Que NAS comprar? Synology vs QNAP

Boas,

Estou aqui a pensar se um NAS dá para o que quero.
Tendo vários dispositivos na casa (PC, portátil, telemóveis Android e iOS), o que pretendo é ter um HDD na rede, onde guardo vídeos, músicas, etc, e através de qualquer dispositivo, abrir o disco e fazer duplo clique e ver o vídeo ou ouvir a música. Um NAS serve para fazer isto, tendo em conta que gostava que fosse possível 3 dispositivos acederem ao HDD e todos verem vídeos ao mesmo tempo sem problemas. Um NAS tipo Synology 218 dá para fazer isto na boa?

Um NAS permite-te isso de uma forma muito natural. Eu tenho um Synology (DS918) e tens apps (web a mobile) especificas para veres os teus albuns de fotos, videos e até uma app só para música. Também facilmente instalas o PLEX no NAS. Mas se não quiseres usar umas destas apps podes simplesmente partilhar os folders na rede e aceder diretamente.
 
Boas pessoal

Ando a estudar as NAS para adquirir uma para a minha rede domestica e tenho em vista a QNap Ts-251D com 4Gb ou a Ts-431K (pela hipótese de levar ate 4 discos) ou outra que possam recomendar. Para já vai levar 2 discos de 1Tb (para testar e ver se dá tudo como pretendo) e mais tarde meter 2 discos toshiba N300 de 4Tb.
Será para partilhar pastas na rede (usando a impressora com o scanner), fotos dos 4 telemóveis, alojamento para filmes com o infuse, aceder de fora a algumas pastas, usar o servidor de VPN para aceder de fora a casa.
A minha opinião esta a cair para a TS-251D-4G.

Obrigado malta e bom ano.
 
Partilhar apenas, o meu tweak "anti-poeiras", utilizando tecido de collants femininos:

Dia 1:

yFT3i7v.jpg
 
Conhecem algum NAS, apenas pelos discos partilhados em rede? Sem necessidade de serviços extra, ou de instalar apps? Algo barato apenas para fazer shares dentro da minha rede, no caso, NFS. Obrigado
 
Existem várias soluções de discos de rede + "lowcost" além de synology e qnap ... Samba e NFS devem dar todos :)
Antigamente entre d-link, lenovo, conceptronics... ou Asustor ou Terramaster... existiam várias alternativas mas que me parecem terem sumido do mercado.
O que é "algo barato" ? Mas o único requisito é preço? Senão é ver usados.
Por ex, tenho um DNS-320 da D-Link (com uns 10anos) e, para o que pretendo, funciona bem; ainda só vai no 2º conjunto de discos xD
Senão RaspNAS
 
Última edição:
Algo barato é não pagar valores a rondar 200€ por enclosures. Queria uma enclosure para discos sem as features todas dum NAS, como software para cloud, backup, etc. Apenas dar para 2 discos e ter ethernet a uma velocidade decente (Gigabit), o resto fazia eu manualmente (backups, mounts, etc etc).

De momento tenho um Raspberry Pi 4 com um disco externo ligado por USB, desenrasca mas queria ter o sistema independente, até porque quero ligar os outros RPi ao disco e não queria que tudo dependesse do mesmo RPi.
 
Pessoal existe algum problema com DSM 7 nas ligações atraves de uma vpn ?

Tenho um ficheiro ovpn ( tenho um servidor cloud a correr openvpn ) mas quando tento criar essa ligação, no fim indica um erro de parâmetros errados. existe alguma forma descobrir que parametro é esse ?

Dava jeito para usar um synology como router vpn caseiro em vez de andar colocar vpn em cada dispositivo
 
Algo barato é não pagar valores a rondar 200€ por enclosures. Queria uma enclosure para discos sem as features todas dum NAS, como software para cloud, backup, etc. Apenas dar para 2 discos e ter ethernet a uma velocidade decente (Gigabit), o resto fazia eu manualmente (backups, mounts, etc etc).

De momento tenho um Raspberry Pi 4 com um disco externo ligado por USB, desenrasca mas queria ter o sistema independente, até porque quero ligar os outros RPi ao disco e não queria que tudo dependesse do mesmo RPi.
Os mais baratos que conheço são TERRAMASTER F2-210 e ASUSTOR AS1002T V2. Ou DS120J, para 1 disco apenas.
Abaixo disso, NAS com GigaLAN, boa sorte xD

Pessoal existe algum problema com DSM 7 nas ligações atraves de uma vpn ?

Tenho um ficheiro ovpn ( tenho um servidor cloud a correr openvpn ) mas quando tento criar essa ligação, no fim indica um erro de parâmetros errados. existe alguma forma descobrir que parametro é esse ?

Dava jeito para usar um synology como router vpn caseiro em vez de andar colocar vpn em cada dispositivo
O que diz o log ?
 
Última edição:
Não chega a criar log porque não dá para finalizar o processo configuração. Diz que o ficheiro .ovpn é inválido.

Mas consigo usar essa config no cliente Windows do OpenVPN
1.png
 
Última edição:
Algo barato é não pagar valores a rondar 200€ por enclosures. Queria uma enclosure para discos sem as features todas dum NAS, como software para cloud, backup, etc. Apenas dar para 2 discos e ter ethernet a uma velocidade decente (Gigabit), o resto fazia eu manualmente (backups, mounts, etc etc).

De momento tenho um Raspberry Pi 4 com um disco externo ligado por USB, desenrasca mas queria ter o sistema independente, até porque quero ligar os outros RPi ao disco e não queria que tudo dependesse do mesmo RPi.
Se existisse algo como dizes também estaria super interessado!
Até porque agora tenho router tp-link com openVPN, não necessito de serviços cloud para aceder fora de casa.
Simplesmente uso um disco externo ligado ao MacMini, partilhado na rede. Queria algo que me permitisse desligar o Mac quando necessário e ficar ligado diretamente ao router 24 horas.

@APLinhares mesmo esses modelos têm valores acima dos 150€. Até aos 100€ ainda se justificava, para depois ainda gastar nos discos...
 
Como disse e reforço, abaixo dos 200€ boa sorte na pesquisa.
Isto são soluções para quem pode, não para quem quer.
Justificar? A meu ver justifica pq claramente são soluções tudo-em-1, pronto a funcionar; por 100€ compras um RASP 4b (completo, com adaptadores) e faltam carcaça para o(s) disco(s)... ou seja, "meia solução física".
 
Última edição:
Como disse e reforço, abaixo dos 200€ boa sorte na pesquisa.
Isto são soluções para quem pode, não para quem quer.
Justificar? A meu ver justifica pq claramente são soluções tudo-em-1, pronto a funcionar; por 100€ compras um RASP 4b (completo, com adaptadores) e não faltam carcaça para o(s) disco(s)... ou seja, "meia solução física".
Claro, eu quando digo que não justifica é para o uso pretendido. Não estou a minimizar a qualidade de um NAS ;)
Obrigado pela ajuda!
 
Não chega a criar log porque não dá para finalizar o processo configuração. Diz que o ficheiro .ovpn é inválido.

Mas consigo usar essa config no cliente Windows do OpenVPN
1.png
Viva,

Tou na mesma situação, em Android qdo tento ligar a VPN dá erro nos parâmetros e não conclui a ligação.

Alguém sabe como resolver?
 
Bom dia. Tenho um Qnap TS-231P3. Já ando à "porrada" com o apoio técnico à várias semanas por causa do USB ONE TOUCH COPY e não me safo.
Tenho um disco Externo Toshiba de 2.5" ligado à porta usb frontal e carrego no botão e começa a fazer a cópia. Até aqui tudo bem. Mas passado uns 40min o disco parece que perde energia e o backup começa a dar erro. E estamos a falar de muitos muitos erros e nada mais é copiado para o NAS. O disco no entanto aparece lá conectado mas a luz do disco está apagada...
Também deixo de conseguir escrever pastas no NAS, parece que fica em modo de leitura

Já agora como é que vocês fazem o backup para fora do NAS?

VUkjwmk.jpg
 
Alguém do forum foi atacado pelo Deadlock nos QNAP? Por enquanto tenho-me safado dos ramsomware mas confesso que começo a ficar arrependido de ter comprado QNAP...
 
Back
Topo