1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Que problema é esse? Será da fonte?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por paraver, 30 de Agosto de 2005. (Respostas: 18; Visualizações: 1129)

1. paraver

paraver Power Member

Tenho o PC a apitar!

Apareceu-me este alarme da Asus Probe. De início a linha ficou vermelha, e agora está azul. Noto que o barulho das fans não é constante (antes foram sempre constantes), tem altos e baixos.

Alguém tem ideia do que será? E como se poderá resolver? A mim parece-me relacionado com a fonte de alimentação...

Obrigado.

2. Cooling

Cooling 1st Folding then Sex

se esses teus 12+ tiverem correctos tens isso baixissimo :eek:
    mas duvido ja que a asus em sensores nao e grande espingarda...mas ja que as fans oscilam...tens hipotese de ler isso com um multimetro ? que fonte tens?

3. MadOnion

MadOnion Folding Member

De facto a fonte parece estar a dar sinais de "fraqueza".
    Falta referir que fonte é, e que hardware tens nessa máquina.

cumps mad

4. paraver

paraver Power Member

A minha fonte é uma Be Quiet 420W.

O sistema é um P4 2.6 FSB 800 HT; 1 GB Kingston (512*2) 400; Asus P4P 800; Ati Radeon 9800 128 Mb Pro.

5. paraver

paraver Power Member

Nenhuma dica?

6. MaLok0

MaLok0 Power Member

tenta baixar o vcore um pouco e volta a postar resultados.

7. rubenm

rubenm Suspenso

boas

podes explicar, ou dizer um sitio onde possa aprender a usar o voltimetro em componentes de informatica ?

agradecia

8. ShadeX

ShadeX Power Member

Não é nos componentes em si, é nos pinos da ficha ATX da PSU :)

Shortas 2 pinos da PSU para ela ligar sem mobo, com um dos molex ligados a qqr coisa que consuma relativamente pouco em standby (drive disquetes/cd rom???) e depois medes as voltagens na ficha ATX.

Convêm arranjar umas folhas com os specs dos conectores, ler uns how-to's e praticar em material velho, aka sucata :D

9. paraver

paraver Power Member

Parece que a fonte está a morrer...

O que significam esses valores baixos dos 12 V, e que consequência terá para o sistema e que resultados poderá provocar com a sua utilização nesse estado?

10. [ThunderS]

[ThunderS] Power Member

Xiii.. e pq não usar uma molex que não esteja conectada a nada, enquanto o pc está ligado para comparar os valors do multimetro com os do Asus PROB? De facto tenho 2 softwares de medição e nenhum deles bate certo entre eles na linha dos 12 V... dps com o multimetro, até está certo.. 11,98V

11. chantas

chantas Power Member

Já agora que software recomendam para efectuar a leitura das voltagens?

12. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

eh la, isso esta mau, granda instabilidade na 1ª pic!! :wow:
    esta demasiado abaixo dos valores aceitaveis.
    verifica se não tens nada a fazer alguma especie de curto-circuito, ou algo resistivo que faça a ponte entre os +12v e a massa (uma vez que o problema so esta na linha dos 12v).

também te digo que é perferivel estares com 10.5volts do que 13.5, mas mesmo assim, se vires que não ha nada em curto-circuito, e que o pc trabalha bem com outra fonte. manda isso para RMA.

13. chantas

chantas Power Member

11,67V nos 12v é suficiente para um amd mobile 2500, 2 discos rigidos, 2 leitores e uma 6800??

Cumps. :p

14. MaLok0

MaLok0 Power Member

15. rubenm

rubenm Suspenso

eu ate gostava de fazer a leitura nos pinos com o voltimetro, so que coloco em quais fios ? cores? e como ja agora essa é a minha duvida.
    depois tenho de comprar um
    :lol:

16. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Tens que ligar um cabo no preto e outro num amarelo ou vermelho...

Não sei bem quem é o + e o - no voltimetro mas tanto fáz, a diferença é que pode aparecer -xx.xx V :D

atenção o multimetro tem que estar configurado para ler corrente contínua...

17. paraver

paraver Power Member

Boas.

Volto novamente... Esta fonte está com um comportamento estranho, de tirar a paciência!

Após o meu primeiro post que relatava este problema, uma semana depois a fonte "ressuscitou". Voltou a trabalhar normalmente. Passado esse tempo, desde esta segunda-feira os problemas regressaram, e fonte parece perder força a cada dia. O que se passará?! Não tem sentido isto: ou pifou, ou está bem. O que não pode suceder é variar entre ambos estados. Alguma pista?

Obrigado.

18. NPinho

NPinho I folded Myself

dantes o Asus prob media os 12v na casa dos 11.xx/12.xx? se sim, parece que a fonte esta a dar as ultimas..

btw, tenho aqui uma fonte OEM que sem nada ligado tem 12.xx V, liga-se uma fan potente de 120mm vai para os baixa 0.7v lol

19. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

eu tou a tirar um curso de electrotecnia por isso bou dar umas dikas de como usar o voltímetro: como ja disseram bem tem k estar definido pra corrente continua e uma coisa muito importante é ligar em paralelo vistu k o voltimetro tem uma resistência muito alta mas axo k se meteres la no preto e vermelho penso k ja esta em paralelo..depois outra cena é o campo de medida...deveras por em 20V se tiver..cuidado..metes abaixo de 12 e vaite o fusivel pro galheiro..basikamente é isso..ha e mais uma coisa...num digam voltagem..digam tensao..Lol=))mas parecem-me k isso vai dar um enfarte nu miokardio!

Partilhar esta Página