Que NAS comprar? Synology vs QNAP

Amigos boas, peço imensa desculpa se o assunto já foi dissecado e caso tenha sido espero que me possam indicar o tópico.

Basicamente quero adquirir um NAS estou indeciso entre o Wd my cloud ex2 ultra de 4tb, o synology ds216j e o qnap ts228.

Pelo que tenho visto o wd é o mais barato e desenrasca bem, o synology é superior em termos de software mas aqueles 512de RAM deixa me apreensivo numa perspectiva de durabilidade/longevidade.

O qnap parece me ser o que tem melhor relação preço qualidade e com um bom ecossistema de aplicações e software.

No entanto gostaria de obter uma opinião dos experts na matéria.

Basicamente o nas vai servir para fazer backup de fotos vídeos e outros ficheiros vai partilhar multimédia para tablets e smart tvs via DLNA ou plex sem transcoding, download de torrentes e eventualmente fazer tb de mail Server e vpn server.
synology tens updates durante mais anos... agora qnap, chapeu... tenho um 212P e chapeu, ja n vai levar mais updates da proxima release, so security fixes da 4.3... nem 4 anos ainda tem... ja a synology tem modelos de 2010 a receberem a ultima versao do DSM
 
O meu receio com o synology é só ter 512mb de RAM e se lhe começar a carregar com servidor de email e servidor de vpn em paralelo com torrents o dia inteiro mais o serviço de cloud, ele se comece a atascar, já para não falar que vai servir plex, dlna ( sem fazer transcoding ).

Dps os modelos com 1gb já ultrapassam o plafond estipulado para o efeito.

Para já arrisquei no TS-228 da Qnap, foi o que me pareceu a escolha mais equilibrada em termos de custo / Hardware / variedade de apps e software.

Se a coisa não correr bem ou não ficar satisfeito com o desempenho, pois aí vou tentar mesmo o synology 216j.

Obrigado pelas dicas e sugestões.
 
Tal e qual como não comprarias um Celeron ou Sempron para fazer edição de video, também não faz sentido comprar a gama budget para fazer de servidor com multiplos serviços... Olhar para a cena mais barata tem de vir sempre com o trade-off de "não podes esperar performance".
 
Bom dia!

Procuro um NAS estando, nesto momento, indeciso entre este dois modelos da synology:
- DS216j
- DS216+II

A minha questão é se a diferença de preço justifica o investimento no DS216+II.

obg
 
Tenho um antigo, mas funcional, QNAP TS-439 PRO. As baias dos discos estão fechadas e não sei da chave de segurança :facepalm:
Pelo que descobri as chaves são iguais para todos os QNAP, alguém tem uma que possa emprestar ou vender?

Obrigado desde já!

EDIT: Resolvido!
 
Última edição:
Uma questâo, para acesso a partir do exterior da rede onde se encontra o NAS, voces costumam usar, p.e. no caso do Qnap o myqnapcloud? Sei que há quem faça redirecionamento no router e arranjar um dominio(?), mas parece-me algo complicado e trabalhoso. Ou fazem ainda de outra forma?
 
Ou usar o serviço do nas ou um ddns (se tiveres meo eles já fornecem o serviço, é só activar na área de cliente) e reencaminhamento de portas.
 
Boas, precisava aqui de uma ajuda nesta matéria porque quero fazer uma remodelação no meu sistema de ficheiros pessoais que não é nada funcional, mas não sei bem o que será mais indicado para a minha situação.
Passo então a descrever:
Tenho 2 discos externos, ambos ligados a um media player (meede8er), um com fotos e outro com filmes, mas cada vez que quero transferir fotos para o disco tenho de ligar o mp, o disco não dá para ligar ao router que é da vodafone,o que eu queria era ter um servidor onde armazenar fotos, filmes, documentos e ter sempre acesso, no caso dos filmes a ideia é enviar os filmes através do servidor para o mede8er depois os reproduzir na tv, tenho o mp ligado a um a/v reciver Onkyo.
O que me aconselham?
 
Como o nome do tópico indica, normalmente o mais recomendado para quem quiser configurações mais simples são os synology e qnap. Penso que algo com 2 baias chega-te bem, ou até mesmo só com 1.
Relativamente ao que pretendes fazer, posso te dizer que com o que tenho uso para ver filmes no pc, ipad e até mesmo na playstation. A única situação é que como o hardware é relativamente fraco, no caso da ps4 não consigo usar legendas porque o nas não é capaz de fazer transcoding. Já no pc e ipad não tenho esse problema. Em relação aos restantes ficheiros e fotos, podes usar o nas como se fosse um disco externo.
 
Quanto aos filmes a minha ideia era estarem armazenados no nas e quando quizesse ver ligava o media player e enviava para este através de dlna e depois o mp tratava do resto, também tem que ter a opção bit torrent client, para baixar torrents, para ficarem armazenados diretamente no nas, para poupar tempo e espaço.
Podes-me indicar algum modelo, quanto mais barato melhor é claro.
 
Acho que vou optar pelo synology DS116, estava indeciso entre este e o Qnap TS 128, mas o synology apesar de ser um pouco mais caro parece-me que tem melhores specs, só me falta confirmar se consegue fazer copias de segurança para um disco externo em NFTS, só quero fazer backup de fotos e vídeos pessoais.
 
ALguem com o combo: SYNOLOGY NAS + Router ASUS a gerir a internet no ISP meo por aqui?

Ando com um problema relativo ao UPNP do router na synology dizer que não está em bridge (e está) que gostava de saber se mais alguem tem.
 
Back
Topo