

ando a pensar na aquisição de um NAS para fazer o seguinte:

1. backup de dados - 1 PC win7&linux + 2 mac's + 1 netbook com linux;

- posso ter 2 registos diferentes do timemachine simultâneamente no mesmo disco?
- para cada backup tenho que criar uma partição diferente (são 4 máquinas)?

2. centralizar ficheiros (doc's, musica, fotos, vídeos etc) tipo dropbox para estarem sincronizados - eliminar o problema das versões...;

- apenas pretendia sincronizar pastas selectivamente é possível?
- as velocidades de acesso serão suficientes para carregar bibliotecas do lightroom sem grande stress (ficheiros raw de 25MB)

3. aceder online a dados - dispensar o dropbox

- novamente queria a penas disponibilizar apenas o acesso a pastas selectivamente ainda que sejam protegidas por password etc...

4. criar uma pasta de partilha de ficheiros online (essencialmente pdf, doc, xls...) protegida por login e pass (1 user para todos tipo user:convidado pass:******) - dispensar o uso do wuala;

- é possível criar uma pasta independente de dotas as outras apenas para partilha de ficheiros ou tenho que criar uma partição para isto?

5. criar um 2 blogs e alojar em casa (fotoblog + blog para docs ambos em wordpress) - estou farto dos freehost's e queria dispensar o blogger

- é complicado a criação de blogs neste tipo de equipamentos? vou ter algum tipo de problemas com o meu internet provider (vodafone) uma vez que o meu tráfego de dados vai certamente aumentar...

6. fazer um printserver

- o software da impressora fica funcional? tipo scanner, impressão em duplex etc..?

ando a considerar estas 2 hipóteses:

http://www.*****.com/pt/pt/4045877/art/qnap/servidor-de-armazenamento.html

http://www.*****.com/pt/pt/7726319/art/synology/servidor-de-armazenamento.html

qual a melhor opção? há opções melhores? pensei em construir um NAS e usar o freenas mas penso que seria demasiado trabalho e não seria assim tão mais barato...
conhecem onde possa comprar estes equip. mas baratos?
estou inclinado para o synology

obrigado pela vossa ajuda!
 
Aproveitando o tópico,

Quero ter um disco, ligado ao router que me permita ter acesso aos ficheiros que lá estão a partir de todos os computadores da casa.


Vi estas 4 opções:

Dlink
Qnap
Synology

Western Digital

Já agora, alguém pode dizer as diferenças práticas entre os primeiros 3 e este último (o chamado NAS doméstico). Indo para 1 dos primeiros 3 o que ganho? Tirando a possibilidade de acrescentar + 1 disco.


O que me aconselham?
 
Pessoalmente optaria por um dos primeiros 3 (o 2º já não está visível...). Não gosto muito desses discos com capacidades extra. Mas isto depende do que procuras.

A vantagem dos primeiros é que separas o armazenamento do que controla o armazenamento. Ou seja, se daqui a 2 anos quiseres comprar um disco de 4 teras, tiras o que lá tens e metes um novo. É uma solução mais modular. Como tens espaço para 2 discos também tens a possibilidade de usar RAID por exemplo. Agora se não queres 2 discos e se achas que nunca vais usar mais do que 2TB, podes ficar-te por essa última opção... Depois também há diferenças no software, consumo energético, ventilação/ruído, etc. Isso já terás de ver caso a caso.
 
Back
Topo