Que objectiva?

Julieta Santos

Power Member
Adquiri uma Canon 350D. Podiam indicar-me uma objectiva padrão, tipo, que dê para muitas situações e que seja a um preço razoável? E também uma objectiva específica para situações de pouca luz e movimento (espectáculos)? No caso desta segunda, o zoom também é importante. Muito obrigada.
 
Bem, na verdade não tenho muito dinheiro...penso ir adquirindo...uma lente de cada vez. Talvez começasse com uma para situações nocturnas, porque fotografo espectáculos. Gosto de retratos, também. Mas, para responder, 200€ + ou -
 
Sim, o orçamento era bastante importante

Dentro dum orçamento "decente" talvez o seguinte

Objectiva "padrão" presumo que te refiras a um zoom wide a telefoto curta. Dentro da Canon talvez a EF 17-85 IS. Fora da Canon (e neste caso a oferta da Canon é meio desinteressante) talvez a Tamron 17-55 (ou 50 não me lembro) f2.8 ou a equivalente da Sigma. Ou da Tokina. A tokina e a Tamron costumam ter melhor qualidade óptica que a SIGMA.
Se o orçamento for absurdo então a EF 17-55 IS f2.8 da própria Canon.

Para o segundo caso... lentes com aberturas altas (para situações de pouca luz ou retratos com pouca profundidade de campo) e zoom não combina lá muito bem. Para espéctulos por um preço razoável se calhar a EF 50 f1.8 ou a f1.4 e a EF 85 f1.8. Se ficares um pouco mais longe talvez a EF 100 mm f2.8 (e ficavas com uma lente macro excelente)
 
Última edição:
Procura por lentes SIGMA, têm preços bastante apelativos e uma qualidade razoável, claro que se quiseres objectivas com excelente qualidade tens de desembolsar muito mais €€
podes dar uma olhadela no site da ***** que encontras bastantes modelos

cumps
 
Uma lente rápida da Canon vai custar sempre um balúrdio e mesmo das outras marcas de lente não será propriamente barata.

A única maneira de conseguires o que pretendes a preços razoáveis é ter zooms lentes e lentes fixas rápidas (que são sempre de excelente qualidade óptica...)
 
Com esse tipo de orçamento vai ser dificil duas lentes, sobre tudo no que diz respeito à lente para situações com pouca luz, lentes com aberturas altas não ficam nada barato...

Sugeria que uses esse € para comprar uma lente agora, e mais tarde compras a outra.

Qual é o tipo de zoom máximo que queres? 150? 200? 300?

Uma zoom 5* para o preço é a Sigma 70-300mm 4-5.6 DG APO Macro. Tem um bom range de zoom, e tem a funcionalidade Macro, mas é limitada em situações de pouca luz.

Uma zoom, para pouca luz como queres, vai custar mais do que o teu orçamento para as duas lentes.
 
Última edição:
Esta objectiva não é para a Nikon? A Sigma 70-300mm 4-5.6 DG APO Macro? Ou dá também para a Canon? Desculpa-me a ignorância, mas quem não sabe pergunta e vocês são pros. E muito gentis. Obrigada.
 
Mas a ***** não vende tudo mais caro? Creio que sim. E no mercado de segunda mão? Posso procurar onde? Obrigada.

Sim, a ***** tende a ser cara em..... tudo.

Lojas tens....

http://www.rebelio.pt

http://www.*****.com/pt/pt/home.html

E depois tens algumas internacionais de confiança tipo...

http://www.pixxass.com
http://www.*****.de
http://www.technikdirekt.de

Esta objectiva não é para a Nikon? A Sigma 70-300mm 4-5.6 DG APO Macro? Ou dá também para a Canon? Desculpa-me a ignorância, mas quem não sabe pergunta e vocês são pros. E muito gentis. Obrigada.

Essa lente existe para várias marcas, Canon, Nikon, Pentax, Sony.....

Quando comprares tens que comprar com encaixe Canon.
 
Esta objectiva não é para a Nikon? A Sigma 70-300mm 4-5.6 DG APO Macro? Ou dá também para a Canon? Desculpa-me a ignorância, mas quem não sabe pergunta e vocês são pros. E muito gentis. Obrigada.
Sim, a ***** é um roubo autêntico. Para comprar novo o melhor é comprar online.

A SIGMA fabrica lentes com baioneta Canon, Nikon e SIGMA. Quando encomendares convém teres o cuidado de verificar qual a versão que estás a pedir.

Esse zoom é poreiro para usar na rua com luz natural para quem não tem grande orçamento mas para concertos vai ser muito complicado. Se a massa é curta e estás perto da banda mais vale levares mesmo uma lente rápida de 50mm
 
Yep, a sigma que sugeri é para ambientes com boa luz.

É relativamente leve, tem boa qualidade de imagem, zoom de 70 a 300, bom range portanto, dá para macro, em suma é uma boa lente para andar por aí a tirar fotos desde que não falte luz.

Tens aqui uma geleria de imagens tiradas com essa lente Sigma que te sugeri: http://naturespixel.com/index.php?x=browse&category=19

Como vez, ela é capaz de fazer imagens MUITO boas...

Para os concertos tens que ir para uma lente 2.8 ou menos... e uma lente 2.8, com zoom, tens que juntar mais uns trocos....

Material usados tem o ebay.co.uk ..... miau.pt.... ou forums tipo: http://www.forumfotografia.net/index.php?showforum=107
 
Última edição:
Já que o orçamento é curto, compra a 18-200 DC da Sigma, e uma Canon EF 50mm f1.8 II.

A primeira deve rondar 200€, a 2ª arranja-se a menos de 100€.

A 18-200 é uma lente de compromisso, devido ao seu zoom muito amplo. Acho que faz diafragmas de 3.5 a 6.3, o que é francamente mau. No entanto, faz tanto quanto 2kg de lente que eu tenho em situações "normais". A 50mm é um must have para fotografar com pouca luz, pois é uma lente extremamente luminosa, e é um vidro simplesmente delicioso para retratos. Excelente qualidade para aquele preço (ou a 50mm f1.4 a cerca de 300€).

Se quiseres algo mais a sério, depende da gama de zoom que pretendes. Não aconselho canon a menos que tenhas mesmo muito dinheiro. A minha 24-70 2.8 da Sigma é igual à equivalente da canon, e custa menos 1200€. Fartei-me de testar, e só perde na qualidade de construção (resistência a chuvas, poeiras, etc). Extremamente nítida. Custa 350, sensivelmente.
A 18-50 2.8 DC da Sigma, é das melhores lentes que já me passaram pelas mãos, pelo preço pedido. Custa mais 50€ que a anterior, tem uma qualidade de imagem igualmente soberba. Sofre de muitas aberrações cromáticas quando em situações de contra-luz (aqueles "fantasmas" violeta que aparecem em redes, folhagens, cabelos, etc).
Por fim, recomendo a fantástica 70-200 2.8 Macro DG da Sigma, que custa cerca de 850€ lá fora, e tem uma excelente relação qualidade-preço. Adoro essa lente.
Também uso imenso a 120-300 2.8 que custa mais de 2000€, e é uma lente que simplesmente, dispensa pós-produção.

Em suma, tens que fazer contas ao dinheiro que tens. O primeiro set que falei, com a 18-200 + 50mm 1.8 fica-te em 300 e picos € e fazes todas as situações que possas pensar em uso "corriqueiro". Uso "sério" já é outra coisa.
Vou comprar um polarizador circular que custa mais que esses 200€ e não passa de um filtro para uma lente :)
Ah.. sensivelmente pelo preço da 18-200 tens a 28-300, com caracteristicas semelhantes.
Procura no google pelos fóruns de "Fred Miranda" (.com, acho), que tens lá N reviews sobre tudo e mais alguma coisa.

Se tiveres algum problema de maior, manda-me um mail para afonso PONTO duarte AT gmail PONTO com

Lembra-te sempre que são situações de compromisso.
Só a título de exemplo, eu prefiro fotografar com uma 350D e ter lentes porreiras (ainda vou comprar uma tokina 12-24 f/4), mas em que porreiro não significa que custam uma fortuna, do que comprar uma 5D e não ter o vidro que realmente quero. Posso muito bem pagar a 5D, mas pelo dinheiro que custa, prefiro lentes... Até porque o que a 350D não faz, fotografo em médio formato analógico, ou alugo um back digital.

Nota final: quando compras sigma, escolhes o encaixe que pretendes (canon, nokin, sigma, etc).
 
Para uma lente com boa qualidade a baixo preço, sugiro a Sigma DC 17-70 f/2.8-4.5 Macro. Era a que tinha no sistema Canon, e para o preço é uma excelente escolha.
Podes ver a review na PhotoZone. Como contras, diria que tem um efeito barril demasiado elevado a 17mm, mas nada de assustador e um bocado de vinhetagem a 17mm f2.8, mas como é para uma APS-C não vai importar muito. De resto, para o preço, não encontras melhor.

Quanto à Sigma 18-200 sugerida, não recomendava. Acho que é melhor ter menos distancias focais com boa qualidade, do que ter grandes distancias focais com baixa qualidade. Estas zoom extremas têm tendência a comprometer a qualidade pela versatilidade, e isso combinado com o facto de ser uma lente de baixo custo leva-te a ter uma lente muito fraca, só é opção se precisares mesmo do zoom até 200mm e não conseguires investir numa lente melhor.
 
Pode-se usar lentes EF em maquinas EF-s, não é?

uma lente rapida, a um preço interessante, é a Canon EF 50 mm f/1.8 II duviido que encontres uma lente tão rapida, a um prçeo mais interessante... mas, e tudo tem um mas, não é uma lente zoom, é 50mm. Se bem que 50mm ja é uma certa ampliação, n é propriamente wide... se é que me faço entender. e Visto que é uma lente EF, ainda é preciso contar com o Crop factor (acho que é asim, portanto, são 50mm x 1,6)

é que as lentes EF, parece-me substancialmente mais em conta...

CANON Objectiva EF 28-90 f/4-5,6 III
http://www.*****.com/pt/pt/76054/art/canon/objectiva-ef-28-90-f-4-5.html
(não é uma lente rapida!, é mais pelo preço)

n sei se estou a dizer alguma barbaridade...
 
a vantagem de nao ter € pa comprar logo o que me vem a cabeca e' que posso pensar mais sobre isso :D
eu tava a pensar comprar a 70-300 da sigma, mas de facto nao sei ate que ponto vou precisar dos 300mm, alguem me sabe dizer comparando por exemplo a que distancia conseguia fotografar algo?

e pelo que li aqui se de facto com 400€ (ou perto disso) se consegue uma 18-200 (se nao tou em erro) e uma 50mm, tou mais que ligado nisso!

falem la mais acerda disso sff! (btw, esses preços sao de onde?)
 
Pode-se usar lentes EF em maquinas EF-s, não é?

uma lente rapida, a um preço interessante, é a Canon EF 50 mm f/1.8 II duviido que encontres uma lente tão rapida, a um prçeo mais interessante... mas, e tudo tem um mas, não é uma lente zoom, é 50mm. Se bem que 50mm ja é uma certa ampliação, n é propriamente wide... se é que me faço entender. e Visto que é uma lente EF, ainda é preciso contar com o Crop factor (acho que é asim, portanto, são 50mm x 1,6)

é que as lentes EF, parece-me substancialmente mais em conta...

CANON Objectiva EF 28-90 f/4-5,6 III
http://www.*****.com/pt/pt/76054/art/canon/objectiva-ef-28-90-f-4-5.html
(não é uma lente rapida!, é mais pelo preço)

n sei se estou a dizer alguma barbaridade...

Funciona sim, sem prob, o único prob dessa Canon EF 50 mm f/1.8 II é mesmo a qualidade de construção muito pobre :P, mas fora isso é uma boa lente.. tens é o fealing que a compraste na feira :P, mas os resultados são bons.

Até é bom ter lentes EF, mais tarde, quem sabe se apanharem a paixão e forem para um corpo Pro(5D/1D(s)) da Canon, estes só aceitam EF, EF-S só encaixam em Semi-pro (20D/30D etc.) e entry level DSLR (350D/400D etc.), assim evitam de ter que mudar de lentes neste cenário.
 
Última edição:
Funciona sim, sem prob, o único prob dessa Canon EF 50 mm f/1.8 II é mesmo a qualidade de construção muito pobre :P, mas fora isso é uma boa lente.. tens é o fealing que a compraste na feira :P, mas os resultados são bons.
LOLOL se esse e' o unico "contra" pondero seriamente adequirir uma dessas (mas daqui a muito tempo... a menos que ganhe o euromijoes)
 
Back
Topo