Que NAS comprar? Synology vs QNAP

Ola amigos,

Tenho uma DS910, com a ultima atualização deixei de conseguir ligar ao meu media player (oppo).

Na busca das redes aparece o nas, clico , aparecem as pastas e depois pede a pass e user q coloco mas da a mensagem de erro, e tenho a certeza de q esta bem uma vez q acedo do pc e tv diretamente.

O q me lixa é q so deixou de funcionar depois da atualização.

O oppo esta ligado por cabo de rede ao nas diretamente no lan2.
 
Boas,
Preciso de comprar um NAS para substituir um WD My Cloud que ficou inutilizado.
Pretendo um de 2 baías, que sirva para backup de fotos e videos dos tlms e maquinas fotográficas, servidor de DLNA para filmes e musicas ou para ver filmes e fotos em qq TV de casa (sem ser DLNA?), backup de outros documentos a partir do PC.

Estou indeciso entre os seguintes modelos:
TERRAMASTER F2-423
ASUSTOR AS6602T
QNAP TS-251+-2G
Synology DS220+
Tenho visto por aqui que basicamente aconselham apenas QNAP e Synology, mas tanto o Terramaster como o Asustor têm melhor Hardware do que os outros 2.
O SW do Terramaster/Asustor é muito mau? Para o que pretendo, ficaria mal servido?
Cumprimentos,
 
My 2 cents...
Compra um NAS de pelo menos 4 baias. Um NAS serve para muitas coisas, servidor multimedia, download de torrents, pi-hole,etc, e teres mais slots permite-te expandir a capacidade de armazenamento à medida que precisares.
Eu comprei um NAS de 2 slots, porque arranjei uma boa promoção, com 2 discos de 4TB, e já estou a pensar comprar um NAS de 4 slots, pois tenho isto configurado
Para servidor multimédia dá uma vista de olhos no Plex.
Também aconselho a investir num NAS com processador x86.

O QNAP equivalente ao Synology DS220+ é o QNAP TS-251D, que por acaso foi o que adquiri.

Os QNAP ultimamente têm sido atacados com ransomware mas se não expuseres o NAS à internet não à partida terás problemas.

Quando tive a pesquisar qual comprar, à 3,5 anos atrás cheguei à conclusão que a escolha recaia entre a Synology e a QNAP ficando a concorrencia bastante atrás.
Entre a QNAP e a Synology a QNAP entrega melhor hardware por preço igual/inferior mas em termos de software a Synology será mais intuitivo de configurar mas no entanto é também menos configuravel, havia quem fizesse a analogia com iOS vs Android.

Passa pela nascompares.com, têm lá várias reviews de vários modelos de várias marcas. Também têm canal no youtube.
 
Ola amigos,

Tenho uma DS910, com a ultima atualização deixei de conseguir ligar ao meu media player (oppo).

Na busca das redes aparece o nas, clico , aparecem as pastas e depois pede a pass e user q coloco mas da a mensagem de erro, e tenho a certeza de q esta bem uma vez q acedo do pc e tv diretamente.

O q me lixa é q so deixou de funcionar depois da atualização.

O oppo esta ligado por cabo de rede ao nas diretamente no lan2.

Podes sempre tentar meter o smb v1 e confirmar que funciona, no entanto não é nada aconselhável.


Em relação à comparação entre qnap e synology, é difícil dizer qual o melhor, até porque depende muito do tipo de utilização

A nível de performance em si, na mesma gama de preços a performance é tão idêntica que é difícil escolher um synology com características inferiores ou um qnap com melhor hardware.

Também acho que convém escolher bem o nr de baías porque pode ser uma vantagem enorme ao fim de algum tempo ter a possibilidade de se acrescentarem discos, verificar também se a memória é passível de levar upgrade.

Apesar de não andar a fazer hotswap, o facto de ter as baías acessíveis sem ter que andar a tirar parafusos acho bem mais simpático.

Pessoalmente uso qnap, profissionalmente trabalho com synology.

No geral o synology é mais simples, em algumas situações mais específicas acho a simplicidade limitadora.

Configurar como servidor vpn, seja openvpn ou o protocolo próprio da qnap, achei mais fácil configurar no qnap.

Outra opção que usava no qnap e quando tentei usar no synology fiquei desiludido porque não dava para fazer, que é: activar sync de algumas pastas, mas algumas delas apenas ficarem no servidor, sem ocupa espaço no laptop (ou seja só acessíveis se ligado a net).
No synology deixa fazer sync mas obriga a descarregar o conteúdo todo da pasta para o laptop.
 
Última edição:
Pelo que estive a ver das specs na gama média baixa, que é a que o Tavarini está a ponderar no seu post, a Synology limita uma das slots à memória que vem instalada de origem, não dá para trocar, enquanto que a QNAP para além de deixar fazer upgrade nas duas slots normalmente consegue-se fazer upgrade para além do que eles especificam. Por exemplo, tenho 16GB RAM instalados no meu TS-251D, e sei que consegue-se fazer upgrade para 32GB RAM. No entanto isto não é válido em todos os modelos por isso convém ver bem as specs.

Outra vantagem da QNAP é se quiseres por o NAS a servir de DVR, a QNAP vem com licença para 8 cameras, só pagas a partir a 9ª enquanto que a Synology vem com licença para 2 cameras.

Não aconselho correr o servidor de VPN no próprio NAS, um dos ransomwares que atacou os modelos da QNAP aproveitou-se precisamente de uma falha de segurança do servidor de VPN da QNAP. Idealmente não se devem encaminhar portas para o NAS, neste caso deve-se correr o servidor VPN no próprio router ou noutra máquina, por exemplo um raspberry.

Aconselho a pesquisar bem as funcionalidades que um NAS pode ter pois começa-se com a ideia que servirá apenas para armazenar e partilhar dados e depois chega-se à conclusão que tem inumeras funcionalidades e que se calhar devia-se ter investido um pouco mais e adquirir um modelo melhor, que é o meu caso.
 
Podes sempre tentar meter o smb v1 e confirmar que funciona, no entanto não é nada aconselhável.


Em relação à comparação entre qnap e synology, é difícil dizer qual o melhor, até porque depende muito do tipo de utilização

A nível de performance em si, na mesma gama de preços a performance é tão idêntica que é difícil escolher um synology com características inferiores ou um qnap com melhor hardware.

Também acho que convém escolher bem o nr de baías porque pode ser uma vantagem enorme ao fim de algum tempo ter a possibilidade de se acrescentarem discos, verificar também se a memória é passível de levar upgrade.

Apesar de não andar a fazer hotswap, o facto de ter as baías acessíveis sem ter que andar a tirar parafusos acho bem mais simpático.

Pessoalmente uso qnap, profissionalmente trabalho com synology.

No geral o synology é mais simples, em algumas situações mais específicas acho a simplicidade limitadora.

Configurar como servidor vpn, seja openvpn ou o protocolo próprio da qnap, achei mais fácil configurar no qnap.

Outra opção que usava no qnap e quando tentei usar no synology fiquei desiludido porque não dava para fazer, que é: activar sync de algumas pastas, mas algumas delas apenas ficarem no servidor, sem ocupa espaço no laptop (ou seja só acessíveis se ligado a net).
No synology deixa fazer sync mas obriga a descarregar o conteúdo todo da pasta para o laptop.
Obg, fui agora ver o log e tenho a seguinte mensagem: failed to login via [smb] due to [NTLMv1 not permited]

Eu so atualizei o firmware do ds918, acho estranho ter dado sempre e agora nao, o que posso fazer?

Obg

EDIT: depois fui a net pesquisar e encontrei varios relatos com o mesmo problema, acho q é mesmo um bug desta ultima atualização, tive que ir ativar a v1, mas aparece a recomendação de nao o fazer... filme...
 
Última edição:
Boas,
Preciso de comprar um NAS para substituir um WD My Cloud que ficou inutilizado.
Pretendo um de 2 baías, que sirva para backup de fotos e videos dos tlms e maquinas fotográficas, servidor de DLNA para filmes e musicas ou para ver filmes e fotos em qq TV de casa (sem ser DLNA?), backup de outros documentos a partir do PC.

Estou indeciso entre os seguintes modelos:
TERRAMASTER F2-423
ASUSTOR AS6602T
QNAP TS-251+-2G
Synology DS220+
Tenho visto por aqui que basicamente aconselham apenas QNAP e Synology, mas tanto o Terramaster como o Asustor têm melhor Hardware do que os outros 2.
O SW do Terramaster/Asustor é muito mau? Para o que pretendo, ficaria mal servido?
Cumprimentos,

Um QNAP TS-253D abaixo de 380 é boa compra?
 
Com a fama da QNAP relativamente à segurança e os últimos ataques de malware e ransomware não consigo considerar a Qnap como alternativa viável à Synology para guardar e proteger os meus dados pessoais.

No meu caso, estava indeciso entre o Synology DS-920+ e o QNAP TS-464. Apesar de o QNAP TS-464 ter melhor hardware do que o DS920+, muito melhor preparado para o futuro no que toca à velocidade de portas por exemplo, o software e principalmente a segurança levam-me sempre a optar pelo DS920+.
 
Com a fama da QNAP relativamente à segurança e os últimos ataques de malware e ransomware não consigo considerar a Qnap como alternativa viável à Synology para guardar e proteger os meus dados pessoais.

No meu caso, estava indeciso entre o Synology DS-920+ e o QNAP TS-464. Apesar de o QNAP TS-464 ter melhor hardware do que o DS920+, muito melhor preparado para o futuro no que toca à velocidade de portas por exemplo, o software e principalmente a segurança levam-me sempre a optar pelo DS920+.

Pois, entretanto estive a ler umas coisas e parece que continuam com problemas, é pena, realmente pelas specs e o preço, ate estava apetecivel.
Vou voltar a olhar pros asustor (apesar de terem tido problemas tb, parece estar estabilizado) e para os synology, mas synology tem specs fracas para o preço (alto) :(
 
Pois, entretanto estive a ler umas coisas e parece que continuam com problemas, é pena, realmente pelas specs e o preço, ate estava apetecivel.
Vou voltar a olhar pros asustor (apesar de terem tido problemas tb, parece estar estabilizado) e para os synology, mas synology tem specs fracas para o preço (alto) :(

Sim concordo contigo, por exemplo a maior limitação que irei ter com o DS920+ será a data speed transfer visto que as portas RJ45 do mesmo são apenas 1GbE o que irá sempre limitar as data transfers a 125mbps.

Alguém consegue confirmar esta limitação de velocidade? Penso que com o DSM7 a Synology já não permite adaptadores usb para aumentar a velocidade das portas RJ45.
 
Como disse anteriormente, senão expuserem os NAS diretamente à internet, não fazer port forwarding e desligar o UPnP, e acederem ao NAS remotamente através de VPN não deverão ter problemas.
Se expuderem o NAS diretamente à internet então terão problemas mais cedo ou mais tarde, independentemente do fabricante que escolherem.

Estou a pensar fazer o upgrade do meu TS-251D para um TS-453D. Preciso de aumentar o espaço disponivel em disco.
 
Como disse anteriormente, senão expuserem os NAS diretamente à internet, não fazer port forwarding e desligar o UPnP, e acederem ao NAS remotamente através de VPN não deverão ter problemas.
Se expuderem o NAS diretamente à internet então terão problemas mais cedo ou mais tarde, independentemente do fabricante que escolherem.

Estou a pensar fazer o upgrade do meu TS-251D para um TS-453D. Preciso de aumentar o espaço disponivel em disco.
Por exemplo, se estiver de férias, ausente de casa, e quiser fazer backup de fotos do telemovel para o NAS, qual a forma mais segura? Não utilizar a aplicação automática do NAS?
 
Eu comprei um router com servidor de VPN incorporado. Quando quero aceder à rede de casa ligo a VPN e funciona como se estivesse em casa. A partir do momento que estou ligado à rede de casa consegue-se fazer tudo o que se pretende, fazer backups, aceder a ficheiros, etc.
Se não quiserem comprar um router podem por uma máquina a servir de servidor de VPN e encaminhar uma porta para essa máquina, antes de comprar o router utilizava um raspberry. Não aconselho utilizar o NAS como servidor de VPN.
 
Eu comprei um router com servidor de VPN incorporado. Quando quero aceder à rede de casa ligo a VPN e funciona como se estivesse em casa. A partir do momento que estou ligado à rede de casa consegue-se fazer tudo o que se pretende, fazer backups, aceder a ficheiros, etc.
Se não quiserem comprar um router podem por uma máquina a servir de servidor de VPN e encaminhar uma porta para essa máquina, antes de comprar o router utilizava um raspberry. Não aconselho utilizar o NAS como servidor de VPN.
Mas dessa forma não conseguias utilizar a app de backup de fotos do NAS no tlm, tinhas de copiar manualmente, certo?
 
Uma VPN é, simplificando, um tunel que é feito entre o teu equipamento e a rede da tua casa, ficando a julgar que está ligado à rede da tua casa.
Ao abrires a aplicação de backup, com a VPN ligada, ela vai funcionar da mesma forma como se estivesses ligado ao wifi da tua casa.
 
Boas a todas
ainda compensar comprar um synology DS1513+?
A ideia era criar, num grupo de escoteiros, forma de haver backup dos ficheiros (word, excel, fotos, etc) dos ficheiros existentes no pc e ao mesmo tempo que fossem acessíveis remotamente pelas pessoas "administrativas" pra se poder aceder e editar remotamente.
 
Tenho uma Smart TV ligada por ethernet, e estou apoderar comprar uma DS220+ para colocar também filmes/séries para reproduzir na TV, terei problemas de reprodução com o conteúdo em 4K HDR na TV?
 
Back
Topo