Que NAS comprar? Synology vs QNAP

Eu pretendo juntar tudo o que tenho espalhado, ficar acessível para qq dispositivo em casa (talvez até fora), ter um dispositivo que permita um pequeno servidor multimédia. E me ofereça "garantias" de não perder dados, sobretudo fotos da miúda desde que nasceu.

Eu tenho mesmo para isso tudo, só me está a faltar o backup para outro disco externo.

Tenho 2 discos de 3tb com dados pessoais e mais 2 discos de 3tb com multimedia. Uso emby com toda a família, uso HA numa VM, que trabalha constantemente, e pouco mais uso!
Já tive problemas com um disco, e andei alguns 2 meses para o trocar (abusei um pouco [emoji849]), mas depois de trocar, tudo está normalizado.

Mas tenho a noção, de que preciso de backup dos meus dados pessoais!
 
No fundo, em raid 1 e com 1 disco para backup dos dados pessoais fico servido.

Tenho 1,5Tb de dados pessoais para backup e 1 Tb de filmes. Com 2 discos de 4TB fico servido com esse NAS 251d?
O usar para servidor plex, num possível transcoding será áudio pois tv, uma oled lg, não suporta dts,nao fará transcoding de vídeo além de que já me vou safando com a Apple TV e a App infuse. No fundo nas seria só o alojamento do servidor.

Fica a juntar depois disco para backup dos dados pessoais. Filmes é irrelevante! Se arder ardeu.
 
Com discos de 4TB ficas com 2,5TB disponiveis para armazenar o resto dos teus dados pessoais. Se é suficiente para os próximos anos só tu é que podes responder. Não sei se costumas a fazer filmes 4K com o telemóvel, etc.

Quanto a filmes/séries/música, uma vez que não são críticos, sempre podes armazenar em discos externos e ligá-los ao NAS através das portas USB.

Já agora, tem cuidado com os discos que compras. Certifica-te que compras discos CMR e não SMR, especialmente o WD Red.
Neste link explicam a diferença entre os dois: https://www.servethehome.com/wd-red-smr-vs-cmr-tested-avoid-red-smr/2/
EM resumo, os SMR são muito mais lentos quando usados em RAID.
 
Com discos de 4TB ficas com 2,5TB disponiveis para armazenar o resto dos teus dados pessoais. Se é suficiente para os próximos anos só tu é que podes responder. Não sei se costumas a fazer filmes 4K com o telemóvel, etc.

Quanto a filmes/séries/música, uma vez que não são críticos, sempre podes armazenar em discos externos e ligá-los ao NAS através das portas USB.

Já agora, tem cuidado com os discos que compras. Certifica-te que compras discos CMR e não SMR, especialmente o WD Red.
Neste link explicam a diferença entre os dois: https://www.servethehome.com/wd-red-smr-vs-cmr-tested-avoid-red-smr/2/
EM resumo, os SMR são muito mais lentos quando usados em RAID.
A questão era mais no sentido de se o nas, no caso o 251, para o uso pretendido resolve. Posso sempre comprar discos maiores.
 
A investir, que seja em discos o maior possível. Custa um pouco mais a dar agora, mas ficas melhor servido para o futuro.

Toma atenção aos discos, como foi referido acima!
 
A investir, que seja em discos o maior possível. Custa um pouco mais a dar agora, mas ficas melhor servido para o futuro.

Toma atenção aos discos, como foi referido acima!
Ok. E não justifica então um NAS maior só para fazer raid 5. Com uma mais pequeno e backup regular fico servido.

Talvez o Ts 251.
 
Ok. E não justifica então um NAS maior só para fazer raid 5. Com uma mais pequeno e backup regular fico servido.

Talvez o Ts 251.

Na minha opinião sim!
O RAID1 é suficiente para o que pretendes fazer.
Eu uso alguns anos, e estou satisfeito! Não preciso de mais!

Agora esses servidores em concreto, eu não conheço [emoji51]
 
Na minha opinião sim!
O RAID1 é suficiente para o que pretendes fazer.
Eu uso alguns anos, e estou satisfeito! Não preciso de mais!

Agora esses servidores em concreto, eu não conheço [emoji51]
Quando falo num servidor para o plex por exemplo, é só para alojamento. Actualmente tenho de ligar portátil e Apple tv acede lá através do plex. Estando servidor no NAS já não preciso do PC. Organizo os dados e faço servidor. Fica tudo junto.


Como sei se os discos são cmr?
 
Última edição:
Como sei se os discos são cmr?

Boas, ando um pouco na mesma demanda por um NAS (e entre o DS-218 ou DS-220 e o QNAP TS-251D) e não imaginava que já houvesse 121 páginas desta discussão! Vou começar a seguir este tópico :-)

Em relação a esta pegunta, para os WD é relativamente simples uma vez que a comunidade a modos que lhes caiu em cima quando se aperceberam que os discos para NAS era SMR e a informação não era evidente. o que a WD fez foi criar uma subdivisão do modelo RED chamado RED PLUS. estes RED PLUS são CMR (os RED PRO também) e, apenas os com a designação simples RED, são SMR.
 
Boas, ando um pouco na mesma demanda por um NAS (e entre o DS-218 ou DS-220 e o QNAP TS-251D) e não imaginava que já houvesse 121 páginas desta discussão! Vou começar a seguir este tópico :-)

Em relação a esta pegunta, para os WD é relativamente simples uma vez que a comunidade a modos que lhes caiu em cima quando se aperceberam que os discos para NAS era SMR e a informação não era evidente. o que a WD fez foi criar uma subdivisão do modelo RED chamado RED PLUS. estes RED PLUS são CMR (os RED PRO também) e, apenas os com a designação simples RED, são SMR.
Tenho andado a ler e há umas novas versões, os EFZX, pouco mais caros mas mais rápidos na escrita.

https://nascompares.com/news/wd-silently-replace-efrx-with-efzx-drives2-6tb/
 
Última edição:
Boas,

alguém me consegue tirar uma duvida/dar uma ajuda?
Comprei uma Synology DS720+ e queria utilizar a segunda porta Lan para ligar a minha Nvidia Shield e ter acesso directo aos ficheiros guardados na NAS pelo cabo de rede? Tal é possível? E utilizar a segunda porta Lan para fazer "passthough" de ligação à Internet?

Obrigado

Ninguém me consegue dar uma ajuda? Obrigado
 
Na qnap sei que dá para fazer isso, tenho o meu configurado com port trunking.

Por isso nada como ir ver no software que opções dá ao ligar o cabo
 
A diferença de preço entre o Ts 251d de 2G e 4G de RAM ainda é considerável, cerca de 75€. Nota-se assim tanto no desempenho is 2GB de RAM a mais?
 
Última edição:
Boas Malta
Queria alguma ajuda da vossa parte
Estou a pensar comprar uma "coisa" destas, mas estou ainda bastante indeciso!
O orçamento é um pouco reduzido, (não queria gastar mais de 250€), é para ter em casa, para guardar fotos, vídeos, música, para poder aceder em qualquer local, dentro e fora de casa.
Tenho também interesse em aceder ao conteúdo através da app Plex em smartv's, (principalmente filmes e séries). Já li por aí, que não posso esperar grande de coisa na reprodução de vídeos com resolução 4K, mas 1080p já servirá... ou terá que servir.
Pretendo poder aceder a fotos em qualquer lugar e poder partilhar, (fora da rede), mas penso que isso não será problema.
Estou interessado num que é o TERRAMASTER F2-221 que encontro por 220€. Acho que as duas baías serão suficientes
Outras alternativas que considerem melhores?
Obrigado
 
As duas marcas mais recomendadas/com melhor suporte costumam ser a Synology e Qnap. Consegues fazer o que pretendes com um NAS, com o recomendado para acesso exterior ser feito via vpn.
 
Back
Topo