Que NAS comprar? Synology vs QNAP

Queria trocar os HDD que tenho no NAS, por SSD.
como o NAS não tem nada assim de muit importante, maioritariamente multimedia, e o que eu quero é performance, quais as solução tamanho vs preço melhores que por aí andam?
isto, é, preço mais baixo por giga
 
Queria trocar os HDD que tenho no NAS, por SSD.
como o NAS não tem nada assim de muit importante, maioritariamente multimedia, e o que eu quero é performance, quais as solução tamanho vs preço melhores que por aí andam?
isto, é, preço mais baixo por giga
e qual é o NAS que tens?
E o que entendes por "performance"?
Se for throughput e gigabit, a maioria dos discos mecanicos ja fazem chega e sobra.
 
Se vais à procura dos que tem preço mais baixo por GB é possível que só encontres SSD sem DRAM e com memória QLC, tipo os Crucial BX500.

Compra pelo menos um SSD com DRAM e com memória TLC (exemplo: Crucial MX500, Samsung 870 EVO).

O meu NAS já tem mais SSDs do que HDDs. Tenho optado pelos Crucial.
 
synology ds918+

Usas link aggregation? Ou apenas 1gbps?

Que não engasgue quando está a fazer acessos prolongados de leitura/escrita
por exmplo, descompactar um torrent grande tipo 30 ou 50 gb demora imenso tempo e ocupa muitos recursos

Diria que isso vai ser mais do lado do cpu/ram do NAS que do que dos discos.

Precisas assim tanto de descompactar internamente no NAS, vs no teu PC, que vais sacrificar espaço /custo?

Ou por exemplo teres um nvme para esses casos?
 
Ja encomendei dois NVME de 512 para a cache, estou a espera que cheguem para ver se isto fica mais rápido, se assim for, dispenso os ssd's, RAM ja aumentei para 12 GB
Descompacto no nas, pois é lá que faço a descarga dos torrents, as vezes acima de 40GB, e ele faz sozinho quanto conclui o download.

Já usei link agregation, quando tinha o NAS ao pe do router, agora não, tinha que ter dois cabos de rede ligados entre o router e o NAS e neste momento, não consigo

o que me chateia nisto é ter que esperar, é tipo, ora agora tenho que estar aqui a olhar para isto.
são tarefas passivas, que se não quiseres ready to use, não tem mal nenhum, mas acontece é que quando queres usar é que tens que esperar, a mim acontece-me muito disso :(
 
Boas
preciso de uma ajuda com um NAS synology
tenho um NAS de 4 baias, cada uma tem um disco diferente, e tenho 4 volumes criados, 1 por cada disco.
No NAS não tenho nada de importante, portanto, redundância, para mim é perda de espaço.
Ora, tenho uma duvida, como é que faço para trocar os discos a isto e enviar o conteúdo do velho para o novo?
Imaginem, tenho um disco de 1TB, e quero trocar por um de 4TB, como é que envio o que está no digo velho para o novo?
Clono o disco, há alguma ferramenta no NAS que dia para fazer isto?
 
Oi malta,

Estou a reformular as coisas cá por casa e preciso de algum aconselhamento: em suma tenho uma NAS QNAP antiga (4 baías, 4tb em RAID5) e um Raspberry Pi 4 com Home Assistant. A NAS tem estado desligada (provavelmente teve perto de um ano sem uso). O pouco uso que teve no passado foi para backups.

O que quero ter é o seguinte:
  • Melhorar a performance do HomeAssistant (quero colocar processamento de vídeo);
  • Re-activar os backups dos equipamentos cá de casa + equipamentos remotos em casa dos meus pais;
  • Ter um hypervisor onde possa instalar algumas VMs para brincar/formação pessoal;
  • Media-server e talvez um password vault.

A minha dúvida não se adequa 100% a este tópico mas não creio ser necessário estar a criar outro. No fundo não sei se:
  • Adquiro uma NAS mais potente ou um microserver e passo tudo o que referi para dentro deste. Aqui a principal desvantagem é meter o alojamento de dados no mesmo equipamento que tem tudo o resto - parece-me ser mais suscetível a falhas do ponto de vista de segurança mas tem a vantagem de ser mais barato e gastar menos energia;
  • Se adquiro um microserver E uma NAS (a minha é a TS-412 que se arrasta);
  • Ou se simplesmente mantenho o HASS no Raspberry Pi e adquiro uma NAS onde possa colocar outras VMS - esta é capaz de ser a solução mais carota.

O que fariam? Obrigado desde já!
 
No meu caso decidir comprar uma motherboard itx e montar um pc numa caixa sff, para depois instalar proxmox e dentro podes criar VM ou LXC containers.
Consegues montar algo muito mais potente e por muito menos dinheiro do que um NAS mais potente para correr essas VMs.
Podes comprar novo (foi o que eu fiz com uma Asus Rog Z490I + i5 10400F) ou usado (no meu caso adquiri RAM 64 non ECC). Acaba por ser um pouco overkill...
A única desvantagem, para além do trabalho que dá e de algum conhecimento que terás de adquirir, é o consumo de energia ser um pouco superior, mas também é muito mais divertido.
 
Cá em casa prezo muito a eficiência energética pelo que provavelmente não vou seguir esse caminho (mas ainda estou a ponderar). Depois, pelas características da casa, idealmente seria algo para ficar na sala - pelo que era porreiro que fosse silencioso e pequeno.

A minha dúvida prende-se ainda mais na questão de se devo ter dispositivos separados (p.e. NAS + servidor) ou apenas um dispositivo...
 
Não sei qual é o teu orçamento mas vais pagar bem por um NAS que corra decentemente VMs.

Alguma razão para o NAS ficar na sala? Consoante os discos que compres estes podem ser um pouco barulhentos, o que pode ser incomodativo.
Se pretendes ter media center o que te aconselho é correr o servidor Plex no NAS/Servidor e comprares uma box para a TV que corra o cliente Plex, qualquer box android faz isso. Se tiveres uma Smart TV pode ser que tenha a aplicação, a minha Samsung tem. Assim podes não precisas de te preocupar com a estética e barulho que o NAS possa fazer.
 
Não sei qual é o teu orçamento mas vais pagar bem por um NAS que corra decentemente VMs.

Alguma razão para o NAS ficar na sala? Consoante os discos que compres estes podem ser um pouco barulhentos, o que pode ser incomodativo.
Se pretendes ter media center o que te aconselho é correr o servidor Plex no NAS/Servidor e comprares uma box para a TV que corra o cliente Plex, qualquer box android faz isso. Se tiveres uma Smart TV pode ser que tenha a aplicação, a minha Samsung tem. Assim podes não precisas de te preocupar com a estética e barulho que o NAS possa fazer.

O orçamento é o menor possível :biglaugh:

A única razão é que a casa não tem backbone cablado e na sala é onde entra a fibra da Meo. Assim ficava tudo ligado no único sítio onde há cabo.

Posso tentar ver como passar cabos para o escritório (p.e. através dos cabos de antena) mas mantém-se na mesma a questão do barulho porque é onde trabalho.

Com uma NAS provavelmente vou gastar muito para ter algo bom mas e se for (p.e.) um microserver da HP? Parece-me que há alguns usados a preço simpático e com boas specs. Ah, esqueci-me de dizer que pretendo adquirir material usado!
 
Já por aqui falei, mas provavelmente não viste. Comecei com uns nas de 1 baía, experimentei das 2 principais marcas e avancei por um desktop (caixa atx, para poder adicionar discos com fartura se precisar, por agora, 1ssd (SO(Openmediavault) / "cache") + 1hdd 4tb (ironwolf)), g5400/4gb ram. Tudo o resto é gerido via portainer (20 a rodar). Faz médias de 20KwH mensais, com o cuidado de não usar transcode. Tenho os 2 (plex / jellyfin) mas ainda não tenho usado o jellyfin muito, mas este suporta transcode usando a gráfica (discreta ou interna) e deve ser mais eficiente. 2 VPNs : uma para aceder à rede doméstica, outra para fornecer ligação à Internet a outro Container ;)

Tenho o PC no quarto e fora o ocasional barulho de disco, é tranquilo. Consumo real será um pouco adicional, devido a ter ups, tendo a tomada inteligente entre ups/pc).
 
Não sou o único a achar q o DS223 é um downgrade do 220+, certo???
Aquele processador vale alguma coisa?? Sera q ao menos equipara-se do 220+ ?? Pelos specs nem deve dar pra fazer upgrade da RAM, será?
Ja o 723 tb é uma beca downgrade do anterior modelo...
 
Não sou o único a achar q o DS223 é um downgrade do 220+, certo???
Aquele processador vale alguma coisa?? Sera q ao menos equipara-se do 220+ ?? Pelos specs nem deve dar pra fazer upgrade da RAM, será?
Ja o 723 tb é uma beca downgrade do anterior modelo...
DS223 é um modelo de gama diferente do DS220+, dai o + no fim do nome.
Se quiseres podes comparar com DS220J.
No entanto rumor que sairá tb um DS223+.
 
Back
Topo