Que NAS comprar? Synology vs QNAP

Sim, ambos, no site têm disponível um live do software. Diria que tirando a configuração inicial e uma ou outra definição, pessoalmente acaba por não me fazer diferença.

No qnap não gostei de parte de criação de utilizadores, e o facto de não conseguir apagar algumas pastas criadas pelo software..
Infelizmente o live é muito limitado em ambas as marcas.

Sent from mTalk
 
Eu tenho um Synology oficial e um XPe. A verdade é que o oficial corre a última versão do OS (com as ultimas actualizacoes de seguranca) e o XPe esta preso num 5.2 (ou mais antigo) porque nao encontro uma maneira foolproof de lhe fazer upgrades.
 
Pois!! Fiz o que me disseram.... Repor dados de fábrica... E agora não consigo aceder aos discos! F@ck!!
Estou assustado!

Estive a pesquisar e pelo vistos como não tenho nenhum disco em raid e estão todos em single... É possível através de um software aceder à informação dos discos ligando os directamente a pc. Alguém confirma isto? Se assim for menos mau....! Consigo repor o sistema neste nas ou mesmo noutro disco a disco.

Boas, tenho o mesmo NAS do que tu. Já conseguis te ultrapassar o problema?

Ultimamente tenho tido o mesmo problema do que tu. Volta e meia aparecia nos logs a dizer que tinha reiniciado ou então (já não é de agora) o NAS está ligado, responde ao ping mas não faz rigorosamente mais nada. Necessário desligar no botão ligar/desligar (pressionar 5 segundos) esperar que desligue e voltar a ligar. Para ver se ultrapassava a situação, programei um reset automático todos os dias à noite.

Resumindo esta noite tive uma cena ainda mais estranha de todas. Em todos os computadores tenho drives mapeadas e não conseguia aceder. Experimentava o ping também não dava. Metia o IP no browser também não dava. Pensava eu, deve ter bloqueado. O meu espanto quando meto o endereço do DDNS! FUNCIONA!?!?!??!?! WTF? Meto IP, não funciona, meto o endereço do DDNS funciona! E funcionava tudo, inclusive o webserver e o transmission! Experimentei aceder pelo telemóvel também não dava (IP) pelo DDNS funcionava! Reiniciei o NAS, continuava na mesma. Desativei o serviço SMB e voltei a ativar, igual... Cheguei a tentar fazer o ping pelo router da Asus, fazia o ping! WTF!? Pelo PC e móvel não funciona o acesso por IP e o router consegue fazer ping?!?!?

Até que comecei a notar que o NAS estava a ficar lento, alguma coisa não estava bem. Fui buscar o firmware ao site deles e instalei "manualmente", ficou a funcionar bem.

Resumindo, já não é a primeira vez que tive de meter o firmware "manualmente". Tenho o NAS à quase 1 ano, uso essencialmente para armazenar informação, transmission e webserver/base dados. É porreiro, mas volta e meia dá umas pancadas por causa de problemas de software.

Este processo já me resolveu uma vez o problema de todos os dias ele deixava de funcionar, apenas respondia ao ping. É seguro, não perdes nenhuma configuração nem dados dos discos. Isto deve acontecer por algum problema na atualização do firmware. Espero ter ajudado.
 
Tenho um Synology com quase 4Tb de informação. Apesar de estar em RAID pretendia fazer backup da informação. Pendei em comprar um gravador de Blu-ray. É boa opção? Que sugerem?
 
Tenho um Synology com quase 4Tb de informação. Apesar de estar em RAID pretendia fazer backup da informação. Pendei em comprar um gravador de Blu-ray. É boa opção? Que sugerem?
Comprares um disco externo e liga-lo ao NAS pra fazer o tal backup?!?
Ou entao comprares uma subscrição cloud e fazeres o backup para lá
 
Boas, fica aqui uma info para quem tem QNAP's que não me pareceu ter visto nas últimas páginas.
Tenho um QNAP e tinha reparado que não estava a desligar os discos, como tinha feito o update para a 4.3.3 pensei que estivesse relacionado.
Ontem a olhar para isto com olhos de ver é que reparei que tinha o CPU a +- 50%, e fui descobrir que me atacaram o QNAP usando um problema identificado no PhotoStation, e que instalaram um programa de mining.
Por isso se tiverem um QNAP exposto à net e o photostation instalado dêem uma vista de olhos no link:
https://amigotechnotes.wordpress.co...nap-nas-has-been-injected-a-cpuminer-program/
 
Boas, fica aqui uma info para quem tem QNAP's que não me pareceu ter visto nas últimas páginas.
Tenho um QNAP e tinha reparado que não estava a desligar os discos, como tinha feito o update para a 4.3.3 pensei que estivesse relacionado.
Ontem a olhar para isto com olhos de ver é que reparei que tinha o CPU a +- 50%, e fui descobrir que me atacaram o QNAP usando um problema identificado no PhotoStation, e que instalaram um programa de mining.
Por isso se tiverem um QNAP exposto à net e o photostation instalado dêem uma vista de olhos no link:
https://amigotechnotes.wordpress.co...nap-nas-has-been-injected-a-cpuminer-program/

Obrigado, não sabia disso. Apesar de tudo eu nem sequer tenho o PhotoStation instalado.
Parece que ainda não tenho o problema resolvido, hoje fui para aceder não respondia. :/
 
Boa noite. Estou à procura de um NAS com capacidade para 4 discos que não fique muito feito na sala e seja capaz de correr Plex Media Server para ver filmes em 1080p (e no futuro 4K, de preferência).

Depois de uma pesquisa exaustiva cheguei a dois modelos que encaixam no orçamento: o Sinology DS916+ e o QNAP TS-453B.
Abaixo vão as conclusões que tirei sobre cada um. Podem comentar e ajudar-me a esclarecer as vantagens e desvantagens?

Synology DS916+: mais barato, muito estável para a maioria das operações, desde sempre ouvi dizer que era a melhor marca em NAS. Desvantagem 1: não faz transcode por hardware ao utilizar Plex. Isto significa exactamente o quê? Se as televisões não fizerem o decode fico não vou conseguir ver? Um processador Intel acompanhado de 8Gb de RAM não chega?
Desvantagem 2: comenta-se que nos próximos meses vai sair um modelo atualizado (DS918+). Será que este novo modelo vai ter o mesmo problema?

QNAP TS-453B: mais recente, com mais ligações e possibilidade de ligar diretamente por HDMI à TV. Apesar de ter um processador mais fraco do que o Synology, pelo que li faz o transcode por hardware no Plex.
Desvantagens: mais caro, e mais feio.

Obrigado!
 
Boas tenho neste momento um Seagate GoFlex Home com aproximadamente 4 anos.

->Tenho alguns problemas com ele, nomeadamente o acesso fora de casa é feito através de um portal da Seagate, no entanto a maior parte das vezes aquilo qiz que o NAS está offline (ainda que não esteja).
->As velocidades de transferências rondam os 500 -600 mbps, ainda que seja uma rede gigabit com capacidade para tal (Entre PCs consigo velocidades de 930 - 960 Mbps)
->Devido à fraca ventilação do mesmo (insistente :-D ), o HDD tende a estar em temperaturas um "pouco" altas (55º C) tanto é que o disco original já ardeu, agora tenho lá um WD Red de 3 TB .
-> Por último a navegação das pastas tem estado cada vez mais lenta, ao ponto de ter de esperar 20 -30 segundos para uma pasta abrir, ainda que depois em transferência de documentos aquilo esteja normal 500 600 mbps

Com tudo isto, tenho andado a ponderar compara um NAS melhor e estou indeciso entre um Synology DS216J e um QNAP TS-231P.

Sempre ouvi dizer bem do Synology mas o QNAP parece ter melhores specs (2x Gigabit Lan, 1 gb ram, CPU com mais clock e hot swappable bays )

A minha utilização vai ser essencialmente para guardar conteúdos mutilmedia e poder reproduzir os mesmos em qualquer dispositivo incluindo a minha LG Smart TV, coisa que já faço agora com o seagate via Upnp
 
Última edição:
Amigos boas, peço imensa desculpa se o assunto já foi dissecado e caso tenha sido espero que me possam indicar o tópico.

Basicamente quero adquirir um NAS estou indeciso entre o Wd my cloud ex2 ultra de 4tb, o synology ds216j e o qnap ts228.

Pelo que tenho visto o wd é o mais barato e desenrasca bem, o synology é superior em termos de software mas aqueles 512de RAM deixa me apreensivo numa perspectiva de durabilidade/longevidade.

O qnap parece me ser o que tem melhor relação preço qualidade e com um bom ecossistema de aplicações e software.

No entanto gostaria de obter uma opinião dos experts na matéria.

Basicamente o nas vai servir para fazer backup de fotos vídeos e outros ficheiros vai partilhar multimédia para tablets e smart tvs via DLNA ou plex sem transcoding, download de torrentes e eventualmente fazer tb de mail Server e vpn server.
 
Eu comprei o qnap pela tal relacao preço/hardware. Não tenho razões de queixa, faz exatamente aquilo para que foi comprado, que é bastante semelhante ao que também pretendes fazer
 
Back
Topo