Que NAS comprar? Synology vs QNAP

Existe algo mais barato, quando a minha necessidade é exclusivamente share de disco para múltiplos sistemas, dentro da rede? Não preciso de interface web, de backup de fotos, etc etc. Apenas quero montar remotamente os discos em múltiplos sistemas (vários Raspberry Pi) remotamente.
 
Bom dia
Preciso de um Nas. Apenas para backup. Ja li talvez 80% deste tópico. por isso estou ciente de que qualquer nas me servirá.
Apenas necessito para guardar ficheiros . Fazer espelhamento dos ficheiros que tenho em casa.
Tenho tambem backups fora de casa.
Estou indeciso entre 2/ 4 discos. Irei optar por material mais antigo.
Synology DiskStation DS215j vs Sinologia DS 412+vs QNAP TS-219P ou outros similares.
Estes modelos são todos aos mesmo preço
A pergunta é se haverá problemas de compatibilidade com win 10. ainda não perguntei aos vendedores sobre essa situação.
Apesar de ser material antigo, logo mais lento apenas vou ter mais dificuldade na implementação da Nas. Ainda são 1.8 teras.
Depois disso poucos gigas irei movimentar ocasionalmente.
Qual o vosso conselho ?
Li tambem aqui a certa altura que as memorias da Synology eram soldadas. ainda se matem essa situação?
Obrigado
 
Depende do modelo mas os de baixa gama costumam ser, tendo uma slot para fazer upgrade mas tens que ver as especificações.
Se são modelos antigos verifica durante quanto tempo terão suporte e atualização de firmware/software. Nesse aspeto a Synology costuma a ter vantagem em relação à QNAP.
Ambas as marcas são compativeis com Win10.
Se é apenas para backup de ficheiros "qualquer coisa serve", mas verifica que funcionalidades um e outro têm. Podes chegar à conclusão que até pode valer a pena comprar um NAS que faça mais qualquer coisa. Por exemplo:
  • Servidor Multimédia - Ambos suportam o Plex. Convém ter um processador intel para fazer transcoding
  • Servidor NVR para video vigilância. A QNAP permite adicionar 6 câmeras sem ser necessário comprar licença, a Synology 2
  • Criar Servidor de Home Assistant para casa inteligente
  • Correr servidor DNS Pi-Hole para bloquear os anuncios
  • Etc.

Se não precisas de nada disto então não necessitas de gastar muito dinheiro, senão pondera antes de comprar para depois não ficares com o "bichinho" e chegares à conclusão que devias ter comprado uma coisa melhor.

Gosto sempre de salientar que RAID não é backup, apenas dá redundância em caso de falha de 1 disco. Convém teres uma ou mais cópias para além da que está no NAS, idealmente uma delas noutra localização.
 
Eu ja paguei caro por ter perdido dados pessoais foi no verão passado
Desde ha muito que tenho backup mas de forma arcaica.
1 disco interno e outro externo como espelho um do outro. Faço manualmente a copia dos ficheiros de tempos a tempos.
Ja por 2/3 vezes o meu disco externo pifou dentro da garantia. Valeu sempre o disco interno. Entretanto arranjei uma Nas conceptronic muito basica usada e mantive 2 discos em espelho e um disco externo.
Acabou encostada quando em 2018 montei uma maquina nova e migrei para Win 10 onde não consegui aceder a Nas.
Mantive como backup 1 disco interno e um externo.
Em Julho do ano passado comprei um disco novo interno e no disk manager descobri que poderia fazer raid e decidi experimentar.
Azar o meu. Falta de atenção, demasiado há vontade e excesso de confiança quando selecionei os discos não reparei bem, todos ele são da mesma marca e selecionei ambos os discos de backup.
Recebi um erro, que não podia formatar. Quando fui verificar é que dei conta que os discos de backup tinham desaparecido. Certamente foi apagado a partição logica.
Pesquisei na net forma de reverter a situação mas sem sucesso. Corri software de recuperação e encontrei toda a informação dos discos mas como era muita, não tinha sotfware que deixa-se gravar tanta informação. Trial e afins.
Decidi procurar ajuda profissional. O mais barato foi 180 euros. 1.8 teras de informação. Muito dinheiro que custou-me a dar. Custou-me muito mais por ter sido eu a fazer asneira.
Foi tudo recuperado a 100%
Tive outro orçamento mais alto apartir de 250 euros e deixava uma caução.
Aprendi mais uma lição
Prestar bem atenção ao que se esta a fazer e desligar os discos de backup quando envolve formatar discos.
Hoje como backup mantenho um disco interno e um externo um deles desligado. 2 copias em casa dos pais, estando estas desatualizadas.
O Nas que procuro e apenas para facilitar processos de copia de backup e irei manter o disco externo como unidade de backup.
Uma sugestão:
Geralmente temos em casa discos velhos, ou mais pequenos e que ja não nos servem. usem-nos para backup de segurança e gardem-nos noutro local. Na garagem, nas arrecadações, ou casa dos pais caso vivam perto.
Um dia podem vos valer.
Caso não conseguir-se recuperar os dados perdidos tinha a velhinha Nas conceptronic ainda com os discos com a minha vida ate 2018. Só se perdia uma pequena parte.
Hoje ja não tenho esses discos mas a velhinha Nas existe.
 
Ola boa noite turma. Tenho como meu pc um server EMBY. Acontece que tenho de ter sempre o pc ligado por causa disso.... que nas aconselham para o efeito de 2 slots.... os meus filmes no maximo sao a 1080.
Obrigado a quem ajudar.
 
Para o emby se calhar pensava ao contrário. Via quais são os requisitos para executar o mesmo, principalmente processador/ram e começava a escolher o NAS a partir dai.
 
Boa noite,

Um dos meus discos começou a apresentar bad sectors (WD Red 6TB - WD60EFRX).

Procuro substituto, de 6TB ou talvez já para 8TB, CMR.

Sistema atual: 2x WD Red 6TB WD60EFRX em RAID 1 / BTRFS.

Os atuais WD Red que tenho, ainda que de 5400rpm, considero que poderiam ser mais silenciosos. A NAS está numa sala de estar.

Numa pesquisa rápida vejo muita oferta nova (Red, Red Plus, Red Pro, Ironwolf, etc.)

Alguma recomendação?

Obrigado
 
A única recomendação que dou é comprares discos CMR. De resto é tudo mais ou menos a mesma coisa... tenho discos Seagate Ironwolf e também não são propriamente silenciosos.
 
Malta, lembro-me de ter lido algures aqui, acho que neste tópico, alguém falar de um router específico que facilitava o uso de VPN (OpenVPN, no caso). Tenho ideia de ser pequeno, para esse propósito em particular. Alguém sabe qual possa ser? Não encontro o post.
 
Eu uso o ER605 da TP-Link Omada. Fácil de usar e configurar. Para mim tem um pequeno defeito, o tunel OpenVPN é split tunnel, preferia ter a hipótese de usar full tunnel.

Ouvi falar bem dos Mikrotik, muitas funcionalidades e bom hardware também a bom preço. O senão é que as configurações são um pouco diferentes, sendo necessário dedicar um pouco mais de tempo para aprender.
 
Gl.inet trazem OpenWrt como sistema que permitem a instalação de muito software, incluindo wireguard e OpenVPN. E tem modelos pequenos, de viagem, como o que tenho (GL-AR300M). Alguns routers de várias marcas também permitem a instalação de openwrt, claro que invalida a garantia (deve dar para repor), e é algo chato. Eu uso num da Xiaomi, e na altura, tive de compilar o firmware. Demorou muito tempo, mas fora isso, nenhum problema.
 
Malta, lembro-me de ter lido algures aqui, acho que neste tópico, alguém falar de um router específico que facilitava o uso de VPN (OpenVPN, no caso). Tenho ideia de ser pequeno, para esse propósito em particular. Alguém sabe qual possa ser? Não encontro o post.
Vou recomendar wireguard, suporta full tunnel e acaba por ser mais leve
 
Acabei de ver que saiu novo firmware para o ER605 que já permite full tunneling no Open VPN e já suporta Wireguard.
Tenho que fazer o upgrade quando chegar a casa :D
 
Última edição:
Eu uso o ER605 da TP-Link Omada. Fácil de usar e configurar. Para mim tem um pequeno defeito, o tunel OpenVPN é split tunnel, preferia ter a hipótese de usar full tunnel.

Ouvi falar bem dos Mikrotik, muitas funcionalidades e bom hardware também a bom preço. O senão é que as configurações são um pouco diferentes, sendo necessário dedicar um pouco mais de tempo para aprender.

Posso-te perguntar qual é o teu ISP ? Comprei um ER605 e estou com algumas dificuldades em configurar o OpenVPN. O router da vodafone não permite modo bridge. Estava a tentar com DMZ mas também não estou a conseguir
 
O meu ISP é a MEO e tenho o Fibergateway em modo bridge.
Edita o ficheiro .ovpn e verifica que IP aparece após a palavra "remote", no meu ficheiro está na linha 11. O erro deve estar ai porque o ER605 na porta WAN apanha o IP da lan do router da Vodafone, e não da IP público, e é esse IP que escreve no ficheiro .ovpn. Tens que mudar esse IP para o teu IP público ou pelo teu DDNS, pessoalmente uso o no-ip.
 
O meu ISP é a MEO e tenho o Fibergateway em modo bridge.
Edita o ficheiro .ovpn e verifica que IP aparece após a palavra "remote", no meu ficheiro está na linha 11. O erro deve estar ai porque o ER605 na porta WAN apanha o IP da lan do router da Vodafone, e não da IP público, e é esse IP que escreve no ficheiro .ovpn. Tens que mudar esse IP para o teu IP público ou pelo teu DDNS, pessoalmente uso o no-ip.

Perfeito ! Era isso mesmo ! Já funciona, obrigado.
Só para confirmar, o acesso à drive funciona na mesma estando ligado à VPN ? Ou preciso obrigatoriamente do quickconnect ?
 
Back
Topo