Que NAS comprar? Synology vs QNAP

Não conheço nenhum desses dois, mas diria que ter ou não ventoinha depende de onde o coloques.
Relativamente ao kodi, a instalação é feita no computador a usar, e não no NAS, porque penso que nem existe. Querias usar o NAS ligado diretamente à tv?



Pelo que li, os que tem saida hdmi podem ser ligados diretamente a tv, e pode se lhes instalar o kodi.
Assim passava a beelimk gt1 para outra tv.
 
Não. Oiço um apito que penso querer dizer que está a Reiniciar.
Ontem quando cheguei a casa estava ligado e não tinha acesso... Tive que o reiniciar.... Passados uns 20min reiniciou de novo. Desactivei o multimédia dlna que não uso vamos ver.
Boas,

Isto está impossível. Esta sempre a Reiniciar e diz que o sistema foi encerrado abruptamente da última vez e que os sistema de ficheiros num disco não está clean. Corre o checkdisk como diz e está tudo OK. Mas depois volta a fazer igual. Só desde as 22h já reiniciou umas 5x.
Isto tudo depois do último update.
No fórum oficial já vi mais gente a queixar se do mesmo.
Se fizer um reset ao qnap ele apaga tudo dos discos?

Agradecia imenso uma ajuda.
 
Olá pessoal.

Pergunta provavelmente muito noob, mas tem que ser feita.
Tenho o Synology DS216j, discos em RAID1. Sei que se um disco der o berro, posso colocar outro e aquilo configura-se e fica tudo bem, mas se o NAS pifar, basta-me ligar os discos a um PC e consigo retirar a informação sem problemas ?
Apenas pergunto isto porque o NAS pode colocar alguma protecção de acesso aos discos (não que eu tenha activado)

Obrigado ;)
 
Olá pessoal.

Pergunta provavelmente muito noob, mas tem que ser feita.
Tenho o Synology DS216j, discos em RAID1. Sei que se um disco der o berro, posso colocar outro e aquilo configura-se e fica tudo bem, mas se o NAS pifar, basta-me ligar os discos a um PC e consigo retirar a informação sem problemas ?
Apenas pergunto isto porque o NAS pode colocar alguma protecção de acesso aos discos (não que eu tenha activado)

Obrigado ;)
Em último caso podes sempre comprar outro NAS, meter-lhe os discos e tudo deve lá estar sem stress. Fala com o suporte deles que os gajos sao fixes.
 
Segundo isto o RAID é feito por software em todos os produtos da Synology.
Já que usam ext4 e ext3 como sistema de ficheiros, suponho que devem usar as mesmas ferramentas que qualquer distro de Linux usa para fazer software por RAID.
E isto é bom, porque RAID por hardware é pedir problemas quando precisas de recuperar dados.

Em último caso podes sempre comprar outro NAS, meter-lhe os discos e tudo deve lá estar sem stress.

Se fosse por hardware tinha de comprar o mesmo modelo (e mesma revisão) ou algo compatível. E depois se o único modelo compatível é um modelo que não queres? Compras um NAS só para recuperar os dados e depois ficas com ele ou perdes dinheiro a vender usado só para recuperar os dados.
E isto é a correr bem, porque se passa muito tempo e não arranjas hardware compatível com o RAID feito pelo hardware da unidade original... podes dizer adeus aos dados.
Podem ler mais qquer aqui.
 
Obrigado pela info! Fiquei mais descansado.
Mais descansado ainda ficarei um dia destes quando abrir aquilo e simular o procedimento de o NAS ter ido à vida. Adaptador USB para sata e bora ver o que lá está
 
Segundo isto o RAID é feito por software em todos os produtos da Synology.
Já que usam ext4 e ext3 como sistema de ficheiros, suponho que devem usar as mesmas ferramentas que qualquer distro de Linux usa para fazer software por RAID.
E isto é bom, porque RAID por hardware é pedir problemas quando precisas de recuperar dados.

mais ou menos... se estiveres a usar RAID1 puro, acredito que sim, que seja só meter o disco num linux e estás safo. Se estiveres a usar o Synology HybridRAID (SHR) que te permite ter cenas como redundância com discos de tamanhos diferentes és capaz de ficar agarrado.
No entanto, podes conseguir safar-te com uma VM a correr DSM. Mas nunca tentei portanto, não posso dizer 100% que funciona.

Se fosse por hardware tinha de comprar o mesmo modelo (e mesma revisão) ou algo compatível. E depois se o único modelo compatível é um modelo que não queres? Compras um NAS só para recuperar os dados e depois ficas com ele ou perdes dinheiro a vender usado só para recuperar os dados.
O que depende sempre do valor que dás aos teus dados... em vez de ser artista, eu ia primeiro tentar falar com os gajos do suporte para eles arranjarem um NAS igual ou comprar um NAS igual que é o que maximiza a possibilidade de sucesso.

E isto é a correr bem, porque se passa muito tempo e não arranjas hardware compatível com o RAID feito pelo hardware da unidade original... podes dizer adeus aos dados.
Podem ler mais qquer aqui.
Há sempre a possibilidade de meteres essa traquitana toda a correr numa VM com uma versão igual do DSM e deves acabar por conseguir recuperar os dados todos...
 
O que depende sempre do valor que dás aos teus dados... em vez de ser artista, eu ia primeiro tentar falar com os gajos do suporte para eles arranjarem um NAS igual ou comprar um NAS igual que é o que maximiza a possibilidade de sucesso.

Nunca falei que não valia o investimento para recuperar os dados, só estava a dar uma perspectiva de como o RAID por hardware é, na maior parte dos casos, inútil.

Há sempre a possibilidade de meteres essa traquitana toda a correr numa VM com uma versão igual do DSM e deves acabar por conseguir recuperar os dados todos...

Se fosse por hardware, isso não te safava.
 
A vantagem do SHR é que não precisas de ter discos todos do mesmo tamanho para garantir redundancia dos dados (como tens de ter no RAID1). Eu tenho em SHR. O "único" problema é que cada vez que adicionas um disco, tem de ser maior (ou do mesmo tamanho) do que os que lá tens. Ao mesmo tempo, meto um disco e tiro o mais pequeno e continua tudo a funcionar automagicamente... incluindo se o minorca lá tinha dados.
 
Pessoal, a quem interessar, aqui fica a minha interacção com o suporte técnico, sobre o meu DS216j:

Hello,

Luckily today I don't have a problem, just a doubt. I am running 2 x 4TB disks in SHR. I know that if one of my 2 disks crashes, I'll have the other one and I just have to plug in a new one and it will be written with a copy of the existing, but let's piscture a different scenario.

If my NAS breaks down and I don't want to buy another synology product to recover my data, how would I do to recover it? Would it be enough to connect one of the disks to a sata port on a desktop PC and extract the data?

Resposta

Unfortunately Synology products use a different file system so you would not be able to plug HDD's into a PC or a mac to read the data that is on them.

You would however be able to access them via a linux machine as DSM is basically a version of linux, however that would need looking into in more depth.

I hope this helps.
 
Boas,

Estou com alguns problemas com o meu Qnap e ando a ver umas alternativas. Gostava de saber se alguém por aqui usa ou tem conhecimentos sobre o Xpenology?
Gostava de esclarecer umas duvidas.

Obrigado
 
Tens uma thread no forum sobre xpenology, ve se tem a resposta a tua duvida, se nao coloca la que varias pessoas usam xpe.
 
Eu gostava de saber se esse xpenology funciona tudo incluída as apps de acesso mais comuns. E o Transmission principalmente. E gostava de ter estabilidade no sistema.

Cumprimentos
 
Eu uso xpe a muito tempo, e uso varias apps da synology sem problema algum.
Para acesso qualqier encaminhamento do dyndns ou genero funciona perfeitamente, usa o q. Da propria synology nao deve ser feito(penso que ate ja nem dunciona).
Sobre estabilidade, so tenho a dizer bem, contudo istoe um loader alternativo, nao sei se sera a melhor opcao para dados importantes.
 
Back
Topo