Que NAS comprar? Synology vs QNAP

Tudo depende de quão importante serão os dados irá por no NAS.
Se são documentos que imperativamente não desejas perder, então é aconcelhado uma solução que ofereça redundancia (das 3 que apresenta, apenas é possivel RAID 1 para redundancia).

Basicamente, em RAID 1, tudo o que escreve para o NAS é duplicado para os dois discos. A desvantagem será o aproveitamento de espaço, que será sempre equivalente ao menor disco do array (se tiver 2 discos de 2Tb, apenas ficará com 2Tb disponiveis).

Noutros NAS de 3 ou mais discos, poderá optar pelo RAID 5, em que o aproveitamento do espaço será maior, de acordo com a seguinte formula (N-1)*Menor_Disco, sendo N o numero de discos e Menor_Disco o tamanho do menor disco disponivel.

De relembrar que o ideal em solução RAID será usar discos com o mesmo tamanho.

Boas a todos,

também eu estou com dúvidas sobre a melhor opção...

DS211+ vs TS-219P+

Pelo que tenho lido...

...o Qnap ganha ao Synology em:

Melhores Velocidades de transferência (ficheiros pequenos)
Mais funcionalidades (WOL,HFS+)
Melhor construção
Menor consumo
+ 1 porta eSata

...o Synology ganha ao Qnap em:

Melhores Velocidades de transferência (ficheiros Grandes)
Menos Barulho
Software mais intuitivo
SD Slot

Dúvidas:

Aos detentores destes dois modelos, gostaria de perguntar o seguinte...

- Conseguem partilhar por HTTP ficheiros com capacidades superiores a 2G ou 4G?

cump
WP

PS: Pena é não haver um utilizador que tenha testado ambos...

Só se encontra malta a puxar para um lado ou para o outro....:confused:

Última edição:
Olá, estou a pensar numa solução deste género para ter a minha música e vinha pedir ajuda a quem percebe mais disto. Pelo que tenho lido, agrada-me a Synology até em termos estéticos.

Quais são as diferenças entre 211j, 211 e 211+? Para ter música e filmes, para uma rede com um PC+Portátil+Ipad+ WD TV Live, qual recomendam? Sendo que normalmente só um destes aparelhos acede de cada vez.

As duas baías como são usadas? Raid que faz mirror ou é tudo espaço útil? Recomendam dois discos de 2TB um a espelhar o outro ou posso mesmo ter 4TB neste aparelho?

Agradeço a ajuda de quem percebe mais disto do que eu.

Obrigado pela resposta, ainda assim será possível partilhar de uma outra forma via http, ficheiros de tamanho superior?

PS: Acho que já me decidi pelo TS-239 Pro II+ :)

Só mais uma questão, tens o novo firmware 3.4?

Usas o Qget?

cump
wp

Sim, tendo o servidor HTTP activo, há outras formas de partilhar ficheiros ;)

Tenho a versão mais recente do firmware, mas nos próximos dias vai sair a versão 3.5 final, que trará mais complementos ao já muito completo pacote que vem com a firmware.

Para torrents o Transmission é bem melhor que o Qget... para http já não uso, mas funciona bem na mesma.

Cumprimentos

Quais são as diferenças entre 211j, 211 e 211+? Para ter música e filmes, para uma rede com um PC+Portátil+Ipad+ WD TV Live, qual recomendam? Sendo que normalmente só um destes aparelhos acede de cada vez.

Vê aqui: http://www.synology.com/us/products/compare_spec.php

As duas baías como são usadas? Raid que faz mirror ou é tudo espaço útil? Recomendam dois discos de 2TB um a espelhar o outro ou posso mesmo ter 4TB neste aparelho?

Podes ter RAID ou não. Fica ao teu critério. Se não usares e um disco avariar, perdes o que lá está. Se usares ficas com metade do espaço útil.

Ok obrigado, mas a diferença de memória faz assim tanta mossa? Nunca possui um aparelho destes, mas não sei se para as minhas necessidades o 211j/411j é curto ou se o 211+ é "overkill". Por isso pedia a alguém que tenha estes equipamentos para utilização "caseira" com música, fotos e mkv's se os "j" chegam ou se é melhor ir mais acima.

Obrigado.

Podem ser à mesma Rev.A ... o que conta é a data de fabrico marcada no disco.

Penso que os fabricados depois de Janeiro de 2011 já têm a firmware actualizada...

Ok obrigado, mas a diferença de memória faz assim tanta mossa? Nunca possui um aparelho destes, mas não sei se para as minhas necessidades o 211j/411j é curto ou se o 211+ é "overkill". Por isso pedia a alguém que tenha estes equipamentos para utilização "caseira" com música, fotos e mkv's se os "j" chegam ou se é melhor ir mais acima.

Obrigado.

Para o que indicaste chega perfeitamente o 211j... Tenho um com dois Seagate Modelo ST1000DL002 em raid 1 e tem funcionado na perfeição...

Ok obrigado, mas a diferença de memória faz assim tanta mossa? Nunca possui um aparelho destes, mas não sei se para as minhas necessidades o 211j/411j é curto ou se o 211+ é "overkill". Por isso pedia a alguém que tenha estes equipamentos para utilização "caseira" com música, fotos e mkv's se os "j" chegam ou se é melhor ir mais acima.Obrigado.
Eu escolhi o do meio pq estava como tu. O j parecia-me curto e o + exagerado pro uso k lhe queria dar, que é em grande parte como teu e mais algumas features de web.Mas acho k ficas bem servido com qq um.Cumps

Podem ser à mesma Rev.A ... o que conta é a data de fabrico marcada no disco. Penso que os fabricados depois de Janeiro de 2011 já têm a firmware actualizada...

Sy,

Pelo que li no fórum da qnap os fabricados depois de Janeiro de 2011 são todos REV. B, ou seja, não existem REV. B anteriores a Jan de 2011 e também não existem REV A depois de Jan de 2011.

Só ainda não sei se compre na Pix, porque não tenho forma de Garantir a 100% que são REV B... só se, quando os for levantar confirmar e caso não sejam, não os levanto. Ainda assim existe uma review na Pix de um utilizador que diz ter recebido REV. B

cump
WP

PS: A todos os que tencionam comprar um NAS,tenham muita atenção às compatibilidades (ou falta delas) com os HDD.

Última edição:
comprei actualmente um pequeno NAS o LG N1T1 ,confesso que o mais me chamava no NAS era ter acesso aos ficheiros em todos os pc,s,PS3 e televisão da casa ! e este cumpre sem qualquer problema visto que tem DLNA !outra coisa que me agradou bastante e ter um aplicativo para sacar os torrents ,o que gastando apenas 11w em full e bastante bom !o pior deste aparelho e nao ter RAID mas isso pouco me preocupava porque tenho outro disco WD de 1,5T ligado ao N1T1 onde faz backup diariamente as pasta que mais me preocupam !se tiverem interessados procurem por este aparelho no google e vao ver as funcionalidades que ainda tem (muitas mesmo ,leitor de DVD onde pode fazer backup directamente para o DVD ,da para ligar a um computador com se fosse disco externo atreves de USB ou leitor/gravador de DVD ,gestão de ventoinha que no meu nunca passou de SILENT posso garantir nem a ouvem ,e gestao de energia ,Home Monitoring e muitas mais !) as tranferençias sao em volta dos 18 mb,s e acho que não consegue mais pelo meu router ser 10/100 em alguns testes verifiquei que foi aos 40 mb,s

Foi aquilo que falamos anteriormente... supostamente os REV.A depois de Janeiro de 2011 já têm o patch instalado, mas pelo sim pelo não, nada como uma "validação extra" :)

Cumprimentos

Back