Que problema é esse? Será da fonte?

paraver

Power Member
Tenho o PC a apitar!

Apareceu-me este alarme da Asus Probe. De início a linha ficou vermelha, e agora está azul. Noto que o barulho das fans não é constante (antes foram sempre constantes), tem altos e baixos.

Alguém tem ideia do que será? E como se poderá resolver? A mim parece-me relacionado com a fonte de alimentação...

zzzasusprobe3vp.jpg


zzzasusprobe026du.jpg


Obrigado.
 
se esses teus 12+ tiverem correctos tens isso baixissimo :eek:
mas duvido ja que a asus em sensores nao e grande espingarda...mas ja que as fans oscilam...tens hipotese de ler isso com um multimetro ? que fonte tens?
 
A minha fonte é uma Be Quiet 420W.

O sistema é um P4 2.6 FSB 800 HT; 1 GB Kingston (512*2) 400; Asus P4P 800; Ati Radeon 9800 128 Mb Pro.
 
Cooling disse:
se esses teus 12+ tiverem correctos tens isso baixissimo :eek:
mas duvido ja que a asus em sensores nao e grande espingarda...mas ja que as fans oscilam...tens hipotese de ler isso com um multimetro ? que fonte tens?


boas

podes explicar, ou dizer um sitio onde possa aprender a usar o voltimetro em componentes de informatica ?

agradecia
 
Não é nos componentes em si, é nos pinos da ficha ATX da PSU :)

Shortas 2 pinos da PSU para ela ligar sem mobo, com um dos molex ligados a qqr coisa que consuma relativamente pouco em standby (drive disquetes/cd rom???) e depois medes as voltagens na ficha ATX.

Convêm arranjar umas folhas com os specs dos conectores, ler uns how-to's e praticar em material velho, aka sucata :D
 
zzzasusprobe044wp.jpg


Parece que a fonte está a morrer...

O que significam esses valores baixos dos 12 V, e que consequência terá para o sistema e que resultados poderá provocar com a sua utilização nesse estado?
 
Xiii.. e pq não usar uma molex que não esteja conectada a nada, enquanto o pc está ligado para comparar os valors do multimetro com os do Asus PROB? De facto tenho 2 softwares de medição e nenhum deles bate certo entre eles na linha dos 12 V... dps com o multimetro, até está certo.. 11,98V
 
eh la, isso esta mau, granda instabilidade na 1ª pic!! :wow:
esta demasiado abaixo dos valores aceitaveis.
verifica se não tens nada a fazer alguma especie de curto-circuito, ou algo resistivo que faça a ponte entre os +12v e a massa (uma vez que o problema so esta na linha dos 12v).

também te digo que é perferivel estares com 10.5volts do que 13.5, mas mesmo assim, se vires que não ha nada em curto-circuito, e que o pc trabalha bem com outra fonte. manda isso para RMA.
 
eu ate gostava de fazer a leitura nos pinos com o voltimetro, so que coloco em quais fios ? cores? e como ja agora essa é a minha duvida.
depois tenho de comprar um
:lol:
 
Tens que ligar um cabo no preto e outro num amarelo ou vermelho...

Não sei bem quem é o + e o - no voltimetro mas tanto fáz, a diferença é que pode aparecer -xx.xx V :D

atenção o multimetro tem que estar configurado para ler corrente contínua...
 
Boas.

Volto novamente... Esta fonte está com um comportamento estranho, de tirar a paciência!

Após o meu primeiro post que relatava este problema, uma semana depois a fonte "ressuscitou". Voltou a trabalhar normalmente. Passado esse tempo, desde esta segunda-feira os problemas regressaram, e fonte parece perder força a cada dia. O que se passará?! Não tem sentido isto: ou pifou, ou está bem. O que não pode suceder é variar entre ambos estados. Alguma pista?


comportamentofonte9ew.jpg



Obrigado.




paraver disse:
zzzasusprobe044wp.jpg


Parece que a fonte está a morrer...

O que significam esses valores baixos dos 12 V, e que consequência terá para o sistema e que resultados poderá provocar com a sua utilização nesse estado?
 
dantes o Asus prob media os 12v na casa dos 11.xx/12.xx? se sim, parece que a fonte esta a dar as ultimas..


btw, tenho aqui uma fonte OEM que sem nada ligado tem 12.xx V, liga-se uma fan potente de 120mm vai para os baixa 0.7v lol
 
eu tou a tirar um curso de electrotecnia por isso bou dar umas dikas de como usar o voltímetro: como ja disseram bem tem k estar definido pra corrente continua e uma coisa muito importante é ligar em paralelo vistu k o voltimetro tem uma resistência muito alta mas axo k se meteres la no preto e vermelho penso k ja esta em paralelo..depois outra cena é o campo de medida...deveras por em 20V se tiver..cuidado..metes abaixo de 12 e vaite o fusivel pro galheiro..basikamente é isso..ha e mais uma coisa...num digam voltagem..digam tensao..Lol=))mas parecem-me k isso vai dar um enfarte nu miokardio!
 
Back
Topo