Que NAS comprar? Synology vs QNAP

@kallimero

Qvideo, é uma app que tens para instalar no telemovel.

Por partes, queres ver os vídeos a onde? PC/Telem/Box android....

Então, no NAS tu instalas o plex media server isso fizeste bem. Depois no PC , podes instalar o plex client ou também podes aceder o NAS e ver directamente (caso pc esteja dentro da rede do NAS), desta maneira convém teres as portas do router abertas.

Maneira mais simples, para fazer este tipo de instalação é ires para o youtube e ver como se faz.

Mas caso tenhas alguma duvida, pergunta :)
 
Última edição:
@kallimero

Qvideo, é uma app que tens para instalar no telemovel.

Por partes, queres ver os vídeos a onde? PC/Telem/Box android....

Então, no NAS tu instalas o plex media server isso fizeste bem. Depois no PC , podes instalar o plex client ou também podes aceder o NAS e ver directamente (caso pc esteja dentro da rede do NAS), desta maneira convém teres as portas do router abertas.

Maneira mais simples, para fazer este tipo de instalação é ires para o youtube e ver como se faz.

Mas caso tenhas alguma duvida, pergunta :)

Obrigado pela ajuda, tenho várias duvidas, o que não contava pois pelas reviews e vídeos que vi precisamente no youtube, parecia tudo mais fácil.

O meu objectivo é ver os vídeos no portátil quando estou fora de casa (e da rede).
Não há maneira de eu ter no desktop uma pasta "igual" à NAS, como se estivesse lá dentro, estando fora da rede? Só dá mesmo pela "web"? Até para organizar as pastas era mais fácil.

Vou tentar instalar aqui o client do plex para ver como corre, o estranho é que não consigo abrir o "plex da nas". Será por estar fora da rede?
 
@kallimero

Existe maneira, só tens que ter configurado o acesso externo, atraves da "nuvem" myQNAPcloud, ficas com um link que será algo do género.

http://xxxx.myqnapcloud.com:8080/cgi-bin/ (sendo xxx o nome que tu vais lhe dar) a porta 8080 é usada para aceder o NAS como se tivesses em casa, vais ver a pagina de entrada, para aceder o plex é, http://xxxxx.myqnapcloud.com:32400/web/index.html.

Mas como disse convém teres as portas abertas no router.

No plex tens que ir as configurações e na segunda opção, "acesso remoto" tem que estar ativo.

Parece confuso mas ate é muito simples.
 
@kallimero

Existe maneira, só tens que ter configurado o acesso externo, atraves da "nuvem" myQNAPcloud, ficas com um link que será algo do género.

http://xxxx.myqnapcloud.com:8080/cgi-bin/ (sendo xxx o nome que tu vais lhe dar) a porta 8080 é usada para aceder o NAS como se tivesses em casa, vais ver a pagina de entrada, para aceder o plex é, http://xxxxx.myqnapcloud.com:32400/web/index.html.

Mas como disse convém teres as portas abertas no router.

No plex tens que ir as configurações e na segunda opção, "acesso remoto" tem que estar ativo.

Parece confuso mas ate é muito simples.


Provavelmente não me expliquei muito bem.
Eu consigo aceder remotamente à nas, através de um link do género que tu escreveste - http://xxxx.myqnapcloud.com:8080/cgi-bin/
Isto é o que eu chamo aceder "tipo web" não é como se fosse um pasta no meu pc que era o que pretendia.

Para colmatar esta "falha" vou tentar criar uma regra semanal de backup para mover os ficheiros que vou colocar em várias pastas no Qsync, acho que assim vou conseguir ter backups sempre, e aceder de forma mais fácil pelo menos à informação mais recente.


Em relação ao plex, agora que estou fora de casa não consigo abrir, o link que gera quando abro a aplicação é do género daquele que referes mas diz que não é possivel aceder. Vou tentar quando estiver em casa, na mesma rede.
 
O que ele pretende é aceder às pastas do NAS, como se estivesse na rede em casa.

Por exemplo, na rede de casa abres o explorador do windows e escreves \\192.168.1.2\Videos e acedes a uma pasta no NAS.

Fiquei curioso, e vou pesquisar como se pode fazer isso fora de casa. Provavelmente tem a ver com abrir as portas para o protocolo SMB.
 
Isso não é uma falha, não existe maneira de configurar uma pasta ou ate mesmo mapear uma letra para aceder a uma directoria que esta fora da rede...( de uma forma simples/directa....acho eu) isso já é complicar algo que é simples de usar.

Podes usar o File Station que é basicamente que é basicamente o file explorer.

Os filmes que tu falas é daqueles que "compras" na net? Não sei o que usas para "comprar" esses filmes, mas se é por torrents podes usar o transmission e podes automatizar o unrar.

Nas questão das directorias e estejas a usar 2 discos, podes deixar um só para, os filmes/series e o outro para os torrents.

Pois não deves conseguir aceder, porque provavelmente no router não tens essa porta aberta, mas para esse tipo de utilização o melhor seria usar o Plex, caso queiras ficar com as capas/informações dos filmes, fica mais "bonito" e tal.
 
O que ele pretende é aceder às pastas do NAS, como se estivesse na rede em casa.

Por exemplo, na rede de casa abres o explorador do windows e escreves \\192.168.1.2\Videos e acedes a uma pasta no NAS.

Fiquei curioso, e vou pesquisar como se pode fazer isso fora de casa. Provavelmente tem a ver com abrir as portas para o protocolo SMB.
Era isso mesmo!
 
Isso não é uma falha, não existe maneira de configurar uma pasta ou ate mesmo mapear uma letra para aceder a uma directoria que esta fora da rede...( de uma forma simples/directa....acho eu) isso já é complicar algo que é simples de usar.

Podes usar o File Station que é basicamente que é basicamente o file explorer.

Os filmes que tu falas é daqueles que "compras" na net? Não sei o que usas para "comprar" esses filmes, mas se é por torrents podes usar o transmission e podes automatizar o unrar.

Nas questão das directorias e estejas a usar 2 discos, podes deixar um só para, os filmes/series e o outro para os torrents.

Pois não deves conseguir aceder, porque provavelmente no router não tens essa porta aberta, mas para esse tipo de utilização o melhor seria usar o Plex, caso queiras ficar com as capas/informações dos filmes, fica mais "bonito" e tal.

Pois, eu coloquei falha entre aspas exactamente porque podia não ser uma falha da NAS mas sim minha que não compreendi que isto não funcionava assim.
MAs lá está, o file station é o "tal" "tipo web". Talvez seja uma questão de hábito, mas o arrastar entre pastas era muito mais pratico para "arrumar" a casa.

Sim, os filmes são mesmo desses e com os torrents não tenho tido problema. Essa solução do plex para mim era a ideal, resta conseguir configurar porque o plex media server não está a abrir (talvez por não estar na rede).
 
Já pesquisei e tal como o KillerWolf disse, não é possível fazer o que pretendes.

SMB cannot be effectively opened to the outside world (the clients wouldn't work, its not a port-based networking issue, but the way the protocol functions). don't try to expose SMB over the internet. it just won't work. use an VPN or use web-safe technologies like SFTP\FTPS for remote file access.

O que eu uso é um programa chamado WinSCP e acedo ao NAS através de SSH.
 
E sem estar a usar o link, já instalaste o plex client?

Caso estejas a usar o win10, já existe uma versão especifica.

Seja a onde for, no client só tens que instalar e fazer login com a conta que criaste no plex (no nas).

Ao fazer login, deveras ver o teu servidor, depois só tens que configurar as pastas com o conteúdo que pretendes.

Também podes instalar o plex no telemóvel que funciona da mesma maneira.
 
Última edição:
E sem estar a usar o link, já instalaste o plex client?

Caso estejas a usar o win10, já existe uma versão especifica.

Seja a onde for, no client só tens que instalar e fazer login com a conta que criaste no plex (no nas).

Ao fazer login, deveras ver o teu servidor, depois só tens que configurar as pastas com o conteúdo que pretendes.

Também podes instalar o plex no telemóvel que funciona da mesma maneira.

Tenho o 8.1 mas já tenho o plex home theater instlado. Falta fazer o login na NAS mas que não consigo fazer fora da rede de casa... (em casa ainda não tentei)
 
O que ele pretende é aceder às pastas do NAS, como se estivesse na rede em casa.

Por exemplo, na rede de casa abres o explorador do windows e escreves \\192.168.1.2\Videos e acedes a uma pasta no NAS.

Fiquei curioso, e vou pesquisar como se pode fazer isso fora de casa. Provavelmente tem a ver com abrir as portas para o protocolo SMB.
Nao facas isso que estar a expor portas SMB para a internet é estar a pedir problemas.
 
E sem estar a usar o link, já instalaste o plex client?

Caso estejas a usar o win10, já existe uma versão especifica.

Seja a onde for, no client só tens que instalar e fazer login com a conta que criaste no plex (no nas).

Ao fazer login, deveras ver o teu servidor, depois só tens que configurar as pastas com o conteúdo que pretendes.

Também podes instalar o plex no telemóvel que funciona da mesma maneira.

Mesmo na rede o plex instalado na NAS não abre...
 
Mesmo na rede tens que abrir as portas no router, isto se estas a usar o link.

Mas o processo é...

Vais o IP do router, e abres o plex, isso tem que abrir.

Se não abrir, qual é o erro? Podes por um print screen?

O plex server no nas tem que abrir, se não abrir, tens que dizer mesmo o erro ou voltar a instalar.
 
Última edição:
Mesmo na rede tens que abrir as portas no router, isto se estas a usar o link.

Mas o processo é...

Vais o IP do router, e abres o plex, isso tem que abrir.

Se não abrir, qual é o erro? Podes por um print screen?

O plex server no nas tem que abrir, se não abrir, tens que dizer mesmo o erro ou voltar a instalar.


Bom dia!
Ontem não consegui, em casa, tentar resolver. O erro é o seguinte (dentro e fora da rede):
Não é possível aceder a este site
***.myqnapcloud.com demorou demasiado tempo a responder.

Experimente:

  • Verificar a ligação
  • Verificar o proxy e a firewall
ERR_CONNECTION_TIMED_OUT


A tua experiência com o download station é boa? Tenho torrents a sacar no máximo a 2.5MB quando esses mesmos torrents no pc, por wifi sacam 3 vezes mais rápido!
 
Então como já tinha dito, mesmo que estejas dentro da tua rede, tens que abrir as portas no router, porque estas a usar o link o que significa que estas a sair da tua rede e a voltar a entrar, por isso é que esta a dar esse erro.

Quando estas em casa, não precisas de usar o link, basta escrever o ip do nas (192.168.x.x..) ou então vais o "my computer" e na opção network deve aparecer o NAS, e depois só tens que selecionar algo do genero, "entrar na homepage".

Não uses o dowload station, instala o Transmission.
 
Então como já tinha dito, mesmo que estejas dentro da tua rede, tens que abrir as portas no router, porque estas a usar o link o que significa que estas a sair da tua rede e a voltar a entrar, por isso é que esta a dar esse erro.

Quando estas em casa, não precisas de usar o link, basta escrever o ip do nas (192.168.x.x..) ou então vais o "my computer" e na opção network deve aparecer o NAS, e depois só tens que selecionar algo do genero, "entrar na homepage".

Não uses o dowload station, instala o Transmission.

Vou tentar então aceder da forma como dizes. Tenho NOS e quando for aceder ao router para abrir a porta tenho de escolher alguma especifica ou está lá algo a dizer "plex" e só tenho de "autorizar"?

Vou instalar esse que referes para ver se melhora a velocidade.
 
Humm...

Se não sabes fazer isso, o melhor sera veres aqui, https://forum.zwame.pt/threads/abrir-portas-zon-nos-hub.948675/

As portas que deves usar são >

- "8080" para aceder o NAS

- "9091" para aceder o Transmission

- "32400" para o Plex

Pelo menos (default) estas são as que eu uso.

Relação a velocidade, o mesmo torrent, ligação por cabo (seja para o PC ou para o NAS) as velocidades devem ser +- identicas.


Uma parte já está.
Portas abertas e programas a abrir.
Com o plex, à partida, tudo ok.

Em relação ao transmission não percebo como coloco os torrents a fazer. Só me aparece a página onde fazer configurações. Há lá uma parte onde carreguei"app starter" e depois "start transmission" mas não aparece mais nada. Alguma dica?

Da forma como vi na net era suposto fazer o download do
Transmission Remote GUI mas supostamente o ficheiro já não está nos servidores...
 
Última edição:
Back
Topo