Escolha Que operador escolher?

Tiago.Pereira

Power Member
Quando reparei que a Optimus já só está a dar 300 SMS grátis por mês, não dando portanto para fazer o que pretendia na Vodafone (que vocês sabem e está mais que divulgado por aqui... não me vou alongar), apercebi-me também de que seria impossível manter o tarifário que possuo sem ter períodos de ficar incontactável ou barrado, o que está fora de questão. As coisas mudaram muito em termos de carregamento mensal... se fizer é só tipo 5€/mês ou assim, no máximo. Enfim.

Logo, impera mudar. E estou numa dúvida a 3:
» tmn meo 8 cent (com ou sem o bónus dos 0€/minuto para tmn),
» tmn +perto SMS com bónus 0,12€/minuto para outras redes por 6 meses,
» Lycamobile,
» ou Uzo com o bónus dos 50€ na portabilidade?

Não sei bem qual escolher... faço chamadas mais para 96, sem dúvida, mas também as faço para 91 (é tipo 60/40). SMS, envio na maioria para 96 num volume mensal razoável mas talvez consiga resolver isso via SMS Bizoki ou coisa que o valha. Internet... tenho a internet de casa, depois tenho mais 500MB na banda larga por 1,5€ por mês, pelo que por aí não há necessidade.

Qual acham que deva escolher?

E já agora, queria fazer outra pergunta... Será que devo manter o número ou arranjar um novo? É que há muito mais pessoas do que eu estava á espera, que confundem o meu 96 com a rede em si (tmn) e portanto acham que pagam se me ligarem, mesmo sendo eu 91... se calhar era bom arranjar um 92, não? O que acham sobre isto? Qual é a vossa experiência neste campo?

Obrigado!
 
Última edição:
Só se é para novas adesões. Eu continuo a enviar cerca de 250/350 sms/dia para outras redes, com o Optimus TAG.

Para mim, esse continua à frente, mesmo que para novas adesões tenha 300sms/dia para outras redes. Não só é o que dá mais sms para outras redes, como dá o dobro da Internet que a TMN e Vodafone dão. E por apenas 6euros mensais.
Além disso tem a possibilidade de ter 600MB extra por 6euros, o mais barato tarifário de internet que existe.

Depois do Optimus TAG, vem o Vodafone Extreme, com 150MB de net mensais, mais chamadas de borla para 91s aos fds, por 8eur mensais. Mas neste caso já passavas em 3 euros o que queres gastar.

Se apenas fazes chamadas para 96, é indiferente o UZO, Meo 8 ou Lyca.
 
Só se é para novas adesões. Eu continuo a enviar cerca de 250/350 sms/dia para outras redes, com o Optimus TAG.

Para mim, esse continua à frente, mesmo que para novas adesões tenha 300sms/dia para outras redes. Não só é o que dá mais sms para outras redes, como dá o dobro da Internet que a TMN e Vodafone dão. E por apenas 6euros mensais.
Além disso tem a possibilidade de ter 600MB extra por 6euros, o mais barato tarifário de internet que existe.

Depois do Optimus TAG, vem o Vodafone Extreme, com 150MB de net mensais, mais chamadas de borla para 91s aos fds, por 8eur mensais. Mas neste caso já passavas em 3 euros o que queres gastar.

Se apenas fazes chamadas para 96, é indiferente o UZO, Meo 8 ou Lyca.

Foi o meu caso, foi uma nova adesão. O giro é que tentei várias vezes fazer o registo com a app de facebook e ele dizia-me sempre ter mais de 25 anos, mesmo se sou de 95... :-D Só agora consegui. Aparentemente ativei tarde demais.

Não faço somente chamadas para 96, faço também comunicações para 91 e uma vez ou outra esporádica para 93. ;) Com isso em mente, e colocando aparte os tarifários que deste como sugestão (que não duvido que são os melhores, apenas não os posso 'sustentar'), o que aconselhas?
 
se fosse no meu caso o que eu fazia era pedir á operadora um extrato de detalhado das chamadas efectuadas, dos 2 ou 3 meses anteriores ou iria á area de cliente ver essas informações, e depois fazia os calculos de acordo com as caracterisiticas do tarifario que mencionas te, caso tive-se o meo 8, ou a lyca, ou o + perto sms, nesses meses anteriores para ter ideia com qual tinha economizado mais, assim podia tirar conclusões mais precisas para o tarifario que escolheria.
 
se fosse no meu caso o que eu fazia era pedir á operadora um extrato de detalhado das chamadas efectuadas, dos 2 ou 3 meses anteriores ou iria á area de cliente ver essas informações, e depois fazia os calculos de acordo com as caracterisiticas do tarifario que mencionas te, caso tive-se o meo 8, ou a lyca, ou o + perto sms, nesses meses anteriores para ter ideia com qual tinha economizado mais, assim podia tirar conclusões mais precisas para o tarifario que escolheria.

Ainda bem que falaste nisso, tenho um extrato detalhado de todas as comunicações que fiz (chamadas, sms, internet etc) quando estive em Outubro na tmn... vou testar isso! Já nem me lembrava. Obrigado ;)
 
se fosse no meu caso o que eu fazia era pedir á operadora um extrato de detalhado das chamadas efectuadas, dos 2 ou 3 meses anteriores ou iria á area de cliente ver essas informações, e depois fazia os calculos de acordo com as caracterisiticas do tarifario que mencionas te, caso tive-se o meo 8, ou a lyca, ou o + perto sms, nesses meses anteriores para ter ideia com qual tinha economizado mais, assim podia tirar conclusões mais precisas para o tarifario que escolheria.

Faço uma nova atualização disto. De acordo com os meus cálculos, podemos dizer o seguinte:

» Moche SUB-25 7,5€ mensalidade - Outubro de 2012

Valor gasto no total: 27,84€ (20,34€ mais a mensalidade de 7,5€, neste caso não cobrada porque era 1º mês grátis)
Tempo de chamada: 34 minutos (+- 28m tmn, 5m30s Vodafone) + chamadas adicionais para outros números, perto de 50 minutos.
Acessos à Internet: 5,36€ no total.
SMS enviadas: 322 SMS, maioria para tmn, apenas gastei 0,14€ porque o SUB-25 lembrou-se de se desativar a meio do mês.
Saldo carregado: 15€ + 5€ bónus + 2,5€ saldo inicial = 22,50€. Saldo final remanescente: 2,16€.

Este mês de Outubro é um worst-case-scenario, com 80 minutos de chamadas e vários acessos à Internet diários. No entanto, as SMS estão dentro do volume que costumo fazer mensalmente, tal como as chamadas pessoais (34 minutos).

Para esta simulação, e após terem sido analisados também os meses de Julho e Agosto (muito leves em comunicações, também), pude retirar algumas conclusões deste mapa:

- Claramente o meu tipo de tarifários é sem carregamentos obrigatórios, mas com benefícios quando carrego;
- O meu volume de comunicações é variável, possuindo no entanto uma certa ênfase ao nível dos operadores para os quais ligo - 96 e 91;
- Faço mais SMS que chamadas, mas isto já esperava, embora o volume de chamada também seja apreciável;
- O operador que me compensa mais, para todos os cenários, é a tmn.

Dito isto, analisei também a progressão do valor pago no 1º, 2º, 3º, 4º, 5º... etc, minutos, para perceber onde é que estavam os pontos mais caros e onde é que ia ao sweetspot. Idem para as SMS. Defini também um valor-limite para perceber qual o tempo/volume de comunicação que daria: 1,60€ com tolerância uns cêntimos acima no máximo. Conclusões retiradas:

- tmn meo 8 cêntimos com bónus 0 cênt para 96: francamente económico para 96, o que é excelente, e muito leve na progressão quando está dentro do prazo. Taxação em períodos de 10 segundos após 1º minuto é muito benéfica, também. Fora de prazo, mantém-se a economia para 96, mas a progressão sai afetada, e só é prático ir mais ou menos até 0,80/0,96€ de chamada, depois fica caro. Nas SMS, contanto que não ultrapasse muito um volume de por volta de 10 SMS de cada vez, não sai muito caro. Mas é de longe o melhor para chamadas.

- tmn +perto SMS com bónus 12cênt para OR: é económico para 96 q.b. e tem SMS grátis para 96, o que é muito relevante. A taxação em períodos de 10 segundos após 1º minuto é boa. Para outras redes, fica muito caro fazer menos de 1 minuto de chamada, o sweet spot ronda pelos 4/5 minutos de chamada para compensar (0,168€), mas o bom é que, fora de prazo, é melhor para chamadas longas que o tmn meo 8. As SMS são algo caras, mas sempre que quiser posso ir buscar um Pakot SMS 60 e fico com o problema resolvido.

Uzo 8 - preço igual para todas as redes, é bom por causa do bónus da portabilidade que baixa custos, mas é mau porque a taxação é ao minuto, não tem os mesmos serviços, o apoio paga se bem, e as SMS são mais caras que na tmn meo 8. Inclusivamente tem 100 SMS gratis por mês no site, mas não sei até que ponto sera tao bom assim. A progressão é pior em chamadas para 96 e nas SMS fora de prazo.

Lycamobile - Não é ma... A progressão das chamadas é boa, mas igual aos outros tarifários dentro de prazo. SMS é igual ao tmn meo 8. A vantagem aqui e não ter carregamentos obrigatórios e ter bónus nos carregamentos online. Mas falta lhe tudo o resto, serviços, suporte, confiança no operador e atendimento a clientes decente, que tem dias. Alem de a progressão para 96 ser pior...
 
Última edição:
Também estou com algumas dúvidas em relação ao mudar ou não de operador... sou TMN e estou a pensar mudar para a Lycamobile. Telefonei para a TMN a pedir informações acerca da portabilidade e fizeram-me a oferta do tarifário TMN MEO 8: chamadas a 0.16€ para todas as redes e um bónus de 0.00€ a partir do 1º minuto para a TMN (durante 6 meses). Ora, a Lycamobile tem chamadas a 0,08€ por minuto (e 0,00€ entre Lycamobile), agora não sei é se compensará relativamente ao TMN MEO 8, pois aqui as chamadas para a TMN após o 1º minuto são gratuitas... o que acham do MEO 8?
 
O tmn meo 8 tambem tem chamadas e sms a 8cent, precisas e de carregar e cada €=2dias a falar a 8 cent.

Tambem me fizeram essa proposta e aceitei. Aguardo agora alteração do tarifário e aplicação da oferta. Se juntar isto a um tmn Kids fica imbatível!
 
Também estou com algumas dúvidas em relação ao mudar ou não de operador... sou TMN e estou a pensar mudar para a Lycamobile. Telefonei para a TMN a pedir informações acerca da portabilidade e fizeram-me a oferta do tarifário TMN MEO 8: chamadas a 0.16€ para todas as redes e um bónus de 0.00€ a partir do 1º minuto para a TMN (durante 6 meses). Ora, a Lycamobile tem chamadas a 0,08€ por minuto (e 0,00€ entre Lycamobile), agora não sei é se compensará relativamente ao TMN MEO 8, pois aqui as chamadas para a TMN após o 1º minuto são gratuitas... o que acham do MEO 8?

O tmn meo 8 é excelente quer dentro quer fora de prazo, uma vez que as chamadas são muito baratas! Se juntares isso ao bónus de 0 cêntimos após 1º minuto, basta teres ~55% de comunicações para tmn fora de prazo que começa a compensar, e compensa sempre face ao Lycamobile se estiver dentro de prazo não importa o volume de chamadas para 96.

Relativamente ao tópico, tive umas dificuldadezitas :P Aguardei as 24 horas que me pediram e alteração nada... liguei para lá para reclamar... e aparentemente também a reclamação nada :-D

À 3ª foi de vez: liguei para lá, fui francamente bem atendido por um senhor já nos 40's pela voz, fui passado para a atenção onde confirmaram e (a meu pedido) reconfirmaram que o tarifário ficou ativo. E assim foi: finalmente recebi a mensagem que queria. Resultado, estou agora com tmn meo 8 e o bónus 0 cênt após 1º minuto para tmn, do qual vou fazer bastante uso, espero (então agora no Natal vai ser uma festa).

Próximo passo: arranjar um tmn kids, que complementa ao nível das chamadas e sms grátis para 2 números tmn especiais desde o 1º minuto, mais todos os tmn kids e moche, e ainda com 100 SMS grátis por dia para 96 e 250 SMS grátis por mês para outras redes por uma mensalidade não obrigatória de 5€! Pena a limitação a 15 números, mas vivo bem com isso. Encaro isto um pouco como um super sms. Se não adotar esta solução vou pela via do SMS Bizoki.
 
Olha eu tenho com a minha namorada optimus tag com chamadas para 91 gratuitas e nao tem limites de chamadas nem de mensagens para tag isto e de certeza pq eu uso mais de 8000 minutos por mes com o meu numero e nao tem limites mensagens nem falo, dps a nivel de chamadas para 91 sao 2000 minutos e mensagens nao sei mas nunca bati as sms para 91 ... e ja utilizo à um ano e meio e aviso tmn é para esquecer deixei la 5 queixas por publicidade enganosa 1 por escrito e uma no portal da queixa .... Tmn longe mt longe se qrs utilizar com regularidade


Nao tinha lido bem a tua questao.... esquece lol
 
Última edição:
Estou neste momento a passar um n.º da casa de uzo para meo 8 para aproveitar uma campanha da tmn na compra de um telemóvel.
Pelo que estou a ler, acho que devia era passar todos os telemóveis da casa para meo 8, certo?
O uzo já se adequava bem às minhas necessidades, mas a taxação de 10 em 10 segundos após primeiro minuto do meo 8 parece-me vantajosa. Ainda por cima usamos pouco sms, que me parecem ficar ligeiramente a perder em relação ao uzo. Isto se decifrei bem os tarifários. E ainda tenho que ver a que se referem com "bónus dos 0€ a partir do primeiro minuto".

Outra coisa são os pontos. Ao ritmo com que carregamos hoje em dia, dificilmente se juntarão muitos antes de começarem a prescrever, mas se fosse possível juntar todos era porreiro. Alguém sabe dizer se dá (para juntar pontos de 2 números pré-pagos na tmn)?
 
Back
Topo