1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Que portátil escolher?

Discussão em 'Aquisições/Upgrades Portáteis' iniciada por luiscvalmeida, 11 de Outubro de 2012. (Respostas: 26; Visualizações: 1991)

1. Boas pessoal,
    Comprei, vai fazer dois anos este natal, o HP Pavilion dv6 3040sp, um portátil que na altura era "topo de gama" pelas suas características mas que aconteceu de ser uma bela m**** porque aquece muito, e quando digo muito é mesmo muito, chega aos 100ºC e desliga-se, não dá para jogar nada, e tenho de andar constantemente com isto em cima de um cooler.

Queria ver se conseguia vender este chaço para comprar outro, mas essa conversa é outra.

O que eu queria saber era se vocês me podem orientar para comprar um novo portátil, mais ou menos no mesmo preço que este custou, mas que seja melhor obviamente e não me deixe mal.

Sou estudante universitário, utilizo programas de renderização 3D, gosto de jogar um joguito "once in a while", gosto que a bateria dure umas boas horitas, não quero um ecrã superior a 15'', mas também não quero dar 2000€ por um Macbook Pro, não que não queira mas porque não tenho mesmo o dinheiro, seria bom alguma coisa entre os 900 e os 1100...

Estou mais inclinado para a Asus, mas queria mesmo um portátil com disco SSD, e até agora procurei nas grandes lojas portuguesas de informática etc e não encontrei grande coisa.

Alguma sugestão?
    Obrigado desde já,
    Cumps.

2. brruno

brruno Power Member

Um macbook pro para que? para encher ainda mais os bolsos aqueles "senhores" ?

Tens o N56VZ, e o Clevo W150ERM

3. Acho 15,6'' muito grande, o meu atual tem 15 certas e mesmo assim dispensava uma ou outra, além disse o disco não é SSD, e estou a falar do Asus porque o Clevo é a primeira vez que ouço falar na marca xD

Obrigado ainda assim :)

4. brruno

brruno Power Member

o dv6-3040ep é 15.6" e não 15", eu tenho um igual... Já agora , limpas o teu regularmente ? é que o meu mesmo a jogar um belo de um BF3 anda por volta dos 80ºC , anda aqui que é uma beleza .

Inferior a 15.6" so arranjas com processador , gráfica e ecrã bem inferiores..

Quanto ao SSD andares procura de um portatil já com SSD é o pior que podes fazer em 99% dos casos , pois são por norma muito mais overpriced e por vezes são SSD's fracos.
    Fica-te muito mais barato e ficas melhor servido ao comprar um portatil com um HDD e comprar um SSD á parte para lhe meter , foi o que fiz no meu á 6 meses , e agora com o windows 8 até voa , mesmo sendo SATA 2 liga em 20 segundos.
    (so no caso de grande parte dos ultrabooks em que o SSD é mSata é que não há outra opção, já vêm com SSD por definição)

A clevo é uma das maiores fabricandes de portateis , fabrica os portateis de outras marcas (até á uns anos fabricava os alienware) e depois vende tb os seus barebones (a carcaça + motherboard) a lojas que depois os montam e vendem á vontade do cliente (metem o processador, ecrã, RAM, discos, drive optica, modulo wireless que queiras).

Última edição: 11 de Outubro de 2012
  5. O meu é o 3040SP nao 3040EP mas a diferença não deve ser muita. Não coloquei nada novo nele, está como veio ao mundo e esquece, jogar BF3 nisto é uma miragem, estou neste momento com ele na boa em cima de uma mesa e está sempre entre 75 e 80, a limpeza que faço é pegar num compressor de ar e bufar para dentro da ventilação porque abri-lo não quero se não perde a bateria, como tu fazes?

Tens razão, 15,6'', mas qual seria a diferença nos discos mesmo?
    Já vi Sata, Sata SSH, HDD, SDD, 7000 e tal rpm, 5000 e tal rpm, qual será o melhor disco atualmente tendo em conta a sua qualidade e o seu preço?

Obrigado mais uma vez!

6. brruno

brruno Power Member

não há qqlr diferença entre "SP" e "EP"
    limpo-o com um compressor tb , soprando no sentido contrario ao de funcionamento , soprar pela saida lateral para o lixo sair pela entrada de ar.
    Se ele anisa está na garantia podes manda-lo para a HP , eles dão-lhe pelo menos uma limpeza e devem meter massa térmica nova..

Quanto aos discos agora que tenho um SSD tudo o resto parece lento....

Tens discos HDD de 5400rpm e 7200rpm (os de 7200rpm são mais rápidos).
    depois tens os SSH que são um disco de 7200rpm normal com um SSD de 4GB , estes 4GB são usados para ter o windows e ficheiros de programas mais usados tornando essas operações mais rápidas , mas tudo o resto continua limitado á velocidade do disco de 7200rpm e 4GB tb não dá para grande coisa..
    Os SSD's "puros" são ultra rápidos , tudo o que está no SSD usufruis das excelentes velocidades que proporcionam...

Num HDD tens velocidades máximas sequenciais ai de 100 a 125MB/s nos de 7200rpm , nos de 5400rpm é inferior e tempos de acesso por volta dos 15ms (tempo medio que o sistema demora a encontrar um ficheiro no disco) , nos SSD's tens velocidades sequenciais até 500MB/s (5x mais) e tempos de acesso <0.1ms (150x mais rápido).
    Velocidades sequenciais é a ler trabalhar continuamente com um unico ficheiro , quando se trata de milhares ficheiros de pequeno tamanho(que normalmente os programas e tb jogos usam) a diferença de velocidade é gigantesca pois um HDD perde muito tempo á procura dos ficheiros.
    O ideal é ter um SSD para ter os windows , programas , jogos e coisas do dia a dia (em que a velocidade é essencial); e um HDD para armazenamento (em que a capacidade é o mais importante)

7. Exatamente assim que faço, mando pelo lado de fora para sair pela entrada das ventoinhas... Para teres noção, exatamente ai nessa "grelha" que serve para entrada/saida de ar, aquece tanto que o plástico já faz curva, ficou mole e ficou com uma lomba!!

Significa então que colocas-te um SSD no teu HP 3040EP? Qual foi o que compras-te só por curiosidade?

Obrigadissimo pela valiosa informação :)

8. brruno

brruno Power Member

é o que tenho a assinatura , OCZ agility 3 , comprei este porque na altura era o mais barato de 120GB que havia e como era para este portátil que é so SATA 2 não ia estar a investir num SSD de topo para depois não tirar total partido, mas mesmo não sendo dos melhores é uma diferença bem grande em comparação com um HDD ...

9. Então ficas-te com apenas 120GB de espaço no teu HP certo? Não é (muito) pouco? :s

10. Rendeiro

Rendeiro Banido

sabendo que o s.o do 7 usa nem 12gb acho eu

11. brruno

brruno Power Member

nem por isso , tinha o windows, 1 ou 2 jogos , 1 programa pesado , e cerca de 40-50GB em ficheiros ; tinha depois um disco externo para onde ia passando as coisas que já não precisava , para armazenamento (usava-o ai 1 vez a cada 1 ou 2 semanas).
    O que fiz agora foi tirar o leitor de DVD e meti um HDD no lugar dele , tenho no PC 120GB SSD + 750GB HDD , é mais comodo que andar com o disco externo atrás...

12. Estou a pensar em fazer o mesmo e comprar um SSD para o meu HP, depois qualquer coisa tiro-o daqui e coloco noutro PC que comprar, mas como sei se há compatibilidade entre um disco SSD, o meu portátil HP 3040SP e por exemplo o Asus N56VZ ?

13. brruno

brruno Power Member

O tipo de conexão é igual para todos , é SATA (tirando boa parte dos ultrabooks que têm portas mSata).

O HP tem portas SATA 2 , o Asus SATA 3 mas são compativeis , i.e. , podes ligas um disco SATA 3 quer a portas SATA 2 quer SATA 3 (nas portas SATA 2 ficará limitado á velocidade de SATA 2) , e ligar um disco SATA 2 quer a portas SATA 2 quer SATA 3 (funcionará sempre á velocidade de SATA 2)

14. E estes discos SSD são compatíveis com qualquer portátil no tamanho e no encaixe?. Tenho um Qosmio F60 124 com HM55 de chipset.
    Qual a melhor loja?

Cumprimentos.

Edit: Desculpem o off-toppic

Última edição: 13 de Outubro de 2012
  15. brruno

brruno Power Member

sim, todos os discos desde que sejam 2.5" (ou mais pequenos como 1.8" , tb há alguns SSD's desse tamanho) funcionam em qqr portatil que tenha SATA (que são todos desde ai á uns 5 anos ou mais) ; tem uma HM55 é SATA 2

excepto:
    -os ultrabooks que na sua maioria são mSATA e não SATA
    -HDD's de 1TB de 2.5" , pois são mais altos , tem ~12mm de altura quanto o normal dos de 2.5" é 9.5mm , estes não caberão na maioria dos portateis.

16. Aproveitando o teu conhecimento, desculpa lá o incómodo:
    http://www.*****.com/pt/pt/12828978/art/kingston/ssd-interno-ssdnow-v-200.html
    http://www.*****.com/pt/pt/9974320/art/ocz/ssd-interno-agility-3-ser.html

Qual dos 2 será o melhor? São ambos SATA III e têm a mesma capacidade, queria saber qual a marca com mais "prestigio" nesta área...
    Estão neste momento em promoção, e não sei qual a melhor compra, qual a melhor marca de SSDs, estive a ver a Crucial e a Samsung também!

PS: Qualquer um deles é 100% compativel com o meu 3040SP?

Última edição: 13 de Outubro de 2012
  17. brruno

brruno Power Member

Não são muito bons , o agility há quem tenha tido alguns problemas com ele (felizmente o meu ainda não deu problemas) e kingston tb não não é dos mais fiaveis , se queres algo para durar:
    Samsung 128GB 830 (tem se demonstrado muito fiavel)
    OCZ 128GB Vertex 4 (excelente performance ,fiavel e com 5 anos de garantia)

qqlr 1 é compativel..

18. Hmmm, estava inclinado para o Kingston, tem uma excelente promoção... O samsung já fica por 100€. Em que te baseias que a Kingston não é muito fiável, até é uma marca de renome... Cumprimentos e obrigado pelas informações.

19. brruno

brruno Power Member

não é a kingsont que não é fiavel, eles tb têm SSD's bons (os HyperX) , mas esse SSDNow V+200 não é tão duravel ;não que seja mau , e penso que tb não tem havido problemas com ele e para quem anda á procura de um SSD em conta é uma boa opção a esse preço de promoção , mas para quem procura maxima performance e durabilidade o Samsung 830 e o Vertex 4 (e outros como o Intel 520 ...) são melhores.

Esse V+200, o agility 3 e outros mais barato usam nand assíncrona , mais barata mas com performance e durabilidade inferior á nand sincrona (usada no Samsung 830, Vertex 4, Intel 520, ...)

20. Ao que tudo indica, vou comprar eu e um colega meu, o Samsung :)
    Só há um problema, eu gostava de instalar o Windows7 no SSD mas o genuíno e que tenho neste momento aqui no disco atual que veio com o HP numa partição chamada RECOVERY. Tens alguma ideia de como transferir esta partição, ou a sua informação para o SSD para instalar o Windows7 genuíno tal como o tenho aqui?

Partilhar esta Página